quarta-feira, 21 de julho de 2021

“Vitória no Fundão para o Torres Novas e Olímpico na 3ª etapa da Taça de Portugal 2021 de triatlo”


Realizou-se dia 3 de julho a quarta edição do Triatlo David Vaz, uma prova disputada no Fundão na distância sprint.

No ambiente caloroso do Fundão, esta competição visou, uma vez mais, homenagear uma das pessoas que maior contributo deu à modalidade, numa dedicação e conhecimento únicos que permitiram o crescimento do Triatlo nos últimos dez anos: David Vaz.

A natação decorreu com uma volta única na Barragem da Capinha, o ciclismo maioritariamente em asfalto incluiu subidas e descidas acentuadas, passando nas localidades de Fatela e Valverde até ao trajeto final de acesso ao centro do Fundão, no Parque Verde, junto à Piscina Municipal. A corrida contou também com algum desnível em duas voltas de piso misto de asfalto e calçada.

Clube de Natação de Torres Novas e OutSystems Olímpico de Oeiras vencedores desta 3.ª etapa

A prova foi ganha pelo Clube de Natação de Torres Novas com João Nuno Batista com o tempo de 01:01:49, Gustavo do Canto, com a marca de 01:03:01, Pedro Afonso Razões com 01:03:08 e Guilherme Pires que terminou em 01:03:46.


Na segunda posição ficou o OutSystems Olímpico de Oeiras, com João Chagas com 01:02:42, João Canadas, com o tempo de 01:03:23, Antonio Vaz Pedro, que obteve a marca de 01:04:08 e Pedro Eloy, que passou a meta em 01:05:15.

O Sporting Clube de Portugal foi a terceira equipa a fechar a competição, com André Dias, com o tempo de 01:03:25, Hugo Figueiredo com 01:03:27, João Dias, com a marca de 01:04:32 e João Vaz, com 01:06:49.

Em femininos o OutSystems Olímpico de Oeiras alcançou a vitória com Matilde Santos que alcançou o tempo de 01:12:32, Beatriz Nunes Santos, com 01:14:20 e Maria Rodrigues, com 01:19:48.

O segundo lugar pertenceu ao Sporting Clube de Portugal, com Inês Oliveira, com 01:11:26, Margarida Barão, com o tempo de 01:21:06 e Luna Neves com 01:30:29.

O terceiro lugar ficou para o Sport Lisboa e Benfica, com Luisa Miranda, com 01:18:49, Catarina Moutinho, com o tempo de 01:21:11 e Ana Francisca Moreira com a marca de 01:25:51.


 

Resultados absolutos

 

João Nuno Batista, do Clube de Natação de Torres Novas, conquistou a vitória do Triatlo David Vaz, João Chagas, do OutSystems Olímpico de Oeiras, ficou na segunda posição com 01:02:42 a 53’’ do vencedor e Gustavo do Canto, também do Clube de Natação de Torres Novas, ficou na terceira posição com 01:03:01.

Na geral feminina Inês Oliveira, do Sporting Clube de Portugal, foi a atleta mais rápida em prova com 01:11:26 com Matilde Santos, do OutSystems Olímpico de Oeiras, a conquistar o segundo lugar com o tempo de 01:12:32 e Beatriz Nunes Santos a ocupar a terceira posição ao passar a meta em 01:14:20.

 

Campeonato Nacional Cadetes de Triatlo

 

Matilde Santos, do OutSystems Olímpico de Oeiras, conquistou o título de Campeã Nacional de no escalão de Cadetes, com Maria Gonçalves, do Clube de Triatlo do Fundão, a ser vice-campeã no seu escalão. Luisa Miranda, do Sport Lisboa e Benfica, foi terceira na sua categoria.

No setor masculino destaque para o Clube de Natação de Torres Novas, com João Nuno Batista a ser Campeão Nacional no seu escalão, Gustavo do Canto vice-campeão e Pedro Afonso Razões a conquistar a terceira posição.

Muitos parabéns a todos/as os/as atletas!

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Campeonato Nacional Individual de Cross no Duatlo de Famalicão”


Duatlo de Famalicão recebeu o Campeonato Nacional de Cross com vitória de Pauline Vie e António Barata

 

Realizou-se dia 4 de julho o Duatlo de Famalicão que recebeu o Campeonato Nacional Individual de Duatlo Cross, o Campeonato Nacional de Cadetes e Juniores de Duatlo Cross e uma prova do Campeonato Nacional de Clubes de Cross.


António Barata, do Sport Lisboa e Benfica, venceu individualmente a competição, alcançando o título de Campeão Nacional de Clubes de Duatlo Cross, com 00:59:58, seguido de Nuno Pereira, do Grupo Desportivo de GOMA, que foi vice-campeão em título com o tempo de 01:00:27. Rui Dolores, do Amiciclo Grândola, conquistou a terceira posição com 01:01:02.

Pauline Vie, do Alhandra Sporting Club, conquistou o título de Campeã Nacional de Duatlo Cross, com 01:16:14. Cristina Pereira, do GCA Donas – Triatlo, foi vice-campeã com a marca de 01:16:40 e Rita Maria Lopes, do Boavista FC ocupou a terceira posição do pódio ao passar a meta com 01:18:43.


 

Resultados por equipas

 

A primeira etapa de Campeonato Nacional de Clubes de Cross realizou-se também dia 4 de julho no Duatlo de Famalicão, com o Alhandra Sporting Clube a subir ao primeiro lugar do pódio feminino com Pauline Vie, Ana Martinho e Karine Vie, no segundo lugar ficou o G.D. GOMA com Cláudia Costa, Paula Soares e Tânia Dias. A terceira posição foi alcançada pelo Amiciclo de Grândola, com Sara Ribeiro, Marta Cristina e Inês Silva.


Na prova masculina, o Amiciclo de Grândola venceu a competição por equipas com Rui Dolores, Diogo Filipe Silva e João Jesus. O G.D Goma conquistou o segundo lugar com os atletas Nuno Pereira, Nelson Gomes e Adelino Soutinho e o SFRAA Triatlo alcançou a terceira posição com David Coelho, David Preciado e Claudio Paulinho.

No Campeonato Nacional de Paratriatlo, João Monteiro, do MOZINHO RACING TEAM, venceu a prova na categoria E4, com Luis Ferreira, da Associação Académica de São Mamede, a conquistar a vitória da prova na categoria PTHI e André Dias, do Alhandra Sporting Club, a ficar em primeiro na categoria PTVI1.

Parabéns aos atletas!

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Ricardo Batista e o Clube Natação de Torres Novas vencem em Abrantes”


João Nuno Batista é campeão em Cadetes e Gustavo do Canto é vice-campeão nacional

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

O triatlo de Abrantes foi mais uma etapa da Taça de Portugal de Triatlo, realizada no sábado de tarde, 17 de julho, cheia de muitos êxitos para o Clube Natação de Torres Novas, que venceu coletivamente esta etapa, e instalou-se no 1ºlugar desta competição nacional, mas também com os seus atletas a alcançarem excelentes resultados.


Ricardo Batista (Sub23) venceu destacadíssimo esta prova disputada em Abrantes debaixo de muito calor, em formato sprint (750m/natação, 20kms/ciclismo e 5kms/corrida), e com mais 5 atletas torrejanos a classificarem-se dentro do top15.

Numa prova aonde também foi disputada a última etapa do Nacional de Cadetes, João Nuno Batista sagrou-se Campeão Nacional de Triatlo em Cadetes ao ficar no 7ºlugar à geral, enquanto Gustavo do Canto no 10ºlugar, é Vice-Campeão Nacional de Triatlo em Cadetes.


José Pedro Vieira, realizou um excelente segmento de ciclismo, e terminou na 13ªposição (4º Sub23), fechando a classificação da equipa torrejana em 1ºlugar, mas logo seguido pelos seus colegas de equipa, Abel Afonso na 14ªposição (6º Júnior), e Guilherme Pires na 15ªposição (5º Sub23).

Relativamente aos 2 atletas cadetes, Pedro Afonso Razões e Martim Salvador, o azar bateu-lhes à porta, com um furo que os impossibilitou de prosseguir em prova.


No setor feminino, tivemos a participação de 3 atletas torrejanas. Depois da sua estreia no Fundão, Natércia Carvalho concluiu a sua prova em Abrantes no 24ºlugar (13ª Cadete), Margarida Razões de regresso à competição terminou na 38ªposição (3ª Júnior), enquanto Madalena Almeida não concluiu a prova devido a problemas físicos.

Antes da prova da Taça de Portugal, realizou-se a 2ªetapa do Campeonato Nacional de Juvenis disputada em formato super-sprint (300m/natação, 8kms/ciclismo e 1.800m/corrida).

Mafalda Leirião, obteve um excelente resultado ao terminar na 12ªposição, Ana Júlia Marques foi 21ªclassificada e Claúdia Orvalho 27ªclassificada.


No setor masculino, mais uma vez o azar bateu à porta do atleta torrejano Francisco Carvalho, com uma queda no segmento de ciclismo, que não lhe permitiu terminar a sua prova.

A próxima prova realiza-se em Entre-os-Rios, no próximo sábado, dia 24 de julho, e será a 2ªetapa do Campeonato Nacional de Triatlo por Clubes, e a 3ªetapa do Nacional de Juvenis.

Clube de Natação de Torres Novas




“Fabio Jakobsen alcança primeira vitória desde a grave queda na Volta à Polónia”


Ciclista holandês venceu, ao sprint, a 2.ª etapa da Volta a Valónia

 

Por: Record

Foto: Deceuninck-QuickStep

Fabio Jakobsen (Deceuninck-Quickstep) conquistou esta quarta-feira a sua primeira vitória desde a grave queda sofrida na Volta a Polónia do ano passado. O ciclista holandês superou Fernando Gaviria (Emirates) e Amaury Capiot (Arkéa-Samsic) e venceu a segunda etapa da Volta à Valónia, na Bélgica.

"Esta vitória significa o fim da minha reabilitação. Penso que posso dizer que estou de volta. Estou ansioso por vencer mais etapas e muito feliz por aquilo que aconteceu hoje", disse o corredor, de 24 anos, no final dos 120 quilómetros da etapa que decorreu num circuito em Zolder.

Jakobsen, companheiro do português João Almeida da Deceuninck-QuickStep, sofreu uma violenta grave na 1.ª etapa da Volta à Polónia de 2020, no dia 5 de agosto, quando o compatriota Dylan Groenewegen (Jumbo-Visma) o 'atirou' contra as barreiras num sprint a 80 km/hora.

 

Brutal queda junto à linha da meta na Volta à Polónia

 

 Brutal queda junto à linha da meta na Volta à PolóniaO sprinter esteve em coma induzido, entre a vida e a morte, com um traumatismo cranioencefálico, ficou com apenas um dente e levou 130 pontos na face, ocupando durante uma semana os cuidados intensivos do Hospital de Santa Bárbara, em Sosnowiec (Polónia).

Jakobsen foi depois submetido a cirgia de reconstrução facial, tendo-lhe sido retirado um osso da zona pélvica para ser colocado nos maxilares desfeitos. Voltou à competição na Volta à Turquia em abril deste ano e participou ainda na Volta ao Algarve e no Critério do Dauphiné. Groenewegen acabou mesmo por ser suspenso durante nove meses da competição por ter provocado a queda do seu compatriota.

Na Volta à Valónia, Jakobsen está em segundo na geral, com o mesmo tempo do líder Dylan Groenewegen. O português Rui Oliveira terminou a etapa de hoje no 98.º lugar, com André Carvalho (Cofidis) a ser o 101.º e Diogo Barbosa (Hagens Berman Axeon) o 116.º, todos com o mesmo tempo de Jakobsen. Na classificação geral Rui Oliveira é 49.º, a 10 segundos do líder, tal como André Carvalho (80.º) e Diogo Barbosa (93.º).

Fonte: Record on-line

“Clássica de Melgaço no próximo sábado”


Melgaço recebe no próximo sábado, dia 24 de julho, a Clássica de Melgaço, prova de ciclismo de estrada destinada ao escalão de juniores, integrada no calendário nacional e pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã.

Promovida conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Município de Melgaço, a corrida será organizada em condições de segurança e no cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde e das normas concertadas entre aquela entidade e a Federação Portuguesa de Ciclismo.

A Clássica de Melgaço terá um percurso de 103 quilómetros, em que se destaca a subida a Castro Laboreiro, onde estará instalada a meta final, depois do pelotão ter percorrido por duas vezes um circuito que se inicia no Largo da Feira (12h55).

O traçado da prova inclui passagens por Fonte da Vida, Capela Nossa Senhora da Orada (onde será dada a partida real), EN202, Paderne, Alvaredo, Centro de Estágios de Melgaço, Rua Hermenegildo Soalheiro e Praça da República. Após a última volta ao circuito, o pelotão seguirá em direção a Fiães, Pomares, Lamas de Mouro e Castro Laboreiro onde terminará a primeira edição da Clássica de Melgaço.

 

José Adriano Lima: “Grande expetativa”

 

José Adriano Lima, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Melgaço, referiu que “é com expetativa positiva que aguardamos a realização desta prova: Será uma reinterpretação do Grande Prémio do Minho, prova que tanto nos apraz receber sempre que é organizada. Este ano vamos receber a Clássica de Melgaço, que percorrerá as ruas de Melgaço e conta com a subida ao Castro Laboreiro, uma subida mitiga do ciclismo do Alto Minho”.

Apelando para que “todos cumpram as regras sanitárias e quem tenham todos os cuidados para que a Clássica de Melgaço seja um grande momento do ciclismo no Minho”, José Adriano Lima explicou que “Melgaço está a proporcionar todas as condições aos jovens atletas para que possam competir num ano em que ainda estamos muito limitados, em que as competições são ainda muitas distanciadas no tempo. Isso leva à desmotivação e pode ter consequências graves no futuro. Por isso, estamos dispostos a fazer a nossa parte e só esperamos que todos cumpram para que se possa realizar cada vez mais as provas”.

José Adriano Lima, que além de vereador é Presidente do Conselho de Administração da Melsport, salientou que, “devido às limitações ainda não será um dia como gostaríamos”. Contudo, está convicto que “a Clássica de Melgaço terá tem um certo carisma com a subida a Castro Laboreiro. Acredito que vai ser uma excelente competição e que vai apaixonar”.

Interrogado sobre se esta é uma prova para ficar no calendário desportivo nacional, o vereador da Câmara Municipal de Melgaço não descartou essa possibilidade, mas salientou que “o formato do Grande Prémio do Minho é muito interessante e às vezes o facto de uma prova ser numa escala supramunicipal tem o seu propósito. É algo que teremos de avaliar no futuro”.

Em Melgaço já tudo está, praticamente, pronto para receber os ciclistas do pelotão de Juniores no sábado…

“Fazer qualquer evento no difícil momento que atravessamos é sempre complicado, mas consideramos que é possível fazer desde que todos cumpram as regras sanitárias e de segurança que se exige”, afirmou disse José Adriano Lima esclarecendo que “prova disso mesmo são os eventos que temos realizado, nomeadamente, na área desportiva e a verdade é que não tem havido impacto negativo na pandemia”.

No caso do ciclismo, o autarca salientou que “os atletas, pela experiência que temos, estão sensibilizados para o que têm de fazer e cumprir, até porque aquilo que os desportistas mais querem é competir e sabem que se as coisas não correrem bem podemos ter que parar tudo”.

A Clássica de Melgaço organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Município de Melgaço, conta com o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo, Melsport, Cision, Arrecadações da Quintã, POPP Agency, Navega Rías Baixas, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Ciclismo a Fundo, Águas do Caramulo, Strong Speed e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Ciclismo nos Jogos Olímpicos arranca no fim-de-semana com a prova de fundo”


São quatro os atletas portugueses que vão estar em Tóquio a representar a seleção nacional nas provas de ciclismo de estrada, pista e cross-country olímpico. Todas estas provas vão ter transmissão em direto.

Os primeiros a entrar em competição nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 vão ser os atletas da vertente de estrada, desta feita, João Almeida e Nelson Oliveira. Os dois corredores vão disputar a prova de fundo no dia 24 de julho, às 03h00, hora portuguesa. Já o contrarrelógio individual será no dia 28 de julho, pelas 06h00 hora portuguesa.

Entretanto, no dia 27 de julho, entra em prova Raquel Queirós, na prova de cross-country olímpico XCO, que tem início marcado para as 07h00, hora portuguesa.

A última corredora portuguesa a entrar em competição será Maria Martins, na vertente de pista. A prova de omnium, composta pelas corridas de scratch, tempo, eliminação e pontos, arranca às 02h00, hora portuguesa, no dia 8 de agosto.

As quatro provas de ciclismo com participação portuguesa vão ter transmissão em direto no canal Eurosport.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Antigo ciclista do Benfica morre após complicações devido à Covid-19, Fábio Cera tinha 36 anos”


Por: Lusa

Foto: SL Benfica

O antigo ciclista do Benfica Fábio Cera morreu no domingo, aos 36 anos, no Brasil, na sequência de complicações devido à Covid-19, anunciou terça-feira o clube, endereçando as suas condolências à família.

"Neste momento de tristeza e de pesar, o Sport Lisboa e Benfica endereça sentidas condolências aos familiares e amigos do nosso ex-ciclista, que, na segunda-feira, dia 19 de julho, foi sepultado em Vila Velha, no estado do Espírito Santo", refere o Benfica em comunicado.

O ciclista português integrou a equipa do Benfica no último projeto de ciclismo do clube, que acabou em 2008. Fábio Cera estava internado no Hospital Santa Mónica devido à covid-19 e acabou por não resistir.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 4.100.352 mortos em todo o mundo, entre mais de 190,8 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.

Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.219 pessoas e foram registados 935.246 casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com