segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

“Salão Motorclássico regressa em abril na Cordoaria Nacional”


O maior salão dedicado aos clássicos em Portugal decorre nos dias 22-24 de Abril

 

Por: Tatiana Ferreira

O Salão Motorclássico vai regressar a Lisboa, após uma interrupção de dois anos forçada pela pandemia.

Como já é habitual, o maior salão dedicado ao universo dos veículos clássicos em Portugal vai juntar mais de uma centena de expositores de vários países, abrangendo desde entidades comerciais, que vendem automóveis, motos, livros, peças ou peças de coleção, a institucionais, como clubes, associações ou museus, fazendo do Salão Motorclássico um evento não só para aficionados do mundo dos clássicos, mas também para o público em geral.

A programação da 16ª edição do Salão Motorclássico inclui ainda um leilão de automobilia, onde é possível vender e comprar peças de coleção e automobilia, passeios e concentrações de clássicos, lançamentos de livros, entre outras actividades.

Uma das grandes novidades em 2022 é a mudança de localização do Salão Motorclássico. Após quase duas décadas na FIL, o evento muda-se agora para a Cordoaria Nacional, ocupando os seus cinco pavilhões. De acordo com a organização “Esta mudança surge com uma vontade antiga de encontrarmos um local que estivesse mais em sintonia com aquilo que é o universo dos veículos clássicos e dos agentes que constituem este meio. A Cordoaria Nacional, pela sua arquitetura e ambiente, é o local ideal para um evento de clássicos, pois potencia a forma de apresentar este tipo de peças e de vivenciar este tipo de eventos”.

O Salão Motorclássico é organizado pelo Museu do Caramulo e conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, Turismo de Lisboa, Fidelidade, RTP, Antena 1, Strong Charon, Jornal dos Clássicos, Speedflag e do Banco BPI | Fundação la Caixa.

Para mais informação sobre o Salão Motorclássico, clique em www.motorclassico.com

 

Sobre o Museu do Caramulo

 

Com quase 70 anos de existência e visitado por mais de um milhão e meio de pessoas, o Museu do Caramulo alberga no seu espólio uma coleção de arte, uma coleção de automóveis, motos e bicicletas e uma coleção de brinquedos antigos. O Museu do Caramulo produz ainda, de forma regular, exposições temáticas e temporárias, e organiza vários eventos como o Salão Motorclássico, o Caramulo Motorfestival, o Freedom of Speed, O Museu na Rua ou o Rider – Passeio de Motos Clássicas. Mais informação em www.museudocaramulo.pt

Fonte: Museu Caramulo/Parceria Notícias do Pedal

“Clássica Jaén Alexey Lutsenko foi o mais forte”


Por: José Morais

Através dos bosques de oliveiras do sul da Espanha, realizou-se a Clássica Jaén Paraíso Interior, Alexey Lutsenko da Astana foi o mais forte, e deu a primeira vitória da época à equipa, depois de três dia consecutivos de competição, a primeira na Volta a Múrcia ganha por Alessandro Covi, a segunda na Clássica de Almeria ganha por Alexander Kristoff, e a terceira em Jaén por Alexey Lutsenko.  

A prova de Jaén foi especial, com pouco mais de 185 quilómetros, com a moda do piso de terra batida a chegar também a Espanha, foram vinte cinco quilómetros de sterrato(terra batida), os quais faziam parte do final da subida, com uma chegada muito complicada, com um pelotão de muita qualidade, era esperado espetáculo no final.

Na fuga do dia estiveram Igor Arrieta, Jenno Berckmoes, Mikel Azparren, Juan Diego Alba, Raul Garcia Pierna e Chad Haga, a mesma teve muito protagonismo sensivelmente até à segunda volta do circuito final, onde se situavam os famosos setores de terra batida.

Porem a prova ficava ao rubro nos cinquenta quilómetros da meta, onde existiram diversos ataques fortes a acontecerem consecutivamente, e formavam-se dois grupos na estrada, o que deu origem ao ataque de Alexey Lutsenko, quando faltavam quarenta e cinco quilómetros da meta, e partiu em busca de uma vitória épica.    

Atrás, havia a luta pelo segundo lugar, o qual foi feito ao sprint, com Tim Wellens a ser mais forte, superando Loic Vliegen, pouco depois chegava Lennard Kamna, seguido depois de um grupo de ciclistas mais numeroso, onde Connor Swift fechou o top cinco.

“O primeiro Triatlo do ano será disputado na Taça de Portugal a 20 de fevereiro”


O II Triatlo da Quinta do Lago inclui a primeira etapa da Taça de Portugal que se realiza no dia 20 de fevereiro 2022.

Nesta prova, disputada na distância sprint, os atletas têm pela frente uma natação com uma volta em U com 750 metros, com partida em terra, um ciclismo que inclui um trajeto técnico realizado pela direita, com duas voltas em asfalto em boas condições e a corrida é feita pela esquerda, com duas voltas em terra batida.

As inscrições no II Triatlo da Quinta do Lago devem ser efetuadas através do site da Federação de Triatlo de Portugal, até às 23h59 do dia 14 de fevereiro (segunda-feira) aqui

O II Triatlo da Quinta do Lago é uma organização da Câmara Municipal de Loulé, com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal e das Associações Locais.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Volta ao Algarve: Recuperação da COVID-19 afasta João Rodrigues”


Ciclista da W52-FC Porto foi o vencedor da prova em 2021

 

O português João Rodrigues (W52-FC Porto) vai falhar a Volta ao Algarve em bicicleta, que venceu em 2021, uma vez que testou positivo à covid-19 com sintomas que afetaram a forma, disse hoje à Lusa.

“Testei positivo à covid-19 recentemente. Já estou a recuperar, mas os sintomas que tive fizeram com que a forma fosse toda abaixo. O médico da equipa, o diretor desportivo e eu achámos por bem não participar. A forma não é a melhor e não estou totalmente recuperado”, explicou o ciclista.

Além da importância de defender a vitória de 2021, a primeira de um português em 15 anos na corrida, o ciclista de 27 anos corria ‘em casa’, dado que é natural de Faz Fato, uma pequena localidade a 15 quilómetros de Tavira, no distrito de Faro.

“Por todos os motivos e mais alguns, por ser a Volta ao Algarve, nas terras onde venho frequentemente, por ter vencido o ano passado, é um pouco frustrante não poder participar. A Volta ao Algarve é muito especial para mim, mas a época é bastante longa, há outras corridas importantes, o mais importante é recuperar e voltar de novo à competição”, acrescentou.

O ciclista dos ‘dragões’ espera agora voltar para as clássicas, seja a Clássica da Primavera ou a Clássica da Arrábida, no mês de março.

Para isso, e apesar de ainda sentir “alguma tosse”, encontra-se já a fazer “treinos mais curtos, de baixa intensidade”, depois de um período com a doença em que sentiu “febre, dores nas costas, no corpo, bastantes dores na zona lombar”, após testar positivo “no início de fevereiro”.

João Rodrigues teve na ‘Algarvia’ de 2021 o principal momento da época, tornando-se no primeiro algarvio a vencê-lo, numa carreira com outros triunfos de destaque, sobretudo em 2019, quando ganhou a Volta a Portugal e a Volta ao Alentejo.

A 48.ª Volta ao Algarve decorre entre quarta-feira a domingo no sul do país, com 25 equipas inscritas, 10 delas do World Tour, principal escalão do pelotão mundial, e 10 portuguesas continentais.

Ao todo, são 798,1 quilómetros divididos por cinco etapas, terminando no alto do Malhão, no domingo.

Fonte: Sapo on-line

“Jan Hirt é o novo líder da Volta a Omã, Rui Costa sobe a terceiro”


Ciclista português foi quinto na tirada

 

Por: Lusa

Foto: Instagram Rui Costa

O checo Jan Hirt (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux) venceu esta segunda-feira a quinta e penúltima etapa da Volta a Omã, colocando-se na liderança da geral, com o português Rui Costa (UAE Emirates), quinto na tirada, a subir a terceiro.

Hirt, de 31 anos, concluiu os 150,5 quilómetros entre Samail e Jabal Al Akhdhar em 3:35.39 horas, arrebatando a liderança da geral quando só falta um dia de traçado maioritariamente plano, ficando em boa posição para vencer a 11.ª edição da prova.

A fechar o pódio da tirada 'rainha' da prova estiveram dois franceses da Arkéa Samsic, com Kevin Vauquelin em segundo, a 39 segundos, e Élie Gesbert em terceiro, a 48 segundos.

Rui Costa, por seu lado, chegou em quinto, a 57 segundos do vencedor, e subiu duas posições na geral, entrando no pódio das contas totais, agora a 1.16 minutos do checo. O italiano Fausto Masnada (QuickStep-Alpha Vinyl), anterior líder, é segundo, a 1.00 minuto.

O português já foi segundo na geral final desta prova, em 2017, e vem de um terceiro lugar na Volta à Arábia Saudita já esta época.

Na terça-feira, a sexta e última etapa liga Muscat a Matrah Corniche, em 132,5 quilómetros, devendo consagrar Jan Hirt como o vencedor final.

Fonte: Record on-line

“Agenda de Ciclismo”


Volta ao Algarve no centro das atenções do mundo do ciclismo

 

Por: José Carlos Gomes

O mundo do ciclismo, nacional e internacional, estará de olhos postos na 48.ª edição da Volta ao Algarve, uma das corridas do circuito UCI Pro Series com melhor qualidade de participantes e que irá disputar-se entre 16 e 20 de fevereiro, ao longo de cinco etapas.

Após um ano em que as contingências da pandemia a atirou para maio, a Volta ao Algarve regressa à data tradicional e congrega, novamente, um pelotão de luxo. Estão inscritas 25 equipas: dez World Teams, cinco Pro Teams e as dez formações continentais portuguesas.

A lista de pré-inscritos, que só passará a definitiva amanhã à tarde, tem sofrido alterações de última hora. Uma das quais a ausência do vencedor de 2021, João Rodrigues (W52-FC Porto). Estarão, no entanto, presentes os corredores que acompanharam o algarvio no pódio do ano passado, Ethan Hayter (INEOS Grenadiers) e Kasper Asgreen (Quick-Step Alpha Vinyl Team), mas também os vencedores das edições de 2020, Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl Team), 2015 e 2016, Geraint Thomas (INEOS Grenadiers), entre muitos outros ilustres.


Numa corrida que se adivinha extremamente competitiva, há vários corredores que já conquistaram triunfos em provas UCI na presente temporada, sinal de que chegam em boa condição. É o caso dos recentes campeões da Colômbia de fundo, Sergio Higuita (Bora-hansgrohe), e de contrarrelógio, Daniel Martinez (INEOS Grenadiers), mas também Fabio Jakobsen (Quick-Step Alpha Vinyl Team), Bryan Coquard (Cofidis), Alexander Kristoff (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux) e Brandon McNulty (UAE Team Emirates).

A lista de estrelas internacionais com capacidade de lutar pela geral conta ainda com o bicampeão da Europa de contrarrelógio, Stefan Küng (Groupama-FDJ), e o colega de equipa David Gaudu, Joseph Dombrowski (Astana Qazaqstan Team), Ion Izaguirre (Cofidis), Tobias Foss (Jumbo-Visma) ou Warren Barguil (Team Arkéa-Samsic). Além dos sprinters que já ganharam em 2022, merecem atenção Jordi Meeus (Bora-hansgrohe), Tim Merlier (Alpecin Fenix) e Hugo Hofstetter (Team Arkéa-Samsic).

O pelotão é ainda enriquecido por campeões em título em categoria absoluta em disciplinas fora da estrada. É o caso do britânico Thomas Pidcock (INEOS Grenadiers), campeão olímpico de XCO (BTT) e campeão mundial de ciclocrosse, mas também do português Rui Oliveira (UAE Team Emirates), atual campeão europeu de elite em Scratch (ciclismo de pista). O gaiense será um dos quatro portugueses que representam equipas estrangeiras que competirão no Algarve. Os outros são Ivo Oliveira (UAE Team Emirates), Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA) e André Carvalho (Cofidis).

Um pelotão com esta qualidade será um desafio, mas também uma motivação para as dez equipas continentais portuguesas, que correrão com as melhores armas ao dispor no início da temporada, de modo a também serem protagonistas num evento com forte mediatismo nacional e internacional. A Volta ao Algarve será transmitida em direto na CMTV e na Eurosport 2, entre as 16h00 e as 17h00, terá emissão em mais de 190 países (via Eurosport e plataforma GCN) e será acompanhada no terreno por mais de 80 profissionais da comunicação social.

 

Etapas

 

16 de fevereiro: Portimão (12h15) – Lagos (17h10), 199,1 km

17 de fevereiro: Albufeira (12h50) – Fóia (17h20), 182,4 km

18 de fevereiro: Almodôvar (12h05) – Faro (17h15), 211,4 km

19 de fevereiro: Vila Real de Santo António – Tavira, 32,2 km Contrarrelógio. Primeiro ciclista parte de Vila Real de Santo António às 14h00.  O último (camisola amarela) chega a Tavira às 17h30.

20 de fevereiro: Lagoa (13h00) – Alto do Malhão (17h15), 173 km

 

Mais eventos oficiais

 

20 de fevereiro: Maratona BTT Vila de Darque, Viana do Castelo

20 de fevereiro: I Prova da Taça da Madeira de Enduro, Santa Cruz

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Leangel Linarez assegura primeiro triunfo do ano para a equipa Tavfer- Mortágua-Ovos Matinados”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados iniciou hoje a Época 2022 com a Prova de Abertura Região de Aveiro, a primeira prova pontuável para a Taça de Portugal. Um dia que coreu de feição à equipa, pois fez um grande trabalho para que no final Leangel Linarez pudesse levantar os braços em Águeda, e garantiu assim a primeira vitória naquela que foi a primeira prova da Época 2022.

Disputada sob chuva intense e frio, a primeira corrida da Taça de Portugal Jogos Santa Casa ofereceu um emocionante espetáculo aos muitos adeptos que desafiaram a meteorologia para assistir à chegada. Um percurso maioritariamente plano na sua fase inicial, tinha a sua dificuldade principal com a subida de Talhadas percorridos cerca de 70 quilómetros.


A equipa manteve-se unida e coesa até ao início da subida, altura em que inclusive era a nossa formação que impunha o ritmo no pelotão, de forma a trazer todos os elementos bem colocados, onde Bruno Silva e Francisco Morais foram essenciais.

Após a subida, a equipa continuava com uma forte representação no pelotão e foi altura de temporizar e recarregar energias. Já dentro dos últimos 50 quilómetros, a equipa assumiu novamente as despesas da corrida, colocando Gonçalo Carvalho, Rui Carvalho, Nicolas Saenz, Pedro Pinto e Ángel Sanchez na perseguição à frente da corrida.


A diferença foi caindo e à entrada dos últimos 15 quilómetros a fuga foi anulada e foi altura de fazer um esforço final para trazer a equipa bem colocada para a entrada dos dois últimos quilómetros. Nesse momento, António Barbio fez um tremendo trabalho de aproximação deixando os seus colegas apenas à entrada dos 500 metros finais.

Aí João Matias preparou o sprint com grande classe para que Leangel Linarez finalizasse da melhor forme este soberbo trabalho da equipa, e levantasse os braços, apontando para o céu. Vitória dedicada a Pedro Silva, neste que foi o primeiro triunfo de Leangel com as nossas cores. No final afirmava que “O sprint foi um pouco confuso. Um homem atacou a 400 metros. Temi não o alcançar, mas tive boas pernas e consegui triunfar. É uma vitória muito especial para mim, a primeira ao serviço da equipa de Mortágua. Dedico- a ao mentor deste projeto, Pedro Silva. É uma pena que não esteja connosco na Terra, mas onde está vê-nos e apoia-nos”.


Em dia de estreias, Gustavo Veloso que também se estreava na função de Diretor Desportivo, viveu um dia muito intenso e logo com uma vitória. Naturalmente satisfeito no final afirmava que “Esta é uma vitória da equipa, todos trabalharam muito para que tudo isto fosse possível. Preparamos muito bem esta prova e é muito bom podermos entrar desta maneira na temporada, dando confiança e ainda mais motivação a todos”.

 

Nota negativa apenas para a queda de António Barbio, após fazer um grande trabalho de aproximação à meta sofreu uma aparatosa queda, mas aparentemente sem consequências muito graves. Barbio foi evacuado para o Centro Hospital do Baixo Vouga e encontra-se de momento sob observação, onde esperamos as suas rápidas melhoras, enaltecendo o grande trabalho que fez pela equipa antes de cair.


Leangel Linarez é assim o primeiro líder da Taça de Portugal Jogos Santa Casa, liderança esta que irá levar para a Clássica da Primavera que será a próxima prova pontuável. Um excelente início de temporada para toda a equipa, fruto do muito trabalho dos últimos meses.

O regresso à competição é já esta quarta-feira para correr, até dia 20, a Volta ao Algarve, prova de categoria 2. HC onde irão estar presentes algumas das melhores equipas do mundo.

 

 

Classificação Etapa

Cortegaça (Ovar) - Águeda: 172,1 Km

 

 

1.º Leangel Linarez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), 4h24m43s

11.º João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 3s

64.º Ángel Sanchez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 34s

65º Nicolas Saenz (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt

105º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 10m41s

106º Rui Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt

107º Pedro Pinto (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt DNF António Barbio (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) DNF Francisco Morais (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) DNF Bruno Silva (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados)

Fonte: Tavfer- Mortágua-Ovos Matinados”

“Equipa Glassdrive / Q8 / Anicolor, Pedro Silva é o melhor Sub-23 na Prova de Abertura-Região de Aveiro e Fábio Costa estreia-se em Elites com 5.º da Geral”


Fotos:

Pedro Silva, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, foi este domingo o melhor Sub-23 na Prova de Abertura – Região de Aveiro, numa chegada ao sprint após 172,1 km que ligaram Cortegaça (Ovar) a Águeda. Fábio Costa, que se estreia esta época no escalão de Elites, terminou em 5.º lugar da Classificação Geral. Aos dois jovens corredores junta-se outro, Afonso Eulálio, para fechar o Top 10 da Geral e um dia muito positivo para a juventude da estrutura, que venceu a Geral coletiva.


A corrida que marcou as primeiras pedaladas de 2022 e a primeira prova da Taça de Portugal foi disputada com chuva intensa e frio. Aos adeptos que assistiram à chegada em Águeda foi oferecido um emocionante espetáculo, com Leangel Linarez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) a triunfar em Águeda com um sprint vigoroso.  

Foi na Montanha de 2-ª Categoria de Talhadas que tudo começou a definir-se. António Carvalho foi um dos primeiros homens em fuga, a quem se juntou um grupo com oito unidades, de onde depois se destacaram quatro, com uma diferença que nunca passou os dois minutos. O pelotão reagiu nos derradeiros quilómetros e proporcionou uma chegada ao sprint. 


Pedro Silva foi o melhor Sub-23, seguido pelo colega de equipa Afonso Eulálio, com a Glassdrive / Q8 / Anicolor a vencer coletivamente. Nas classificações secundárias António Carvalho venceu uma das metas particulares. 

“Foi uma boa Prova de Abertura, é sempre um início importante e este foi um dia positivo para toda a estrutura. A equipa esteve muito bem, com António Carvalho logo na fuga. Queríamos disputar e assim fizemos, com Fábio Costa a realçar o trabalho de toda a equipa. Já se nota o espírito de grupo, mesmo com os novos elementos, que se entrosaram bem. Dia positivo para a juventude, Fábio, Pedro Silva e Afonso Eulálio a terminar no Top 10 da Geral, sobressaindo no meio de um pelotão Elite, o que para mim é um orgulho e uma aposta ganha pelos feitos destes jovens”.


 

 

Classificações:

Prova de Abertura – Região de Aveiro 

Cortegaça (Ovar) – Águeda 172,1 km 

Classificação geral individual

 

1.º Leangel Linarez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), 04h24m43s 

2.º Tomás Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), mt 

3.º César Martingil (Rádio Popular-Paredes-Boavista), mt 

5.º Fábio Costa (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

6.º Pedro Silva (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

10.º Afonso Eulálio (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 03s 

19.º Rafael Reis (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 08s 

27.º Frederico Figueiredo (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 08s 

41.º Javier Moreno (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 22s 

69.º António Carvalho (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 36s 

71.º Héctor Sáez (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 


 

Classificação geral equipas

 

1.ª Glassdrive-Q8-Anicolor, 13h14m12s 

 

Classificação geral juventude

 

1.º Pedro Silva (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), 04h24m43s 

2.º Afonso Eulálio (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 03s

Fonte: Equipa Glassdrive / Q8 / Anicolor





“Equipa ABTF Betão-FEIRENSE supera Prova de Abertura- Região de Aveiro”


Foto: Patrícia Cardoso)

Este domingo, a ABTF Betão-FEIRENSE deu início à época de Estrada 2022 na Prova de Abertura – Região de Aveiro (1.12), pontuável para a Taça de Portugal. Ivo Pinheiro foi o primeiro corredor da equipa a cruzar a meta em 44.º lugar, a 23 segundos da vitória ao sprint do venezuelano Leangel Linarez (Tavfer-Mortágua).

No total foram percorridos 172,1 quilómetros, com partida em Cortegaça e chegada a Águeda, numa corrida marcada pela chuva, que levou a que os primeiros 10 quilómetros fossem realizados em marcha neutralizada, devido a obras na estrada e ao consequente mau estado do piso.

A fuga conseguiu formar-se com 30 quilómetros percorridos com um duo a tomar a frente da corrida, passando a oito fugitivos na maior dificuldade do dia, o prémio de montanha de 2.ª categoria de Talhadas, ao quilómetro 70,7. Mas no pelotão trabalhou-se para uma chegada ao sprint e a fuga foi anulada à falta de 11 quilómetros para a meta, onde Leangel Linarez se impôs diante de Tomas Contte (Aviludo-Louletano) e César Martingil (Rádio Popular-Boavista).

 

Declarações de Joaquim Andrade, director desportivo da equipa

 

“Foi um primeiro dia de competição debaixo de chuva, difícil, mas superado. Felizmente não estivemos envolvidos em nenhuma queda. Fizemos uma boa abordagem à corrida, que serviu de preparação para o próximo objectivo, a Volta ao Algarve.”

 

Classificações Prova de Abertura – Região de Aveiro

Classificação Geral:

 

1.º Leangel Linarez (Tavfer-Mortágua) 4h24m43s

2.º Tomas Contte (Aviludo-Louletano) m.t.

3.º César Martingil (Rádio Popular-Boavista) m.t.

44.º Ivo Pinheiro (ABTF Betão-FEIRENSE) a 23s

55.º André Cardoso (ABTF Betão-FEIRENSE) a 27s

58.º Venceslau Fernandes (ABTF Betão-FEIRENSE) a 30s

60.º Fábio Oliveira (ABTF Betão-FEIRENSE) a 30s

80.º Micael Isidoro (ABTF Betão-FEIRENSE) a 4m31s

85.º Francisco Pereira (ABTF Betão-FEIRENSE) a 4m40s

99.º Miguel Carvalho (ABTF Betão-FEIRENSE) a 7m47s

104.º Márcio Barbosa (ABTF Betão-FEIRENSE) a 7m37s

 

Geral Equipas:

 

11.ª ABTF Betão-FEIRENSE

 

Calendário da equipa ABTF Betão-FEIRENSE em Fevereiro

 

De 16-20/02, 48.ª Volta ao Algarve (2.PRO)

 

Participação de Viktor Manakov na Turquia com a Selecção da Rússia corre:

 

De 19/02, Grand Prix Velo Alanya (1.2)

De 20/02, Grand Prix Justiniano Race (1.2)

Fonte: Equipa Ciclismo ABTF Betão-FEIRENSE

“Ciclismo em dose dupla no Eurosport com as Voltas ao Algarve e Andaluzia”


Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

De 16 a 20 de fevereiro, os fãs da modalidade vão poder desfrutar de tardes recheadas de ação com estas duas grandes provas no Eurosport 2, a partir das 14:00 horas arranca a emissão em direto da prova espanhola seguindo-se a da prova algarvia, por volta das 16:00 horas.

É já a partir desta quarta-feira, 16 de fevereiro, que os fãs de ciclismo vão poder ver novamente a Volta ao Algarve nos ecrãs do Eurosport! O canal emite a 48.ª edição da ‘Algarvia’, uma das mais importantes corridas de pré-temporada do calendário mundial e igualmente uma das mais destacadas do território nacional. Para complementar a oferta de ciclismo do canal, os fãs contam ainda com a transmissão em direto da Volta à Andaluzia. Esta semana, aproveite as tardes do Eurosport e desfrute do melhor ciclismo 100% ibérico.

Este ano, a Volta ao Algarve apresenta-se como é habitual com um pelotão de luxo! Ao todo, 174 atletas em representação de 25 equipas, 10 pertencentes ao World Tour, competem ao longo 795,8 quilómetros, divididos em cinco etapas. Entre as estrelas que vão rolar nas estradas algarvias encontram-se 25 do top 100 mundial, um dos melhores registos de sempre da Volta.

Brandon McNulty (UAE Team Emirates), David Gaudu e Stefan Küng (Groupama-FDJ), Ethan Hayter, Geraint Thomas e Michal Kwiatkowski (INEOS Grenadiers), Ion Izaguirre (Cofidis), Joseph Dombrowski (Astana Qazaqstan Team), Mattia Cattaneo e Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl Team), Sergio Higuita (Bora-hansgrohe), Tobias Foss (Jumbo-Visma) e Warren Barguil (Team Arkéa-Samsic) são alguns dos homens que abrilhantam a edição deste ano da ‘Algarvia’.

Entre os portugueses que competem em equipas estrangeiras o grande destaque vai para a presença de Rui Costa (UAE Emirates), que vai correr ao lado dos gémeos Ivo e Rui Oliveira. Destaque ainda para a participação de Iúri Leitão (Caja Rural Seguros RGA), e André Carvalho (Cofidis).

Para além da ‘Algarvia’, os fãs de ciclismo vão igualmente poder acompanhar nos ecrãs do Eurosport a 68.ª edição da Volta à Andaluzia ou Ruta del Sol (Rota do Sol), como também é conhecida esta prova que reúne alguns dos melhores ciclistas do pelotão internacional. Muitos procuram ganhar ritmo para as exigências das mais importantes provas da temporada.

Em apenas cinco etapas, num total de cerca de 830 quilómetros, o pelotão terá de passar por vários tipos de cenários com montanhas, praias e muito sol ou não fosse esta a prova que recebe o nome em homenagem à sua linha costeira, conhecida como Costa del Sol.

As tardes de ciclismo no Eurosport prometem ser muito bem passadas com estes dois grandes eventos. A não perder de 16 a 20 de fevereiro no Eurosport.

 

Etapas:

 

16 de fevereiro às 16:00h: 1.ª etapa: Portimão – Lagos, 199,1 km 

17 de fevereiro às 16:00h: 2.ª etapa: Albufeira – Fóia (Monchique), 182,4 km 

18 de fevereiro às 16:00h: 3.ª etapa: Almodôvar – Faro, 209,1 km 

19 de fevereiro às 16:00h: 4.ª etapa: Vila Real de Santo António – Tavira, 32,2 km (CRI) 

20 de fevereiro às 16:00h: 5.ª etapa: Lagoa – Malhão (Loulé), 173 km 

Fonte: Discovery Networks

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com