sexta-feira, 8 de outubro de 2021

“Seleção Nacional/Daniela Campos surpreende com 9.º lugar na corrida por pontos”


Por: Ana Nunes

Daniela Campos conquistou o 9.º lugar na corrida por pontos do Campeonato da Europa de Pista, em Grenchen, na Suíça. Já João Matias enfrentou uma dura batalha na prova de omnium, que terminou na 10.ª posição.

Hoje foi dia de Daniela Campos e João Matias regressarem à pista para disputarem a corrida por pontos e o omnium, respetivamente.

Daniela Campos surpreendeu na corrida por pontos, nesta que é a sua primeira participação num Campeonato da Europa de elite. A corredora portuguesa esteve sempre bem colocada desde o início da prova, atenta a todas as movimentações que iam acontecendo.

A 31 voltas do final da prova arrancou do grupo, vencendo o sétimo sprint, o que lhe permitiu somar cinco pontos. Daniela Campos não se deixou ficar por aí, somando mais três pontos em dois sprints distintos, conquistando assim o nono lugar na prova.

Já João Matias arrancou com um 11.º lugar na corrida de scratch e um 12.º lugar na corrida tempo, que o colocaram na 14.ª posição na geral.

Na corrida de eliminação, o corredor português manteve-se na parte da frente do pelotão durante as primeiras voltas, assegurando assim a sua permanência em prova. A partir da sétima eliminação, João Matias começou a descair no grupo e, após algumas situações de perigo, que conseguiu evitar, acabaria por ser eliminado, terminando no 11.º lugar. Desta feita, o corredor português entrou para a corrida por pontos no 12.º lugar da geral, a apenas seis pontos do top 10.

A corrida por pontos acabaria por ser bastante movimentada, o que dificultou o trabalho do português, que viria a cair alguns lugares, logo na fase inicial da corrida, depois de um grupo de oito corredores ter conseguido fazer a dobragem. No entanto, Matias não baixou os braços e, depois de muito esforço, conseguiu também ele dar uma volta e recuperar algumas posições.

O corredor português acabaria por voltar a andar para trás na classificação, dado o elevado ritmo da corrida e os vários corredores que tentavam recuperar posições. Porém, uma vez mais, João Matias não desistiu e, a apenas seis voltas do final, ganhou vantagem em relação ao pelotão, conseguindo assim ganhar os pontos suficientes no último sprint para subir à 10.ª posição, com 89 pontos.

O selecionador nacional, Gabriel Mendes, afirmou estar muito satisfeito com o resultado de ambos os corredores. “Com a Daniela abordámos a corrida com a consciência de que esta é a primeira competição dela na categoria elite. Conseguiu estar sempre dentro da corrida e somou pontos com surpresa e inteligência. Deu indicações muito boas e estou muito satisfeito com o trabalho dela. Já o programa de omnium foi muito exigente, mas o João esteve muito bem. Tivemos uma prova menos boa, a corrida tempo, mas as restantes estiveram dentro daquilo que era expectável. Fez um excelente concurso e conseguiu cumprir um dos objetivos, que era terminar dentro do top 10”.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Ciclista Matthew Walls vence 105.ª Gran Piemonte ao sprint”


O único português em prova, Nelson Oliveira, foi 110.º classificado, a 31 segundos do vencedor

 

Foto: Photo by Peter PARKS / AFP

O ciclista britânico Matthew Walls (BORA-hansgrohe) venceu a 105.ª edição da Gran Piemonte ao ‘sprint’, à frente do italiano Giacomo Nizzolo (Qhubeka NextHash), segundo, e do neerlandês Olav Kooij (Jumbo-Visma), terceiro.

Walls, de 23 anos, cumpriu os 168 quilómetros entre Rocca Canavese e Borgosesia em 3:34.47 horas, batendo sobre a meta Nizzolo, que ganhou a prova em 2016, e o jovem de 19 anos Kooij.

O jovem da BORA-hansgrohe consegue a maior vitória da carreira e é também o primeiro corredor do Reino Unido a vencer, em 105 edições, a Gran Piemonte, uma das muitas provas históricas italianas, a caminho do último ‘Monumento’ da época, a Volta à Lombardia.

O único português em prova, Nelson Oliveira, foi 110.º classificado, a 31 segundos do vencedor.

Fonte: Sapo on-line

“Alberto Contador diz que ponderou regresso para participar no Giro'2020”


Ex-ciclista espanhol admite que durante o confinamento a sua forma física melhorou

 

Por: Lusa

Foto: Pedro Ferreira

O espanhol Alberto Contador, único ciclista espanhol a vencer as três grandes Voltas, disse, esta sexta-feira, que ponderou voltar ao ativo em 2020 para correr a Volta a Itália, devido à melhoria de forma durante a pandemia de covid-19.

Segundo o 'Pistolero', retirado desde 2017, o período de confinamento levou-o a melhorar a forma de tal maneira que "os dados físicos eram próximos aos do ano da reforma".

"Tinha uns quilos a mais, mas com trabalho podia voltar ao meu nível. Houve um momento em que pensei em regressar, apenas para uma corrida, o Giro", explicou, ao jornal italiano 'Gazzetta dello Sport'.

Duplo vencedor de Volta a França e Giro, além de tri na Vuelta, Contador manteve a atividade desde que parou de correr competitivamente, quer em plataformas digitais, quer em desafios mais ou menos amadores que vai estabelecendo.

Este ano, correu 1.600 quilómetros entre Pinto, a sua terra natal, e Milão, para cumprir uma promessa também relacionada com a 'corsa rosa', na qual o italiano Lorenzo Fortunato, da 'sua' EOLO Kometa, venceu uma etapa e o 'obrigou' à maratona.

Fonte: Record on-line

“Portugal conquista duas medalhas de ouro no Mundial de Orientação em BTT”


Daniel Marques e Susana Pontes vitoriosos

 

Por: Lusa

Portugal conquistou esta quinta-feira duas medalhas de ouro no Campeonato do Mundo de orientação em BTT, no primeiro dia de uma competição em que a Dinamarca conquistou oito medalhas, sete em veteranos e uma em juniores masculinos.

Na prova, que decorreu no Campo Militar de Santa Margarida, em Constância (Santarém), num terreno variado constituído por floresta suburbana, parque e zona urbana com uma densa rede de trilhos, Daniel Marques e Susana Pontes, ambos do Clube de Orientação do Centro (COC), de Leiria, venceram os respetivos escalões etários e conquistaram a primeira medalha de ouro do seu percurso desportivo.

Em declarações à Lusa, Susana Pontes, 50 anos, professora de educação física, não escondeu a satisfação pela subida ao mais alto lugar do pódio, tendo a atleta, que representou a seleção nacional de seniores durante vários anos, feito notar que esta "é a primeira medalha de ouro", tendo já obtido o segundo e terceiro lugar em provas internacionais ao longo da carreira.

"Têm sido alguns anos a treinar, já faço isto desde 2004, tentei sempre dar o meu melhor, obviamente. Hoje, cometi ali um erro e tive que dar tudo até ao fim para ver se as coisas se encaminhavam e realmente tive uma estrelinha de sorte também", afirmou.

Questionada sobre o segredo para o sucesso nesta modalidade desportiva, Susana Pontes destacou a importância de "gerir o fator mental juntamente com o físico", fatores que transporta para as suas aulas e modo de vida.

"Se vamos no nosso limite não conseguimos pensar, temos de gerir isso. E muitas vezes na vida o stress leva-nos também a saber ter que abrandar para pensar, e acho que isto é muito parecido com a vida e a gestão daquilo que temos de fazer", afirmou.

A orientação em Bicicleta de Todo-o-Terreno (BTT) é uma disciplina semelhante à orientação pedestre, mas em que a deslocação é feita em BTT, sendo objetivo conseguir escolher a melhor opção entre os pontos definidos no mapa do traçado definido, numa lógica de corrida individual em contrarrelógio, em terreno desconhecido e geralmente de floresta ou montanha.

Daniel Marques, 37 anos, engenheiro civil de profissão, é um dos mais experientes atletas nacionais, tendo conquistado uma vitória "saborosa" e a primeira medalha de ouro da sua carreira.

"Foi saborosa, como é óbvio, a jogar em casa, numa prova extremamente exigente, com adversários à altura. Consegui hoje ser o mais forte, amanhã logo se vê. Foi uma corrida muito interessante e estou com boas expectativas para os próximos dias também", afirmou.

"Sim, é a primeira [medalha de ouro], é o meu primeiro ano também em masters, portanto, foi uma boa estreia", notou.

Questionado sobre o percurso desenhado em Santa Margarida, Daniel Marques disse que o mesmo "era desafiante, num terreno muito exigente ao nível de navegação e de circulação, ou seja, muita pedra no caminho, muitos caminhos em mau estado", destacou a importância de "saber gerir" as condições da melhor forma, perante atletas de todo o mundo, alguns deles profissionais.

Para o atleta de Leiria, esta é uma modalidade "muito desafiante", e fez notar que "não é só andar bem de bicicleta e não é só o nível físico que interessa, mas também a componente mental", destacando a importância das "escolhas no meio do mapa", e de "escolher os melhores caminhos para chegar o mais depressa possível" aos pontos de controlo.

"É um jogo, um jogo de labirinto e não é o que anda mais que ganha, mas também o que se orienta melhor", afirmou.

Com um total de 369 atletas de 26 países em competição até domingo, nos concelhos de Abrantes, Constância, Chamusca e Sardoal, o Médio Tejo BTT Orientação (MTBO2021) é composto, além do Campeonato do Mundo de veteranos, pelo Campeonato da Europa de juvenis e juniores, que já tiveram esta manhã a realização da prova de sprint, pelo Campeonato da Europa de seniores e CX80 Taça do Mundo de seniores.

Durante a manhã o destaque foi para Itália, Rússia, Áustria e Dinamarca, países que conquistaram o ouro na primeira competição do MTBO 2021 nos escalões juvenis e juniores.

Em evidência esteve a formação da Rússia, que conquistou três medalhas (ouro, prata e bronze), sendo que entre os portugueses a melhor classificação ficou a cargo de Marisa Costa em juniores femininos, na 11.ª posição, a 55 segundos da vencedora.

Davide Machado e a júnior Marisa Costa são os representantes portugueses em que a delegação nacional deposita agora esperanças na conquista de novas medalhas, nomeadamente na Taça do Mundo e no campeonato da Europa de elites de orientação.

Depois de Constância, o evento vai ainda acolher os campeonatos de distância média, na sexta-feira, em Alcaravela (Sardoal), a prova de distância longa, no sábado, no Arrepiado (Chamusca), e a prova de estafetas mistas e estafetas em Abrantes, no domingo.

Fonte: Record on-line

“Academia Joaquim Agostinho / UDO/A grande festa do Ciclismo”


Texto: AfterTwo //works

Fotos: Federação Portuguesa Ciclismo e Carla Domingues

Dois dias a saltar, brincar, pedalar, aprender e conviver com dezenas de jovens provenientes dos quatro cantos de Portugal. Foi assim que os jovens ciclistas da Escola Joaquim Agostinho viveram o regresso do Encontro Nacional de Escolas que no passado fim-de-semana encheu Almeirim de muita cor e alegria.

Para participar em provas de destreza e velocidade em btt e estrada, apresentaram-se na cidade ribatejana mais de meio milhar de jovens de dezenas de clubes de todo país com idades entre os 5 e 14 anos. Em representação da Academia Joaquim Agostinho / UDO estiveram 15 atletas, entre os quais 3 meninas, a Maria, a Leonor e a Joana.


Depois da interrupção do evento em 2020 devido à pandemia, foi com naturalidade que se assistiu a muitas estreias, mas o fantástico ambiente vivido no grupo ajudou a combater o normal nervosismo e o desempenho desportivo foi ao encontro da expectativa de todos os envolvidos.

O entusiasmo foi evidente a todos os níveis, com atletas, família, treinadores e coordenadores a colaborarem de forma dinâmica e unida com um único objetivo, proporcionar uma experiência inesquecível para todos. Criaram-se novas amizades e cultivaram-se valores de união, solidariedade, respeito e competição saudável que sempre caracterizaram o ciclismo de uma forma especial.


Carla Domingues, diretora desportiva da escola de ciclismo torriense, considerou que "foi um fim-de-semana verdadeiramente especial e uma enorme satisfação apresentarmo-nos aqui com tantos atletas. As famílias foram incansáveis na colaboração connosco e ver a felicidade estampada no rosto de cada menino e menina é inexplicavelmente recompensadora. Recordo ainda um episódio especial quando no hotel fomos abordados por alguns estrangeiros que ao ver os nossos equipamentos recordaram Joaquim Agostinho e nos falaram dos seus gloriosos feitos. Um momento emotivo e de reconhecimento internacional vivido por todos".   

Fonte: Academia Joaquim Agostinho / UDO












Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com