sexta-feira, 14 de julho de 2023

“Pogacar: «Tentei com um sprint longo e temi não poder terminá-lo»”


Ciclista esloveno feliz por ter ganho mais segundos a Jonas Vingegaard

 

Por: Record com Lusa

Foto: LUSA

Após uma nova vitória, ainda que pequena, no duelo com o camisola amarela, Tadej Pogacar era, tal como o próprio Jonas Vingegaard, um homem moderadamente satisfeito, por considerar que a sua missão só foi "mais ou menos" cumprida.

"Teria sido bom conseguir a vitória, mas grande mérito da fuga. O Michal Kwiatkowski estava super forte hoje. No final, também foi um dia bem-sucedido para nós, recuperei alguns segundos, por isso foi um bom dia", analisou o segundo da geral.

O bicampeão do Tour (2020 e 2021) tem vindo a encurtar paulatinamente as distâncias para o líder da Jumbo-Visma e, hoje, após a 13.ª etapa, confessou que o plano passa precisamente por ir roubando segundos aqui e ali a Vingegaard. "O Tour ainda é longo, é uma situação boa para nós. Agora, vamos dia a dia e tenta aproveitar estas oportunidades para ganhar segundos", declarou.

O líder da juventude elogiou ainda a "boa performance" da UAE Emirates, considerando que todos os seus colegas "podem retirar confiança e motivação" da tirada de hoje, apesar de não terem vencido. "Mas foi, digamos, uma vitória na luta pela geral", rematou.

Protagonista de uma das mais belas rivalidades da história recente do ciclismo, o esloveno de 24 anos também elogiou o seu arquirrival, "um corredor muito bom, um dos melhores trepadores do mundo que é difícil fazer descolar". "Hoje, tentei com um sprint longo, e temi não poder terminá-lo, mas, no final, consegui uns segundos que valem a pena", concluiu.

O duelo entre os dois primeiros da geral o terceiro é o australiano Jai Hindley (BORA-hansgrohe), já a 2.51 minutos prossegue no sábado, nos 151,8 quilómetros alpinos entre Annemasse e Morzine, que incluem três contagens de montanha de primeira categoria e uma de categoria especial, a 12 quilómetros da meta, que os ciclistas irão alcançar após uma descida a grande velocidade.

Fonte: Record on-line

“Vingegaard satisfeito por seguir de amarelo: «Pogacar é bem mais explosivo do que eu»”


Dinamarquês cedeu segundos, mas diz-se contente com desfecho da 13.ª etapa

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) revelou-se esta sexta-feira "muito contente" por ainda estar de amarelo, após uma 13.ª etapa da Volta a França em que perdeu tempo para um Tadej Pogacar (UAE Emirates) "mais explosivo".

"O meu objetivo hoje era conservar a camisola amarela e ainda estou de amarelo, por isso estou muito contente. Eu sei que num final como este, ele [Pogacar] é bem mais explosivo do que eu, por isso estou satisfeito [por ter perdido apenas quatro segundos]", assumiu o campeão em título, que viu o esloveno ganhar-lhe outros quatro segundos devido às bonificações por ser terceiro no alto do Grand Colombier.

O dinamarquês de 26 anos, que foi quarto na etapa ganha pelo polaco Michal Kwiatkowski (INEOS), tem agora a amarela presa por apenas nove segundos, mas continua a acreditar nas suas forças, embora reconheça que "Tadej é um dos melhores ou o melhor" ciclista do mundo e "um rival muito difícil".

"As etapas dos próximos dias serão interessantes. Sinto-me muito bem, estou em boas condições, estou muito satisfeito pela forma como as coisas me estão a sair. Aguardo pela próxima semana, darei o meu melhor", prometeu.

Vingegaard, que foi segundo na Volta a França de 2021 atrás precisamente de Pogacar, garantiu não sentir pressão para renovar o título. "Não estou ansioso: se vencer o Tour, ótimo, se não, terei dado o meu melhor", sustentou.

Fonte: Record on-line

“Seleção Nacional/Diogo Narciso sétimo no Europeu de Pista”


Por: Vasco Moreira

Ao quarto dia, Diogo Narciso voltou a destacar-se no Campeonato da Europa de Pista de Juniores e Sub-23 ao somar um sétimo lugar, melhor resultado luso do dia, que juntou à medalha de prata conquistada na corrida de scratch de sub-23 masculinos no segundo dia da prova.

Diogo Narciso já tinha conquistado a prata por duas vezes nesta disciplina e procurou voltar a ser feliz, com vários ataques ao longo dos 40 quilómetros percorridos na pista. No entanto, numa corrida confusa e omuita partida, acabou por terminar na sétima posição, tendo somado 24 pontos, todos através de sprints. Noah Vandenbranden (Bélgica) sagrou-se campeão europeu, com 49 pontos, à frente de Niccolo Galli (Itália) e Maximilian Schmidbauer (Áustria).

Na corrida por pontos de sub-23 femininas, Beatriz Roxo terminou na 13.ª posição. A jovem portuguesa somou dois pontos ao longo da prova, conquistados no sétimo sprint, e passou a meta final em 11.ª, o que lhe permitiu ficar à frente de duas atletas com a mesma pontuação. Lara Gillespie (Irlanda), com 49 pontos, conquistou o outro, Maike van der Duin (Países Baixos) a prata e Tetiana Yashchenko (Ucrânia) o bronze.

O dia teve várias corridas a envolver ciclistas portugueses, uma vez que Gabriel Baptista e Marta Carvalho disputaram as provas de omnium de juniores masculinos e femininas, respetivamente, o que implicou a participação de cada um deles nas quatro corridas da disciplina: scratch, corrida de ritmo, eliminação e corrida por pontos.

Marta Carvalho foi a primeira a entrar em prova, na corrida de scratch, na qual conseguiu manter-se no pelotão, terminando em nono lugar e somando 24 pontos. Na corrida de ritmo, a jovem portuguesa não venceu qualquer sprint e foi sétima a passar a meta final, o que lhe permitiu terminar na 10.ª posição e somar 22 pontos. Já na eliminação, foi a segunda a ser eliminada, ficando em 16.ª e somando 10 pontos. Na última prova, a corrida por pontos, Marta Carvalho conseguiu pontuar em dois sprints e somou cinco pontos, terminando o omnium com 61 pontos, na 11.ª posição. O ouro ficou para Helene Hesters (Bélgica), a prata para Cat Ferguson (Grã-Bretanha) e o bronze para Clemence Chereau (França).

Gabriel Baptista começou por conseguir um 12.º lugar no scratch, tendo chegado com o pelotão e somado 18 pontos. O jovem luso esteve em bom plano na corrida de ritmo, conseguindo dobrar o pelotão por uma vez, o que o permitiu somar 20 pontos e terminar em quinto lugar. Na eliminação individual, terminou em 16.º e reuniu 10 pontos. Por fim, na corrida por pontos, voltou a conseguir 20 pontos e ainda adicionou mais um ponto no sprint. No total, registou 81 pontos no somatório das quatro provas, correspondentes ao 10.º lugar final. Hector Alvarez (Espanha) ficou com o ouro, Metteo Fiorin (Itália) com a prata e Dawid Latkowski (Polónia) com o bronze.

“A Marta Carvalho e o Gabriel Baptista estão a fazer uma corrida de ominum num Campeonato da Europa pela primeira vez. Estão a ganhar experiência e aprender a competir. Nota-se a progressão e estou satisfeito. Enfrentaram um nível bastante elevado e penso que corresponderam de uma forma positiva”, começou por explicar Gabriel Mendes.

“O Diogo Narciso fez uma corrida extremamente exigente, que teve várias fases e foi algo confusa até determinado momento. Nós vínhamos com a perspetiva de estar nos lugares cimeiros e lutar por uma medalha porque o Diogo foi vice-campeão europeu no ano passado. A corrida não se desenvolveu dessa forma, mas ele deu o melhor de si e esteve bem. A Beatriz Roxo fez esta corrida pela primeira vez e conseguiu pontuar e estar no ritmo do pelotão principal. Estão a progredir e é esse o caminho”, acrescentou o selecionador nacional.

O quarto dia de Campeonato da Europa contou ainda com duas provas de velocidade individual, nas quais Portugal não teve qualquer representante. Pete-Collin Flemming (Alemanha) venceu a corrida masculina de juniores, terminando à frente de Oliver Pettifer (Grã-Bretanha) e Etienne Oliviero (França), e Alessa-Catriona Pröpster (Alemanha) conquistou o ouro na corrida feminina, à frente de Emma Finucane (Grã-Bretanha) e da compatriota Clara Schneider (Alemanha).

Este sábado (15 de julho), Portugal volta a entrar em prova no Campeonato da Europa de Juniores e Sub-23, no Velódromo de Sangalhos, em Anadia, com quatro representantes. Daniela Campos e João Martins vão participar nas provas de omnium de sub-23 e Patrícia Duarte e Leonardo Neves nas corridas por pontos de juniores.

Fonte: federação Portuguesa Ciclismo

“Glassdrive / Q8 / Anicolor Rafael Reis prossegue de Amarelo no Troféu Joaquim Agostinho”


Fotos: João Fonseca Photographer

Rafael Reis, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, mantém a Camisola Amarela no 46.º Grande Prémio Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho, após concluir a 1.ª Etapa, que se disputou hoje. Do mesmo modo Pedro Silva mantém a liderança da Juventude e coletivamente é a estrutura de Águeda que também continua a comandar a Geral. 

A 1.ª Etapa em linha partiu de Sobral de Monte Agraço, para uma viagem de 156,7 km que terminaria em Foz do Arelho. Logo aos 22,7 km surgiu a 1.ª Meta Volante do dia, onde Mauricio Moreira foi o 1.º a passar, seguido de Artem Nych e Frederico Figueiredo. A partir daqui uma dupla tentou a sorte e formou a fuga do dia, que chegou aos 02m25s de vantagem, sendo os dois corredores alcançados aos 107 km. O pelotão ficou compacto e assim se manteve até ao final da corrida, que em tudo indicava uma chega ao sprint.


Os últimos 10 km foram muito atacados, com algumas equipas a lançar os seus sprinters e seria David López (Caja Rural-Seguros RGA) a conquistar a vitória. Rafael Reis terminou em 16.º, com o mesmo tempo do vencedor e segurou a liderança da Geral, ficando apenas a um segundo do colega Mauricio Moreira, 2.º classificado. Pedro Silva também continua a comandar a Juventude. 

Este sábado, dia 15, a 2.ª Etapa tem partida de Serra d’El Rei, às 12H15, para 143,7 km, os últimos 50 disputados no mítico circuito torriense, que inclui as subidas do Varatojo e da Serra da Vila. A corrida termina à quarta passagem pela meta, prevista para as 15H45. 


 

DECLARAÇÕES:

 

Rafael Reis, Camisola Amarela: “Houve um Sprint bonificado na Meta do Bombarral e com Mauricio Moreira a bonificar, continuamos em 1.º e 2.º lugar da Geral. É o que nos interessa. Cada equipa tem os seus interesses na corrida, nós controlámos para o que nos interessava e defendemos a liderança. No final, as equipas dos sprinters tentaram os seus lançamentos para os sprinters e acabou por ganhar a Caja Rural-Seguros RGA, que está de parabéns”. 

Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor: “Foi um bom dia, com toda a equipa a fazer um excelente trabalho na defesa da Camisola Amarela. Ainda faltam dois dias bastante decisivos e temos de ir no dia-a-dia, para fazer o nosso melhor e poder sair deste Troféu Joaquim Agostinho com um bom resultado”. 

 

CLASSIFICAÇÕES: 

46.º GRANDE PRÉMIO INTERNACIONAL DE CICLISMO DE TORRES VEDRAS – TROFÉU JOAQUIM AGOSTINHO 

1.ª ETAPA: Sobral de Monte Agraço – Foz do Arelho» 156,7 km 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 1.ª ETAPA 

 

1.º David López (Caja Rural-Seguros RGA), 03h51m41s 

2.º João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt 

3.º Tomas Contte (Aviludo - Louletano - Loulé Concelho), mt 

16.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

17.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

34.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

42.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

44.º James Whelan (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

59.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

96.º Sergio García (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 16m34s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 1.ª Etapa)

 

1.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 04h01m48s 

2.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01s 

3.º Tiago Antunes (Efapel Cycling), a 06s 

8.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 26s 

12.º James Whelan (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 32s 

16.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 35s 

34.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 50s 

96.º Sergio García (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 17m25s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS 

 

1.ª Glassdrive / Q8 / Anicolor, 12h05m55s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE 

 

1.º David López (Caja Rural - Seguros RGA), 25 Pontos 

12.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 1 Ponto 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL METAS VOLANTES – BRANCA

 

1.º Daniel Dias (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), 9 Pontos 

3.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 3 Pontos 

4.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 2 Pontos 

6.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 1 Ponto 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – LARANJA 

 

1.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 04h02m23s 

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

“Troféu Joaquim Agostinho – 1ª Etapa”


David González vence ao sprint, mas Rafael Reis segura a amarela

 

Por: Vasco Moreira

David González López (Caja Rural-Seguros RGA) foi o primeiro a cortar a meta na chegada a Foz do Arelho, na primeira etapa da 46.ª edição do Grande Prémio Internacional de Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho. Ainda assim, Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor) manteve a camisola amarela.


Com partida em Sobral de Monte Agraço, a etapa de 156,7 quilómetros tinha um percurso essencialmente plano e era propício a uma chegada ao sprint que se veio a confirmar. Aí, David González foi o mais rápido, seguido de João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) e Tomas Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho).

A corrida teve uma meta volante logo aos 22,7 quilómetros, em Arruda dos Vinhos, vencida por Mauricio Moreira. Foi pouco depois que Daniel Dias (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) e Joan Benassar Rossello (Electro Hiper Europa) arriscaram a primeira e única fuga do dia. Já após Daniel Dias liderar a segunda meta volante, aos 31,6 quilómetros, os dois ciclistas ganharam uma vantagem que era já de 2m25s ao quilómetro 41,5.


A fuga manteve-se forte - Pedro Lopes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) chegou a estar em posição intermédia, mas foi rapidamente absorvido pelo pelotão - e Daniel Dias e Joan Benassar Rossello foram dividindo as várias metas intermédias, com o português a dominar as metas volantes e o espanhol a dominar as metas de montanha, garantindo a liderança virtual dessas classificações.

Com o trabalho concluído, os dois ciclistas foram alcançados aos quilómetros 107 e o pelotão manteve-se compacto até à fase final da prova. Joel Beltran (Caja Rural - Seguros RGA) foi o primeiro a passar no Ponto Quente instalado junto à Câmara Municipal do Bombarral, ao quilómetro 127,3, porém, as verdadeiras emoções ficaram guardadas para a reta final. Nos últimos dez quilómetros, os ataques na cabeça do pelotão foram constantes, mas a chegada foi mesmo decidida ao sprint, com David González a destacar-se.


“Foi uma vitória muito importante para mim. Foi a recompensa do meu trabalho. A equipa foi incrível, cada um deles deu o máximo. Temos um grupo forte na montanha, viemos com muita vontade de conquistar o Troféu e vamos lutar por isso”, referiu o vencedor da etapa.

Apesar do triunfo de David González, Rafael Reis (Glassdrive - Q8- Anicolor), que terminou em 16.º, com o mesmo tempo do líder, e que tinha vencido o prólogo, manteve a liderança da classificação geral, com um segundo de vantagem para o companheiro Mauricio Moreira, segundo classificado, e seis para Tiago Antunes (Efapel Cycling), terceiro.

David González, ainda assim, garantiu a liderança da classificação por pontos e Daniel Dias e Joan Benassar Rossello ficaram com a primeira posição nas metas volantes e na montanha, respetivamente. Na juventude, Pedro Silva (Glassdrive-Q8-Anicolor) continua na frente e a Glassdrive-Q8-Anicolor também manteve a liderança na geral por equipas.

Este sábado vai para a estrada a segunda etapa, com partida em Serra d'El Rei, às 12h15. Será uma tirada de 143,7 quilómetros, os últimos 50 dos quais disputados no circuito torriense que inclui as subidas do Varatojo e da serra da Vila. A corrida termina à quarta passagem pela meta, às 15h45 (hora prevista).

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Tour: Kwiatkowski vence no Grand Colombier e Pogacar já só está a nove segundos de Vingegaard”


Ciclista polaco somou o segundo triunfo da carreira na Volta a França

 

Por: Lusa

Foto: AFP

O ciclista polaco Michal Kwiatkowski (INEOS) coroou hoje isolado o Grand Colombier, ponto final da 13.ª etapa da Volta a França, onde Tadej Pogacar (UAE Emirates) voltou a reduzir distâncias para o camisola amarela Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma).

O campeão mundial de fundo de 2014 cortou a meta, no final dos 137,8 quilómetros entre Châtillon-sur-Chalaronne e o alto do Grand Colombier, após 03:17.33 horas, somando o segundo triunfo da carreira no Tour, à frente do belga Maxim Van Gils (Lotto Dstny), que também integrou a fuga do dia e foi segundo, a 47 segundos.

Em terceiro, a 50 segundos, chegou Pogacar, que ‘roubou’ quatro segundos a Vingegaard na estrada e outros quatro nas bonificações, reduzindo para nove a distância para o dinamarquês. Jai Hindley (BORA-hansgrohe) continua a ser terceiro, agora a 02.51 minutos.

No sábado, o pelotão enfrenta uma jornada alpina, nos 151,8 quilómetros entre Annemasse e Morzine, que incluem três contagens de montanha de primeira categoria e uma de categoria especial, a 12 quilómetros da meta.

Fonte: Sapo on-line

“Tour: Sprinter Caleb Ewan abandona durante 13.ª etapa”


Este é o primeiro abandono de Ewan, em cinco participações na 'Grande Boucle', sem ser provocado por uma queda

 

Por: Lusa

O sprinter australiano Caleb Ewan (Lotto Dstny) abandonou hoje a Volta a França em bicicleta no decurso da 13.ª etapa, informou a organização.

Vencedor de cinco etapas no Tour (em 2019 e 2020), o ciclista de 29 anos desistiu hoje, durante os 137,8 quilómetros entre Châtillon-sur-Chalaronne e o Grand Colombier, após ter tido dificuldade para acabar as etapas mais duras dentro do tempo limite.

A organização da Volta a França recorda, no filme da 13.ª etapa, que este é o primeiro abandono de Ewan, em cinco participações na 'Grande Boucle', sem ser provocado por uma queda.

O australiano da Lotto Dstny tinha sido segundo na quarta etapa e terceiro na jornada anterior, os seus melhores resultados nesta edição da prova francesa, que arrancou em 01 de julho em Bilbau (Espanha) e termina em 23 de julho, em Paris.

Fonte: Sapo on-line

“Patrão da Israel: «Contratámos Chris Froome para ser líder no Tour e nem sequer está cá»”


Sylvan Adams explica por que o quatro vezes vencedor da prova não foi chamado a integrar a equipa nesta edição

 

Por: Record

Foto: DR

Chris Froome não foi selecionado pela Israel para competir na edição deste ano na Volta a França e mostrou-se desiludido, explicando que fisicamente estava pronto. No entanto, o patrão da equipa, Sylvan Adams, discorda.

"Isto não é um exercício de relações públicas. O Chris não é um símbolo, não é uma ferramenta de relações públicas. Supõe-se que seja o nosso líder na Volta a França e nem sequer está cá. Assim não, não posso dizer que valha a pena. Havia dois riscos: o de agravar as suas lesões e a sua idade avançada", atirou Adams sobre o corredor britânico, de 38 anos, quatro vezes vencedor do Tour.

E prosseguiu: "O Chris sempre sentiu que era um corredor jovem, não correu muito. Começou tarde, estava a participar em grandes voltas e o seu calendário era bastante limitado. Via-se como um corredor jovem".

Froome foi vítima de uma grave queda na Volta a França de 2019, então ao serviço da Ineos, tendo sofrido uma dupla fratura do fémur, fraturas num cotovelo, numa vértebra e do esterno, além de ter perfurado um pulmão. "Fomos inovadores ao trazê-lo de regresso. Enviámo-lo para o centro da Red Bull, em Los Angeles, trabalhou com especialistas incríveis para reequilibrar as pernas. Mas do meu ponto de vista as atuações do Chris não têm nada a ver com as suas feridas. Nem penso que ele esteja a usar isso como desculpa".

Adams admite que a contratação de Froome por parte da Israel, em 2021, foi um risco: "Arriscámos, mas estávamos a contratar o melhor corredor de grandes voltas desta geração. Éramos uma equipa pequena e esperávamos converter-nos em competidores aqui no Tour. Elevou o nosso perfil, mas isto não é um exercício de relações públicas. A minha ideia era 'uau, vamos ter alguém que seja relevante para a geral do Tour', mas isso não aconteceu".

Fonte: Record on-line

“Glassdrive / Q8 / Anicolor Rafael Reis voa e vence pela terceira vez o Prólogo do Troféu Joaquim Agostinho”


Rafael Reis, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, foi o grande vencedor no Turcifal, ao conquistar, pela terceira vez, o Prólogo que marcou o arranque do 46.º Grande Prémio Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho. Gastou apenas 10m10s para concluir os 8 km de percurso e vestiu a Amarela, com Mauricio Moreira a terminar 3 segundos depois, sendo segundo classificado, mesma posição que ocupa na Geral. Pedro Silva é o líder da Juventude e a Geral por Equipas é comandada pela estrutura de Águeda.

Rafael Reis, que já tinha vencido o Prólogo em 2016 e 2018, repetiu agora o feito em 2023. O contrarrelogista foi o último a descer a rampa e melhorou em 9 segundos os 10m19s que conseguiu em 2016 e que era a sua melhor marca neste percurso. No segundo lugar ficou o colega Mauricio Moreira, que parou o cronómetro 3 segundos depois dos 10m10s do colega Reis, que voou para a vitória e vestiu a primeira Camisola Amarela da prova que homenageia Joaquim Agostinho.


Pedro Silva, que chegou a ser dono do melhor tempo, terminou na 18.ª posição, a 35 segundos de Rafael Reis e conquistou a liderança da Juventude, com um pódio todo ele Glassdrive / Q8 / Anicolor. Coletivamente a estrutura também lidera, o que revela a boa prestação de todos.

Esta sexta-feira disputa-se a 1.ª Etapa em linha, com partida de Sobral de Monte Agraço às 12H00, para uma viagem com 156,7 km, que termina na Foz do Arelho cerca das 15H45. Há quatro Metas Volantes e duas contagens de montanha de 3.ª categoria.


 

DECLARAÇÕES:

 

Rafael Reis, Camisola Amarela: “A vitória era um objetivo, tal como todos os prólogos são um objetivo para mim. Estou muito feliz por vencer pela terceira vez neste percurso, tinha um recorde em 2016, que agora consegui bater e que me deixa muito satisfeito”.

Pedro Silva, Líder da Juventude: “Este era um contrarrelógio explosivo, que se adequa às minhas características e foi dar o meu máximo durante os 8 km. É um crono que encaixa em mim e que terei de continuar a trabalhar para um dia ganhar. Subir ao pódio é muito agradável porque trabalhamos todos os dias para isso. Fazê-lo com um colega de equipa é ainda mais especial. Vou tentar defender esta Camisola de líder da Juventude, para que fique com a equipa durante os próximos três dias”.


Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor: “Foi uma grande vitória do Rafael Reis, bateu o seu recorde pessoal naquele mesmo percurso, quando o venceu há alguns anos, mas é uma grande prestação também de toda a equipa. Desde Mauricio Moreira, que esteve muito perto da vitória, também Artem Nych e James Whelan, o nosso líder da Juventude Pedro Silva e Frederico Figueiredo, que também acaba por se defender muito bem, concluindo com um bom crono de Sergio García. Penso que toda a equipa sai muito contente com a prestação do dia de hoje. Foi um bom dia para todos e agora é ir no dia-a-dia, porque temos muita corrida pela frente”.

 

CLASSIFICAÇÕES:

46.º GRANDE PRÉMIO INTERNACIONAL DE CICLISMO DE TORRES VEDRAS – TROFÉU JOAQUIM AGOSTINHO

PRÓLOGO: Turcifal – Turcifal» 8 km

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (Prólogo)

 

1.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 10m07s

2.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 03s

3.º Tiago Antunes (Efapel Cycling), a 10s

7.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 26s

12.º James Whelan (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 32s

18.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 35s

36.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 50s

41.º Sergio García (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 51s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS

 

1.ª Glassdrive / Q8 / Anicolor, 30m52s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – LARANJA

 

1.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 10m42s

 Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

“Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua inicia a sua participação no Troféu Joaquim Agostinho”


Por: Xavier Silva

A equipa Continental UCI Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, iniciou a sua participação no Troféu Joaquim Agostinho, prova internacional de categoria 2.2. O prólogo que marcou o início da competição decorreu na vila de Turcifal, com uma extensão de 8 quilómetros, onde João Matias acabou integrado no TOP-30.

João Matias foi o melhor classificado da equipa percorrendo o percurso com uma velocidade média de 44,24 quilómetros por hora, terminando a 44,5 segundos do vencedor, Rafael Reis (Glassdrive/Q8/Anicolor), que percorreu os 8 quilómetros em 10 minutos e 7 segundos.


Gustavo Veloso, diretor desportivo da equipa referiu que: "A equipa esteve bem numa disciplina que não é o nosso forte. Infelizmente tivemos algum azar com António Barbio que teve de trocar de bicicleta. São coisas que fazem parte do ciclismo, mas levamos deste dia mais uma boa aprendizagem para os nossos jovens atletas e também uma boa prestação do João Matias que se dá bem nestes esforços curtos".

Esta sexta-feira, será a primeira etapa em linha do Troféu Joaquim Agostinho, com partida marcada às 12h em Sobral de Monte Agraço, serão 156,7 quilómetros até à meta em Foz do Arelho com chegada prevista às 15h43.


A equipa Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua parte para a segunda etapa do Troféu Joaquim Agostinho com boas sensações e expectativas de uma chegada ao sprint.

 

Classificação Etapa

Prólogo: 8 Kms

 

1.º Rafael Reis (Glassdrive/Q8/Anicolor), 10min7s86ms

26.º João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 44s05ms

56.º Angel Rebollido (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 1m08s27ms 57.º Francisco Morais (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 1m08s73ms 59.º Rui Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 1m10s27ms

69º Gonçalo Amado (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 1m22s

90.º António Barbio (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 1m48s17ms 92.º Nico Saenz (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 1m50s77ms


 

Classificação Geral

 

1.º Rafael Reis (Glassdrive/Q8/Anicolor), 10min7s86ms

26.º João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 44s05ms

56.º Angel Rebollido (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 1m08s27ms 57.º Francisco Morais (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 1m08s73ms

Fonte:  Equipa Continental UCI Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua





Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com