quinta-feira, 20 de novembro de 2025

“1998 - O ano que consagrou Marco Pantani como uma das maiores lendas do ciclismo”


Por: Ivan Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

Marco Pantani é lembrado por uma legião de adeptos como um dos maiores trepadores da história do ciclismo. Se a comparação se limitar à montanha, poucos nomes podem discutir o seu lugar entre os melhores de sempre. Porém, a sua figura esteve sempre envolta em controvérsia: pertenceu a uma geração abalada pelo doping e a sua própria morte continua cercada de incógnitas e teorias que alimentam a lenda negra que acompanhou o “Pirata”.

 

Primeiros passos num ano destinado a ser histórico

 

A temporada de 1998 começou para Pantani em Espanha, com prestações que não faziam adivinhar o que viria: 68.º no Trofeo Luis Puig, 11.º na Clássica de Almería e 3.º na Volta a Murcia, onde somou também uma vitória de etapa.

Nas clássicas da primavera alinhou apenas na Milan - Sanremo, que não conseguiu terminar. Tinha os olhos postos nos grandes objetivos do ano e, a preparar o Giro, participou na Volta ao País Basco e no Giro del Trentino. Neste último foi um sólido quarto, apenas batido por Paolo Savoldelli, Dario Frigo e Francesco Casagrande, a 27 segundos do vencedor e a um segundo do pódio.

 

Domínio absoluto na Volta a Itália

 

A Volta a Itália de 1998 marcou a consagração de Pantani. No Giro somou duas vitórias de etapa, foi segundo em três, terceiro em uma e quarto em outra. A sua consistência e superioridade na montanha permitiram-lhe vencer a classificação da montanha e coroar-se campeão geral, derrotando rivais como Pavel Tonkov, Giuseppe Guerini, Oscar Camenzind e Daniel Clavero. Foi a sua primeira Grande Volta, o ponto alto da carreira até então.

Sem pausa competitiva entre as duas provas, Pantani seguiu diretamente do Giro para a Volta a França. Aí voltou a afirmar-se como o grande trepador do momento. Venceu duas etapas, acumulou cinco pódios e alcançou um triunfo histórico perante ciclistas como Jan Ullrich, Bobby Julich, Christophe Rinero ou Michael Boogerd. A vitória em Paris completou a dobradinha Giro-Tour ao alcance apenas das grandes lendas do ciclismo.

 

Um final de época ainda competitivo

 

Apenas dois dias depois de se coroar em Paris, Pantani mostrou que a ambição não tinha pausa ao vencer os dois curtos contrarrelógios do A Travers Lausanne, disputados no mesmo dia. Mais tarde seria nono no Grand Prix Breitling, antes de fechar a sua campanha monumental com vitórias no Circuit de l'Aube e na Rominger Classic, duas provas de alto nível que confirmaram a dimensão de um ano irrepetível.

A temporada de 1998 é ainda hoje considerada, de longe, a melhor de toda a sua carreira. Um ano em que Marco Pantani atingiu o topo do ciclismo mundial e que, apesar da sombra permanente da controvérsia, continua a alimentar o seu estatuto de mito.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/1998-o-ano-que-consagrou-marco-pantani-como-uma-das-maiores-lendas-do-ciclismo

“Em dezembro há muito desporto”


Por: Vasco Simões

Em dezembro há muito desporto para ver no Eurosport! A temporada de inverno entra em velocidade máxima e o canal continua a ser o único espaço onde é possível acompanhar, semana após semana, o Cross Country, o triatlo

Embora a época de estrada esteja encerrada, o ciclismo não pára: o ciclocrosse assume protagonismo com várias etapas cheias de ritmo, intensidade e, claro, alguma lama, o cenário perfeito para os ciclistas mais duros.

Taça do Mundo de Cross Country 

5 a 7 – Trondheim, Noruega H e M

13 e 14 de dezembro – Davos, Suíça H e M

CICLOCROSSE:

Taça do Mundo 

7 de dezembro – Terralba, Itália 14 de dezembro – Namur, Bélgica

20 de dezembro – Antuérpia, Bélgica

21 de dezembro – Koksijde, Bélgica 26 de dezembro – Gavere, Bélgica

28 de dezembro – Dendermonde, Bélgica

TRIATLO:

T100 World Tour 

12 de dezembro – Doha, Qatar

Fonte: Eurosport

“Seleção Nacional/André Soares conquista medalha de prata no contrarrelógio”


Portugal voltou a subir ao pódio nos Jogos Surdolímpicos Tóquio 2025. Na madrugada desta quinta-feira, André Soares conquistou a medalha de prata no contrarrelógio individual de 25 quilómetros, alcançando a sua segunda medalha nestes Jogos, depois do bronze obtido na corrida por pontos.

Ainda condicionado pelas consequências da queda sofrida na prova anterior, André Soares apresentou um contrarrelógio sólido e consistente, gerindo o esforço ao longo de todo o percurso e mantendo-se sempre nos lugares cimeiros. O ciclista português concluiu a prova com o tempo de 42m34s32, ficando a 2m29s20 do vencedor, o neutral Dmitry Andreevich Rozanov.

A prova contou também com a participação de João Marques, que encerrou o seu contrarrelógio na 15.ª posição, terminando os 25 quilómetros em 44m58s75, a 4m53s63 do primeiro classificado.


"Tem sido uma recuperação difícil depois da última prova. Fiquei com algumas mazelas e ontem foi difícil fazer o conhecimento do contrarrelógio. Não tive as melhores sensações e o percurso não encaixava nas minhas características, mas dei o meu melhor e usei a dor na perna para ajudar a superar todas as dificuldades. O sentimento é de dever cumprido de um orgulho imenso por representar Portugal", destacou André Soares no final da prova.

A participação portuguesa prossegue no próximo dia 22 (madrugada de sábado), com a corrida de fundo, última prova do programa de ciclismo destes Jogos Surdolímpicos.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com