quinta-feira, 4 de março de 2021

“Pedalar pode nos inspirar, doze frases inspiradoras”


Por: José Morais

Fotos: Arquivo NP

Todos nós sabemos, de que a vida nem sempre é como um belo passeio de bicicleta sem percalços pela frente, mas muitas vezes parece mais um trilho muito acidentado, cheio de muita lama, apesar de para alguns o mesmo possa ser a definição de pura diversão, mas o que fazer para ter inspiração, e encontrar nos olhos aquele brilho de quem pedalou, voltando para contar alguns dos seus pensamentos sobre a sua persistência, em cima de uma bicicleta.

Negar parque, não existe como o fazer, já que um simples pensamento ou uma frase mais perspicaz existem sobre as nossas emoções, já uma única ideia, é o suficiente para que se consiga condensar inúmeros conceitos da forma como olhamos para o mundo.

E já pensou nalgumas frases acerca da bicicleta, e da sua superação de limites, mas nada melhor do que ganharmos uma nova perspetiva para assim nos motivarmos mais, conseguindo assim ir muito mais longe tanto a andar de bicicleta, como na nossa vida para nos motivarmos a ir mais longe, sendo assim, fica aqui algumas inspirações.


 

Frases muito inspiradoras

 

De Albert Einstein (1879 – 1955), o físico que desenvolveu a teoria da relatividade, deixou-nos a seguinte frase: “A vida é como andar de bicicleta. Para manter o equilíbrio, é preciso estar em movimento”.

 

Para Greg LeMond, ex-ciclista profissional, e campeão por três vezes da Volta a França a sua frase: “Nunca fica mais fácil, apenas pedalamos mais depressa”.


 

De Johan Museeuw, ex-ciclista profissional, e duas vezes campeão mundial, a sua frase era: “Cair faz parte de andar de bicicleta, tal como chorar faz parte do amor”.

 

O Dr. K. K. Doty deixou uma frase encorajadora: “Os ciclistas veem muito mais deste mundo maravilhoso do que qualquer outra classe de cidadãos. Uma boa bicicleta, bem aplicada, curará a maioria dos males que assolam o corpo”.

Para Chip Brown, escritor a sua frase foi a seguinte: “Tal como os cães, as bicicletas são catalisadores sociais que atraem uma categoria superior de pessoas”.


 

O ex-ciclista profissional Jens Voigt, que detém o recorde da prova World tour deixou a sua frase: “Para além da dor, existe todo um novo universo de ainda mais dor”.

 

De Lance Armstrong, ex-ciclista profissional cuja carreira terminou devido ao doping, a sua frase inspiradora: “A dor é temporária, pode durar um minuto, ou uma hora, ou um dia ou um ano, mas eventualmente desaparecerá e outra coisa tomará o seu lugar, se eu desistir, no entanto, a dor dura para sempre”.

 

De Sir Arthur Conan Doyle (1859 – 1930), o autor de Sherlock Holmes dizia na sua frase: “Quando os ânimos estão em baixo, quando o dia se afigura negro, quando o trabalho se torna monótono, quando ter esperança dificilmente parece valer a pena, simplesmente monta na bicicleta e sai para dar uma volta pelas redondezas, sem pensar em mais nada a não ser a volta que estás a dar”.

 

Para o autor de The Man Who Loved Bicycles Daniel Behrman, (1924 – 1990), deixava a frase: “O vento nunca está contigo, ou está contra ti, ou estás apenas a ter um dia bom”.


 

O ex-ciclista profissional Greg LeMond, campeão por três vezes da Volta à França, expressava-se na seguinte frase: “Sempre lutei para alcançar a excelência. Uma coisa que o ciclismo me ensinou é que se conseguirmos algo sem nos esforçarmos, isso não nos irá satisfazer”.

 

Para Eddy Merckx, ex-ciclista profissional e campeão de ciclismo a sua frase foi: “Os ciclistas vivem com a dor, se não a consegues aguentar, não irás alcançar nada”.

 

Do romancista Maurice Leblanc (1864 - 1941), a sua frase inspiradora era a seguinte: “Quando andamos de bicicleta, respiramos, admiramos e escutamos a própria natureza, porque o movimento produzido contrai ao máximo os nossos nervos e dota-nos de uma sensibilidade que até então não conhecíamos”.

 

E estas algumas das frases inspiradoras, interessante, belos pensamentos, agora de que necessita, apenas o de começar a pedalar.

“Alejandro Valverde pondera competir mais um ano”


Por: José Morais

Fotos: Getty Images Sport

Depois de ter anunciado terminar a sua carreira este ano, Alejandro Valverde pondera agora apenas deixar a competição em 2022 ao serviço da Movistar, para isso tudo vai depender do calendário das provas que se irão realizar ao longo do ano, disse o ex-campeão.

Valverde que já tinha prometido terminar a sua carreira, depois da sua quinta e última participação nos Jogos olímpicos, como a sua última Volta a Espanha, disse o ciclistas que já leva uma longa carreira de profissional que iniciou em 2002.

Mas após pensar, Valverde já ponderou prolongar a sua carreia por mais um ano, atingindo assim a sua 21ª temporada, se as coisas não correrem assim tão bem este ano, adicionar mais um ano era importante para terminar a carreira com uma época normal, algo que não esta a acontecer, disse Valverde, que vai completar 41 anos de idade já em abril próximo.

Sendo assim aposentar-se não será já a decisão definitiva, esperamos para ver como se vai desenvolver a pandemia, tenho uma temporada muito importante, é um ano de Jogos Olímpicos, mas nada sabemos o que vai acontecer, já que em duas semanas pode tudo mudar, estamos na incerteza, neste momento estamos focados nos Jogos, e terá de se estar em boa forma para se chegar lá, mas por agora temos de esperar mais algum tempo.

No seu discursou na cerimônia do Prémio Nacional dos Desportos de 2018 realizado em Espanha, é um evento que tradicionalmente se realiza com um ano de atraso, foi celebrado desta vez ainda com mais atraso provocado pela pandemia, Valverde que recebeu o título do melhor atleta espanhol, o qual compartilhou com o snowboarder e medalhista olímpico Regino Hernandez, título conquistado no campeonato do mundo de 2018.

Com duas participações este ano na época, na Clássica de Almeria, e Tour dos Emirados Árabes Unidos, mas sem qualquer vitória e a brilhar muito pouco, a Volta à Catalunha que já conquistou por três vezes em 2009, 2017, e 2018 será a próxima prova de Valverde, e ainda poderá ter mais uma chance, a de conquistar no Liege-Bastogne-Liege, a sua quinta vitória, corrida que venceu a última vez em 2017. 

“Preparação no Triatlo, estágio em Monte Gordo”


O foco no treino em Estágio é a 100%

Depois da época conturbada de 2020, a motivação dos triatletas centra-se agora na preparação para a próxima época e para os Jogos Olímpicos, competição agendada para o verão de 2021. No total, 22 triatletas entraram em Estágio em Monte Gordo, entre seis da categoria júnior, seis sub-23 e 10 atletas de elite, contando com o enquadramento técnico dos treinadores Lino Barruncho, Pedro Leitão e Rodolfo Lourenço.

«O volume e a intensidade do treino aumentam em época pré-competitiva, pelo que o estágio é a melhor opção para o treino dos atletas», afirma Lino Barruncho, treinador de alto rendimento.

Durante o estágio, os triatletas conseguem manter-se focados sem outras solicitações, pelo que é possível enquadrar um treino de quase 40 horas semanais que inclui cerca de 35km de natação, 400km de bicicleta e 90km de corrida. «Foram duas semanas neste registo de treino, objetivo que só é possível cumprir em estágio, realizando um trabalho complementar de ginásio e treino de core», explica Lino Barruncho.


A triatleta Melanie Santos, que se encontra na preparação para a prova individual dos Jogos Olímpicos, está atualmente em excelente forma apresentando bons indicadores. «Treinou como nunca tinha treinado, apresentou valores muito bons, alcançando todos os objetivos que tinham sido delineados para este estágio», explica Lino Barruncho.

Pela frente os atletas têm uma semana de ‘recuperação’, diminuindo um pouco o volume e intensidade alcançados no estágio, para regressar, na segunda semana de março, para mais um estágio em Monte Gordo. Esta região do Algarve apresenta condições de excelência para os triatletas: natação em piscina de 50 metros, um excelente percurso de ciclismo, quer pela qualidade das estradas, que têm pouco trânsito, quer pelo ‘sobe e desce’ que ajuda a imprimir maior intensidade. Os atletas treinam corrida num piso mais ‘brando’, pelo que é possível aumentar o volume sem aumentar o risco de lesão.


O final deste segundo estágio irá provavelmente coincidir com as novidades sobre a qualificação olímpica, pelo que o treino será organizado a partir daí.

Atletas em estágio, Alexandre Nobre, Melanie Santos, Madalena Almeida, Vera Vilaça, treinador Lino Barruncho.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com