quarta-feira, 12 de maio de 2021

“Museu do Caramulo estreia documentário sobre o seu fundador”


No ano em que se assinalam 100 anos sobre o nascimento de Abel de Lacerda

 

No ano em que se assinalam os 100 anos sobre o nascimento do seu fundador, o Museu do Caramulo apresenta o documentário Abel de Lacerda, O Colecionador Utópico. Este documentário de 30 minutos retrata a vida e obra de Abel de Lacerda (1921-1957), que iniciou uma coleção de obras de arte, inteiramente doadas e criteriosamente escolhidas por si, e idealizou a criação de um Museu de Arte no cimo da Serra do Caramulo.

Filho de Jerónimo de Lacerda, médico que no início do século XX fundou a Estância Sanatorial, Abel de Lacerda nasce no Caramulo, sendo o filho do meio de três irmãos. Estuda Ciências Económicas e Financeiras, e interessa-se por política, sendo representante da União Nacional e mais tarde eleito deputado na Assembleia Nacional, em Lisboa. Preside ainda à Junta de Turismo do Caramulo (a segunda em Portugal) e à Câmara Municipal de Tondela. A sua intensa actividade nos curtos 36 anos de vida, tem um sentido de urgência que parecia adivinhar a falta de tempo para concretizar tantos e tão originais projectos.

Com estreia marcada no próximo dia 18 de Maio (Dia Internacional de Museus), pelas 18h, no auditório do Museu Nacional de Arte Antiga, e integrado na exposição temporária “A Colecção Utópica: O Museu do Caramulo vem ao MNAA”, este documentário conta com depoimentos de diferentes personalidades que conheceram Abel de Lacerda e estudaram a sua obra, como Raquel Henriques da Silva e Anísio Franco (Historiadores de Arte), António José Veloso (médico da Estância Sanatorial) e também de seus familiares. Com imagens de arquivo e imagens recolhidas entre 2019 e a actualidade, este filme retrata os anos 50 em Portugal e conta a história de um sonho, que parecia utópico, e que continua a surpreender o público.

Sobre o Museu do Caramulo

 

Com quase 70 anos de existência e visitado por mais de um milhão e meio de pessoas, o Museu do Caramulo alberga no seu espólio uma colecção de arte, uma colecção de automóveis, motos e bicicletas e uma colecção de brinquedos antigos. O Museu do Caramulo produz ainda, de forma regular, exposições temáticas e temporárias, e organiza vários eventos como o Salão Motorclássico, o Caramulo Motorfestival ou o Rider – Passeio de Motos Clássicas.

Mais informação em www.museudocaramulo.pt

Fonte: Museu Caramulo/Parceria Notícias do Pedal

“Volta à Andaluzia 2021 já tem programa oficial”


Por: José Morais

Foto: Getty Images

A Volta a Andaluzia já foi apresentada oficialmente pela Deporinter, a empresa organizadora, e anunciou as partidas e chegadas nas cidades da Ruta del Sol, uma corrida internacional da UCI Pro Series que se realiza de 18 a 22 de maio, o percurso terá algumas alterações em relação ao previsto em fevereiro, terá um total de 807,6 quilómetros, e será realizado ao longo de cinco dias.

A primeira etapa iniciara-se a 18 de maio em Cala de Mijas, será percorrido pela província de Málaga e Gaditana, tendo a linha de chegada em Zahara de la Sierra, Cádis, com um percurso total de 152,10 quilómetros, pelo caminho duas contagens de premio de montanha, uma de 3ª categoria, e uma de 2ª, e ainda uma meta volante no município de Coin.  

Dia 19 será realizada a segunda etapa com início em Iznájar, Córdoba, e terá meta instalada em Alcalá la Real, Jaén, será uma etapa com 183 quilómetros, com duas contagens de montanha de 2ª categoria, e três de 3ª

A terceira etapa a realizar no dia 20, será a etapa rainha a ser percorrida pela província de Jaém, com partida em Beas de Segura, e a linha de chegada em Villarodrigo, depois de serem percorridos os 175,1 quilómetros da etapa, onde os ciclistas vão encontrar pelos caminhos seis contagens de montanha, duas de 3ª categoria, duas de 2ª e 2 de 1ª.  

Dia 21 será realizada a quarta epata com partida em Baza, Granada. E a meta instalada na cidade de Cúllar Veja, Granada, terá um total de 182,9 quilómetros, com uma contagem de montanha de 2ª categoria.

A quinta e última etapa da Volta à Andaluzia será realizada no dia 22, percorrida pela província de Almería, de Vera a Pulpí, terá um trajeto de 114,5 quilómetros, e contará com duas contagens de 3ª categoria.

“Giro: Nelson Oliveira sobe a terceiro após caos na chegada que 'vitimou' Mikel Landa”


Por: SIF // AMG

O português Nelson Oliveira (Movistar) aproveitou hoje a quinta etapa da Volta a Itália em bicicleta para subir a terceiro na geral, após uma queda que mandou o favorito espanhol Mikel Landa (Bahrain Victorious) para o hospital.

O australiano Caleb Ewan (Lotto Soudal), de 26 anos, venceu a tirada ao cumprir os 177 quilómetros entre Modena e Cattolica em 4:07.01 horas, batendo sobre a meta dois italianos, Giacomo Nizzolo (Qhubeka ASSOS), segundo, e Elia Viviani (Cofidis), terceiro.

O ‘sprint’ acabou por ser uma questão ‘secundária’ na etapa, fruto de uma série de curvas, rotundas e colocações questionáveis de mobiliário urbano no traçado da etapa nos últimos quilómetros, transformando o final numa ‘chicane’ perigosa para o pelotão.

A chegada a Cattolica assemelhou-se a um ‘festival’ de quedas, do russo Pavel Sivakov (INEOS), que parecia ter capotado, à queda, a alta velocidade, que ‘vitimou’ o norte-americano Joe Dombrowski (UAE Emirates), que era segundo na geral, posição que perdeu ao chegar oito minutos depois do vencedor, e ainda líder da montanha, e o espanhol Mikel Landa.

O líder da Bahrain Victorious não terminou a etapa, abandonando o Giro após a queda violenta, com o espanhol, tido como um dos grandes favoritos à vitória final, a ser transportado de ambulância para o hospital.

O diretor desportivo da Bahrain, Franco Pellizotti, explicou depois da etapa que não se sabe, ainda, se o ciclista fraturou um pulso ou a clavícula, com a equipa a ter de reconfigurar a abordagem à prova depois da perda do líder, apostando no espanhol Pello Bilbao e no italiano Damiano Caruso.

Nas contas da geral, em que o italiano Alessandro de Marchi (Israel Start-Up Nation) manteve a camisola rosa que arrebatou na terça-feira, o novo segundo classificado é o belga Louis Vervaeke (Alpecin-Fenix), a 42 segundos, enquanto Nelson Oliveira, que foi 19.º na tirada, subiu um posto, para terceiro.

No ‘sprint’ propriamente dito, Ewan apareceu finalmente nesta edição da ‘corsa rosa’, ao vir de trás para ultrapassar vários candidatos e vencer, num dia em que o belga Tim Merlier (Alpecin-Fenix) perdeu a camisola dos pontos, a ‘maglia ciclamino’, para Giacomo Nizzolo, após ser ‘encostado’ na aproximação à meta.

Na chegada a Cattolica, onde Acácio da Silva, antigo líder do Giro, venceu em 1984 a Coppa Placci, o australiano impôs-se e somou o quarto triunfo na ‘corsa rosa’, a juntar a cinco na Volta a França, uma vitória que foi “um alívio”, disse.

“Quero ganhar nas três grandes Voltas, e o primeiro dia ao ‘sprint’ não correu nada bem, por isso havia pressão em mim e na equipa. [...] Acho que mostrei que tinha as melhores pernas no final”, declarou.

Além de Nelson Oliveira, os outros portugueses também chegaram integrados no pelotão e recuperaram posições na geral, com João Almeida, 40.º na etapa, a subir ao 38.º lugar da geral, já a 5.38 minutos do ‘maglia rosa’, e Ruben Guerreiro (Education First-Nippo), 95.º, a subir ao 31.º da geral, a 3.16.

Na quinta-feira, a sexta etapa liga Grotte di Frasassi a Ascoli Piceno em 160 quilómetros, com chegada em alto e traçado acidentado, antevendo-se mais mexidas nos primeiros postos da classificação geral.

Fonte: Lusa

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com