sábado, 13 de maio de 2023

“Análise Giro 2023: Healy consagrado à frente do ataque de Roglic e da INEOS a Evenepoel”


No domingo, o segundo contrarrelógio desta edição liga Savignano sul Rubicone a Cesena em 35 quilómetros, em novo teste para os candidatos à vitória final antes do primeiro dia de descanso, na segunda-feira

 

Fonte: Lusa

O ciclista irlandês Ben Healy (EF Education-Easy Post) venceu hoje a solo a oitava etapa da Volta a Itália, o maior triunfo da carreira, num dia marcado pelo ataque do esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) e da INEOS.

Healy, de 22 anos, cumpriu os 207 quilómetros entre Terni e Fossombrone em 4:44.24 horas, vencendo a solo após um ataque de longe que o distanciou da fuga do dia, em que o canadiano Derek Gee (Israel-Premier Tech) foi segundo e o italiano Filippo Zana (Jayco-AlUla) terceiro, ambos a 1.49 minutos.

Nas contas da geral, Roglic atacou os restantes favoritos e levou consigo os britânicos Tao Geoghegan Hart e Geraint Thomas, ganhando 14 segundos a alguns dos outros candidatos, ainda que o norueguês Andreas Leknessund (DSM) tenha segurado a camisola rosa, agora com apenas oito segundos de vantagem para o belga Remco Evenpoel (Soudal Quick-Step), segundo, e 38 para Roglic.

O português João Almeida (UAE Emirates) segue em quarto, a 40 segundos.

No que toca à luta pela geral, foi o I Cappuccini que decidiu nas duas passagens por esta contagem de montanha, primeiro pelo bloco da INEOS, que impôs um ritmo alto na primeira ocasião, a fazer lembrar os tempos em que ainda eram a Sky, e selecionaram o pelotão – e reduziram a ajuda para Evenepoel, o ‘alvo a abater’ do pelotão.

Mais tarde, já a fuga tinha garantido o triunfo – e Healy uma vantagem significativa para os restantes – e ‘Rogla’ decidiu atacar o campeão do mundo de fundo, humanizando-o com os dois INEOS a reboque.

Os segundos ganhos são mais simbólicos do que outra coisa, mas deram a primeira mostra de força ante um belga, campeão da Volta a Espanha em 2022, que parecia invencível, ainda para mais por parte do esloveno, com uma equipa alternativa após as principais escolhas falharem por doença, e dos homens da INEOS, que hoje perdeu o italiano Filippo Ganna devido a covid-19.

Mais à frente, Healy correu a etapa como se de uma clássica se tratasse e selecionou os homens da fuga, com muitos nomes ‘pesados’, a começar pelo francês Warren Barguil (Arkéa Samsic) ou o letão Toms Skujins (Trek-Segafredo), lançando um ataque que ninguém conseguiu seguir.

Foram cerca de 50 quilómetros sozinho que confirmaram as credenciais que já tinha mostrado nas clássicas das Ardenas, conseguindo um triunfo icónico aos 22 anos, na estreia em grandes Voltas.

“Estou muito feliz. Esta manhã pensei que seria uma boa etapa para ir para a fuga, lutei para escapar e consegui”, declarou o irlandês, que desde os primeiros quilómetros tentou e tentou e tentou até vingar a ‘sua’ fuga.

No domingo, o segundo contrarrelógio desta edição liga Savignano sul Rubicone a Cesena em 35 quilómetros, em novo teste para os candidatos à vitória final antes do primeiro dia de descanso, na segunda-feira.

Fonte: Sapo on-line

“Vasco Vilaça sobe à liderança do Mundial”


Triatleta português foi terceiro na segunda etapa do Campeonato do Mundo disputada no Japão

 

Por: Lusa

Foto: DR/Arquivo

O triatleta português Vasco Vilaça conquistou este sábado o terceiro lugar na segunda etapa do Campeonato do Mundo de triatlo, disputada em Yokohama, no Japão, e ascendeu à liderança do mundial.

Na segunda etapa do World Triathlon Championship Series, Vilaça completou a prova de 1.500 metros de natação, 40 quilómetros de bicicleta e 10 quilómetros de corrida com o tempo de 01:42.18 horas, com o neozelandês Hayden Wilde a vencer a competição, enquanto o australiano Matthew Hauser foi segundo.

Com este resultado, Vasco Vilaça ascende à liderança do Campeonato do Mundo, após terem sido disputadas duas etapas.

Na competição masculina esteve também presente João Pereira, que terminou a prova no 49.º posto.

Já nas elites femininas, Melanie Santos, a única representante nacional, terminou a competição no 16.º lugar e soma importantes pontos para a qualificação olímpica.

Melanie Santos fez o tempo de 01:56.03 horas, numa competição que foi ganha pela britânica Sophie Coldwell, com a mexicana Rosa Tapia Vidal em segundo e a norte americana Taylor Knibb em terceiro.

O Campeonato do Mundo segue para Itália com a terceira etapa a ser disputada em Cagliari, no dia 27 de maio.

Fonte: Record on-line

“União Ciclista Internacional vai sancionar uso de helicóptero após etapas”


Algumas equipas utilizaram este meio de transporte depois da tirada de ontem no Giro

Foto: Soudal Quick-Step/Twitter

 

Por: Lusa

Foto: Soudal Quick-Step/Twitter

A União Ciclista Internacional (UCI) anunciou este sábado que vai tomar "as necessárias medidas e sanções" para garantir que o uso de helicópteros para retirar corredores de montanhas após etapas não se repete, após acontecer na Volta a Itália.

Em comunicado hoje divulgado, a UCI notou "o uso de transporte por helicóptero por alguns ciclistas" para abandonarem a zona da meta da sétima etapa do Giro, na montanha coberta de neve em Gran Sasso d'Itália.

"Isto constitui uma vantagem que vai contra os princípios do 'fair play' e os regulamentos que pretendem garantir tratamento igual para 'transfer' de equipas para hotéis. Este uso também vai contra o princípio da redução da pegada de carbono", pode ler-se na nota.

Esta situação levará o organismo de cúpula do ciclismo mundial a "tomar as medidas e sanções necessárias para garantir que esta prática não ocorre no futuro", mas não descreve quais serão as sanções impostas.

"A UCI condena firmemente este comportamento, (...) que vai contra os valores fundamentais do desporto", termina.

Fonte: Record on-line

“Giro: Filippo Ganna abandona com sintomas de covid-19”


“Lamentavelmente, Ganna não alinhou à partida da etapa oito do Giro, por testar positivo à covid-19 e mostrar sintomas”
, anunciou a equipa britânica

 

Por: Lusa

O ciclista italiano Filippo Ganna (INEOS), campeão do mundo de contrarrelógio em 2020 e 2021 e atual recordista da Hora, abandonou hoje a Volta a Itália com sintomas de covid-19, antes da partida para a oitava etapa.

O campeão de contrarrelógio, especialista nesta modalidade e em ciclismo de pista, vai agora “descansar e recuperar completamente antes de retomar o calendário de corridas em 2023”.

O ciclista de 26 anos era, além de um dos favoritos do público na corrida ‘da casa’, também um dos sérios candidatos à vitória no ‘crono’ de domingo, na nona etapa, depois de ter sido segundo no exercício individual que inaugurou esta edição da ‘corsa rosa’.

Vencedor de seis etapas no Giro, o seis vezes campeão do mundo em disciplinas de pista era também uma peça importante na ajuda aos líderes da equipa Geraint Thomas e Tao Geoghegan Hart.

É mais um caso de covid-19 no pelotão, dois dias depois de o francês Clément Russo (Arkéa Samsic) abandonar a corrida, o primeiro a fazê-lo, seguido pelos italianos Nicola Conci (Alpecin-Deceuninck) e Giovanni Aleotti (BORA-hansgrohe).

A oitava etapa da Volta a Itália, liderada pelo norueguês Andreas Leknessund (INEOS) e com João Almeida (UAE Emirates) em quarto, liga hoje Terni a Fossombrone em 207 quilómetros.

Fonte: Sapo on-line

“Diretor desportivo da JV Perfis-Windmob garanter ter "jovens ciclistas que serão certezas no futuro"


José Barros falou a propósito da conquista de Jonatan Montoya da Taça de Portugal de Esperanças

 

Por: José Santos

Foto: JV Perfis-Windmob

A conquista da Taça de Portugal de Esperanças alcançada pelo jovem Jonatan Montoya é o resultado de uma forte aposta da JV Perfis-Windmob na modalidade do ciclismo. A equipa de Lordelo, concelho de Paredes, arrancou há pouco mais de um ano com uma equipa de sub-23 para promover jovens valores nacionais e da América latina, como é o caso do colombiano Jonatan Montoya, de 21 anos.

"O nosso objetivo passava por vencer a Taça de Portugal e vincar o espírito ganhador", começou por referir a Record o diretor desportivo da equipa. José Barros revelou que o segredo na vitória da Taça de Portugal esteve no "grupo homogéneo e de alguns ciclistas que serão com muita qualidade que no futuro serão certezas".

O objetivo JV Perfis-Windmob para esta época passa por "tentar ganhar nos prémios com os profissionais". "Destacar-nos nas fugas e vencer uma camisola secundária, sabendo que é difícil ganhar aos profissionais. Estaremos também na Volta a Portugal ao Futuro e queremos discutir a prova", concluiu José Barros.

Fonte: Record on-line

“24 Horas Btt Famalicão 2023”


As 24 Horas de Btt de Famalicão são já uma prova mítica do panorama bttista nacional, não deixe de participar, já que é sempre melhor contar a história do que ouvi-la.

Inscrições e informações em: www.classificacoes.net/modalidades/btt/24-horas-btt-de-famalicao-enif-13-aniversario#inscriptions

 

Informações:

 

Organizador da prova:

Amigos do Pedal Famalicão

 

Data da prova:

01 Julho 2023 a 02 Julho 2023

 

Site oficial da prova:

https://www.24horasbttfamalicao.com/

 

Site do organizador:

http://www.amigosdopedal-famalicao.com/

“Giro: Ben Healy vence oitava etapa, Andreas Leknessund segue líder”


Por: SIF // AJO

Foto: Reuters

O ciclista irlandês Ben Healy (EF Education-Easy Post) venceu hoje a oitava etapa da Volta a Itália, em que o norueguês Andreas Leknessund (DSM) segurou a liderança da geral e João Almeida (UAE Emirates) segue em quarto.

Healy, de 22 anos, cumpriu os 207 quilómetros entre Terni e Fossombrone em 4:44.24 horas, vencendo a solo após um ataque de longe que o distanciou da fuga do dia, em que o canadiano Derek Gee (Israel-Premier Tech) foi segundo e o italiano Filippo Zana (Jayco-AlUla) terceiro, ambos a 1.49 minutos.

Nas contas da geral, o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) atacou os restantes favoritos e levou consigo os britânicos Tao Geoghegan Hart e Geraint Thomas, da INEOS, ganhando 14 segundos a alguns dos outros candidatos, ainda que Leknessund tenha segurado a camisola rosa, agora com apenas oito segundos de vantagem para o belga Remco Evenpoel (Soudal Quick-Step), segundo, e 38 para Roglic. Almeida segue em quarto, a 40 segundos.

No domingo, o segundo contrarrelógio desta edição liga Savignano sul Rubicone a Cesena em 35 quilómetros, em novo teste para os candidatos à vitória final antes do primeiro dia de descanso, na segunda-feira.

Fonte: Lusa

“Seleção Nacional/Rafael Sousa e Beatriz Guerra melhores da Seleção na Chéquia”


Por: José Carlos Gomes

Os juniores Rafael Sousa e Beatriz Guerra conseguiram os melhores resultados da Seleção Nacional nas provas da Taça do Mundo de Cross Country Olímpico (XCO), disputadas neste sábado, em Nové Město na Moravě, Chéquia.

Rafael Sousa conseguiu terminar a corrida masculina de juniores no primeiro terço da classificação. Entre 149 participantes conseguiu a 42.ª posição, a 4m51s do vencedor, o dinamarquês Albert Philipsen, que teve no pódio a companhia do norueguês Sivert Ekroll, que gastou mais 38 segundos, e do checo David Friedel, que ficou a 1m16s.

O segundo elemento da Seleção Nacional, Guilherme Barros, também acabou na volta do vencedor. Foi o 100.º classificado, a 10m15s.

Portugal também contou com duas representantes entre as 82 participantes na corrida feminina de juniores. Beatriz Guerra foi a melhor, fechando a prova na primeira metade da tabela. A corredora portuguesa foi 36.ª classificada, a 7m58s da estadunidense Andelyn Aagard, que venceu isolada. Raquel Dias ficou perto da compatriota. Foi 43.ª, a 9m40s da vencedora.

Andelyn Aagard foi ladeada no pódio pela norueguesa Kamilla Aasebo e pela canadense Ava Holmgren, segunda e terceira, a 47 e 48 segundos, respetivamente.

João Cruz foi o melhor dos dois portugueses que correram a prova de XCO para sub-23. Foi 64.º, a 6m20s do vencedor, o dinamarquês Vedenso Oliver Solvhoj. Diogo Neves foi 69.º, a 6m48s. Além do dinamarquês, subiram ao pódio o suíço Dario Lillo, a dois segundos, e o neerlandês Tom Schellekens, a 41 segundos.

Hoje também se disputou a primeira prova da Taça do Mundo de Maratona BTT (XCM). Três portugueses estiveram em prova, a correr pelas respetivas equipas e não pela Seleção Nacional. O melhor foi Tiago Ferreira (DMT Racing Team), décimo, a seis segundos do vencedor, o italiano Fabian Rabensteiner. José Dias (Buff-Megamo Team) foi 11.º, a oito segundos. Filipe Francisco (DMT Racing Team), a 19m01s.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com