sábado, 23 de junho de 2018

“Duas medalhas de ouro nos Jogos do Mediterrâneo 2018”

Os Jogos do Mediterrâneo realizam-se na cidade de Tarragona, na Catalunha, entre ontem 22 de junho e 1 de julho de 2018.

A comitiva portuguesa de triatlo, com quatro triatletas em prova, alinhou hoje nas competições femininas 10h45 e masculinas às 13h (menos uma hora em Portugal).

Melanie Santos, do Sport Lisboa e Benfica, ganhou a competição, obtendo assim a primeira medalha de ouro para Portugal. A triatleta referiu que a prova correu muito bem, de modo muito tranquilo: «Foi uma competição muito rápida, em que me senti muito bem, saí no primeiro grupo da natação, 3º ou 4º e tentei um segmento de ciclismo forte. Depois neste segmento fiquei só eu e a triatleta espanhola.»


Melanie Santos vence com vantagem os Jogos do Mediterrâneo

Melanie conseguiu ser mais forte no ciclismo, de tal forma que a triatleta espanhola ficou para trás e a triatleta lusa acabou por pedalar sozinha durante metade do percurso. «Entrei na corrida já com algum avanço, estava um bocado de vento, mas senti-me bem e ganhei com alguma vantagem». Satisfeita com os resultados, mas as competições não param, e Melanie já está com o foco na Taça do Mundo da Hungria, a sua próxima prova de qualificação.
 

Gabriela Ribeiro fez uma natação forte, saindo em segundo da água

Melanie Santos venceu com a marca de 1:04:52, seguida da espanhola Anna Godoy Contreras 01:06:34 e de Cecilia Santamaria Surroca, com 01:06:52 também de nacionalidade espanhola.


João Pereira regressa às competições confiante!

Gabriela Ribeiro, do Alhandra Sporting Club, conquistou a quarta posição com 01:07:28, e ficou contente com a sua prestação. A atleta de apenas 17 anos saiu em segundo lugar da natação, mas não conseguiu acompanhar a sua compatriota Melanie – que pedalou sozinha-, posicionando-se no grupo perseguidor de ciclismo. «O ciclismo da Melanie foi agressivo, mas dei tudo por tudo, estive ali a par e passo com a terceira e fiquei em 4º que foi muito bom», conta-nos a jovem triatleta.

Na competição masculina João Pereira foi o primeiro a chegar à meta, conquistando assim a medalha de ouro. «Correu muito bem a prova, estou muito contente, principalmente depois deste interregno nas provas, voltaram as boas sensações!» O triatleta do Benfica abordou a natação com força de modo a ficar bem posicionado e fazer uma transição com calma. «O percurso de ciclismo foi duro, com adversários fortes, fiquei inserido num grupo da frente. Depois fiz a corrida com mais dois triatletas espanhóis, num percurso com duas voltas, muito plano e rolante, que iniciava contra o vento. Assim que tive oportunidade acelerei o passo e sensivelmente a 1500 metros descolei e tentei correr mais forte para passar a meta em primeiro lugar, o que acabou por acontecer». João Pereira mostrou-se muito satisfeito com a sua prestação, depois da breve interrupção para recuperar de uma lesão ligeira.

João Pereira venceu a prova com o tempo 00:57:28, com o espanhol António Serrat Seoane em segundo com 00:57:45 e na terceira posição, também de Espanha, ficou António Benito Lopez,  com 00:57:57.

Fez-se história na primeira participação portuguesa de sempre nos Jogos do Mediterrâneo

João Silva teve um furo na bicicleta e acabou afastado da competição

Esta é uma competição multidesportiva organizada dentro movimento olímpico, com o reconhecimento do Comité Olímpico Internacional (COI), em que participam os países banhados pelo Mediterrâneo. Apesar de Portugal não ser banhado pelo referido mar, o nosso país irá participar pela primeira vez nesta competição, representando 29 modalidades das 33 presentes. Esta competição, que terá uma duração de 10 dias, contará com a presença 4000 atletas de 26 países.

O Triatlo fez história nos Jogos Mediterrâneos ao conquistar duas medalhas de outro e continuará até dia 1 de julho na primeira participação de Portugal nesta competição.

Fonte: FTP

“JOGOS DO MEDITERRÂNEO: JOÃO PEREIRA CONQUISTA SEGUNDO OURO PARA PORTUGAL NO TRIATLO”

Melanie Santos já tinha vencido a prova feminina na mesma modalidade

Por: Lusa

Foto: Filipe Farinha

O triatleta português João Pereira conquistou este sábado a medalha de ouro no sprint nos Jogos do Mediterrâneo, que decorrem em Tarragona, Espanha, com o tempo de 57.28 minutos.

O atleta, que no ano passado venceu três títulos europeus, dois por Portugal em sprint e na distância olímpica e um pelo Benfica na vertente de equipas, demorou 10.10 minutos a nadar (750 metros), 31.14 em bicicleta (20 quilómetros) e 15.15 minutos a correr as duas voltas num total de cinco quilómetros.

As medalhas de prata e bronze foram arrecadadas por espanhóis: Antonio Seoane com o tempo 57.45 minutos, mais 17 segundos do que o atleta português, e Antonio Lopez com o tempo 57.57 minutos, mais 29 segundos do que o primeiro classificado.

João Silva, o outro atleta português que participou nesta prova, acabou na 10.ª posição com o tempo de 1:01.22 horas.

A prova disputou-se no circuito urbano de Altafulla, província de Tarragona, Espanha, onde antes a triatleta Melanie Santos conquistou a medalha de ouro, a primeira para Portugal nos Jogos do Mediterrâneo, com o tempo 1:04.52 horas.

Portugal está a estrear-se neste evento, que tive início na quinta-feira e se estende até 1 de julho, estando representado por 232 atletas de 26 modalidades, num total de 26 países.

Fonte: Record on-line

“JOGOS DO MEDITERRÂNEO: PORTUGAL ARRECADA MEDALHA DE OURO NO TRIATLO”

Melanie Santos ficou em primeiro lugar com o tempo 1:04:52

Por: Lusa

Foto: Filipe Farinha

A triatleta Melanie Santos conquistou, este sábado, a primeira medalha para Portugal nos Jogos do Mediterrâneo, ao ganhar o ouro no sprint com o tempo 1:04.52 horas, enquanto Gabriela Ribeiro foi quinta.

Melanie Santos ficou em primeiro lugar com o tempo 1:04:52, conseguindo superar a segunda classificada, a espanhola Anna Contreras, por 01:42 minutos.

Em terceiro lugar ficou a italiana Federica Parodi, que fez a prova em 1:06:5, enquanto a outra portuguesa em competição, Gabriela Ribeiro, foi quinta e fez o tempo 1:07:28, mais 02:36 minutos do que a conterrânea primeira classificada.

"Queria lutar pelo ouro, embora soubesse que não era fácil. Tive logo uma atitude agressiva no arranque e isso permitiu-me acreditar sempre", disse no final da prova Melanie Santos.

A atleta do Benfica admitiu que a parte mais complicada foi a bicicleta, por causa do vento, e considerou "muito gratificante ter conseguido esta medalha".

A prova disputou-se no circuito urbano de Altafulla, província de Tarragona, Espanha, onde, às 13:00 locais (12:00 em Portugal), João Pereira e João Silva competem no sprint masculino.

Portugal está a estrear-se nos Jogos do Mediterrâneo, que tiveram início na quinta-feira e se estendem até 01 de julho, evento que junta 26 países e no qual a delegação portuguesa está representada por 232 atletas de 26 modalidades.

Fonte: Record on-line

“Campeonato Nacional de Estrada/Daniela Reis faz a dobradinha em Belmonte”

Por: José Carlos Gomes

Daniela Reis (Doltcini-Van Eyck Sport) conquistou hoje, em Belmonte, a prova de fundo do Campeonato Nacional de Estrada, fazendo o pleno, depois de ontem ser sido campeã nacional de contrarrelógio.

A corredora torriense atacou na primeira das cinco voltas e apenas Maria Martins (Sopela Women’s Team) conseguiu responder, embora revelando dificuldade nos pontos mais inclinados do circuito de 21,4 quilómetros.

Daniela Reis acabou por deixar Maria Martins irremediavelmente para trás na entrada para a derradeira volta, fechando os 107 quilómetros isolada. Maria Martins foi a segunda classificada, a 5m28s da vencedora. A campeã nacional de 2017, Celina Carpinteiro (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ), desceu dois degraus no pódio, terminando no terceiro posto, com mais 12m25s do que a primeira classificada.

“Quis testar as minhas adversárias na primeira subida para Belmonte e fiquei sozinha com a Maria Martins. A partir daí, sabendo que estava mais forte do que ela na subida e porque ainda faltavam 80 quilómetros para fim, não me servia de nada ficar sozinha na frente. Fomos gerindo a corrida as duas. Na última volta ataquei na subida para poder chegar sozinha”, descreve Daniela Reis sobre o triunfo categórico.

A vitória nas duas corridas do fim-de-semana foi um objetivo da época vencido com distinção por Daniela Reis, que espera colher frutos do sucesso durante o próximo ano. “Nas corridas internacionais nota-se muito a diferença no impacto junto dos adeptos quando se tem a camisola de campeã ou quando não se tem. Ser campeã é muito valorizado e é também uma forma de mostrarmos ao mundo que Portugal tem uma palavra a dizer no ciclismo feminino”, explica a campeã nacional.

A cadete Daniela Campos (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ) assinou uma das melhores prestações de todo o pelotão feminino neste sábado, vencendo folgadamente o título de cadetes e sendo a terceira melhor em termos absolutos quando estavam percorridos 64,2 quilómetros. Ou seja, quando Daniela Campos terminou a corrida, apenas duas outras ciclistas rodavam mais adiantadas, Daniela Reis e Maria Martins.

Daniela Campos conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o título nacional de fundo, relegando duas ciclistas da equipa Maiatos/Reabnorte para as posições imediatas, Rafaela Ramalho, que gastou mais 6m52s, e Beatriz Roxo, que ficou a 8m09s.

As juniores percorreram 85,6 quilómetros, durante os quais Raquel Queirós (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão) marcou a diferença para a concorrência, ganhando com uma vantagem de 6m50s sobre Joana Vinagre (Bairrada) e de 18m50s relativamente a Nádia Henrique (Mato Cheirinhos/Vila Galé/Etopi).

Entre as veteranas destacou-se Raquel Marques (ASC/Focus Team/Vila do Conde), que venceu isolada a corrida de master 30. A segunda classificada foi Nádia Mendes (Transfor-Fátima BTT), a 43 segundos, e a terceira Inês Trancoso (Maiatos/Reabnorte), a 2m09s.

Filomena Paulo (ACD Milharado/EC Manuel Martins) conquistou o título de master 40, batendo Ana Neves (Bike & Nutrition Shop) por 4m42s e Lígia Maia (ASC/Focus Team/Vila do Conde) por 22m22s.

Master 50 foi a única categoria sem um número de participantes suficientes para atribuição de título de campeã nacional, numa corrida com vitória de Maria Jesus (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ).

Fonte: FPC

“Campeonato Master Contrarrelógio”

Reguengos de Monsaraz coroou cinco campeões masters

Por: José Carlos Gomes

Reguengos de Monsaraz foi hoje palco das provas de contrarrelógio do Campeonato Nacional de Estrada para Master, tendo sido coroados cinco campeões nacionais.

Todas as categorias enfrentaram um percurso de 21,4 quilómetros, com partida em Monsaraz e chegada em Reguengos de Monsaraz. Na categoria mais jovem, a de amadores de elite, triunfou Alexandre Santos (Vasconha BTT Vouzela), com 27m56s. O pódio completou-se com dois homens da equipa Vulcal/Inplenitus/CC Centro), David Pacheco, a 9 segundos, e Pedro Henriques, a 41 segundos.

André Filipe (CPR-A-do-Barbas) foi o melhor master 30, graças ao registo de 26m56s. José Leite (Peçamodovar/GF Pinto/CD Almodôvar) ocupou a posição imediata, a 43 segundos. O terceiro, a 57 segundos, foi Ricardo Gonçalves (Lamigroup/Casa do Benfica de Castro Daire).

Em masters 40 impôs-se o antigo profissional de estrada Alberto Amaral (Batotas/Ponte de Lima), com um registo de 26m29s. Hugo Moreira (Clube Desportivo em Movimento) foi o segundo classificado, a 1m16s. Rui Rodrigues (ASFIC/Grupo Parapedra) fechou o pódio, a 1m25s do vencedor.

Vítor Lourenço (Viveiros Vítor Lourenço/Sintra CC) ganhou a corrida de master 50, concluindo o esforço individual em 28m15s, menos 2m00s do que o adversário mais direto, João Amaral (Clube Operário Desportivo de Lagoa). O terceiro, a 2m18s, foi Fernando Gonçalves (CTM/Vila Pouca de Aguiar/Bike Box Vila Real).

Em masters 60 impôs-se João Pinto (Boavista/Servigás/Duobike/NAST), com 30m52s. Seguiram-se Pedro Oliveira (Academia Joaquim Agostinho/UDO), a 2m28s, e Manuel Domingos (Casa do Benfica de Almodôvar/Swick Drilling), a 2m41s.

As provas de fundo do Campeonato Nacional Master realizam-se neste domingo, a partir das 11h00. A corrida terá partida e chegada em Reguengos de Monsaraz. Os corredores de todas categorias até master 39 competirão ao longo de 146,2 quilómetros. Os master até 49 anos vão enfrentar 110,1 quilómetros. De masters 50 em diante o livro de prova aponta um desafio de 74,1 quilómetros.

Fonte: FPC

“Campeonato Nacional de Estrada/Rui Oliveira conquista título com corrida à campeão”

Por: José Carlos Gomes

Rui Oliveira (Hagens Berman Axeon) conquistou hoje o campeonato nacional de fundo em sub-23, em Belmonte, fechando em solitário os 160,4 quilómetros de prova, disputados sob calor intenso.

Disputada num percurso medianamente seletivo, a corrida tornou-se muito dura, devido às altas temperaturas e ao espírito atacante com que foi encarada pelos corredores, desde as primeiras pedaladas.

As movimentações sucederam-se nos quilómetros iniciais e, com cerca de dez quilómetros percorridos, o pelotão estava dividido em vários grupos. Entre os fugitivos que se colocaram de imediato em cabeça de corrida encontrava-se Rui Oliveira.

O grupo dianteiro foi ganhando elementos e, com metade do percurso deixado para trás, dezena e meia de corredores assumiam o comando das operações. A Rui Oliveira já se haviam juntado os companheiros de equipa Ivo Oliveira e João Almeida. Estes atacaram à vez, sem sucesso, perante a resposta dos adversários, entre os quais se destacaram dois corredores da Liberty Seguros-Carglass, Pedro Miguel Lopes e André Carvalho.

Rui Oliveira soube ler bem a corrida e, a 30 quilómetros da meta, isolou-se, numa altura em que os rivais já não podiam reagir, depois de se terem desgastado para impedir o sucesso das movimentações de Ivo Oliveira e de João Almeida.

O gaiense, apesar de não ter as melhores sensações, cerrou os dentes e partiu para uma vitória em solitário, a primeira de uma temporada com muitos lugares de destaque, mas que ainda não contava com qualquer triunfo. Rui Oliveira completou a prova em 4h10m34s, menos 59 segundos do que João Almeida e menos 1m35s do que André Carvalho, que o acompanharam no pódio.

“Em 2018 já fiz 15 vezes no top 10 e ainda não tinha ganho. Nunca conseguira uma medalha num Campeonato Nacional. Tinha este objetivo. Acho que foi mais o querer do que a força. Fui para a fuga desde o início, puxei de igual para igual com todos. Nunca imaginei que pudesse ganhar. A três voltas do fim, quando o Pedro Miguel Lopes vinha a puxar, eu já estava mal. Nessa altura, concluí que precisava de atacar de longe para fazer a diferença, porque se chegasse com os adversários eles seriam mais fortes. Entretanto, o Ivo e o João juntaram-se à frente e só lhes tenho a agradecer, eles foram a chave da vitória. Eu só rematei”, descreve o campeão nacional de sub-23.

Os gémeos Oliveira conquistaram os dois títulos de sub-23, Ivo em contrarrelógio e Rui na prova de fundo. “É o nosso último ano de sub-23 e nunca tínhamos feito grandes resultados nos nacionais. Trabalhámos bem para este sucesso. Viemos reconhecer os percursos várias vezes, tendo a sorte de o nosso irmão mais velho, ex-ciclista, nos ajudar, porque sabe ler bem corridas”, revela Rui Oliveira.

O Campeonato Nacional de Estrada termina neste domingo, dia em que será disputada a prova de fundo de elite. O início está marcado para as 11h00. Os corredores terão por diante uma jornada de 181,8 quilómetros.

Fonte: FPC

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com