sexta-feira, 1 de outubro de 2021

“III Triatlo de Portimão realiza-se nos dias 16 e 17 de outubro”


Nos dias 16 e 17 de outubro realiza-se o Triatlo de Portimão que inclui várias competições ao longo do fim de semana

 

Portimão recebe Campeonato Nacional Individual de Triatlo, na Distância Standard (elites e grupos de idade), o Campeonato Nacional de Juvenis de Aquatlo, o Campeonato Nacional de Clubes por Estafetas e o Campeonato Nacional de Triatlo Militar.

 

16 de outubro, sábado

 

8h30 – Campeonato Nacional Individual de Triatlo por Grupos de Idade Standard

14h00 – Campeonato Nacional de Juvenis de Aquatlo Super Sprint

14h30 – Campeonato Nacional Individual de Triatlo Elite Masculina Standard

16h00 – Campeonato Nacional Individual de Triatlo Elite Feminina Standard

 

17 de outubro, domingo

 

10h00 – Campeonato Nacional de Clubes por Estafetas Super Sprint

 

Percursos das provas:

Campeonato Nacional Individual

 

A Natação inclui 1500 metros com partida na areia, com um percurso triangular composto por duas voltas de 750 metros, com saída da água entre voltas.

O Ciclismo inclui quatro voltas de 9850m realizadas em asfalto com boas condições, com algumas lombas em paralelo e no percurso de ligação de 375 metros.

A Corrida integra um percurso plano de ida e volta na Marina de Portimão, onde os atletas percorrem quatro voltas com cerca de 2460m.

 

Campeonato Nacional de Clubes

 

A Natação inclui um percurso de uma volta de 300 metros com partida na areia.

O Ciclismo integra duas voltas de 4000 metros em asfalto em boas condições com algumas lombas em paralelo e no percurso de ligação de 375 metros.

A Corrida tem uma volta plana com cerca de 2.000m na Marina de Portimão.

 

Campeonato Nacional de Juvenis de Aquatlo

 

A Natação é composta por uma volta de 300 metros, com partida na areia.

A Corrida integra uma volta plana de cerca de 2000 metros na Marina de Portimão.

O III Triatlo de Portimão é uma organização da Federação de Triatlo de Portugal em parceria com Câmara Municipal de Portimão e com o apoio técnico das associações locais.

Consulte o regulamento e inscreva-se até dia 11 de outubro aqui: Regulamento_III_Triatlo_Portimao_2021.5.pdf (federacao-triatlo.pt)

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Portugal apura quatro atletas para finais de Europeus de triatlo jovem”


João Batista, Gabriel Santos, Gustavo do Canto e Luana Quaresma garantiram um lugar na prova decisiva

 

Por: Lusa

Foto: Facebook Triatlo Portugal

Portugal qualificou esta quinta-feira quatro atletas para as finais de sábado do Festival do Campeonato Europeu de Triatlo Juvenil, que decorre até domingo em Alanya, na Turquia.

João Batista ganhou a primeira semifinal, em 38.12 minutos, menos 10 segundos do que Gabriel Santos, que foi terceiro. Gustavo do Canto foi sexto numa outra série, em 38.58, e também se apurou.

Christian Prell acabou em 14.º na terceira partida, em 39.29 minutos, e ficou fora dos 30 finalistas.

No setor feminino, Luana Quaresma foi bem-sucedida com o sexto lugar, em 43 minutos certos.

Já Maria Gonçalves, 12.ª em 44.20, e Matilde Santos, 18.ª, em 45.34, vão à final B, tal como Christian Prell.

Fonte: Record on-line

“Covid-19: Tour Down Under cancelado pelo segundo ano seguido”


Também a Cadel Evans Ocean Race, igualmente corrida na Austrália, foi cancelada

 

Foto: Photo by Brenton EDWARDS / AFP

A edição de 2022 do Tour Down Under em bicicleta, uma prova do escalão World Tour tradicionalmente disputada em janeiro na Austrália, foi hoje cancelada, devido à pandemia de covid-19, assim como a Cadel Evans Ocean Race.

As duas provas, habitualmente ligadas dadas às viagens das equipas World Tour para solo australiano para disputarem as habituais primeiras corridas de topo do calendário velocipédico, foram canceladas, assim como a versão feminina do Down Under.

Pelo segundo ano consecutivo, as restrições relativas à pandemia de covid-19, nomeadamente as relacionadas com o encerramento de fronteiras e requisitos de quarentena, tornam inviável a sua organização.

O diretor executivo do organizador, a Events South Austrália, explicou que para 2022 exploraram “todas as possibilidades”. Hitaf Rasheed acrescentou que as barreiras à realização são “demasiado difíceis para ultrapassar”.

A covid-19 provocou pelo menos 4.771.320 mortes em todo o mundo, entre 233,23 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Fonte: Sapo on-line

“Vincenzo Nibali vence 'em casa' a Volta à Sicília”


Ciclista cumpriu os 180 quilómetros entre Sant'Agata di Militello e Mascali em 4:24.29 horas

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O italiano Vincenzo Nibali (Trek-Segafredo), o grande ciclista siciliano, venceu esta sexta-feira, 'em casa', a Volta à Sicília, ao triunfar a solo na quarta e última etapa da corrida, arrebatando o primeiro lugar ao espanhol Alejandro Valverde (Movistar).

Nibali, o 'filho da terra' que já venceu as três grandes Voltas, cumpriu os 180 quilómetros entre Sant'Agata di Militello e Mascali em 4:24.29 horas, sendo 49 segundos mais rápido do que todo o pelotão.

O 'tubarão de Messina', de 36 anos, conseguiu vantagem suficiente para bater outro veterano, 'Bala' Valverde, de 41, e somar o primeiro triunfo desde 2019, ano em que ganhou uma etapa na Volta a França e foi segundo na Volta a Itália.

Um ataque a 23 quilómetros da meta, numa das subidas do dia, permitiu-lhe fazer vingar a demonstração de força e relegar Valverde para segundo na geral final, onde o italiano Alessandro Covi (UAE Emirates) foi terceiro.

O ídolo siciliano foi encorajado durante toda a etapa por conterrâneos, e no fim mostrou a emoção, com lágrimas que acompanhavam as declarações sobre uma "vitória especial" em "estradas de uma infância".

Nibali, que em 2022 vai correr na Astana, disputa daqui a oito dias a clássica 'Il Lombardia', último dos cinco Monumentos do ciclismo, que já venceu por duas vezes.

Fonte: Record on-line

“Volta ao Algarve de 16 a 20 de fevereiro de 2022, Volta a Portugal de 10 a 21 de agosto”


Por: SIF // AMG

Foto: Podium

A Volta ao Algarve de 2022 vai disputar-se de 16 a 20 de fevereiro, com a Volta a Portugal marcada mais tarde do que o habitual, de 10 a 21 de agosto, anunciou hoje a União Ciclista Internacional (UCI).

A publicação do calendário para o próximo ano das corridas UCI coloca a ‘Algarvia’, a mais cotada das corridas em solo nacional, a decorrer de 16 a 20 de fevereiro, voltando ao ‘normal’ depois de a pandemia de covid-19 ter adiado a edição 2021 para maio.

Já a Volta a Portugal vai acabar um pouco mais tarde do que o costume em anos recentes, em 21 de agosto, e arranca no dia 10, coincidindo em datas com a última ‘grande’ Volta da temporada, a Vuelta (19 de agosto a 11 de setembro).

Este ano, a 82.ª edição da prova portuguesa acabou em 15 de agosto, com o triunfo de Amaro Antunes (W52-FC Porto).

No calendário disponibilizado pela UCI está ainda a Clássica da Arrábida, em 13 de março, mês da Volta ao Alentejo, de 16 a 20, com o Grande Prémio Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho de 30 de junho a 03 de julho.

Fonte: Lusa

“Eurosport reforça oferta de ciclismo e garante a temporada 2021-2022 do “Superprestige” de ciclocrosse”


Por: Vasco Simões

Getty Images

Discovery adquire os direitos de transmissão em exclusivo das provas femininas e masculinas que podem seguidas através dos canais e plataformas do Eurosport

Toda a ação e emoção da temporada do ‘Superprestige’ começa este domingo, 3 de outubro, na ‘Casa do Ciclismo’ na Europa

A competição junta-se aos restantes eventos de ciclocrosse que o Eurosport já emite entre os quais se incluem os Campeonatos do Mundo, a Taça do Mundo da UCI, os Campeonatos da Europa da UEC, o Troféu X²O Badkamers, as USCX Series e o Ethias Cross

A Discovery garantiu a expansão da sua oferta de ciclismo ao adicionar ao catálogo de eventos desportivos em direto os direitos exclusivos do 'Superprestige' de Ciclocrosse, cuja temporada 2021-2022 pode ser seguida através do Eurosport*. Este novo acordo anunciado pela Discovery inclui a cobertura global ao vivo e ‘on demand’ nos canais e plataformas da Eurosport do ‘Superprestige’. A competição é composta por oito corridas na Bélgica e nos Países Baixos e começa este domingo, 3 de outubro.

A oferta incomparável do Eurosport de conteúdos de ciclismo inclui uma ampla cobertura dos principais eventos da modalidade, bem como de ciclismo de pista, após o término da temporada de ciclismo de estrada (Grandes Voltas, As Clássicas, corridas do World Tour, etc.). Os fãs do Eurosport desfrutam de uma grande variedade de disciplinas e provas de ciclismo, incluindo BTT, BMX, Mundiais e Europeus, bem como os próprios Jogos Olímpicos.

Guy Voisin, Diretor de Ciclismo da Discovery Sports: “Temos o prazer de continuar nosso desafio de fazer o ciclismo crescer em todas as suas formas e expandir o alcance do desporto, garantindo os direitos de transmissão de competições com os melhores ciclistas de ciclocrosse masculinos e femininos a competir no 'Superprestige', disponível em direto e ‘on demand’ através dos nossos canais e plataformas. Através das nossas principais marcas desportivas de renome mundial, como o Eurosport e a GCN +, temos a capacidade de expandir a cobertura dos principais eventos de ciclismo do mundo à maior audiência possível para a diversão dos fãs.”

O Eurosport oferece aos fãs um ambiente de ciclismo digital 360º atingindo uma grande audiência através dos seus canais e plataformas. Para além disso, o site desportivo número 1 na Europa, www.Eurosport.com, é responsável por cobrir todos os aspetos do desporto, as opiniões dos especialistas, as notícias, entrevistas e vídeos exclusivos.

Para além da ampla oferta de eventos de ciclismo de classe mundial transmitidos nos seus canais e plataformas, a Discovery continua a apostar em contribuir para o crescimento da comunidade de fãs de ciclismo com o lançamento da ‘UCI Track Champions League’. A nova competição que reúne os melhores ciclistas da Europa é organizada pela Discovery Sports Events e pela UCI, e arranca em Maiorca a 6 de novembro.

 

Temporada 2021-2022 do ‘Superprestige’:

 

·       3 Out, 2021: Gieten (Países Baixos)

·       23 Out, 2021: Ruddervoorde (Bélgica)

·       11 Nov 11, 2021: Niel (Bélgica)

·       20 Nov, 2021: Merksplas (Bélgica)

·       4 Dez, 2021: Boom (Bélgica)

·       27 Dez, 2021: Heusden-Zolder (Bélgica)

·       29 Dez, 2021: Diegem (Bélgica)

·       12 Fev, 2022: Gavere (Bélgica)

 

Notas ao Editor

* Bélgica excluída

 

Fonte: Discovery Networks

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com