terça-feira, 7 de março de 2023

“Dia Internacional da Mulher na Eurosport”


As histórias inspiradoras de sete atletas em destaque na programação do Eurosport

 

Por: Vasco Simões

O canal transmitirá ao longo desta quarta-feira a esta série composta por diferentes peças protagonizadas por atletas internacionais como as ciclistas Marie Patouillet, Trine Schmid e Laura Kenny; a esquiadora Justyna Kowalczyk, a jogadora de vólei Myriam Sylla e as jogadoras de futebol Hedvig Lindahl e Virginia Torrecilla

'INSPIRE THE WORLD' é a nova aposta do Eurosport que tem como objetivo dar visibilidade ao desporto feminino através de histórias de esforço, superação e determinação narradas na primeira pessoa por algumas das mais importantes atletas da Europa.

São referências nos seus respetivos desportos. Mas, para chegar ao topo, não tiveram vida fácil. Esta quarta-feira, 8 de março, no Dia Internacional da Mulher, o Eurosport estreia 'INSPIRE THE WORLD', uma produção própria em que sete das atletas internacionais da Europa partilham com o público as suas histórias de esforço, evolução e sacrifício para se tornarem nas melhores nas suas respetivas disciplinas.

A futebolista espanhola Virginia Torrecilla é uma das protagonistas desta nova série de pequenos episódios que o Eurosport vai transmitir esta quarta-feira, dia 8 de março, a partir das 15h30 e que marcará a programação do canal ao longo da tarde para dar visibilidade às mulheres no desporto.

Em cada um desses episódios, as ciclistas Marie Patouillet, Trine Schmid e Laura Kenny; a esquiadora Justyna Kowalczyk, a jogadora de vólei Myriam Sylla e as jogadoras de futebol Hedvig Lindahl e Virginia Torrecilla contam na primeira pessoa as suas poderosas histórias e revelaram ao público as dificuldades, desafios e alegrias vividas ao longo das suas carreiras desportivas.

 

Virginia Torrecilla e a vitória mais importante da sua vida

 

A centro campista do Atlético de Madrid, capitã da Seleção espanhola desde 2019, e uma das melhores jogadoras de futebol do mundo, disputou em 2020 o jogo mais importante de toda a sua vida. O diagnóstico de um tumor cerebral obrigou Torrecilla a parar para marcar o golo mais importante de sua carreira.

Após dois anos de tratamento, luta e sacrifício, Torrecilla voltou a entrar em campo para disputar os minutos finais da partida entre Atlético de Madrid e FC Barcelona. Um regresso inspirador que deixou uma marca em todas as pessoas que acompanharam o jogo. Em 'INSPIRE THE WORLD', Virginia Torrecilla recorda alguns dos principais momentos que marcaram a sua vida pessoal e profissional.

 

Lista de atletas e horários

 

Eurosport 2 às 15:30 - Myriam Sylla: Jogadora de voleibol italiana com várias medalhas conquistadas em campeonatos da Europa e do Mundo.

Eurosport 1 às 16:00 - Hedvig Lindahl: Guarda-redes sueca do Djurgårdens IF da Suécia, que conta no currículo com dois títulos conquistados em Inglaterra.

Eurosport 1 às 17:00 - Marie Patouillet: Ciclista francesa, campeã do Mundo de Estrada em 2022.

Eurosport 1 às 17:50 - Trine Schmid: Ciclista de Pista dinamarquesa com duas medalhas de ouro conquistadas nos Europeus de 2017 e uma medalha de prata conquistada nos Mundiais de 2008.

Eurosport 1 às 19:00 - Justyna Kowalczyk-Tekieli: Esquiadora polaca, cinco vezes campeã olímpica de Cross Country.

Eurosport 1 às 19:55 - Virginia Torrecilla: Centro campista do Atlético de Madrid, capitã da Seleção espanhola desde 2019, e uma das melhores jogadoras de futebol do mundo.

Eurosport 1 às 20:45 - Laura Kenny: Ciclista de Pista britânica com medalhas conquistadas em Jogos Olímpicos, Mundiais e Europeus.

O Dia Internacional da Mulher é o dia que celebra as conquistas sociais, económicas, culturais e políticas das mulheres no mundo inteiro. O dia marca igualmente um apelo à ação para acelerar a igualdade das mulheres. Para 2023, o tema da campanha do Dia Internacional da Mulher 2023 é #EmbraceEquity.

Fonte: Eurosport

“Arouca recebe quarto fórum Cyclin’Portugal”


Realiza-se em Arouca o “IV Fórum Cyclin’Portugal”, na sexta-feira e no sábado. Estará em debate toda a dinâmica que permitiu a existência de 25 mil quilómetros de percursos para a prática de turismo com bicicleta, distribuídos por 41 infraestruturas Cyclin’Portugal a que acrescem 23 infraestruturas em processo de candidatura ou pré-homologação.

O Fórum junta em Arouca, território das Montanhas Mágicas, os principais especialistas do país. Ao longo de dois dias serão trocadas experiências sobre as melhores práticas de criação, dinamização e manutenção de infraestruturas cicláveis, mas haverá também tempo para aproveitar a rica gastronomia local, assim como para pedalar na Grande Rota das Montanhas Mágicas. O programa completo está disponível em https://www.cyclinportugal.pt/pt/10-conteudos/160-forum-cyclinportugal-2023

O desenvolvimento do turismo em bicicleta e a importância de valorização dos territórios através das redes de percursos cicláveis estarão em destaque na quarta edição do Fórum Cyclin'Portugal, que vai realizar-se nos dias 10 e 11 de março, em Arouca.

A evolução do projeto Cyclin'Portugal tem sido acompanhada de uma crescente maturidade na oferta de redes de percursos homologados, que em 2022 já abrangem grande parte do território nacional. Na sequência da homologação, em 2022, da GR60, Grande Travessia das Montanhas Mágicas, a região de Arouca irá receber um evento onde se irão debater temas emergentes e de grande importância para o desenvolvimento turístico.

O programa incluirá um conjunto de propostas que dará destaque a projetos nacionais e internacionais de valorização do território através das redes de percursos. O desafio permanente de manter as redes de percurso, de lhes dar sustentabilidade e de as incrementar de forma inteligente será também um dos temas em foco. As metodologias de acompanhamento, manutenção e ativação estarão também em destaque. As tecnologias mais recentes, associadas à implementação e valorização das infraestruturas serão outro dos pontos em debate.

À semelhança da edição 2022, os participantes serão chamados a ter uma voz ativa nos trabalhos, com a partilha das suas práticas e com o desenvolvimento de momentos colaborativos de trabalho em grupos mais restritos. Estas sessões colaborativas serão dos momentos mais importantes do Fórum, porque permitirão trazer à discussão a realidade de cada região.

Serão também promovidos momentos de convívio entre os participantes, com destaque para as iniciativas a desenvolver em parceria com a Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das serras de Montemuro, Arada e Gralheira (ADRIMAG) e com o Município de Arouca, que permitirão mostrar um pouco do melhor daquele território.

“Com este Fórum, a Federação Portuguesa de Ciclismo mantém o compromisso de capacitar os técnicos que trabalham nesta área, assegurando a qualidade e coerência da experiência de pedalar pelos mais de 25 mil quilómetros de percursos que integram a rede Cyclin'Portugal”, salienta o vice-presidente da Federação, Sandro Araújo.

O acesso à formação certificada com avaliação é gratuito para os técnicos dos Centros Cyclin'Portugal homologados ou em processo de homologação. Os restantes participantes que pretendam obter certificado de Técnico Cyclin'Portugal têm um custo de inscrição de 60 euros. Outros interessados que não pretendam certificação terão um custo de inscrição de 25 euros.

Estará disponível oferta de hotelaria a preços especiais para o evento, cuja informação será comunicada juntamente com o processo de inscrição, que poderá ser feito em www.cyclinportugal.pt

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Sport Lisboa e Benfica vence segunda etapa do CNC Duatlo”


O VII Duatlo de Vila Nova de Cerveira recebeu no dia 5 de março o Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo e o destaque da prova foi para o Sport Lisboa e Benfica que alcançou a primeira posição tanto nas equipas femininas como nas masculinas.

O Benfica venceu esta etapa com os atletas António Barata, Alexandre Nobre e Diogo Tomé. Na segunda posição ficou o Clube de Natação de Torres Novas, com João Nuno Batista, Pedro Afonso Razões e Manuel Bartolomeu.  O Outsystems Olímpico de Oeiras fechou o pódio dos clubes masculinos, com João Bragadeste, Bernardo Magina e Nuno Carvalho.


Na prova feminina foram as atletas do Benfica que mais rapidamente alcançaram a meta, com Madalena Almeida, Maria Gonçalves e Rafaela Cananó Silva. O Alhandra Sporting Club ocupou a segunda posição do pódio com Beatriz Boal, Sofia Corrêa e Luana Quaresma. O pódio feminino ficou completo com a equipa do SFRAA TRIATLO constituído pelas atletas Sara Neto, Joana Tomé e Catarina Feijão.

O atleta mais rápido de VII Duatlo de Vila Nova de Cerveira foi António Barata, do Sport Lisboa e Benfica. Alexandre Nobre, também do Benfica, cruzou a meta na segunda posição e João Nuno Batista, do Clube de Natação de Torres Novas, fechou o pódio individual masculino.


Na competição feminina, o pódio foi inteiramente preenchido por atletas do Sport Lisboa e Benfica, com Madalena Almeida, Maria Gonçalves e Rafaela Cananó Silva, a ocupar a primeira, segunda e terceira posições respetivamente.

A competição incluiu ainda uma prova aberta onde participaram atletas portugueses e espanhóis.

No sábado, 4 de março, realizou-se a segunda etapa do Campeonato Nacional Jovem que contou com a participação de 23 clubes e cerca de 300 jovens triatletas, que se divertiram a praticar a modalidade mostrando simultaneamente garra competitiva.


O Campeonato Jovem conseguiu animar ainda mais a festa em Vila Nova de Cerveira, num evento que contribuiu igualmente para o desenvolvimento pessoal e desportivo dos atletas mais novos.

Todos os resultados aqui: https://www.federacao-triatlo.pt/ftp2015/competicoes/resultados/resultados-2023/

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“'Crono' por equipas do Paris-Nice ganho pela Jumbo-Visma com Cort na liderança”


Rui Oliveira na 108º posição da tabela geral a 5.01 minutos do novo líder

 

Por: Lusa

Foto: Twitter / Team Jumbo-Visma

O contrarrelógio por equipas da terceira etapa do Paris-Nice deixou esta terça-feira o ciclista dinamarquês Magnus Cort (EF Education-Easy Post) na liderança da geral, após a sua equipa ser segunda atrás da Jumbo-Visma.

A formação holandesa foi a mais rápida no exercício em Dampierre-en-Burly, com 32,2 quilómetros, concluindo com um tempo de 33.55 minutos, um segundo mais rápido do que os norte-americanos, segundos, com a Jayco AlUla em terceiro, a quatro segundos.

O exercício teve regras invulgares que a organização instituiu para o regresso do contrarrelógio por equipas à 'Corrida ao Sol', após 30 anos de ausência, uma vez que, apesar de ser um esforço coletivo, seriam contados tempos individuais.

Assim, foi com estranheza que os adeptos da modalidade viram o esloveno Tadej Pogacar fazer um autêntico sprint até à meta, deixando para trás um companheiro de equipa UAE Emirates, forçando 'apenas' 23 segundos de atraso para os vencedores.

O português Rui Oliveira, companheiro de equipa de 'Pogi', acabou a cair perto de meia centena de posições, seguindo em 108.º, agora a 5.01 minutos do novo líder, Cort, outro que chegou isolado à meta.

O dinamarquês, vencedor da classificação por pontos na Volta ao Algarve, tem um segundo de vantagem para o belga Nathan Van Hooydonck (Jumbo-Visma), segundo, com o australiano Michael Matthews (Jayco AlUla) a subir a terceiro, a três segundos.

O principal perdedor, dentro do 'top 10', foi mesmo Pogacar, que, apesar de encurtar as perdas, caiu para 10.º, quando era segundo, e está a 14 segundos da camisola amarela.

A quarta etapa liga Saint-Amand-Montrond a La Loge des Gardes e conta com uma chegada em alto no fim de 164,7 quilómetros.

Fonte: Record on-line

“Fabio Jakobsen vence ao sprint segunda etapa do Tirreno-Adriático”


João Almeida sobe ao sexto lugar e Nélson Oliveira é agora 12º

 

Por: Lusa

Fabio Jakobsen (Soudal Quick-Step), campeão europeu de fundo, venceu esta terça-feira ao sprint a segunda etapa do Tirreno-Adriático, em que o italiano Filippo Ganna (INEOS) conservou a liderança da geral individual.

Jakobsen, de 26 anos, somou a segunda vitória da temporada ao cumprir os 210 quilómetros entre Camaiore e Follonica em 5:06.33 horas, impondo-se sobre a meta ao belga Jasper Philipsen.

O homem da Alpecin-Deceuninck parecia destinado à vitória, mas acabou batido por muito pouco pelo holandês, que partiu de trás após Philipsen lançar primeiro o sprint, com o colombiano Fernando Gaviria (Movistar) em terceiro.

O dia pouco alterou as contas da geral, que continua encimada por Filippo Ganna, com 28 segundos de vantagem para o alemão Lennard Kämna (BORA-hansgrohe), segundo, e 31 para o norte-americano Magnus Sheffield (INEOS), terceiro.

Os quatro minutos perdidos pelo australiano Michael Hepburn (Jayco-AlUla) permitiram a João Almeida (UAE Emirates) subir ao sexto lugar, a 41 segundos de Ganna, após chegar integrado no pelotão.

O mesmo fez Nélson Oliveira (Movistar), que agora segue em 12.º, a 49 segundos do líder.

Na quarta-feira, a terceira etapa liga Follonica a Foligno em 216 quilómetros, com duas contagens de montanha categorizadas na primeira metade da tirada.

Fonte: Record on-line

“Agenda de Ciclismo da Semana”


Vem aí um fim de semana com ciclismo para todos os gostos

 

Por: José Carlos Gomes

O próximo fim de semana velocipédico será alargado e contará com eventos para todos os gostos. O pelotão de elite e sub-23 disputa a Clássica da Primavera, segunda prova da Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Elite, que se realiza na Póvoa de Varzim. A Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa inicia-se em Cantanhede, que também recebe a Prova de Abertura de Cadetes. Portimão será palco das duas rondas inaugurais da Taça de Portugal de BMX. E Arouca será o ponto de encontro para o IV Fórum Cyclin’Portugal.

A 26.ª edição da Clássica da Primavera dá seguimento, no domingo, à Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Elite, oferecendo o tradicional percurso acidentado em território da Póvoa de Varzim. A partida será dada às 10h55, na Avenida Vasco da Gama, local onde é esperada a chegada, cerca das 14h30, depois de percorridos 145 quilómetros.

A corrida desenrola-se em circuito, fora do perímetro da cidade da Póvoa de Varzim, tendo como pontos de interesse competitivo acrescido as metas volantes instaladas em Navais e os prémios de montanha, na freguesia de Laúndos. Metas intermédias a ultrapassar sete vezes pelos corredores.

Cantanhede será outro local de peregrinação dos adeptos de ciclismo no próximo domingo, uma vez que recebe duas competições, a Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa, às 9h30, e a Prova de Abertura de Cadetes, às 14h50.

As femininas partilham o mesmo pelotão, mas farão distâncias distintas em função da categoria etária. A partida será no lugar da Pena e a chegada no recinto da feira de Cantanhede. As corredoras de elite e sub-23 vão pedalar ao longo de 81,1 quilómetros, as juniores e as masters 30 e 40 enfrentam 63,1 quilómetros, enquanto as cadetes e as masters 50 irão cumprir 45,5 quilómetros. O circuito inclui um troço em terra, que será ultrapassado três vezes pelas ciclistas que cumprem a distância máxima, duas pelas da distância intermédia e uma vez na corrida mais curta. Com início às 9h30, prevê-se que a prova de elite termine pouco antes das 12h00.

A prova dos sub-17 masculinos terá 82,3 quilómetros, iniciando-se, às 14h50, em Murtede e terminando no recinto da feira de Cantanhede, cerca das 16h45, depois de atravessar as várias freguesias do concelho.

A pista do Parque da Juventude de Portimão é o local escolhido para as duas primeiras etapas da Taça de Portugal de BMX. No sábado a prova disputa-se em período vespertino, com os treinos a começarem às 14h30 e a competição a arrancar duas horas mais tarde. No domingo a pista abre às 9h30, uma hora antes das primeiras corridas.

 

Fórum Cyclin’Portugal

 

Fora do âmbito das corridas, mas tendo a bicicleta como força motriz, realiza-se em Arouca o IV Fórum Cyclin’Portugal, na sexta-feira e no sábado. Estará em debate toda a dinâmica que permitiu a existência de 25 mil quilómetros de percursos para a prática de turismo com bicicleta, distribuídos por 41 infraestruturas Cyclin’Portugal a que acrescem 23 infraestruturas em processo de candidatura ou pré-homologação.

O Fórum junta em Arouca, território das Montanhas Mágicas, os principais especialistas do país. Ao longo de dois dias serão trocadas experiências sobre as melhores práticas de criação, dinamização e manutenção de infraestruturas cicláveis, mas haverá também tempo para aproveitar a rica gastronomia local, assim como para pedalar na Grande Rota das Montanhas Mágicas. O programa completo está disponível em https://www.cyclinportugal.pt/pt/10-conteudos/160-forum-cyclinportugal-2023

 

Mais eventos oficiais

 

10 a 12 de março: Algarve Bike Challenge, Tavira

11 e 12 de março: E-Viana Enduro 2023, Viana do Castelo

11 e 12 de março: Circuito da Flor da Amendoeira, Vila Flor

12 de março: 1.ª Prova da Taça de XCM da AC Porto, Tougues, Vila do Conde

12 de março: 1.ª Prova da Taça de XCO da AC Santarém, Porto de Mós

12 de março: Troféu Cross MTB, Cebolas de Cima e Retaxo, Castelo Branco

12 de março: 1.ª Prova da Taça da Madeira de XCO, Porto Santo

12 de março: Taça do Canal de XCO, Quinta das Rosas, Pico, Açores

12 de março: 1.ª Prova da Taça de DHI de S. Miguel, Açores

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com