segunda-feira, 16 de outubro de 2023

“O museu na rua regressa a 21 de outubro com automóveis antigos a passear visitantes”


Fotos: José Almeida

Depois do sucesso das edições anteriores, a iniciativa O Museu na Rua regressa já no próximo dia 21 de Outubro, conferindo ao público a rara oportunidade de ver, ouvir, cheirar e inclusivamente passear no lugar de passageiro nas máquinas cheias de história que fazem parte do acervo do Museu do Caramulo, no que será uma verdadeira viagem no tempo.


Entre os veículos já confirmados para rodar encontram-se o Rolls-Royce Silver Ghost de 1911, o primeiro a ser importado para Portugal pelo agente da marca em Lisboa, José Rugeroni; o Packard 433 de 1927, que se encontra excepcionalmente bem conservado, mantendo ainda a pintura e os estofos de origem; o Mercedes-Benz 770 Grosser de 1938, imponente por natureza e luxuoso por desígnio; o Willys-Overland MB 1/4 Ton de 1944, construído em resposta às carências americanas a nível dos veículos ligeiros em plena campanha na Segunda Guerra Mundial; o Fiat 600 Multipla de 1958, o primeiro monovolume comercializado com mais de cinco lugares e de dimensões exteriores muito reduzidas; o Maserati Merak de 1973, construído em resposta aos seus rivais italianos da época e baptizado com o nome de uma estrela (ao invés de um vento, conforme era tradição na marca do tridente); e o Jaguar XJ220 de 1991, que deteve o título de automóvel de série mais rápido do mundo em 1992, com uma velocidade de 347,4 km/h atingida no Circuito de Nardo. Como já é tradição, haverá ainda um automóvel surpresa, que só será revelado na hora. Entre os motociclos, contar-se-ão as japonesas Honda CB 750 Four K2 de 1972 e ainda a Honda NR750 (RC40) de 1992.


O programa vai ainda contar com a apresentação da nova edição do livro “Henrique Lehrfeld e o Bugatti 35B”, do autor José Barros Rodrigues, que marcará presença n’O Museu na Rua.

Para tirar partido desta experiência única e memorável, os visitantes necessitam apenas de adquirir um voucher, disponível na loja online do museu, ou comprado no próprio dia, cujo valor simbólico reverte na totalidade para a manutenção e conservação da colecção do Museu do Caramulo.

Fonte: Museu do Caramulo/Parceria Revista Notícias do Pedal

“Clube de Natação Torres Novas e Sporting Clube Portugal vencem Taça de Portugal de triatlo”


O Clube de Natação de Torres Novas, nos homens, e o Sporting Clube Portugal, no sector feminino, venceram a Taça de Portugal 2023, depois de contabilizadas as cinco etapas que compunham a competição.

Os torrejanos, muito graças às vitórias alcançadas nas etapas de Santo André e São Martinho do Porto, levaram a melhor sobre o Sport Lisboa e Benfica, segundo classificado, e sobre o Sporting Clube de Portugal que terminou na terceira posição.

No sector feminino, as leoas de Alvalade foram as mais regulares ao longo da competição, terminando à frente do clube de Natação de Torres Novas e do Alhandra Sporting Clube, respetivamente.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Vittoria Bussi recupera recorde da Hora e fixa-o em 50,267 quilómetros”


A ciclista nascida em Roma, de 36 anos, tem dedicado a carreira na bicicleta sobretudo ao recorde da Hora, combinando este esforço com a carreira académica, em que é doutorada em Matemática pela Universidade de Oxford

 

Por: Lusa

A ciclista italiana Vittoria Bussi estabeleceu sábado um novo recorde da Hora, tornando-se na primeira mulher a passar os 50 quilómetros e recuperando um máximo histórico que já lhe tinha pertencido, agora nos 50,267 quilómetros.

No Velódromo de Aguascalientes, no México, Bussi recuperou um recorde que tinha detido em 2018, superando agora, em mais de um quilómetro, o esforço da neerlandesa Ellen van Dijk, em maio de 2022, na Suíça.

A Itália detém agora os dois recordes da Hora, já que Filippo Ganna é o recordista masculino, com 56,792 quilómetros, e é um país com história na disciplina, dado que Francesco Moser foi o primeiro a bater a marca dos 50 quilómetros numa hora, há 39 anos.

A ciclista nascida em Roma, de 36 anos, tem dedicado a carreira na bicicleta sobretudo ao recorde da Hora, combinando este esforço com a carreira académica, em que é doutorada em Matemática pela Universidade de Oxford.

Fonte: Sapo on-line

“Clube de Natação de Torres Novas o triatlo de Sesimbra”


Clube de Natação de Torres Novas venceu a taça de Portugal de triatlo

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

Clube de Natação de Torres Novas venceu a Taça de Portugal de Triatlo, pelo 3º ano consecutivo, juntando este título em 2023, ao de Tricampeão Nacional de Triatlo.

Na última etapa disputada este domingo, na Lagoa de Albufeira em Sesimbra, o 5ºlugar coletivo da equipa masculina foi suficiente, para mais uma vez, garantir o título ao Clube de Natação torrejano.


Individualmente, assistimos ao regresso emocionado de Erwin Vanderplancke à competição. O atleta belga que sofreu um grave acidente há 6 meses, venceu esta última etapa da Taça de Portugal de Triatlo, enquanto Tiago Fonseca a subiu ao pódio na 2ª posição. A equipa torrejana fechou com o 10ºlugar de Vasco Canadas, e o 98º de André Leal. Pedro Afonso Razões com uma queda no ciclismo, João Nuno Batista com um furo quando liderava a prova, Gonçalo Oliveira e Francisco Carvalho com problemas mecânicos nas suas bicicletas, não conseguiram concluir a prova.


No setor feminino, o Clube de Natação de Torres Novas venceu a última etapa da Taça de Portugal de Triatlo, e com este resultado, alcançou o 2º lugar na Taça de Portugal de Triatlo.

Maria Tomé, venceu individualmente de forma destacada, enquanto Ana Ramos terminou no 4º lugar, e Mafalda Leirião fechou a equipa no 17º. Catarina Moutinho e Cláudia Orvalho terminaram nas 20ª e 24ª posições.


Parabéns a todos os atletas, ao responsável técnico Professor Paulo Antunes, coadjuvado pelo técnico Marco Carreira, por mais um título alcançado nesta época extraordinária de 2023, para o Clube de Natação de Torres Novas, mas que nunca é demais relembrar os títulos coletivos alcançados:

 

Equipa masculina:

Tricampeã nacional de triatlo

Vencedora da taça de Portugal pela 3ªépoca consecutiva

Campeã nacional de duatlo

 

Equipa feminina:

4º lugar no nacional de triatlo

2º lugar na taça de Portugal

3º lugar no nacional de duatlo

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com