sexta-feira, 18 de agosto de 2023

“84ª Volta a Portugal em Bicicleta – 9ª etapa”


Realiza-se este sábado 19 de agosto, a 9ª etapa da 84ª Volta a Portugal, que ligará Paredes a Mondim de Basto (Srª da Graça) com 174,5 quilómetros.

Com partida simbólica em Paredes Parque da Cidade de Paredes pelas 12:30 horas, chegada prevista a Mondim de Basto - Sr.ª da Graça PM 1ª categoria pelas 17:47 horas.

Fica o mapa do trajeto e a altimetria.

Fonte: Podium




“Colin Stüssi: «Enquanto tiver esta camisola, serei sempre o principal alvo»”


Ciclista suíço antecipa subida à Senhora da Graça

 

Por: Record com Lusa

Foto: LUSA

Líder depois de ter ganho na etapa 7, o suíço Colin Stüssi conservou a camisola amarela esta sexta-feira e vai entrar na mítica tirada com chegada à Senhora da Graça com esse estatuto. Algo que o ciclista da Team Vorarlberg assume saber bem, ainda que lhe coloque uma 'cruz' no que aos rivais diz respeito.

"Sabe bem [manter a amarela], é um grande alívio, porque hoje era uma etapa na qual, olhando para o papel, muito podia acontecer. Nunca sabemos o que vai acontecer no grupo, especialmente com a secção de terra batida. Podemos ter um pneu vazio, um furo, ou outro problema com a bicicleta, por isso estou feliz por ter passado por tudo a salvo. Perdi um ou dois segundos no sprint, mas no plano geral não interessa. Um grande obrigado novamente à equipa, trabalharam afincadamente todo o dia. Controlaram a fuga e penso que me trazem numa boa posição para os últimos dias", comentou.

Líder à entrada da penúltima etapa, o suíço não se vê como o maior favorito. "Definitivamente não. Digo sempre que só está acabado quando acabou. Amanhã [sábado], será outro dia difícil em Portugal, o que é normal. Verei amanhã o que acontece. Hoje, senti que havia muita gente a tentar 'apanhar-me', ganhar-me tempo. Senti que, no último grupo, estava novamente sozinho com cinco ou seis corredores. E isso foi difícil, sobretudo mentalmente".

Com a liderança presa por 28 segundos de avanço para Artem Nych, mas com outros seis ciclistas numa diferença de menos de minuto e meio, o ciclista da Team Vorarlberg assume que "provavelmente", terá de marcar todos os rivais. "O número dois [Frederico Figueiredo] da Glassdrive, o número sete da Glassdrive [Artem Nych]. O 43 [Txomin Juaristi], o 46 [Luis Ángel Mate] da Euskastel, o 44 [Mikel Iturria] da Euskaltel. O 161 de não sei que equipa [Jesús del Pino], o 91 [Henrique Casimiro] da Efapel. A lista fica cada vez mais longa. Limito-me a tentar ficar com os melhores. Eu sou um tipo de números, lembro-me dos números, não dos nomes. Deve ser dura [a nona etapa]. É dia nove na Volta a Portugal, com o calor todos os dias são duros. Vamos ver o que acontece. Enquanto eu tiver esta camisola, serei sempre o principal alvo. Sinto-o assim. Mas com esta equipa sinto muito mais confiança".

Fonte: Record on-line

“Luis Ángel Maté: «Em Espanha toda a gente me diz que a Volta está a ser muito emocionante»”


Ciclista espanhol, terceiro na geral, destaca competitividade na prova portuguesa

 

Por: Record com Lusa

Surpreendente terceiro colocado na classificação geral à entrada da penúltima etapa, o espanhol Luis Ángel Maté assumiu a vontade de conquistar a Volta a Portugal, ainda que admita que, antes de começar, esse objetivo estava longe de figurar na sua cabeça.

"O objetivo hoje era lutar pela vitória da etapa. Antes de virmos para a Volta, não pensávamos em poder disputar a geral, mas estamos já no sábado, faltam dois dias. Vamos lutar por disputar esta Volta", assegurou o veterano espanhol, de 39 anos, que na hora de elencar os principais adversários, não se limita ao camisola amarela Colin Stüssi. "Está o [António] Carvalho, [Frederico] Figueiredo, [Artem] Nych, [Henrique] Casimiro, penso que todos mais ou menos ao mesmo nível. Está a haver poucas diferenças, é uma Volta muito, muito emocionante, tudo muito 'apertado'. Tudo pode acontecer".

No plano tático, Maté admite que a sua Euskaltel - Euskadi tem vantagem em relação às demais, mas não abre o jogo. "Temos claramente uma vantagem em relação a todos, menos à Glassdrive, que também tem o Figueiredo e o Nych, mas se disser aqui [a tática para a Senhora da Graça] os rivais vão saber, é melhor não dizer nada".

A fechar, o espanhol revelou ainda que a prova está a ser seguida no outro lado da fronteira. E com muitos elogios. "Desde Espanha, toda a gente me está a dizer que a Volta está a ser muito emocionante, muito bonita, a melhor dos últimos anos, esperemos que seja assim até domingo".

Fonte: Record on-line

“Vasco Vilaça conquista prata no triatlo no evento teste em Paris”


Vasco Vilaça conquistou hoje a medalha de prata no evento de teste dos Jogos Olímpicos Paris 2024, prova realizada na capital francesa.

Num sprint a três com os franceses Dorian Coninx (medalha de bronze) e Pierre Le Corre, o triatleta português foi o mais forte, levando de vencida a armada francesa. O lugar mais alto do pódio foi ocupado pelo Britânico Alex Yee.

Ricardo Batista, o outro atleta português em competição, fez o segmento de ciclismo no mesmo grupo que o Vasco Vilaça e terminou na 22ª posição.


No setor feminino, o evento de teste foi disputado no dia ontem tendo igualmente uma vencedora britânica, Beth Potter. As triatletas portuguesas Melanie Santos e Maria Tomé terminaram na 47ª e 51ª posições, respetivamente.

O programa competitivo deste evento prossegue amanhã com a prova de paratriatlo, que contará com a presença de Filipe Marques e terminará no domingo com a competição de estafetas mista com a equipa nacional a ser constituída por Maria Tomé, Melanie Santos, Ricardo Batista e Vasco Vilaça.

Fonte: Federação Triatlo Portugal


“Adrián Bustamante: «Ganhar na Volta a Portugal para mim é um sonho»”


Colombiano radiante com triunfo na 8.ª etapa

 

Por: Record com Lusa

Foto: LUSA

Em Portugal desde 2021, Adrián Bustamante conseguiu esta sexta-feira aquele que diz ter sido um sonho, ao vencer a etapa 8 da Volta a Portugal. Após a tirada com meta em Fafe, o colombiano de 25 anos destacou a recompensa por todo o trabalho que tem desenvolvido e enalteceu ainda o trabalho da equipa Kelly / Simoldes / UDO.

"Uma vitória que era um objetivo, estava nas últimas oportunidades nesta Volta a Portugal para a equipa e hoje conseguimos. É uma vitória dedicada ao chefe Manuel [Correia], ao chefe [Luís] Pinheiro e a todos os patrocinadores, companheiros, staff desta equipa. Ganhar na Volta a Portugal para mim é um sonho, é o maior objetivo que cumpri até ao momento.

Continuo à procura de ganhar um lugar neste ciclismo aqui na Europa. A verdade é que estou muito contente, orgulhoso de poder dar esta vitória à equipa, e ainda mais uma equipa que é um projeto tão bonito, que está a crescer e que em Portugal vai dar muito que falar, para bem.

Esta vitória recompensa muita coisa, muito trabalho e sacrifícios que eles fizeram para estar nesta Volta a Portugal, a começar pelas bicicletas e por todo o material e por tudo o que nos apoiaram para estar nesta Volta a Portugal. Esta é a única maneira que nós como ciclistas podemos recompensar [a equipa]. Eles estão muito contentes e para mim é um orgulho muito grande.

Vinha com outras expectativas nesta Volta a Portugal e passei dois dias difíceis, pelo que tive de mudar [os objetivos] e optar por lutar por uma etapa e poder dar esta vitória à equipa".

Fonte: Record on-line

“Benfica desmente negociações para voltar ao ciclismo”


Encarnados negam palavras do diretor da Credibom-LA Alumínios-MarcosCar

 

Foto: Lusa/EPA

O Benfica negou qualquer abordagem junto da Credibom-LA Alumínios-MarcosCar para voltar ao ciclismo. A Record, fonte das águias garante mesmo que, neste mandato, não existe interesse por parte do clube em voltar a ter uma equipa nesta modalidade.

Recorde-se que o diretor desportivo da Credibom-LA Alumínios-MarcosCar, Hernâni Broco, disse esta sexta-feira à Lusa que existiu uma abordagem do Benfica, acrescentando que decorrem conversações. "Há uma abordagem, houve conversações e estamos aqui a analisar o desenrolar dos acontecimentos, se existe essa confirmação da parte deles [Benfica]", avançou.

Fonte: Record on-line

“Oier Lozano vence quarta etapa e Primoz Roglic mantém liderança da Volta a Burgos”


Português Ivo Oliveira terminou em 90.º, tendo subido ao 78.º lugar da geral

 

Por: Lusa

Foto: Lusa/EPA

O ciclista espanhol Oier Lozano (Movistar) venceu esta sexta-feira a quarta etapa da Volta a Burgos, em Espanha, que continua a ser liderada de forma confortável pelo esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma).

No final do percurso de 157 quilómetros, entre Santa Gadea del Cid e Pradoluengo, com a meta a coincidir com uma contagem de terceira categoria, Lozano triunfou em 3:56.05 horas, o mesmo tempo do colombiano Santiago Buitrago (Bahrain-Victorius) e menos três segundos do que o espanhol Raúl García Perna (Kern Pharma).

Na geral, Roglic mantém 33 segundos de avanço sobre o russo Aleksandr Vlasov (Bora-hansgrohe) e 38 sobre o britânico Adam Yates (UAE Emirates).

O português Ivo Oliveira (UAE Emirates) foi 90.º, a 5.12 minutos do vencedor da etapa, subindo a 78.º, a 22.44 de Roglic.

A 45.ª Volta a Burgos termina no sábado, com a ligação entre Golmayo e Lagunas de Neila (160 quilómetros), com a meta a coincidir com uma contagem de montanha de categoria especial.

Fonte: Record on-line

“Diretor da Credibom-LA Alumínios-MarcosCar garante abordagem do Benfica: «A entrar, temos de mudar a filosofia»”


Hernâni Broco diz que existem conversações e que cenário está em análise

 

Por: Lusa

Foto: Lusa/EPA

O diretor desportivo da Credibom-LA Alumínios-MarcosCar confirmou esta sexta-feira à Lusa uma abordagem do Benfica, revelando que as conversações ainda decorrem e notando que a entrada dos encarnados na sua equipa de ciclismo implicaria uma mudança de filosofia.

"Há uma abordagem, houve conversações e estamos aqui a analisar o desenrolar dos acontecimentos, se existe essa confirmação da parte deles [Benfica]", explicou à Lusa. Hernâni Broco revelou que "já em anos anteriores, houve uma abordagem", algo que se repetiu esta época. "Agora, estamos aqui a tentar perceber, porque também temos de ver os ideais, porque os ideais da equipa passam pela formação. O Benfica tem obrigatoriedade, pela marca que é, de ganhar. Temos de conjugar aqui o caminho que queremos levar", notou.

O diretor desportivo considera que o interesse do Benfica em aliar-se à Credibom-LA Alumínios-MarcosCar se deveu ao projeto da única equipa 100% portuguesa a participar na 84.ª Volta a Portugal, que termina no domingo, em Viana do Castelo.

"Se calhar, por sermos do Seixal, por ser uma equipa que tem apostado muito na imagem, com a ajuda da Credibom. E, agora, aqui temos de ter em consciência os interesses dos patrocinadores que temos atualmente, porque eu não gostava de dar uma passada à frente e, depois, ter que regredir. Acho que é assim: com o Benfica, a entrar, tínhamos de mudar de filosofia", reconheceu, à partida da oitava etapa, que está a ligar Boticas a Fafe, no total de 146,7 quilómetros.

O antigo ciclista gostava que, se o Benfica entrasse na sua equipa, "fosse um projeto de vários anos" e não a curto prazo, "para haver alguma estabilidade".

"O Benfica já foi uma equipa de referência, toda a gente sabe a grandeza do clube. E, depois, houve entradas e saídas e acho que isso não é bom para um clube. Quando for para entrar, temos de segurar um clube desses. Tem de se apresentar um projeto sólido e que traga depois benefícios ao ciclismo. Se o Benfica entrar, para os adeptos [a modalidade] terá outra visibilidade", defendeu.

Broco lembrou que "é uma promessa do [presidente] Rui Costa querer que o ciclismo volte ao Benfica", mas salientou a importância de a entrada não ser feita com "pressa" e "ser ponderada".

Fonte: Record on-line

“Glassdrive / Q8 / Anicolor continua a lutar pelo regresso à liderança da Volta a Portugal”


Fotos: João Fonseca Photographer

O australiano James Whelan, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, foi hoje um dos protagonistas da 8.ª Etapa da 84.ª Volta a Portugal, ao chegar em 4.º lugar à meta, depois de integrar a fuga do dia ao longo de mais de 100 km. Luís Mendonça foi o 6.º classificado da tirada, Frederico Figueiredo 10.º e Artem Nych terminou em 11.º lugar. Nas contas da Geral Individual, nada mudou: Nych permanece a 28 segundos do Camisola Amarela, que continua com Colin Stüssi (Team Vorarlberg). 


A etapa que ligou Boticas a Fafe ao longo de 146,7 km foi atacada logo após a partida, com a fuga a surgir antes dos 10 km. Mauricio Moreira e James Whelan eram os representantes da estrutura de Águeda, num grupo que juntou no total oito unidades. 

James Whelan perdeu a companhia de Mauricio Moreira, que descolou. Era o corredor melhor classificado na Geral Individual e por tal obrigou a equipa do Camisola Amarela a trabalhar para reduzir a vantagem, que ultrapassou os três minutos. Os fugitivos ficaram reduzidos a quatro elementos, com James Whelan a prosseguir no quarteto. 


Com a chegada do troço em sterrato, depois da primeira passagem na meta, a fuga passou apenas a contar com Whelan e outro corredor. O que sobrou do pelotão dizimado pelo percurso em terra batida, anulou a fuga a 5 km da meta. Adrián Bustamante (Kelly-Simoldes-UDO) venceu em Fafe, relegando para 4.º lugar James Whelan, que hoje foi uma das figuras do dia. Artem Nych, o 12.º na 8.ª Etapa, continua a 28 segundos de distância do líder da Volta a Portugal.


 

Este sábado a 9.ª Etapa será decisiva. A partida vai ser de Paredes (12H30) e termina no alto da Senhora da Graça (17H30), num percurso com 174,5 km. A subida final é de 1.ª categoria, coincide com a meta e será antecedida pelas montanhas de Gandra (4.ª categoria, aos 11,6 km), Marão (1.ª categoria, 96,7 km), Velão (4.ª categoria, 112,1 km) e Barreiro (1.ª categoria, 133,4 km). 

 

DECLARAÇÕES: 

 

Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor: “Foi uma etapa bem disputada e que podia tornar-se importante. Temos amanhã um dia decisivo pela frente e tudo faremos para dar o nosso melhor e sair da Volta a Portugal com um bom resultado”.  


 

CLASSIFICAÇÕES: 

84.ª VOLTA A PORTUGAL 

8.ª ETAPA: Boticas – Fafe» 146,7 km 

 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 8.ª ETAPA 

 

1.º Adrián Bustamante (Kelly-Simoldes-UDO), 03h34m26s 

2.º Mikel Iturria (Euskaltel-Euskadi), mt 

3.º Luis Ángel Maté (Euskaltel-Euskadi), mt 

4.º James Whelan (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 02s 

6.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

10.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

11.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

52.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 02m21s 

71.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 08m06s 

85.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 14m17s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (8.ª Etapa) 

 

1.º Colin Stüssi (Team Vorarlberg), 35h59m40s 

2.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 28s 

3.º Luis Ángel Maté (Euskaltel-Euskadi), mt 

7.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m29s 

12.º James Whelan (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 04m46s 

33.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 30m09s 

45.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 51m27s 

47.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 54m36s 

86.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m57m37s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS 

 

1.ª Euskaltel-Euskadi, 108h02m17s 

2.ª Glassdrive / Q8 / Anicolor, a 02m05s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – LARANJA 

 

1.º Daniel Babor (Caja Rural-Seguros RGA), 100 Pontos 

5.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 82 Pontos 

21.º James Whelan (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 18 Pontos 

25.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 13 Pontos 

28.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 10 Pontos 

48.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 2 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – BOLINHAS AZUIS 

 

1.º César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista), 69 Pontos 

14.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 12 Pontos 

21.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 7 Pontos 

24.º James Whelan (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 6 Pontos 

34.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 3 Pontos 

41.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 2 Pontos 

42.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 2 Pontos 

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Efapel Cycling etapa 8 Boticas-Fafe 146,7 KM”


Concluída a etapa 8, com o nosso líder no grupo da frente, felizmente sem qualquer percalço. Uma etapa relativamente fácil, onde o troço de terra batida deixava preocupações, essencialmente pelo risco de furo, onde a equipa esteve sempre em torno do Henrique Casimiro, fazendo uma perfeita abordagem à entrada do troço, permitindo que acabasse na 9º posição, a 2 segundos do vencedor. O Pedro Pinto e o Rafael Silva foram vítimas de queda, a 30 km da meta, felizmente sem consequências maiores.

Na Classificação Geral, o Henrique Casimiro mantém-se em 5º lugar a 45 segundos do camisola amarela.

Fonte: Equipa Efapel Cycling

“Volta a Portugal Azeméis festejou no Minho Bustamante deu alegria aos Oliveirenses”


Etapa 8 Boticas - Fafe 146,7 km

 

Que etapa! Que bonito final em plena “Sala de Visitas do Minho”. Fafe não fez por menos e proporcionou, depois da fantástica passagem pelo troço de terra batida da Casa do Penedo, um sprint longo e aplaudido por milhares de pessoas no centro empedrado da cidade onde venceu Adrián Bustamante (Kelly/Simoldes/UDO).

Foi um trio hispânico que discutiu a chegada da oitava etapa. Bustamante superiorizou-se a Mikel Iturria e Luis Angel Maté, dois homens da equipa basca Euskaltel/Euskadi. A vitória do colombiano, muito festejada na formação de Oliveira de Azeméis, quase nada mexeu nas primeiras posições da Classificação Geral.


Dois segundos depois do trio chegou um primeiro grupo onde estava o Camisola Amarela Continente, Colin Stusssi (Team Vorarlberg) que manteve a liderança e António Carvalho (ABTF Betão/Feirense), o melhor português do dia. A única diferença que os resultados de Fafe proporcionaram entre os primeiros da Geral foi a aproximação de Luis Angel Maté, terceiro na etapa, a Artem Nych. O espanhol e o russo estão ambos a 28 segundos do comandante a faltarem duas etapas para o fim da Volta. Henrique Casimiro (Epafel) continua a ser o melhor português a 45 segundos do primeiro classificado.


 

“Sterrato” do Rali foi Pista para a Volta

 

À saída do nordeste transmontano, a expectativa já era muita para os quilómetros finais da etapa. Foi o dia mais curto da Volta. O pelotão saiu de Boticas às 13h40 para pedalar 146,7 quilómetros numa tirada considerada de transição por estar entre a Serra do Larouco e a chegada de amanhã a Mondim de Basto (Sr.ª da Graça).

Entre movimentações mais ou menos importantes destaca-se neste dia a passagem num percurso de quatro quilómetros e meio de terra batida habitualmente utilizado no rali de Portugal, o troço da Casa do Penedo, a 20 quilómetros da meta.


A utilização do “sterrato”, como é habitual designar-se além-fronteiras, fez as delícias

de quem acompanhou os ciclistas no local e através das imagens fantásticas transmitidas pela RTP. A dureza do percurso, o esforço dos atletas e o pó, além do enquadramento natural da paisagem, foram partes de um cenário que provou a escolha acertada que foi a opção pelo troço da Casa do Penedo.

 

Puro Trepador com Veia para o Sprint

 

O vencedor da etapa, Adrian Bustamente, é teoricamente um trepador puro com predileção pela montanha como tantos colombianos. Até hoje o corredor de 25 anos da Kelly/Simoldes/UDO conquistou duas vitórias, curiosamente sempre ao sprint e em grupos reduzidos. Ambos os triunfos foram alcançados este ano, na quarta etapa da Volta ao Alentejo e nesta oitava tirada da Volta a Portugal Continente.


 

Elástico de Miguel Ángel Fernández Rebentou

 

O ciclista espanhol da Burgos-BH foi sempre, desde o início da etapa, um dos primeiros a descolar em cada subida. Depois acabava por recuperar para logo de seguida voltar a ficar para trás. Andou permanentemente no "elástico", como se diz na gíria do ciclismo, mas acabaria por romper já na parte final da etapa e o abandono foi inevitável.

 

Abelhas ao Ataque, Carro Médico ao Serviço

 

As abelhas não têm dado descanso ao pelotão e há registo de vários os casos de ciclistas picados durante esta edição da Volta. Diogo Barbosa (AP Hotels & Resorts/Tavira/SC Farense) foi a vítima desta etapa tendo de ser assistido pelo carro do médico.

 

Temperatura Mais Baixa

 

A etapa oito desenrolou-se com os termómetros durante grande parte do tempo abaixo dos 30 graus. A situação foi anormal tendo em conta que a competição iniciada a 9 de agosto até hoje tem vivido sempre com muito calor, especialmente nos primeiros dias, com temperaturas a rondar os 40 graus. Esta etapa foi uma lufada de ar fresco.


 

Subir a Srª da Graça é treino para Viana do Castelo?

 

Este sábado a luta pelas diversas classificações continua na estrada com a etapa número nove considerada Rainha, tal como foi também a subida à Torre. São os últimos 174,5 quilómetros em linha porque no domingo cai o pano sobre a 84ª Volta a Portugal Continente com o contrarrelógio considerado crono escalada ao Santuário de Santa Luzia.

A Partida deste sábado, às 12h30, será em Paredes rumo ao ponto mais alto de Mondim de Basto, a Srª. da Graça. Como habitualmente nesta etapa não vão faltar Prémios de Montanha. Serão cinco contando com a meta final. As principais no Marão, no Parque Natural do Alvão e, claro, na subida final de quase nove quilómetros no Monte Farinha, após o mar de gente que se costuma concentrar e acotovelar quando o pelotão passa na vila de Mondim que conta como Meta Volante. Outros locais para os sprints intermédios: Paredes e Amarante. 

 

Distinção a Márcio Santos

 

Figura destacada na Volta a Portugal há várias décadas e com larga dedicação a divulgar a modalidade do ciclismo durante todo o na imprensa regional, Márcio Santos vai receber este sábado, à partida da etapa, em Paredes, o reconhecimento por parte da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Em abril, por proposta da Direção, a Assembleia Geral decidiu atribuir-lhe por unanimidade o título de Sócio de Mérito que será agora entregue num gesto de distinção e reconhecimento ao qual a organização da Volta a Portugal Continente também se associa.

Mácio Santos pertenceu no passado a algumas equipas, foi figura de proa da organização no tempo do diretor Serafim Ferreira e, nos últimos anos, repórter sempre presente nas mais diversas provas de profissionais ou dos escalões de formação do ciclismo português.  Em comum, a qualquer função que desempenhou sempre demonstrou uma paixão enorme pelo ciclismo.

 

Ciclismo Feirense em Livro

 

Será apresentado este sábado, antes da Partida da 9ª etapa, um projeto que reúne em livro as origens e os nomes que ao longo das décadas têm feito a história do ciclismo feirense. “Ases do Pedal de Santa Maria da Feira”, da autoria de Roberto Carlos Reis e edição da Liga dos Amigos da Feira, tem entre outros, um capítulo dedicado aos vários e famosos vencedores da Volta a Portugal em Bicicleta naturais da região.

Fonte: Podium

“Volta a Portugal Feminina Sub-19 1ª etapa”


Marta Carvalho triunfa com sprint poderoso

 

Por: José Carlos Gomes

Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/Terras do Arade) conquistou hoje a primeira etapa da Volta a Portugal Feminina Sub-19, impondo-se ao sprint no termo dos 66,6 quilómetros, que uniram Santarém a Benavente.

Disputada sob calor intenso e vento forte, a tirada teve poucas movimentações. O único ataque digno de registo aconteceu já dentro dos 20 quilómetros finais e foi protagonizado por Ana Marques (Cantanhede Cycling/VESAM).

A iniciativa valeu à corredora da equipa de Cantanhede a camisola da montanha, pois foi a primeira a passar na contagem instalada a 6500 metros da chegada. Só que a fuga não resistiu à perseguição e a tirada viria a decidir-se em pelotão compacto.


Marta Carvalho foi a mais veloz na chegada a Benavente, diante da colega de equipa Mayra Silva e da equatoriana Natalie Revelo (Matos Mobility/Optria Women Team), segunda e terceira, respetivamente.

Com as bonificações, Marta Carvalho comanda com 6 segundos de vantagem sobre Mayra Silva e 9 à melhor sobre Natalie Revelo. Ribatejana, Marta Carvalho, mostrou-se feliz por vencer perto dos seus. “Sinto-me em casa, perto das origens. É muito acolhedor correr aqui e vim com o objetivo de vencer não só a etapa como a Volta”, confessou a camisola amarela, também dona da geral dos pontos.


As melhores sub-17 chegaram integradas no pelotão principal, com o mesmo tempo das sub-19. A primeira entre as mais jovens foi Chiara García (UC Fuenlabrada Feminas/Ricón De La Victoria), seguida por Paola Pascua (Enchufe Solar) e por Bruna Gonçalves (Mato-Cheirinhos/Vila Galé/Etopi).

UC Fuenlabrada Feminas/Ricón De La Victoria assumiu a dianteira na geral coletiva.

A Volta a Portugal Feminina Sub-19 continua neste sábado. A segunda etapa tem 66 quilómetros, unindo Alpiarça (15h00) a Almeirim (16h55).

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/Bernardo Vieira de prata no contrarrelógio do Europeu de Paraciclismo”


Por: Vasco Moreira

Portugal iniciou da melhor forma a participação no Campeonato da Europa de Ciclismo, inserido nos Campeonatos Paralímpicos Europeus, que decorrem em Roterdão, nos Países Baixos. Logo na estreia, Bernardo Vieira conquistou a medalha de prata no contrarrelógio da classe C1.

O paraciclista luso percorreu os 10,3 quilómetros em 16”03’03, tendo terminado a 1”04 de Ricardo Tem Argiles, espanhol que conquistou a medalha de ouro da categoria. O pódio ficou completo com o austríaco Andreas Zirkl, que ficou a 2”33 do melhor tempo.

“Sinto-me contente, porque isto é fruto do trabalho que tenho vindo a desenvolver este ano, com vista à preparação e, quem sabe, à qualificação para os Jogos Olímpicos de 2024. É uma alegria fora do normal vir aqui e conseguir a medalha de prata. Sabíamos que o pódio era possível, mas as coisas acabaram por correr bem melhor do que esperávamos”, referiu o paraciclista medalhado, em declarações ao Comité Paralímpico.


Na mesma prova, mas na classe de C2, correu Telmo Pinão, que terminou o contrarrelógio na 10.ª posição. O paraciclista português completou os mesmos 10,3 quilómetros em 15”52’38, o pior tempo entre os participantes, a 2”09 do líder Alexandre Leaute (França), que superou o grego Nikolaos Papangelis e o espanhol Maurice Far Eckhard Tió, segundo e terceiro classificados.

A tarde ficou reservada para os contrarrelógios das classes H, nos quais Portugal voltou a estar em bom plano. Em H5, Luís Costa foi quinto, tendo terminado a prova em 15”51’72, a 1”26 do neerlandês Mitch Valize, que conquistou o ouro, à frente do francês Loïc Vergnaud, segundo classificado, e do compatriota Tim de Vries, terceiro.

Flávio Pacheco, na classe H4, foi sexto classificado, depois de percorrer os 10,3 quilómetros do contrarrelógio em 16”01’39. O português ficou a 1”34 do líder Thomas Frühwirth (Áustria), terminou à frente do compatriota Alexander Gritsch e do francês Bordo Mathieu.


“Eu já tinha dito no Campeonato do Mundo que íamos lutar pelas medalhas e ficámos muito perto, com o quarto lugar do Luís Costa. Viemos para aqui com a mesma mentalidade e conseguimo-lo com o Bernardo Vieira, com uma medalha de prata, o que foi excelente. Na classe C2, o Telmo Pinão não é um especialista em contrarrelógio e limitou-se a cumprir a prova”, explicou José Marques.

“Na prova de H3 e H4, o Luís Costa andou bastante bem e fez quinto, a seis segundos do quarto. Depois tivemos algo que me deixou bastante satisfeito. O Flávio Pacheco tinha de apostar tudo e foi o que fez. Deu o que tinha e o que não tinha para terminar nos oito primeiros e acabou em sexto. Foi excelente. Estamos de parabéns, foi um dia extremamente positivo, com três atletas integrados no alto rendimento”, concluiu o selecionador nacional de paraciclismo.

A seleção nacional volta a entrar em prova já este sábado, nas provas de fundo das classes C1 e C2. Bernardo Vieira (C1) e Telmo Pinão (C2) vão percorrer as 12 voltas ao circuito, num total de 63 quilómetros, às 13h15.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Volta a Portugal de Cadetes 1ª etapa”


Leo Ucher ganha ao sprint em Benavente

 

Por: José Carlos Gomes

O espanhol Leo Ucher (UC Fuenlabrada/SantBoi) é o primeiro camisola amarela da Volta a Portugal de Cadetes, depois de hoje ter vencido ao sprint a etapa inaugural da competição, 82,8 quilómetros, entre Santarém e Benavente.

A etapa foi muito veloz, dinamizada pela irreverência dos jovens sub-17, que proporcionaram uma corrida ofensiva, com inúmeros ataques. A fuga mais consistente juntou três corredores em frente de corrida.


Ivo Ribeiro (Paredes/Fortunna), Pepe Arques (Infinobras/Grupo SIME) e Ricardo Caria (Academia de Ciclismo de Viseu). O corredor da equipa viseense ficou para trás devido a avaria, enquanto os outros dois colegas de aventura seriam alcançados já na aproximação ao prémio de montanha colocado dentro dos dez quilómetros finais.

A partir desse momento começou a desenhar-se a chegada em pelotão, que viria a mesmo a acontecer. Leo Ucher foi o mais rápido, diante Marco Menendez (Unicaja Banco/MMR/Ciudad de Oviedo) e de Eirc Ubeda (Infinobras/Grupo SIME).

Com as bonificações, colhidas na chegada e nas metas volantes, a classificação tem algumas alterações face ao ordenamento da etapa. Leo Ucher comanda, com 2 segundos à melhor sobre Eric Ubeda, e 4 segundos de renda sobre Marco Menedez.


“É a minha segunda vitória na temporada, a segunda também em duas semanas. É um prémio pelo trabalho de todo o ano. Nesta Volta vou tentar ganhar amanhã também e, no último dia, com chegada em montanha, vou até onde as pernas deixarem”, confessou o vencedor da etapa.

Eric Ucher é também o primeiro na classificação por pontos. O melhor cadete de primeiro ano é Marco Menendez. A classificação da montanha também tem um espanhol no topo, Javier Cubillas (Stefano Garzelli Team). A Infinobras/Grupo SIME comanda oor equipas.

A segunda etapa da competição corre-se neste sábado. O pelotão terá por diante 74,1 quilómetros, com partida de Alpiarça (10h00) e chegada a Almeirim (11h55).

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Notícias do Pedal - TV atualizou os seus canais de televisão”


“30º Passeio Cicloturismo de Trajouce.2023…”

 

A Revista Notícias do Pedal acaba de atualizar os seus canais de televisão “Notícias do Pedal -TV” no YouTube e no MEO/KANAL com o Vídeo

“30º Passeio Cicloturismo de Trajouce.2023…”

 

Para ver o vídeo no YouTube, clique no link:

https://www.youtube.com/@noticiasdopedaltv/videos

 

Para ver o vídeo no MEO/KANAL, quem possuir MEO, pode aceder carregando na tecla verde do comando, inserir o código 531450, e ver no MEO/KANAL este e outros filmes, podendo consultar toda a nossa programação.

Bons momentos.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com