terça-feira, 21 de novembro de 2023

“Salão Motorclássico regressa à Cordoaria Nacional em fevereiro”


O evento conta com mais de 100 expositores, conferências e cinema

 

O Motorclássico, salão dedicado ao universo dos veículos clássicos, já tem data marcada para 2024, regressando à Cordoaria Nacional, em Lisboa, nos dias 23, 24 e 25 de Fevereiro.

O evento vai juntar mais de uma centena de expositores de vários países, ao longo dos cinco pavilhões, assim como das zonas exteriores, da Cordoaria Nacional, abrangendo desde entidades comerciais, que vendem automóveis, motos, livros, peças ou artigos de coleção, a entidades institucionais, como clubes, associações ou museus, fazendo do Salão Motorclássico um evento não só para aficionados do mundo dos clássicos, mas também para o público em geral.

Como já é habitual, o evento contará com várias celebrações, este ano dedicadas ao centenário da MG, aos 90 anos da estreia do nome Jaguar e do lançamento do Citroën Traction Avant (comummente conhecido como “Arrastadeira”), aos 70 anos da estreia do Mercedes-Benz 300 SL “Asas de Gaivota” e ainda os 50 anos do lançamento do Volkswagen Golf, verdadeiro ícone do automóvel popular, entre outras celebrações a anunciar.


A programação do Salão Motorclássico incluirá ainda as Motor Talks, durante as quais serão realizadas entrevistas a figuras históricas e especialistas do meio, passeios e concentrações de clássicos, lançamentos de livros, entre outras actividades, das quais se destaca o Cinema Jornal dos Clássicos, que acontece durante os três dias do evento.

Os bilhetes já se encontram à venda e podem ser adquiridos no site do Salão Motorclássico com um desconto de 17% durante um período limitado.

O Salão Motorclássico é organizado pelo Museu do Caramulo e conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, Turismo de Lisboa, Fidelidade, RTP, Antena 1, Jornal dos Clássicos, Speedflag e Banco BPI | Fundação la Caixa.

Fonte: Museu do Caramulo/Parceria Revista Notícias do Pedal

“Mauricio Moreira: "Para mim, não foi uma decisão muito difícil"”


A renovação do contrato do vencedor da Volta a Portugal de 2022 foi a última de seis anunciadas pela principal equipa do ciclismo nacional nos últimos dias

 

Por: Lusa

Foto: Lusa

Mauricio Moreira assumiu hoje que “não foi uma decisão muito difícil” prolongar contrato com a Sabgal-Anicolor até 2025, mostrando-se confiante de que a equipa continuará a crescer e poderá mesmo chegar a Pro Team, o segundo escalão do ciclismo mundial.

“Para mim, não foi uma decisão muito difícil. Já estou há muitos anos na estrutura e, como disse desde o primeiro dia, sinto-me em casa. Não foi uma decisão difícil e acredito muito que nestes próximos anos, com este novo patrocinador, a equipa vai continuar a crescer muito e vamos continuar a lutar por isso em conjunto”, revelou o ciclista uruguaio, em declarações à agência Lusa.

A renovação do contrato do vencedor da Volta a Portugal de 2022 foi a última de seis anunciadas pela principal equipa do ciclismo nacional nos últimos dias.

‘Mauri’ já tinha contrato com a estrutura de Águeda, este ano denominada Glassdrive-Q8-Anicolor, para a próxima época, mas estendeu agora o vínculo por mais uma, até 2025.

Neste prolongamento de contrato também pesaram as perspetivas de futuro, nomeadamente a possibilidade de a Sabgal-Anicolor subir a Pro Team em três anos, avançada por Carlos Pereira, o ‘dono’ da equipa, à agência Lusa há um mês.

“Sem dúvida que isso é algo de que eu gostaria muito. Já tive a oportunidade de correr nessa categoria durante dois anos [em 2018 e 2019, quando representou a Caja Rural]. E, sinceramente, é algo de que gostava. É um calendário completamente diferente, é uma motivação completamente diferente e acho que isso seria ótimo não só para mim, mas para o ciclismo português e para a nossa equipa”, defendeu.

Figura de referência do pelotão nacional, o uruguaio voltou a exibir-se esta época em grande nível, conquistando o Troféu Joaquim Agostinho, o Grande Prémio O Jogo e ainda a Clássica da Primavera, antes de falhar a renovação do título na Volta a Portugal, depois de ter tido um mau dia na etapa da subida à Torre.

“Estou a começar a trabalhar para a próxima temporada, mas com muita calma. Não quero cometer os erros que cometi o ano passado. Tento tirar o melhor de tudo isso que aconteceu e, este ano, estou a ir com mais calma para chegar um bocadito mais descansado, de alguma maneira, e ter o controlo absoluto de não cometer esses erros”, confessou ainda à Lusa.

Em Portugal - e na estrutura da Sabgal-Anicolor - desde 2021, Moreira, de 28 anos, foi também segundo classificado da Volta2021, dez segundos atrás de Amaro Antunes, o vencedor entretanto desclassificado por doping.

Nesse ano, conquistou o Grande Prémio Douro Internacional e a Volta ao Alentejo, enquanto em 2022, além da Volta, venceu o GP Jornal de Notícias e o GP Anicolor.

Fonte: Sapo on-line

“Jan Ullrich e o ciclismo sem doping: «Era como ir para um tiroteio só com uma faca»”


Alemão recorda como estava generalizado o consumo de substâncias proibidas na sua era

 

Por: Fábio Lima

Foto: Getty Images

Estreia no final deste mês um documentário sobre a vida e carreira de Jan Ullrich, um título que deverá passar em revista os anos dourados do antigo ciclista, mas principalmente a queda de um dos nomes que marcou uma era na modalidade. Tanto pelos resultados que obteve, como pelas batalhas com Lance Armstrong, mas acima de tudo por conta do facto de, nesse período, o consumo de doping ser algo visto como generalizado. E é sem rodeios que o antigo ciclista, agora com 49 anos, fala sobre o tema numa entrevista à revista alemã 'Stern'.

"Percebi muito rapidamente que o doping estava muito generalizado. Disseram-me que eu era bom, tinha um grande talento, que treinava com muita dedicação e que tinha todas as capacidades necessárias. Mas também me disseram que se queria manter-me ali teria de participar", disse o antigo ciclista. O "participar" era, claro, nos esquemas de doping, que o antigo ciclista alemão, que se notabilizou na equipa Team Telekom, aproveita para falar de uma forma peculiar: "A perceção generalizada naquela altura era que, sem nenhuma ajuda, seria como ir para um tiroteio armado só com uma faca".

"Pensava-se 'se não fizeres isso, como é que vais sobreviver numa corrida?' Então, vais no pelotão e sabes que provavelmente és um dos únicos que não tem nada e, por isso, tens zero chances de ganhar", acrescentou.

Ullrich, recorde-se, venceu o Tour de 1997 e a Vuelta de 1999, tendo sido em 2006 suspenso por dois anos devido a ligações ao médico espanhol Eufemiano Fuentes, no âmbito da chamada 'Operación Puerto'. Sobre esse caso, o alemão assume-se arrependido de nunca ter falado publicamente da situação na altura, justificando o seu silêncio por não querer ser um traidor. "Os meus advogados aconselharam-me a ficar em silêncio. Segui o seu conselho, mas sofri as consequências durante muito tempo. Devia ter falado. Teria sido muito duro por um momento, mas depois a vida teria sido mais fácil. Não queria dizer meias-verdades, mas também não queria dizer a verdade absoluta. Sabia que as vidas deles, de familiares e amigos, dependiam disso".

Fonte: Record on-line

“O sexto corredor a renovar até 2025 com a Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor”


Mauricio Moreira renova até 2025 com a Sabgal / Anicolor

 

Por: Marta Varandas

Mauricio Moreira: O uruguaio mais acarinhado de Portugal está garantido por mais duas épocas na Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor. Um ganhador nato, que já tem uma vitória na Volta a Portugal no seu palmarés, em 2022, conclui mais um ano cheio de vitórias e seguramente vai continuar a dar muito ao ciclismo, sobretudo no país que escolheu para fazer carreira e onde é considerado um dos melhores corredores da atualidade no pelotão nacional.

Mauricio Moreira está garantido por mais duas épocas na Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor, ao renovar até 2025. Trata-se de um dos corredores de referência no pelotão nacional, dos melhores da atualidade, uma figura já bem conhecida dos adeptos em Portugal, que o acarinham, sobretudo após vencer a 83.ª edição da Volta a Portugal, momento alto da sua carreira até aqui. É convicção do diretor desportivo, Rúben Pereira, que o uruguaio da sua equipa ainda tem muito para dar ao ciclismo e certamente vai marcar a história da modalidade em Portugal.

Mauricio José Moreira Guarino nasceu em Salto, no Uruguai, há 28 anos (18/07/1995). Desde cedo que o ciclismo faz parte da sua vida, ou não fosse filho do campeão Federico Moreira, ex-ciclista que representou a sua nação em duas edições dos Jogos Olímpicos. Muito dedicado, herdou do pai a garra de ganhador, que se reflete na carreira que tem construído na estrutura de Águeda, desde 2021. É um corredor potente, completo, que faz diferenças na média montanha e principalmente no contrarrelógio.

Em março de 2023 deu a primeira vitória da época à equipa, vencendo a 26.ª Clássica da Primavera. A seguir venceu o 11.º Grande Prémio O JOGO, após ganhar a 2.ª Etapa - crono individual e a 4.ª Etapa. Em julho, nas vésperas da prova rainha, voltou a erguer os braços ao conquistar a 46.ª edição do Grande Prémio Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho. Foi o primeiro uruguaio a escrever o nome no palmarés desta corrida tão mítica e foi também esta a sua última vitória da época, sendo que na Volta a Portugal, que correu pela terceira vez e que tinha ganho em 2022, não se sentiu na sua melhor forma.

“Representar a estrutura do Clube Desportivo Fullracing pelo 4.º ano consecutivo, para mim, é um motivo de orgulho e alegria. Com a entrada do novo naming sponsor, a Sabgal, a chegada de novos patrocinadores e companheiros, vamos lutar pelos melhores resultados, porque é essa a nossa essência”, disse Mauricio Moreira.

Para Rúben Pereira, Diretor Desportivo da Sabgal / Anicolor, “Mauricio Moreira é um dos melhores corredores a competir em Portugal. É um ganhador por natureza, um ciclista que em qualquer corrida que entra pode ganhar. Tem um potencial incrível, acredito que poucos tenham noção do potencial do Mauricio enquanto ciclista e, claro, aporta muito à nossa equipa. É uma das figuras da estrutura e uma cara já bem conhecida dos portugueses, criou uma massa de adeptos muito grande em tão pouco tempo em Portugal. A verdade é que ele já é muito acarinhado pelos portugueses. É um corredor que vai fazer parte desta estrutura por muitos anos, em quem depositamos também muita confiança, sobretudo na Volta a Portugal. Dá-nos uma segurança enorme enquanto equipa, juntando ao grupo fantástico que temos, o Mauricio é uma peça chave, sem dúvida”.

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor

“Este sábado vamos estar em direto…”


Vamos ser solidários “Pedalar para dar vida”

 

Este sábado 25 de novembro vamos estar em direto no Facebook, na “II Edição da Maratona de Cycling: "Pedalar para dar vida", organizado e realizado no quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros de Vialonga, com os objetivos de angariação de fundos para a aquisição de um novo autotanque.

Acompanhe-nos, iremos fazer diretos durante o evento, a partir das 15,30 horas vamos entrar em antena, seja solidário e apoie a causa “Pedalar para dar vida”, os bombeiros merecem.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com