terça-feira, 4 de julho de 2023

“Pedrogão Triatlo sagra-se bicampeão nacional de triatlo jovem”


Alhandra e Benfica completaram o pódio

 

 Por: Record

Foto: André Campos

O Pedrógão Triatlo sagrou-se, no passado fim-de-semana, em Amora, campeão nacional de Triatlo Jovem pelo segundo ano consecutivo, após cinco etapas com três vitórias, um 2.º e um 3.º lugares, um título que junta ao tricampeonato regional de triatlo recentemente conquistado.

Com uma comitiva de 43 atletas, o clube de Torres Novas marcou presença na prova que contou com mais de 500 jovens atletas de 40 clubes nacionais.

 

Classificação final do Campeonato Nacional Jovem por Equipas:

 

1º Pedrógão Triatlo;

2º Alhandra S.C;

3º Sport Lisboa e Benfica

Fonte: Record on-line

“Frederico Figueiredo entre os favoritos à vitória do Troféu Joaquim Agostinho”


Ciclista venceu as últimas três edições da competição

 

Por: Lusa

Foto: Frederico Figueiredo Facebook

O ciclista Frederico Figueiredo (Grassdrive-Anicolor), vencedor das três últimas edições, volta a ser um dos favoritos à vitória no Troféu Joaquim Agostinho, que se realiza entre 13 e 16 de julho, foi esta terça-feira divulgado.

José Soares, da direção da Federação Portuguesa de Ciclismo, disse, na conferência de imprensa de apresentação da prova, que Frederico Figueiredo é um dos favoritos à vitória do Troféu Joaquim Agostinho, depois de ter sido o primeiro a conseguir três vitórias consecutivas em 45 anos da prova.

O Troféu Joaquim Agostinho, que se realiza este ano entre os dias 13 e 16, vai para a estrada com 120 corredores, de 18 equipas, seis das quais são estrangeiras: Bai-Sicasal-Petro de Luanda (Angola), Burgos BH, Electro Híper Europa, Kern Pharma, Caja Rural (Espanha) e X/Speed Unit (Canadá).

ABTF-Feirense, AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense, Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, Credibom-LA Alumínios-MarcosCar, Efapel, Glassdrive-Q8-Anicolor, Kelly-Simoldes-UDO, Rádio Popular-Paredes-Boavista, Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, Fonte Nova-Felgueiras, Óbidos-Cycling Team e Portos Windmob.

A 46.ª edição da prova arranca no dia 13 julho com um prólogo de oito quilómetros na localidade do Turcifal.

A primeira etapa está reservada para o dia 14, ligando Sobral de Monte Agraço e a Foz do Arelho, no concelho de Caldas da Rainha, ao fim de 156,7 quilómetros percorridos.

No dia 15, terceiro dia da prova que homenageia Joaquim Agostinho, realiza-se a segunda etapa, entre Serra d'El Rei, no concelho de Peniche, e Torres Vedras, num total de 143,7 quilómetros.

O último dia do troféu, a 16, é o mais difícil, com a subida da Serra do Montejunto, onde se localiza a meta, e com 185 quilómetros de percurso na terceira etapa, que parte da Lourinhã e que se prevê que seja decisiva.

Fonte: Record on-line

“Tour: Philipsen 'bisa' na quarta etapa e Yates vai de amarelo para os Pirenéus”


Prova continua a ser liderada pelo britânico Adam Yates, com mais seis segundos que o colega de equipa, Tadej Pogacar

 

Por: Lusa

Foto: O ciclista belga Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) conquistou hoje a segunda vitória consecutiva, ao impor-se na quarta etapa da 110.ª Volta a França, que continua a ser liderada pelo britânico Adam Yates (UAE Emirates) na véspera da entrada nos Pirenéus.

Num final acidentado e marcado por várias quedas, Philipsen foi o melhor pelo segundo dia consecutivo, cortando a meta, após 181,8 quilómetros entre Dax e Nogaro, com o tempo de 04:25.28 horas, à frente do australiano Caleb Ewan (Lotto Dstny) e do alemão Phil Bauhaus (Bahrain Victorious), respetivamente segundo e terceiro.

Adam Yates, que chegou no grupo do vencedor, manteve os seis segundos de diferença para os mais diretos perseguidores, o seu colega esloveno Tadej Pogacar, e o seu irmão gémeo Simon (Jayco AlUla), respetivamente segundo e terceiro na geral, e vai na quarta-feira enfrentar o primeiro grande teste à sua liderança nos 162,7 quilómetros entre Pau e Laruns, que incluem uma contagem de montanha de categoria especial e outra de primeira, a menos de 20 quilómetros da meta.

Fonte: Sapo on-line

“Antonia Niedermaier vence quinta etapa do Giro feminino”


Van Vleuten reforça liderança na classificação geral

 

Por: Lusa

Foto: wmncycling Instagram

A ciclista alemã Antonia Niedermaier (Canyon//SRAM Racing) venceu esta terça-feira a quinta etapa do Giro feminino e subiu ao segundo posto da geral, que continua a ser liderada pela holandesa Annemiek van Vleuten (Movistar).

A alemã, de apenas 20 anos, completou os 105,6 quilómetros entre Salassa e Ceres com o tempo de 03:14.02 horas, e com um ataque a 24 quilómetros da meta bateu Annemiek van Vleuten, que chegou nove segundos depois, enquanto em terceiro ficou a neozelandesa Niamh Fisher-Black (Team SD Worx), já a 01,26 minutos da vencedora.

A italiana Elisa Longo Borghini (Lidl-Trek), que estava em segundo na geral no início da etapa, seguia junto a van Vleuten, mas acabou por cair na última descida do dia e perdeu bastante tempo, estando agora no 17.º posto, já a mais de oito minutos na 'maglia rosa'.

Com o segundo posto na etapa, a neerlandesa da Movistar, que vai deixar o ciclismo no final da temporada, reforçou a liderança da geral, com 2,07 minutos de vantagem para Niedermaier, que subiu a segundo, enquanto em terceiro está a norte-americana Veronica Ewers (EF Education-TIBCO-SVB), a 2,18.

Aos 40 anos, a ciclista da Movistar está cada vez mais perto de revalidar o título na Volta a Itália e de somar o seu quarto triunfo na geral da prova, que venceu em 2022, 2019 e 2018.

A portuguesa Beatriz Pereira (Bizkaia Durango), única representante lusa na prova depois do abandono de Maria Martins (Fenix-Deceuninck), foi 145.ª na etapa de hoje, a 40,14 minutos, estando na geral no 147.º posto, a 01:25.11 horas.

Na quarta-feira, a sexta etapa, de 104,4 quilómetros, vai começar e terminar em Canelli, num percurso essencialmente plano, com apenas duas contagens de montanha de terceira categoria.

Fonte: Record on-line

“Cristofer Bosque líder do ranking nacional de XCO e grande desempenho de Ana Santos na UCI World Series de Val di Sole”


Por: Ricardo Manso

Fotos: @el_awakate

O piloto catalão Cristofer Bosque está no topo do ranking nacional de XCO da Real Federação Espanhola de Ciclismo (RFEC) na categoria de elite. Graças à sua regularidade ao longo da temporada no calendário espanhol, Bosque chega ao campeonato espanhol em Sabiñanigo (Huesca) como líder indiscutível da classificação.


Por outro lado, a ciclista portuguesa Ana Santos protagonizou no passado domingo uma prestação de destaque na UCI World Series de Val di Sole (Itália), em representação do seu país. Apesar de ter sofrido uma queda no início da prova que a relegou para a última posição, Santos mostrou o seu espírito competitivo ao subir mais de 30 posições e terminar no top 30, mais concretamente no 27.º lugar.

A equipa está a preparar as próximas competições, que são fundamentais no calendário. Este fim de semana, Ana Santos vai participar no Campeonato da Europa de XCO Sub-23 na cidade de Anadia (Portugal). Posteriormente, ambos os pilotos irão competir nos respetivos campeonatos nacionais, que terão lugar no dia 16 de julho, em Paredes de Coura (Portugal) e Sabiñanigo (Espanha).

Fonte: X-Sauce Factory Team




“IV Aquatlo Jovem da Amadora”


No próximo dia 15 de julho (sábado), irá realizar-se o IV Aquatlo Jovem da Amadora, iniciativa promovida pela Câmara Municipal da Amadora, com organização da Federação de Triatlo de Portugal e o apoio técnico do Clube de Natação da Amadora.

A prova está integrada na 6.ª Etapa do Campeonato Jovem de Lisboa e Alto Alentejo - escalões jovens e realiza-se nos segmentos de Natação e Corrida, no Complexo de Piscinas da Reboleira e áreas adjacentes, com distâncias adaptadas a cada escalão.

A atividade tem início previsto às 13h00 (abertura do secretariado) e início da prova às 15h00. A cerimónia de entrega de prémios está prevista para as 18h45.

As inscrições devem ser efetuadas através do site da Federação de Triatlo de Portugal, até dia 11 de julho (terça-feira), em: http://www.federacao-triatlo.pt/ftp2015/aplicacao-de-gestao-ftp/

Fonte: Câmara Municipal da Amadora

“Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe”


O tradicional circuito de verão minhoto, integrado nas festas em honra de Nossa Senhora de Antime, também conhecidas como Festas do Concelho, percorrerá algumas das principais artérias de Fafe. O pelotão júnior irá percorrer por quatro vezes o circuito de 20 km, com partida e chegada à Praça 25 de Abril.

A festa do ciclismo júnior regressa a Fafe no próximo sábado (8 de julho) com a realização do Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe, prova pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã.

Numa organização da Associação de Ciclismo do Minho, com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, o Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe promete, como é habitual, muita luta pelas melhores posições.

A prova fafense arranca às 14h00 com partida e chegada marcada para a Praça 25 de Abril e os ciclistas terão de fazer quatro voltas a um circuito, num total 85,2 quilómetros

A prova de ciclismo, habitualmente integrada no programa das Festas em honra de Nossa Senhora de Antime / Festas do Concelho, realiza-se em circuito e incluirá passagens pelas seguintes localidades: Fafe (Praça 25 de Abril, partida simbólica), Rua Serpa Pinto, Av. Granja (partida real), Jopedois, Cepães, Fareja, EN 101, Vila Nova de Infantas, Mesão Frio, EN 206, Portela de Arões, Arões (Igreja Românica), Fafe, Rua Cidade de Guimarães, Rua dos Aliados, Av. Granja. Na última volta, seguem pela Rua dos Aliados prossegue em direção à Praça 25 de Abril pela Rua Serpa Pinto.

O ano passado, numa prova marcada pelo intenso calor, Duarte Domingues (Escola Ciclismo Bruno Neves/Vise) e Maria Jesus Barros (Team Orense Women) foram os vencedores. Por equipas impôs-se a Escola de Ciclismo Bruno Neves/Vise.

O Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe organizado pela Associação de Ciclismo do Minho conta com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, Guimarpeixe, Jopedois, Auto Terror, UDAR Quinchães, SEG 3 - Mediação de Seguros, Polícia Municipal de Fafe, Bombeiros Voluntários de Fafe, Infraestruturas de Portugal e revista Ciclismo a Fundo.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Campeonato da Europa de BTT Anadia”


Melhores do mundo pedalam em Anadia até domingo

 

Por: José Carlos Gomes

Os melhores sub-23 e juniores dos rankings mundiais estão inscritos no Campeonato da Europa de BTT, que se disputa na pista de Tamengos, Anadia, entre quinta-feira e domingo.

A lista de participantes conta com 234 corredores, oriundos de 25 nações europeias. Mas, mais do que os números, interessa conhecer os nomes, pois estarão em Portugal aqueles que ocupam os postos cimeiros dos respetivos rankings mundiais.

Nos sub-23 masculinos estão inscritos seis dos sete europeus que ocupam o top 10 da Taça do Mundo de cross country olímpico (XCO). Entre eles os dois primeiros do ranking, o francês Adrian Boichis e o suíço Daio Lillo. Também foram inscritos o quarto, Luk Wiedmann (Suíça), o quinto, Tom Schellekens (Países Baixos), o sétimo, Oliver Solvhoj (Dinamarca), e o oitavo, Andreas Emanuel Vittone (Itália).

Ainda em sub-23, mas no setor feminino, Anadia vai receber as três melhores da Taça do Mundo de XCO: Heby Sofie Pedersen (Dinamarca), Ronja Blöchlinger (Suíça) e Ginia Caluori (Suíça). Mas também a quinta, Noëlle Buri (Suíça), a sexta, Noemie Garnier (França), a sétima, Sina van Thiel (Alemanha), e a oitava, Sara Cortinovis (Itália).

A mesma situação verifica-se nos juniores. Nos sub-19 masculinos estarão presentes o primeiro do ranking mundial, Sivert Ekroll (Noruega), o segundo, Mikkel Lose (Dinamarca), o sétimo, Julien Hemon (França), o oitavo, Leo Lounela (Suécia), e o décimo, Loris Hättenschwiler (Suíça).

A lista de inscritas em sub-19 femininas é também de grande qualidade, incluindo a primeira do ranking, Katrin Embacher (Áustria), a segunda, Natalia Grzegorzewska (Polónia), a terceira, Carla Hahn (Alemanha), a quinta, Marta Cano (Espanha), a sétima, Anina Hutter (Suíça), e a oitava, Valentina Corvi.

Estão convocados vinte corredores para representar Portugal nesta competição. O selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário, convocou os corredores de elite Joana Monteiro, Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team), Mário Costa, Roberto Ferreira (Guilhabreu MTB) e Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos).

Os convocados na categoria de sub-23 são Ana Santos (X-Sauce Factory Team), Alexandre Gonçalves (Marrazes/Gui/Brejinho/BikeZone Leiria), Artur Mendonça (BTT Loulé/Elevis), Diogo Neves e Tomás Frazão (Guilhabreu MTB) e João Cruz (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde).

Estão ainda escalados os juniores Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB), Duarte Galvão (Águias Alpiarça/Triumtermica/Remax), Eduardo Rodrigues, João Fonseca e Rodrigo Araújo (Clube BTT Matosinhos), Guilherme Barros e Rafael Sousa (Guilhabreu MTB), Lucas Ferreira (Sabor do Norte/BilaBiker's Racing Team) e Tomás Gaspar (Penafiel Bike Clube).

Amanhã divulgaremos a distribuição dos corredores pelas provas e os objetivos de Portugal para este Campeonato da Europa.

 

Programa de competição

Quinta-feira 06/07/2023

 

11:00 – 11:45 XCC Juniores Femininas, Final

13:00 – 13:45 XCC Juniores Masculinos, Final

15:30 – 16:15 XCC Elite Feminina, Final

17:30 – 18:15 XCC Elite Masculina, Final

 

Sexta-feira 07/07/2023

 

15:00 – 16:30 Estafetas Mistas (XCR), Final

 

Sábado 08/07/2023

 

11:00 – 12:15 XCO Juniores Masculinos, Final

14:00 – 15:15 XCO Juniores Femininas, Final

 

Domingo 09/07/2023

 

11:00 – 12:30 XCO Sub-23 Femininas, Final

14:00 – 15:30 XCO Sub-23 Masculinos, Final

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Troféu Joaquim Agostinho com quatro dias de prova”


46.º Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras de 13 a 16 de julho de 2023

 

O 46.º Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho irá realizar-se de 13 a 16 de julho, com um pelotão de cerca de 120 corredores e 17 equipas, 6 delas oriundas de países como Angola, Canadá e Espanha. Esta prova de homenagem ao mítico e exemplar atleta Joaquim Agostinho é a corrida portuguesa há mais tempo inscrita no calendário da UCI, completando este ano 40 anos ao lado das grandes corridas de ciclismo internacionais, numa organização da União Desportiva do Oeste /UDO) em parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras.

O Troféu Joaquim Agostinho arranca a 13 de julho, com o já habitual prólogo do Turcifal, estando a partida do primeiro corredor agendada para as 17h00. A corrida percorre, ao longo de quatro dias, o território Oeste de Portugal, com partidas e chegadas localizadas em Sobral de Monte Agraço, Foz do Arelho, Serra d’el Rei e no mítico circuito de Torres Vedras, que tem lugar dia 15 de julho, a partir das 14h35.


A consagração do vencedor é no Alto de Montejunto, após uma etapa com partida da vila da Lourinhã, que regressa assim ao mapa do Troféu Joaquim Agostinho. A 46.ª edição do Grande Prémio Internacional de Torres Vedras conta com um total de 494,2km, 2 prémios de montanha de 1.ª categoria, 1 prémios de montanha de 2.ª categoria; 7 prémios de montanha de 3.ª categoria, 13 metas volantes e 3 pontos quentes, e promete levar a festa do ciclismo aos “quatro cantos” da Região Oeste.


 

 

Etapas

 

13 – Prólogo | Turcifal – Turcifal, 8kms| partida 1.º corredor 17h00

14 – 1.ª etapa| 12h00 Sobral Monte Agraço / 15h45 Foz do Arelho, 156,7kms

15 – 2.ª etapa |12h15 Serra d’El Rei / 15h45 Torres Vedras, 143,7km (1.ª passagem meta às 14h35, circuito 4 voltas)

16 – 3.ª etapa | 11h15 Lourinhã / 15h40 Alto de Montejunto, 185,8kms

 

Equipas

 

 

ABTF Betão / Feirense

AP Hotels & Resorts Tavira / SC Farense

Aviludo / Louletano / Loulé Concelho

Credibom/ LA Aluminios/ Marcos Car

Efapel Cycling

Glassdrive /Q8 / Anicolor

Kelly / Simoldes / Udo

Radio Popular / Paredes-Boavista

Tavfer / Ovos matinados/ Mortágua

Fonte Nova Felgueiras

Óbidos / Cycling Team

Portos Windmob

Bai / Sicasal / Petro de Luanda, ANG

Burgos BH, ESP

Caja Rural / Seguros RGA

Electro Hiper Europa, ESP

Equipo Kern Pharma, ESP

X / Speed Unit, CAN

 

O Troféu Joaquim Agostinho tem 5 camisolas de liderança

 

Camisola Amarela - Oeste Portugal - Class. Geral Individual

Camisola Verde - Transportes Vilas Boas - Class. Geral por Pontos

Camisola Azul - Rações Valouro - Class. Geral da Montanha

Camisola Branca - Colchões Bom Repouso - Class. Geral Metas Volantes

Camisola Laranja - IPDJ – Inst. Português Desp. e Juventude - Class. Geral Juventude

A Organização do Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho apela para a ação individual de cada interveniente no cumprimento das normas de segurança rodoviária, adotando um comportamento adequado em prol da sua segurança e dos outros.

A Organização expressa o seu agradecimento às entidades oficiais, empresas, associações, e outras entidades, extensivo também a todos que individualmente, de forma profissional ou em regime de voluntariado, possibilitam que esta prova se concretize.

Acompanhe a prova, consulte os locais de passagem e classificações:

www.facebook.com/trofeujoaquimagostinho - www.instragram.com/trofeu.joaquim.agostinho -  www.fpciclismo.pt    

Fonte: UDO - União Desportiva do Oeste

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com