quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

“Vidal Fitas diz que Gustavo Veloso aumenta exigência da Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel”


Diretor desportivo da equipa algarvia aborda contratação do ciclista galego para 2021

 

Por: Lusa

Foto: Filipe Farinha

A contratação do ciclista espanhol Gustavo Veloso, vencedor das edições de 2014 e 2015 da Volta a Portugal, aumenta a exigência da Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel, admitiu esta quinta-feira o diretor desportivo Vidal Fitas.

"Uma coisa é ter alguém, como o Frederico [Figueiredo], que poderia ser um candidato a ganhar uma Volta a Portugal. Outra é ter um candidato que já a ganhou. Dá uma responsabilidade diferente e passamos a ter outros holofotes voltados para nós, mas já sabemos como reagir nestas situações", explicou à agência Lusa o técnico.

Gustavo Veloso, de 40 anos, lidera o quarteto de reforços dos algarvios, depois de cinco temporadas ao serviço da W52-FC Porto, num total de oito na mesma estrutura, com as passagens anteriores por OFM-Quinta da Lixa (2013-2014) e W52-Quinta da Lixa (2015).

"Soubemos da sua vontade em ir para um projeto no qual fosse líder e pudesse lutar pela Volta a Portugal sem contingências de equipa. Apresentámos a nossa ideia e ele aceitou. A Volta é o principal objetivo e não descuramos outros. Não seremos favoritos, mas vamos ter as nossas armas e assumiremos a nossa quota-parte sem rodeios", vincou.

Na sessão ocorrida na sede da indústria de conservas de peixe Ramirez, em Matosinhos, também foram apresentados Rafael Lourenço (ex-Kelly-Simoldes-UDO), Emanuel Duarte (ex-LA Alumínios--LA Sport) e o espanhol Samuel Blanco (ex-Supermercados Froiz).

"São três jovens inseridos na nossa conceção de futuro, até porque o Gustavo [Veloso], o [Alejandro] Marque ou o David Livramento não são eternos. Temos de preparar toda a renovação de atletas veteranos, pelo que fomos buscar três bons atletas, que vão tendo credenciais bastante importantes no ciclismo nacional e não só", justificou Vidal Fitas.

O diretor desportivo da Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel valoriza a presença do ciclista mais consistente na última década na principal prova velocipédica nacional, acreditando que ajudará a encurtar o período de aprendizagem dos talentos jovens.

"Não sabes o que é lutar por uma Volta a Portugal sem estares inserido numa equipa que lute por ela. É totalmente diferente estares numa equipa em que vais fazer um bom lugar do que em estar numa equipa que luta pelo triunfo. A pressão, o compromisso e outras atitudes que se tomam durante a corrida são diferentes e tudo isso se aprende", frisou.

Gustavo Veloso foi segundo na última Volta a Portugal, atrás de Amaro Antunes, então companheiro de equipa na W52-FC Porto, repetindo o desempenho de 2013 e 2016, e assume ter prolongado a carreira de ciclista devido aos efeitos da pandemia de covid-19.

"Queria terminar a minha carreira desportiva com o ciclismo que todos conheciam, com provas durante todo o ano e adeptos nas saídas, nas chegadas e nas bermas. Este ano foi muito estranho. Só tive 15 dias de competição, mais de metade na Volta. Fiquei com a sensação de não me poder despedir do que foi a minha vida durante 20 anos", contou.

A decisão do ciclista galego foi tomada "praticamente a meio" da última Volta a Portugal, decorrida entre 27 de setembro e 05 de outubro, visando adquirir maior liberdade competitiva em prol da terceira vitória na competição, "um sonho que já faz tempo".

"Achei necessário mudar para ter uma equipa à minha disposição e partilhar a liderança apenas com mais um atleta, não com quatro ou cinco. Se um colega se colocava como líder de uma corrida e com vantagem suficiente para assegurar a vitória, a minha posição passava por afastar os interesses pessoais e pensar no melhor para a equipa", lembrou.

Ávido por "sair em grande" e com 12 vitórias em etapas, Gustavo Veloso privilegiou o convite da Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel, considerando ser o "melhor destino" na perspetiva financeira e desportiva.

"A nível de experiência, tem um diretor desportivo que já discute a Volta a Portugal há muitos anos e conseguiu ganhá-la quatro vezes [entre 2008 e 2011]. Tenho aqui um grande amigo, o Alejandro Marque, que ajudou a inclinar a balança. Buscava um bom ambiente, sei que ia tê-lo noutras equipas, mas ele é quase como um irmão", concluiu.

Fonte: Record on-line

“Primoz Roglic distinguido com prémio 'Velo' de Ouro 2020”


Ciclista esloveno terminou a época como número um do ‘ranking’ da União Ciclista Internacional (UCI)

 

Por: Lusa

Foto: Twitter UCI

O esloveno Primoz Roglic foi o escolhido pela revista Velo Magazine para receber este ano o troféu 'Velo' de Ouro 2020, que premeia o melhor ciclista da temporada, esta quinta-feira anunciado.

Roglic (Jumbo-Visma) foi segundo na Volta a França, atrás do seu compatriota Tadej Pogacar, venceu a Volta a Espanha e clássica Liège-Bastogne-Liège.

O esloveno sucede no palmarés ao francês Julian Alaphilippe, distinguido em 2019.

Primoz Roglic (Jumbo-Visma) terminou a época como número um do 'ranking' da União Ciclista Internacional (UCI), no qual o português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) foi o 13.º melhor ciclista do ano.

Fonte: Record on-line

“Fabio Aru contratado pela Qhubeka Assos”


Ciclista italiano compete pela UAE Emirates desde 2018

 

Por: Lusa

Foto: Twitter Fabio Aru

O ciclista italiano Fabio Aru, da UAE Emirates, vencedor da Volta a Espanha em 2015, vai competir em 2021 pela Qhubeka Assos, formação que no próximo ano assume a NTT, foi esta quinta-feira anunciado pela equipa sul-africana.

Com triunfos em etapas nas voltas a Espanha, Itália e França, Fabio Aru, de 30 anos, compete pela UAE Emirates desde 2018, mas foi com as cores da Astana, pela qual competiu seis épocas, que conquistou a maior parte do seu sucesso.

"Nos últimos anos não tive o sucesso que esperava", admitiu Fabio Aru, que acredita ser capaz de repetir os desempenhos já alcançados num passado recente ao serviço da sua nova equipa.

A Qhubeka Assos anunciou recentemente a contratação de vários ciclistas, nomeadamente o australiano Simon Clarke (Education First), o belga Dimitri Claeys (Cofidis), o suíço Kilian Frankiny (Groupama-FDJ) e o polaco Lukasz Wisniowski (CCC).

"Mais reforços serão feitos no devido tempo", acrescentou a equipa sul-africana.

Fonte: Record on-line

“Gustavo Veloso: «Quero tentar ganhar outra Volta a Portugal»”


Ciclista galego justifica mudança de equipa com "interesses desportivos"

 

Por: Lusa

Foto: Lusa

Gustavo Veloso decidiu sair da sua "casa" por querer tentar ganhar uma terceira Volta a Portugal e não ser capaz de lutar contra os seus próprios companheiros de equipa na W52-FC Porto, justificou à Lusa o ciclista galego.

"Decidi sair da W52-FC Porto devido aos meus interesses desportivos. Achei que era melhor mudar de equipa, porque quero tentar ganhar outra Volta a Portugal e não sou capaz de lutar contra a minha própria equipa. Prefiro sair e correr noutra", explicou o veterano, de 40 anos, momentos após ser anunciada a mudança para a Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel.

Após oito anos naquela estrutura, primeiro denominada OFM-Quinta da Lixa (2013-2014), depois W52-Quinta da Lixa (2015) e, nas últimas cinco épocas, W52-FC Porto, Veloso deparou-se com uma encruzilhada e "uma decisão difícil de tomar".

"É a minha casa e tive sempre isso em mente, mas não quero ficar com a sensação de não ter tentado. Os meus interesses iam por esse lado e, como vai ser o último ano que vou correr, vou tentar", sustentou.

Na sua opção pela formação mais antiga do pelotão pesaram vários fatores, nomeadamente o facto de a Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel ser "uma equipa boa, com experiência na discussão da Volta", e, como não podia deixar de ser, a presença do seu melhor amigo no pelotão nacional entre os ciclistas do conjunto liderado por Vidal Fitas.

"Tenho de reconhecer que na decisão ajudou o [Alejandro] Marque estar ali. Dou-me muito bem com ele e sei que não vou ter problema nenhum em partilhar a liderança da equipa com ele e vamos sempre apoiar-nos um ao outro", referiu Veloso, nas declarações à agência Lusa, assumindo ainda que, "a nível económico", a proposta dos algarvios foi a melhor.

Há muito que o 'divórcio' entre o experiente galego e a W52-FC Porto parecia iminente, uma vez que o diretor desportivo Nuno Ribeiro deixou de apostar no bicampeão da Volta a Portugal como líder incontestado da equipa desde que Rui Vinhas ganhou a prova em 2016.

Ciclista mais consistente na última década na Volta a Portugal, Veloso, de 40 anos, foi segundo classificado este ano, atrás do seu companheiro Amaro Antunes, assim como em 2013 (atrás de Marque) e em 2016. Foi ainda terceiro na geral final do ano passado, conquistada pelo seu colega João Rodrigues, somando um total de 12 vitórias em etapas.

Fonte: Record on-line

“Gustavo Veloso reforça Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel”


Ciclista espanhol, de 40 anos, venceu duas edições da Volta a Portugal

 

Por: Lusa

Foto: Nuno André Ferreira

O ciclista espanhol Gustavo Veloso, vencedor das edições de 2014 e 2015 da Volta a Portugal, vai alinhar na Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel, anunciou esta quarta-feira a equipa algarvia.

Veloso, de 40 anos, que foi segundo na última Volta a Portugal, repetindo a classificação de 2013 e 2016, decidiu prolongar a carreira, devido à pandemia de covid-19, e ruma à formação algarvia, depois de cinco temporadas na W52-FC Porto, num total de oito na mesma estrutura, com a experiência na OFM-Quinta da Lixa.

O ciclista mais consistente na última década na Volta a Portugal já tinha admitido o prolongamento da carreira, durante a mais importante prova velocipédica nacional, tendo a confirmação ocorrido no convite para a apresentação dos reforços da formação tavirense.

Além do galego, natural de Vilagarcía de Arousa, na ocasião, marcada para quinta-feira, em Matosinhos, vão ser ainda apresentados como reforços da equipa orientada por Vidal Fitas os corredores Rafael Lourenço (ex-Kelly-Simoldes-UDO), Emanuel Duarte (ex-LA Alumínios-LA Sport) e o espanhol Samuel Blanco (ex-Supermercados Froiz).

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com