segunda-feira, 5 de julho de 2021

“Clube de Natação de Torres Novas no triatlo do Fundão”


João Nuno Batista e o Clube de Natação de Torres Novas vencem a 3ªetapa da Taça de Portugal

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

João Nuno Batista (atleta cadete) e o Clube de Natação de Torres Novas venceram a 3ªetapa da Taça de Portugal de Triatlo, que se realizou no sábado à tarde, dia 3 de julho, no Fundão, uma prova que também homenageia um grande apaixonado do triatlo, mas que partiu demasiado cedo, David Vaz.


Esta etapa da Taça de Portugal de Triatlo foi disputada em distância sprint (750m/natação, 20kms/ciclismo e 5kms/corrida) e a equipa de triatlo do Clube de Natação de Torres Novas demonstrou coletivamente uma grande qualidade ao colocar 3 atletas no pódio na 1ª etapa do nacional de Cadetes, sendo na geral absoluta o 1ºlugar para João Nuno Batista, o 3ºlugar para Gustavo do Canto e o 4ºlugar para Pedro Afonso Razões.

Em relação aos outros atletas torrejanos, o grande destaque vai para o trabalho de José Pedro Vieira (15º à geral, 4º em SUB23) e Guilherme Pires (8º à geral, 3º em SUB23), e para a excelente atitude de Abel Afonso (12º à geral, 3ºlugar em Juniores) e Martim Salvador (28º à geral, 13º em Cadetes).


Para o técnico Paulo Antunes, “…fomos uma vez mais uma vez verdadeira equipa! Este conjunto de resultados colocou-nos uma vez mais na 1ªposição por equipas nesta etapa da Taça de Portugal de Triatlo…”

No setor feminino, para Natércia Carvalho foi a sua estreia em provas na distância sprint, no seu 1ºano de Cadete, com uma prova muito bem conseguida, 18ºlugar à geral e 13º em Cadetes.

 

Duatlo Jovem de Abrantes

 

Realizou-se no Parque Urbano de São Lourenço em Abrantes, a 2ªetapa do Campeonato Regional do Centro Interior Jovem.


Os jovens triatletas do Clube de Natação de Torres Novas, mais uma vez estiveram presentes para disputarem uma prova em formato de Duatlo (corrida/ciclismo/corrida), e a sua participação revelou-se bastante positiva.

O melhor resultado individual foi alcançado pelo atleta iniciado Mateus Nascimento que venceu categoricamente a sua prova.


 

Os resultados alcançados pelos atletas do Clube de Natação de Torres Novas nos vários escalões foram os seguintes:

 

Benjamins femininos: Beatriz Carvalho – 6ºlugar;

Infantis masculinos: Santiago Magalhães - 2ºlugar;

Infantis femininos: Madalena Alves – 8ºlugar;

Iniciados femininos: Francisca Leirião - 5ºlugar;

Iniciados masculinos: Mateus Nascimento - 1ºlugar;

Juvenis femininos: Mafalda Leirião - 5ºlugar; Ana Júlia Marques - 6ºlugar e Cláudia Sebastião - 7ºlugar;

Juvenis masculinos: Francisco Carvalho - 2ºlugar;

Cadetes femininos: Natércia Carvalho – 1ºlugar

Por equipas, a Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas alcançou um excelente 4ºlugar.

A próxima prova será em Castelo Branco no dia 10 de julho, com a realização da 3ª e 4ªetapa do Campeonato Regional do Centro Interior Jovem.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“28ª Volta a Portugal do Futuro”


Por: José Morais

Fotos: Podium

Vai para a estrada de 8 a 11 de julho a 28ª edição da Volta a Portugal do Futuro, terá início em Águeda e o seu términus em Castelo de Vide, numa extensão de 477,2 quilómetros, vai ser realizada em quatro dias, com cinco etapa, a última um contrarrelógio individual, numa organização da Podium.

 

Discrição da prova:

 

1ª Etapa dia 8 de julho, a edição deste ano vai começar em Águeda, num circuito de 133 quilómetros, a partida será dada pelas 11:50, e terminará pelas 15:24, pela frente vão existir 3 Metas Volantes, ao km 28, 63 e 98, e ainda 3 Prémios de Montanha de 4ª categoria ao km 16.9, 51,9, e 86,9.

2ª Etapa dia 9 de julho, vai iniciar-se em Cernache do Bonjardim pelas 11:55, e vai terminar no mesmo local pelas 15:10, terá uma distância de 120,6 quilómetros, e pela frente os ciclistas vão encontrar 3 metas ao km 23,3, 62, e 81,2, e ainda 4 Prémios de Montanha de 3ª categoria ao km 15, 43,6, 69,6, e 120,6.


 3ª Etapa dia 10 de julho, os ciclistas vão sair de Ponte de Sor pelas 11:15, e ao mesmo local pelas 15:40, terão 162,7 quilómetros para percorrer, tendo pela frente 3 Metas Volantes, ao km 23,5, 80,8, e 124,7, e ainda um Prémio de Montanha de 4ª categoria ao km 42,4.

4ª Etapa dia 11 de junho (manhã), os ciclistas vão sair de Castelo de Vide pelas 10:25, e vão terminar pelas 11:52 depois de terem percorridos os 52,5 quilómetros, pela frente uma Meta Volante ao km 14,9, e ainda 3 Prémio de Montanha, ao km 16,6 de 2ª categoria, 23,4, e 34,2 ambas de 3ª categoria.

5ª Etapa dia 11 de junho (tarde), novamente em Castelo de Vide, desta vez com um Contrarrelógio Individual de 8,4 quilómetros, a ter início pelas 15:30, e a terminar pelas 17:12, onde terminará a 28ª edição da Volta a Portugal do Futuro 2021.

“Pogacar e os rumores em torno de doping: «Ainda ontem fui testado três vezes»”


Esloveno dominou a primeira semana do Tour e há quem ponha em causa as razões do seu rendimento

 

Por: Record

Foto: Reuters

Tadej Pogacar partiu para o Tour como um dos principais favoritos à vitória final e a repetir o triunfo alcançado na edição do ano passado. O esloveno, companheiro do português Rui Costa na UAE-Emirates, quer provar que a vitória de 2020 "não foi um acidente" e é líder destacado ao fim da primeira semana, com 2.01 minutos de vantagem sobre Ben O'Connor (AG2R) e 5.18 para Rigoberto Urán (EF Education).

Pogacar ganhou o contrarrelógio e arrasou os adversários diretos nas etapas de montanha do fim de semana. Esta segunda-feira, primeiro dia de descanso, Pogacar foi confrontado pela imprensa com algumas dúvidas que têm surgido nos últimos dias relativamente ao seu rendimento e à 'velha' questão do doping. E a resposta de Pogacar foi contundente: "Temos muitos controlos para provar que [os céticos] estão errados. Ainda ontem, por exemplo, fui sujeito a três testes, dois antes e um depois da etapa. Penso que isso tem peso suficiente para provar que, quem pensa esse tipo de coisas, está errado".

Aqueles que eram, à partida, os seus principais adversários na luta pela camisola amarela já estão longe e o compatriota Primoz Roglic (Jumbo-Visma), que era apontado como o grande rival de Pogacar, viu-se mesmo obrigado a desistir na sequência de uma queda sofrida na 3ª etapa. Apesar da situação favorável, Pogacar rejeita que o Tour já esteja ganho e lembra as dificuldades que o pelotão tem encontrado.

"Estou muito feliz com o meu momento de forma e esperava algo deste género. Mas este Tour tem sido muito difícil desde o início, com muitas quedas que afetaram vários ciclistas. Eu estou praticamente intocável, pois só tive uma pequena queda, que felizmente não me causou problemas", afirmou o ciclista, de 22 anos.

Fonte: Record on-line

“Pogacar quer provar a si próprio e ao mundo o que pode fazer: «2020 não foi um acidente»”


Ciclista esloveno é o atual líder do Tour

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates), líder da Volta a França, afirmou esta segunda-feira que pretende provar a si próprio e ao mundo a sua qualidade, de modo a demonstrar que a vitória em 2020 não foi "um acidente".

"Uma das minhas maiores motivações foi mostrar que não foi um acidente, com base em um único contrarrelógio", afirmou Pogacar, no dia de descanso do Tour, lembrando a vitória conseguida em 2020, depois de conquistar a amarela a Roglic no contrarrelógio da penúltima etapa.

Pogacar, companheiro de equipa do português Rui Costa, está na liderança da Volta à França, com 02.01 minutos de vantagem sobre Ben O'Connor (Ag2r-Citröen) e 05.18 para o colombiano Rigoberto Urán (EF Education-Nippo), bem encaminhado para o segundo triunfo consecutivo na prova francesa.

"Este ano estou motivado para provar a mim próprio e provar ao mundo o que posso fazer", disse o ciclista.

Em relação a algumas suspeitas sobre o seu domínio na Volta à França até ao momento, o esloveno lembrou os vários testes antidoping a que já foi sujeito, antes e durante a prova, para provar "aos céticos que estão errados".

O pelotão cumpre esta segunda-feira o primeiro dia de descanso da 108.ª edição da Volta a França, regressando à estrada na terça-feira, para a ligação de 190,7 quilómetros entre Albertville e Valence.

Fonte: Record on-line

“Atleta da ASFIC apura-se para os Campeonatos Mundiais UCI Granfondo”


Decorreu ontem, dia 4 de julho na capital da Polónia, Varsóvia – Fort Modlin, o UCI Granfondo, que se trata de uma corrida para o apuramento do campeonato mundial que se irá realizar na Bósnia.

A UCI Gran Fondo World Series é uma série de corridas sancionadas pela UCI, realizadas em todo o mundo, que promovem uma competição de alto nível para Masters e Amadores.

Esta prova foi composta por 2 corridas, um Granfondo com a distância de 130 km e um Médiofondo de 75 Km, onde participam atletas de todo o mundo, com o objetivo de conseguirem o apuramento para o mundial.

Vitorino Pereira, atleta da ASFIC Grupo Parapedra / Dinazoo / Riomagic, participou no Médiofondo, condição imposta pelas regras da prova devido a sua idade.

O atleta da ASFIC rodou sempre no grupo da frente, chegando o pelotão compacto com uma média de velocidade de 42,41 km/h, não tendo vingado nenhuma tentativa de fuga, acabando a etapa a ser discutida ao sprint, com Vitorino pereira a cortar a meta no 17º lugar da geral, com o brilhante 1º lugar do seu escalão.


Com esta vitória Vitorino Pereira está apurado diretamente para disputar o campeonato mundial na Bósnia herzegóvina no dia 10 de outubro.

Vitorino Pereira foi o primeiro atleta a levar a camisola da ASFIC ao 1º lugar nos apuramentos mundiais, o que é um orgulho para toda a equipa e staff.

Hoje a camisola da ASFIC teve em destaque no ciclismo master de todo o mundo.

Mais uma vez deixamos um agradecimento especial aos nossos patrocinadores, que acreditam e apoiam para que estes resultados possam existir.

Fonte: ASFIC - GRUPO PARAPEDRA /DINAZOO / RIOMAGIC





“Antarte-Feirense/Gonçalo Amado, 6º na Clássica de Viana e Rafael Silva 2º no GP Anicolor”


No sábado passado, 3 de julho, disputou-se a 1ª Clássica de Viana do Castelo, na distância de 170,4 km, com partida de Vila Franca do Lima e chegada em Viana do Castelo. Uma prova disputada a velocidade vertiginosa que aliada à dureza das passagens pelos troços em terra batida e empedrado e às quatro passagens pela subida de Santa Luzia, cedo selecionaram o pelotão a um grupo restrito de corredores que viria a discutir a vitória.

A equipa Antarte-Feirense foi protagonista desde o tiro de partida integrando dois ciclistas no restrito grupo que dominou a corrida, Gonçalo Amado, 6º e António Ferreira 10º, a vitória final pertenceu ao russo Aleksandr Grigorev (Atum General-Tavira).


 

Classificação 1ª Clássica de Viana do Castelo:

 

1º Aleksandr Grigorev (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) 4:29:01

2º César Martingil (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) +8

3º Pedro Andrade (Hagens Berman Axeon) +33

...

6º Gonçalo Amado (Antarte-Feirense) +3:31

10º António Ferreira (Antarte-Feirense) +9:53

25º Venceslau Fernandes (Antarte-Feirense) +26:28


 

Geral Equipas:

 

1ª Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel

2ª Antarte-Feirense

 

Domingo, 4 julho, lugar ao Grande Prémio Anicolor, 164,4 quilómetros, com partida em Fermentelos e chegada a Águeda. Mais uma vez a equipa Antarte-Feirense protagonista desde os quilómetros iniciais, colocando 5 elementos na primeira seleção de valores, entre os quais Rafael Silva que na parte seletiva do percurso ficou na frente da corrida com outros 4 ciclistas.

Na reta da meta Rafael Silva foi o primeiro a arrancar num sprint emocionante sendo apenas ultrapassado in extremis por Francisco Campos da W52-FC Porto.

 

Classificação 5º GP Anicolor:

 

1º Francisco Campos (W52-FC Porto) 4:02:02

2º Rafael Silva (Antarte-Feirense) mt

3º Tiago Antunes (Tavfer-Measindot-Mortágua) mt

...

13º Gonçalo Amado (Antarte-Feirense) +3:57

15º Venceslau Fernandes (Antarte-Feirense) +6:19

34º Fábio Oliveira (Antarte-Feirense) +16:49

52º António Ferreira (Antarte-Feirense) +18:52

54º Afonso Eulálio (Antarte-Feirense) +18:52

 

Geral Equipas:

 

1ª W52-FC Porto

3ª Antarte-Feirense

 

Declarações de Rafael Silva:

“Às vezes ganhamos, outras vezes aprendemos, e por 1cm se ganha e 1cm se perde. Parabéns aos vencedores! Mais um pódio numa época positiva! Muito obrigado à minha equipa Antarte-Feirense por confiar em mim”.

 

Declarações do Diretor Desportivo, Joaquim Andrade:

“Num fim de semana de clássicas, corremos com o pensamento na vitória em ambos os dias, em Viana o Gonçalo Amado e o António Ferreira tiveram a sua oportunidade e não defraudaram, isto apesar de ambos terem tido percalços em momentos cruciais da corrida, o que é normal em corridas com estas características, onde o fator sorte é determinante.

No domingo a equipa contribuiu para fazer a seleção de valores de forma a reduzir o leque de sprinters na chegada a Águeda. O Rafael chegou à reta da meta na disputa da vitória e bateu-se até ao último centímetro, mas não foi possível a vitória. Apenas há que dar os parabéns aos vencedores, mas também a toda a minha equipa que nos faz a todos, desde staff a Direção, sentir um orgulho enorme neste grupo”.

 

Próxima competição:

 

16, 17 e 18 julho > 44º GP Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho

Fonte: Antarte-Feirense

“Efapel conquista três Camisolas no 5.º Grande Prémio Anicolor”


A Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL concluiu a 5.ª edição do Grande Prémio ANICOLOR com três das seis camisolas em disputa. André Domingues, que terminou a etapa no 4.º posto, foi coroado em Águeda “Rei dos Trepadores”, por ter ganho a Geral da Montanha e envergou ainda a Camisola da Juventude, ao ser o melhor Sub-23 em prova.

Já Luís Mendonça, 9.º classificado, vestiu a Camisola das Metas Volantes. Uma boa prestação da formação de Águeda, que hoje correu em casa ao pedalar por este território.


A prova de hoje ficou marcada por movimentações constantes, levando a que passados 100 km nenhuma das várias tentativas de fuga tivesse singrado. Foi a 40 km da meta, quando surgiram os quatro Prémios de Montanha, que surgiram os principais ataques.

A corrida seria decidida entre três homens, sendo Francisco Campos (W52-FC Porto) aquele que mais partido tirou das suas características de sprinter, triunfando pela segunda vez em Águeda, visto que já foi ele que venceu a o Grande Prémio ANICOLOR em 2019. Da EFAPEL foi André Domingues o primeiro a chegar, em 4.º lugar, seguindo-se Luís Mendonça, que ocupou o 9.º posto da Geral Individual.


“Dia positivo, com os nossos objetivos cumpridos. Estivemos na discussão e é sempre importante correr em casa, no território Águeda, onde estão alguns dos nossos patrocinadores, bem como é sempre bom participar numa prova de um deles, como é o caso da Anicolor. Tentámos ter homens na frente e finalizarmos a um lugar do pódio, com a conquista da Juventude e da Montanha, por parte do André Domingues e com o Luís Mendonça nas Metas Volantes, revela um bom trabalho de toda a equipa”, resumiu Rúben Pereira, diretor desportivo da EFAPEL, bastante satisfeito.


 

CLASSIFICAÇÕES:

5.º GRANDE PRÉMIO ANICOLOR

Fermentelos - Águeda: 164,4 km

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA

 

1.º Francisco Campos (W52-FC Porto), 04h02m02s

2.º Rafael Silva (Antarte-Feirense), mt

3.º Tiago Antunes (Tavfer-Measindot-Mortágua), mt

4.º André Domingues (EFAPEL), a 04s

9.º Luís Mendonça (EFAPEL), a 02m08s

43.º Karel Hník (EFAPEL), a 16m49s

46.º André Cardoso (EFAPEL), mt

DNF Guillermo García Janeiro (EFAPEL)

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS

 

1.ª W52-FC Porto, 12h14m12s

4.ª EFAPEL, a 10m55s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA

 

1.º André Domingues (EFAPEL), 11 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL METAS VOLANTES

 

1.º Luís Mendonça (EFAPEL), 5 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE

 

1.º André Domingues (EFAPEL), 04h02m06s

Fonte: Efapel

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com