quarta-feira, 5 de junho de 2019

“Agenda de Ciclismo”

Maratona BTT na serra da Estrela e Taça de BMX em Portimão

Por: José Carlos Gomes

Num fim-de-semana que, na estrada, ficará marcado pelas decisões do Grande Prémio Jornal de Notícias, que rola desde ontem, as comunidades de BTT e de BMX também estarão em franca atividade.

A Taça de Portugal de Maratona BTT (XCM) prossegue, no domingo, em Seia. Sábado e domingo, a renovada pista de BMX de Portimão é palco das quinta e sexta etapas da Taça de Portugal de BMX Race.

A Maratona BTT da Serra da Estrela, com epicentro, desta vez, em Seia, promete ser um desafio exigente para os corredores em luta pela Taça de Portugal. É a quarta prova pontuável, adivinhando-se determinante para consolidar posições na disputa do troféu.

A Taça de Portugal de BMX Race entra na segunda metade, estreando a pista de Portimão, que reabre após obras profundas. No sábado as corridas estão marcadas para as 16h30. No domingo, a competição arranca às 10h30. É mais um evento de ciclismo que integra o programa de Portimão – Cidade Europeia do Desporto.

 

Mais eventos oficiais

8 de junho: 3 Horas Resistência BTT ACURA, Avidos, Vila Nova de Famalicão

8 de junho: Passeio Ciclismo para Todos TLS Tintas, Fiães, Santa Maria da Feira

8 de junho: XXXII Clássica Peregrinação O. Azeméis-Fátima

8 de junho: Circuito de Ciclismo de Monte Real, Leiria

8 de junho: 24 Horas Bike Race de Cascais, Autódromo do Estoril

9 de junho: Rota das Bôlas em BTT, Vila de Ala, Mogadouro

9 de junho: 2.º Passeio BTT Rota da Pocha, Vila Seca, Vila Real

9 de junho: 63.º Circuito de Ciclismo de St.º António, Amares

9 de junho: Maratona BTT de Tábua

9 de junho: Passeio de Cicloturismo da Freguesia de Caxarias, Ourém

9 de junho: XCO das Caldas da Rainha

10 de junho: 5.º Prémio Juvenil de Lousa, Loures

Fonte: FPC

“Grande Prémio Jornal de Notícias Leilosoc”

João Matias vence ao sprint em Viana do Castelo

Por: José Carlos Gomes

João Matias (Vito-Feirense-PNB) ganhou hoje a primeira etapa em linha do Grande Prémio Jornal de Notícias Leilosoc, uma ligação de 166,1 quilómetros, entre Monção e Viana do Castelo, que deixou Rafael Reis (W52-FC Porto) no topo da classificação geral.

A etapa terminou como se prévia, numa discussão ao sprint entre um pelotão compacto. Beneficiando do trabalho da equipa e colocando-se de forma exemplar, João Matias ergueu os braços, após um arranque possante, a 100 metros da meta, que não teve resposta da concorrência. O segundo foi Leangel Liñares (Kuota/C. Paulino/Oviedo.es) e o terceiro foi Daniel Mestre (W52-FC Porto).

“Já conhecia esta chegada da edição transata e também sou de Barcelos, aqui perto. Sabia que tínhamos de entrar na frente na parte de paralelo, onde o Filipe Cardoso esteve na frente. Depois o Óscar Pelegri acelerou ao máximo e eu, assim que tive a meta à vista, arranquei e mais do que a força das pernas tive a força do querer. Agradeço a toda a equipa por esta vitória. Nos próximos dias há mais etapas que me assentam bem, como amanhã, mas vou pensar dia a dia. Felizmente, o que me atormentava, que era a primeira vitória do ano, já foi ultrapassado. Agora tudo será mais fácil”, considera o vencedor do dia.


Com o pelotão em ritmo lento – a média final foi de 33,844 km/h -, quatro corredores aproveitaram para resgatar o protagonismo durante a viagem: André Crispim (LA Alumínios-LA Sport), Júlio Gonçalves (JV Perfis/Gondomar Cultural), Paulo Silva (Fortunna/Maia) e Pedro Miguel Lopes (UD Oliveirense/InOutBuild). A vantagem máxima foi de 4m20s, mas a fuga esteve sempre controlada pelo pelotão, que sabia ser suficiente acelerar um pouco para colocar um ponto final na iniciativa, o que aconteceria a cerca de 25 quilómetros do final.

Paulo Silva aproveitou a escapada para vestir a camisola da montanha e Pedro Miguel Lopes entrou na discussão das classificações da montanha e das metas volantes, além de ser agraciado com o prémio da combatividade.

Depois de anulada a fuga, começaram outras lutas. Desde logo a da geral, com Rafael Reis a ser segundo na última meta volante e a ganhar, assim, dois segundos de bonificação. O primeiro foi o espanhol Raúl Rico (Vito-Feirense-PNB), que não ficou de mãos a abanar. Assumiu o comando das metas volantes e somou três segundos de bonificação que o colocaram no topo da geral da juventude.

Na chegada impuseram-se os corredores mais velozes, mas os homens da geral não tiveram percalços. Rafael Reis continua no topo da classificação, tendo agora 4 segundos de vantagem sobre Joni Brandão (Efapel). António Carvalho (W52-FC Porto) é o terceiro, a 5 segundos do companheiro de equipa. Rafael Reis é também o primeiro na classificação por pontos e a W52-FC Porto continua a encimar a tabela coletiva.

“Controlámos a etapa, deixando ir uma fuga que discutiu as bonificações na primeira meta volante. Na segunda já não havia fuga e, num sprint um pouco atribulado, consegui bonificar. No final queríamos ganhar com o Daniel Mestre, mas muita gente vinha com força. Acredito que em etapas mais duras, tudo será mais fácil para o Daniel. Temos a ambição de continuar de amarelo e temos várias opções para isso. Vamos analisar as várias opções táticas, em função das etapas”, afirmou Rafael Reis.

A segunda etapa em linha corre-se nesta quinta-feira, ligando Viana do Castelo (11h50) a Ovar (16h15). Pelo caminho há três contagens de montanha – primeira, terceira e segunda categoria -, a última a 32 quilómetros da chegada. Se nas subidas o ritmo não for demasiado forte, o final é propício para uma chegada ao sprint, na longa reta da Avenida da Régua.

Fonte: FPC

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com