terça-feira, 15 de setembro de 2020

“Diego Ulissi vence primeira etapa da Volta ao Luxemburgo”


Ciclista português Rui Oliveira foi sexto classificado

Por: Lusa

Foto: Facebook UAE Team Emirates

Rui Oliveira (UAE Emirates) foi esta terça-feira sexto classificado na primeira etapa da Volta ao Luxemburgo, na qual triunfou um dos seus colegas de equipa, o italiano Diego Ulissi, primeiro líder da geral individual.

O ciclista Italiano, de 31 anos, ergueu os braços ao fim de 3:13.15 horas, tempo que precisou para cumprir os 133,5 quilómetros no Luxemburgo, numa vitória ao sprint sobre os belgas Amaury Capiot (Vlaanderen-Baloise), segundo colocado, e Eduard-Michael Grosu (Nippo Delko One Provence), terceiro.

Já o ciclista português foi sexto, atrás de outro colega de equipa, Jasper Philipsen, quinto classificado, num lançamento perfeito da UAE Emirates, e é terceiro classificado na tabela da juventude, atrás de Philipsen, segundo, e do líder italiano Alessandro Fedeli (Nippo Delko One Provence).

Na geral, segue em sétimo lugar, a 13 segundos do camisola amarela, enquanto o irmão, Ivo Oliveira (UAE Emirates), segue em 71.º, a 1.16 minutos, após ter cortado a meta na mesma posição.

A representação portuguesa resume-se aos dois ciclistas de Vila Nova de Gaia, após a W52-FC Porto ter decidido não participar na corrida.

Na quarta-feira, a segunda etapa liga Remisch a Hesperange ao longo de 160,8 quilómetros, com três contagens de montanha de segunda categoria e outras três de primeira.

Fonte: Record on-line

“Sousinha é top-10 Nacional”


Texto: AfterTwo //works

Fotos: FPCiclismo e After Two //works

O júnior Diogo Sousinha foi o mais rápido entre todos os atletas da Academia Joaquim Agostinho / UDO que desafiaram os 3 quilómetros de escalada do Campeonato Nacional de Rampa realizado este domingo em Vila Nova, no concelho de Miranda do Corvo.

O “Nazareno” registou o 9º melhor tempo no seu escalão com 10 minutos e 5 segundos, menos 35s que o colega de equipa João Ferreira que terminou na 23ª posição. Daniel Gonçalves no 27º posto com 10m e 50s concluiu a representação "torriense" na categoria júnior.


Entre os Cadetes, destaque para a 12º lugar alcançado por Mário Hipólito. No escalão mais concorrido do evento, com 89 participações, o atleta de Reguengo Grande ficou a 9 segundos do top-10, com o tempo de 10 minutos e 58 segundos. A participação da equipa torriense neste escalão ficou completa com os desempenhos de Rafael Andrade (30º) e Miguel Malhado (44º).

Pedro Oliveira, o primeiro atleta da Academia a entrar em ação, conquistou o 8º melhor tempo (14m20s) entre os master 60.

A atividade competitiva para os vários escalões da Academia Joaquim Agostinho tem um novo episódio já no próximo fim-de-semana, com a disputa dos campeonatos nacionais de contra-relógio em Castelo de Vide. Neste município do norte alentejano, os atletas Master e Cadetes terão de cumprir um exercício de 13,8 km, enquanto que o percurso dos juniores é mais exigente, com uma distância de 17,6 km.

Fonte: Academia Joaquim Agostinho / UDO




“Coronavírus: Nenhum caso de infeção após segundo dia de descanso no Tour”


Prova avança esta terça-feira para a 16.ª etapa

Por: Lusa

Foto: EPA

O pelotão da Volta a França vai partir esta terça-feira completo para a 16.ª etapa, depois de todos os ciclistas e membros das equipas participantes terem testado negativo na deteção do novo coronavírus.

A quarta bateria de testes à Covid-19 feita pela organização da Grande Boucle e pela União Ciclista Internacional (UCI), durante o segundo dia de descanso da prova, envolveu 785 exames a corredores e membros das equipas técnicas e médicas e mecânicos das equipas.

A caravana já tinha sido testada duas vezes antes da prova e, na primeira jornada de descanso, em La Rochelle, no dia 7 de setembro, quando nenhum dos corredores testou positivo, mas foram registados casos de infeção em membros do staff de AG2R La Mondiale, INEOS, Mitchelton-Scott e Cofidis.

O protocolo para a realização do Tour determinava que uma equipa seria afastada da prova caso tivesse dois casos positivos.

O diretor da prova, Christian Prudhomme, que testou positivo, regressou segunda-feira à corrida, depois de uma semana em quarentena.

Os resultados dos testes à covid-19 foram anunciados poucos minutos antes do início da 16.ª etapa, a primeira nos Alpes, com 164 quilómetros, entre La Tour-du-Pin e Villard-de-Lans.

O esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) lidera a corrida, que termina no domingo, em Paris, com 40 segundos de vantagem sobre o compatriota Tadej Pogacar (UAE Emirates), enquanto Nelson Oliveira (Movistar), o único português em prova, é 57.º, a 02:08.29 horas.

Fonte: Record on-line

“Lennard Kämna conquista isolado a 16.ª etapa da Volta à França”


Alemão superioriza-se aos seus 22 companheiros de fuga

Por: Lusa

O ciclista alemão Lennard Kämna (Bora-hansgrohe) venceu isolado a 16.ª etapa da Volta a França, superiorizando-se aos seus 22 companheiros de fuga, numa jornada tranquila para o camisola amarela, o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma).

Depois de ser segundo classificado na 13.ª etapa, Kämna destacou-se hoje na parte final dos 164 quilómetros entre La Tour-du-Pin e Villard-de-Lans, cortando a meta com o tempo de 04:12.52 horas, e relegando o equatoriano Richard Carapaz (INEOS) para a segunda posição, a 01.27 minutos, e o suíço Sébastien Reichenbach para a terceira, a 01.56.

Roglic, que chegou integrado no grupo de favoritos a quase 17 minutos do vencedor, manteve hoje as diferenças na geral e vai partir, na quarta-feira, para os 170 quilómetros entre Grenoble e o Col de la Loze (de categoria especial), que incluem a passagem no mítico Col de la Madeleine, com 40 segundos de vantagem para segundo classificado na geral, o seu compatriota Tadej Pocagar (UAE Emirates), e 01.34 minutos para o terceiro, o colombiano Rigoberto Úran (Education First).

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com