sexta-feira, 12 de junho de 2020

“COVID-19: Realização do ‘Monumento’ Volta à Lombardia confirmado”


A prova está marcada para o próximo dia 15 de agosto.
A clássica italiana Volta à Lombardia foi marcada para 15 de agosto, uma semana depois da Milão-San Remo, de acordo com a atualização do calendário velocipédico hoje divulgada pela União Ciclista Internacional (UCI), devido à pandemia de COVID-19.
A RCS, também responsável pela organização da Volta a Itália, defendia a realização da Milão-San Remo em 22 de agosto, para aproveitar a proximidade de Nice, de onde vai partir a Volta a França, em 29 de agosto, no entanto o organismo que rege a modalidade manteve as datas dos campeonatos nacionais, entre 20 e 23, e dos Europeus, entre 24 e 28.
Desta forma, Itália vai organizar três clássicas do calendário WorldTour em agosto, com a Strade Bianche, no dia 01, a Milão-San Remo, no dia 08, e a Volta à Lombardia, no dia 15.
Em sentido contrário, foram canceladas as corridas de um dia Dwars door Vlaanderen, na Bélgica, Prudential RideLondon-Surrey Classic, em Inglaterra, e Eschborn-Frankfurt, na Alemanha.
A UCI reagendou a Volta a Guangxi, na China, para ser disputada entre 05 e 10 de novembro, em vez de entre 15 e 20 de outubro, e a clássica EuroEyes Cyclassics Hamburgo, na Alemanha, para 03 de outubro.
O órgão máximo do ciclismo acrescentou ainda que vai permitir, excecionalmente, que os campeões do mundo que não possam defender os títulos em 2020 o possam fazer na próxima edição dos Mundiais.
“Graças aos contactos desenvolvidos nas últimas semanas (…), conseguimos avançar para a retoma do ciclismo em 2020, da forma mais pacífica possível. Quero reconhecer a colaboração dos membros da família da modalidade, que colaboraram largamente para o regresso à normalidade que todos esperamos”, frisou o presidente da UCI, David Lappartient.
Já a partir de 01 de janeiro de 2021, a UCI vai transferir a atividade operacional do programa antidopagem para a Agência Internacional de Testagem (ITA), sucedendo à Fundação Antidoping do Ciclismo (CADF), organismo sem fins lucrativos criado em 2008.
A próxima reunião do comité organizador da UCI está agendada para ocorrer entre os dias 22 e 24 de setembro, em Montreux, na Suíça, durante a realização dos Mundiais de estrada, em Aigle.
Fonte: Sapo on-line

“Sede do Sport Ciclismo S. João de Ver assaltada: levaram bicicletas e até uma máquina de lavar roupa”


A equipa de ciclismo pede ajuda para tentar recuperar o material.
A sede da equipa de ciclismo de São João de Ver foi assaltada na madrugada desta sexta-feira. Os assaltantes levaram bicicletas, material de apoio, uma carrinha da equipa, entretanto recuperada pela GNR mas já em mau estado, de acordo com um comunicado do Sport Ciclismo São João de Ver.
Na sua página na internet, o clube pediu a ajuda de todos para tentar recuperar o material roubado.
Os ladrões levaram três bicicletas da marca BH, com marca Andrade; três bicicletas KTM, quatro bicicletas de pista Specialized Langster pretas, uma bicicleta de pistal azul e branca - marca Valdemiro, uma bicicleta preta da marca BMC Roda 24 (de criança), uma bicicleta marca Etiel, um ar de todas Ritchey Carbono, dois pares de roda Vision, oito pares de rodas avulsos de várias marcas, uma máquina de lavagem à pressão, uma caixa com 100 bidões Polisport - Vito-Feirense-PNB, 10 capacetes contra-relógio-Specialized e até uma máquina de lavar roupa.
Fonte: Sapo on-line

“Coronavírus: Vuelta confirma traçado para 2020 e ausência de Portugal”


75.ª edição vai ter 18 etapas
Por: Lusa
O traçado definitivo da edição da 75.ª da Volta a Espanha, que vai decorrer entre 20 de outubro e 8 de novembro, terá 18 etapas, sem passar por estradas portuguesas devido à crise sanitária do novo coronavírus.
Com efeito, as três cidades portuguesas que constavam do itinerário da Vuelta - Porto, Matosinhos e Viseu - foram substituídas por outras, espanholas, devido à situação excecional causada pela covid-19, na sequência de uma decisão conjunta dos municípios destas três cidades lusas e da empresa organizadora da prova, a Unipublic.
As duas etapas que passavam por território português, a 15.ª e a 16.ª, foram substituídas por outras duas, a primeira das quais sairá de Mos, em Pontevedra, e já não terminará no Porto, como estava inicialmente projetado, mas sim em Puebla de Sanabria, em Zamora, e a segunda, em vez de partir de Viseu, arranca de Salamanca, com chegada a Ciudad Rodrigo, em Salamanca.

A Volta a Espanha parte de Irún, no dia 20 de outubro, com uma etapa em linha com a meta no Alto de Arrate, e termina em Madrid, a 08 de novembro.
Em dezembro de 2019, antes do surto da covid-19, a organização espanhola da prova anunciou que, 23 anos depois, a Vuelta regressaria a Portugal, em duas etapas, uma com partida em Mos, na Galiza, atravessando o Minho para terminar na Avenida Montevideu, junto ao mar, numa organização conjunta entre Matosinhos e o Porto, e outra, no dia seguinte, que começaria em Viseu, passaria pela Guarda e finalizaria em Ciudad Rodrigo, já em território espanhol.
Fonte: Record on-line

“Equipa de ciclismo Mitchelton-Scott passa a designar-se Manuela Fundacion”


Anunciou o dono da formação australiana, Gerry Ryan
Por: Lusa
A equipa australiana de ciclismo Mitchelton-Scott vai passar a designar-se Manuela Fundacion, anunciou esta sexta-feira a formação do World Tour, na qual alinha o britânico Simon Yates, vencedor da Volta a Espanha em 2018.
A pandemia de covid-19 levou à suspensão das provas velocipédicas e deixou a Mitchelton-Scott em dificuldades financeiras, que os responsáveis da equipa esperam ultrapassar com a ligação à organização espanhola sem fins lucrativos, com sede em Granada, e, dessa forma, manter o lugar no pelotão em 2021.
"Após um período problemático e incerto, especialmente nos últimos meses, estamos encantados por conta com o apoio de Francisco Huertas e da fundação Manuela para garantir o futuro da equipa em 2021", afirmou o dono da formação australiana, Gerry Ryan.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 418 mil mortos e infetou mais de 7,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo o balanço feito pela agência francesa AFP.
Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com