quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

“Comunidade Intermunicipal promete inaugurar Ecopista do Vouga até final de junho


Atravessará os concelhos de Viseu, São Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades

 

Por: Lusa

Fotos: Município de Oliveira de Frades

O secretário executivo da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, avançou esta quarta-feira que a ecopista do Vouga, que custará mais de três milhões de euros, deverá ser inaugurada até ao final de junho.


"Esperamos fazer a inauguração de todo o seu traçado, que vai ligar atrás do tribunal à ecopista do Dão, ainda no primeiro semestre deste ano", afirmou Nuno Martinho aos jornalistas, durante a apresentação da estratégia que a marca Viseu Dão Lafões levará à Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).

Segundo Nuno Martinho, a CIM "tem vindo a fazer um esforço muito grande" para ter "um produto compósito de turismo natureza, muito alicerçado e ancorado" na já existente ecopista do Dão, que tem 50 quilómetros, e na futura ecopista do Vouga, que terá 66 quilómetros.


A ecopista do Vouga, sobre o antigo ramal ferroviário da linha do Vouga, atravessará os concelhos de Viseu, São Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades. Na cidade de Viseu, terá ligação à ecopista do Dão, que passa também pelos concelhos de Tondela e Santa Comba Dão. "Ter este percurso todo ciclável de turismo natureza Dão e Vouga é estratégico", frisou o responsável, acrescentado que se trata de "uma grande porta de entrada" na região.


A obra encontra-se numa fase final, considerada "a fase mais difícil", atendendo a que diz respeito ao troço "que não está dentro do espaço canal da antiga linha do Vouga", explicou.

O presidente da CIM e da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, disse que "houve variantes que já foram feitas, atravessamentos, casos em que os particulares ocuparam o canal", e estas situações tiveram de ser resolvidas. "Estou muito esperançado com este equipamento. Sei qual foi o impacto da ecopista do Dão no desenvolvimento da região", sublinhou o autarca, considerando que foi, "talvez, o equipamento mais visitado e mais utilizado" da região.


Fernando Ruas contou que, no concelho de Viseu, estão a ser construídos, por iniciativa privada, 'bungalows' junto à ecopista do Dão, permitindo aos seus utilizadores pernoitar.

Segundo o autarca, este investimento privado está "a contar com a junção destas duas ecopistas, que seguramente trarão muito mais gente" à região. "Ontem (terça-feira) visitei um espaço que tem já a possibilidade de as pessoas fazerem a ecopista e dormirem na lateral, retomando a ecopista a seguir", contou.


O secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões referiu que "a ecopista do Dão vale muito por si, mas obviamente que, pela sua ligação física à ecopista do Vouga, a capacidade de atração e notoriedade" será ainda maior. Nuno Martinho lembrou que a ecopista do Dão ligará também, na zona do Vimieiro (Santa Comba Dão), à futura ecovia do Mondego.

A inauguração do primeiro troço da ecopista do Dão aconteceu em abril de 2007. Em julho de 2011, foi inaugurado o restante troço, que atravessa os concelhos de Tondela e de Santa Comba Dão, num total de cerca de 50 quilómetros.

Fonte: Record on-line

“Remco Evenepoel assume liderança da Volta aos Emirados”


Campeão do mundo cumpriu os 185 quilómetros entre Al Fujairah e Jebel Jais em 4:51.38 horas

 

Por: Lusa

Foto: Soudal Quick-Step Pro Cycling Team

O ciclista belga Remco Evenepoel (Soudal-QuickStep), campeão do mundo de fundo, assumiu esta quarta-feira a liderança da geral da Volta aos Emirados Árabes Unidos, ao ser segundo na terceira etapa da corrida.

Evenepoel, de 23 anos, cumpriu os 185 quilómetros entre Al Fujairah e Jebel Jais em 4:51.38 horas, 14 segundos a mais do que o vencedor da tirada, o colombiano Einer Rubio (Movistar).

Atrás, o britânico Adam Yates (UAE Emirates) foi terceiro, liderando um curto pelotão de favoritos que chegou a um segundo do campeão do mundo.

Na geral, Evenepoel lidera com sete segundos em relação ao australiano Luke Plapp (INEOS), segundo, e 11 segundos para o espanhol Pello Bilbao (Bahrain-Victorious), terceiro.

Na quinta-feira, a quarta etapa liga Al Shindagha ao porto do Dubai em 174 quilómetros maioritariamente planos, com chegada ao 'sprint' em vista.

Fonte: Record on-line

“Dos Emirados Árabes Unidos passando pela Bélgica até à Galiza…há muito ciclismo para ver no Eurosport”


Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

Omloop Het Nieuwsblad, Kuurne – Bruxelas – Kuurne, Volta aos Emirados Árabes Unidos e o Gran Camiño, ou a Volta à Galiza são as propostas do canal para uma semana com muito ciclismo.

A época de ciclismo começa a ganhar ritmo e esta semana os fãs da modalidade têm boas razões para seguir as transmissões do Eurosport. Ao longo dos próximos dias, o canal emite a Volta aos Emirados Árabes Unidos, as clássicas belgas Omloop Het Nieuwsblad e Kuurne – Bruxelas – Kuurne, e ainda a Volta à Galiza.

Diariamente até domingo é possível acompanhar em direto toda a ação da Volta aos Emirados Árabes Unidos. A partir das 10:50h, Luís Piçarra e Paulo Martins comentam no Eurosport 2 a última hora e meia de corrida. No domingo conheceremos o grande vencedor desta edição e saber quem sucede ao esloveno Tadej Pogacar. Sem portugueses, resta ver o que fazem as estrelas internacionais do pelotão como Remco Evenepoel, Pello Bilbao, Arnaud Démare, Adam Yates, Tim Merlier ou Dylan Groenewegen.

Ruben Guerreiro é um dos nomes fortes para a 2.ª edição de O Gran Camiño, na Galiza, que o Eurosport 2 (12:30h) emite entre os dias 23 e 26 de fevereiro. O ciclista da Movistar começou a temporada em grande força com a sua nova equipa vencendo a Volta à Arábia Saudita e está apostado em repetir o sucesso. Um total de 553,7 quilómetros, divididos em quatro etapas, três de montanha e um contrarrelógio final em Santiago, será o desafio de este ano para o pelotão que conta ainda, entre outros, com o dinamarquês Jonas Vingegaard, vencedor do Tour de France 2022. Para além de Ruben Guerreiro, a presença nacional na prova é feita por mais quatro equipas lusas: Efapel Cycling, AP Hotels and Resorts Tavira, Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua e Rádio Popular – Paredes - Boavista.

No sábado, dia 25 de fevereiro, cumpre-se mais uma edição da Omloop Het Nieuwsblad, (Eurosport 2 às 16:30h) a primeira grande clássica da temporada do World Tour da UCI. Liga as cidades de Ghent e Ninove ao longo de 207,3 quilómetros e inclui passagem por troços míticos como o Kerkgate, Jagerij, Zwalm, Haaghoek-Leberg e o Muro de Geraardsbergen, ponto que pode decidir a corrida antes da passagem pelo Bosberg, na parte final.

No ano passado, a prova foi ganha pelo belga Wout Van Aert. A Omloop Het Nieuwsblad 2023 contará com estrelas do pelotão internacionais como Arnaud de Lie, Jasper Philipsen, Stefan Kung, Alexander Kristoff, Dylan Teuns, Thomas Pidcock ou Matteo Trentin. Os irmãos Ivo e Rui Oliveira da UAE – Team Emirates serão os únicos portugueses em prova.

No domingo, 26 de fevereiro, é a vez dos fãs desfrutarem de outra grande corrida: a Kuurne – Bruxelas – Kuurne, (Eurosport 2 às 14:00h), clássica belga com muitos setores de empedrado. Apesar de não figurar no World Tour, continua a atrair grandes equipas e ciclistas. O neerlandês Fabio Jakobsen regressa uma vez mais para tentar repetir o triunfo do ano passado.

Muitas horas para ver em direto esta semana no Eurosport – A Casa do Ciclismo.

Fonte: Eurosport

“Agenda de Ciclismo”


Taça de DHI arranca com prova de alto nível em Tarouca

Por: José Carlos Gomes

A primeira corrida da Taça de Portugal de Downhill (DHI) presented by Shimano disputa-se, no próximo domimgo, em Tarouca, contando com um lote de participantes de alto nível, dado ser uma corrida de classe 1 UCI. No mesmo fim de semana, também nas Beiras, correm-se a primeira e segunda provas da Taça Nacional de Esperanças.

A serra de Santa Helena vai receber cerca de 270 participantes na primeira competição da Taça de Portugal de DHI. Estão inscritos ciclistas de 15 países, entre os quais nomes fortes do panorama internacional.

Destaca-se o setor feminino de elite, que conta com a presença da campeã mundial e número um do ranking UCI, a austríaca Valentina Höll, mas também com a italiana Veronika Widman, medalha de bronze no Europeu de 2022.

Será certamente um evento de grande qualidade desportiva, que começa no sábado, com os treinos oficiais. As corridas estão marcadas para domingo. Às 11h00 inicia-se a descida de qualificação, estando a final marcada para as 14h30.  A pista tem uma extensão de 2018 metros, levando os corredores a descer dos 1123 metros de altitude até aos 743 metros.

O fim de semana será também de competição na estrada. Vão disputar-se as duas primeiras corridas da Taça Nacional de Esperanças, competição que junta os sub-23 das equipas de clube com os corredores juniores.

Vila Velha de Ródão acolhe, no sábado, a primeira das duas corridas. Será uma prova de 84,4 quilómetros, com início às 13h00 e final previsto para pouco depois das 15h00. O traçado é ondulado, sobretudo na primeira metade da competição, que agrega quatro subidas, que contribuem para um acumulado de subida de 1470 metros.

A caravana move-se, no domingo, para a Sertã, onde disputará a segunda prova da Taça Nacional de Esperanças. A partida será dada às 11h00, prevendo-se que a chegada aconteça, depois de percorridos 93,4 quilómetros, cerca das 13h30. O itinerário é, tal como na véspera, exigente, com um acumulado de subida de 1930 metros.

 

Mais eventos oficiais

 

25 de fevereiro: 1.ª Prova da Taça da Madeira de Ciclismo de Estrada, Funchal

26 de fevereiro: 13.ª Bênção das Bicicletas, Porto

26 de fevereiro: 1.ª Prova da Taça Regional do Porto de XCO, Matosinhos

26 de fevereiro: Taça Regional de XCO da Beira Litoral, Nariz, Aveiro

26 de fevereiro: 11.ª Resistência BTT do Juncal, Porto de Mós

26 de fevereiro: Prova de Abertura de XCO de Lisboa, Jamor

26 de fevereiro: 1.ª Prova da Taça do Canal de XCO, Horta, Açores

26 de fevereiro: Taça de Santa Maria de DHI, Açores

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com