domingo, 15 de maio de 2022

“Giro: Mikel Landa cai na descida mas lutou pela vitória”


Por: José Morais

Foto: Bettini/SprintCyclingAgency

Mikel Landa lutou até ao fim, apesar de ter uma queda na descida, conseguiu terminar com os melhores, e lutou pela vitória, ele que está na sétima posição da geral.

O ciclista que completou uma grande etapa, foi ao chão durante a penúltima descida do dia deste domingo, o basco que sofreu uma enorme queda, com os seus companheiros de equipa, Pello Bilbao e Santi Buitrago também a caírem antes, Juan Pedro Lopez continua líder a 12 segundos do português João Almeida.



“Volta a Albergaria”


Frederico Figueiredo sprinta para a vitória

 

Por: José Carlos Gomes

Frederico Figueiredo (Glassdrive-Q8-Anicolor) venceu hoje a 21.ª Volta a Albergaria, depois de ter participado na numerosa fuga que se formou nos quilómetros iniciais e vigorou até ao fim.

A corrida de 155,7 quilómetros começou a definir-se logo na fase inicial, altura em que 17 corredores, pouco menos de um terço do pelotão total, encetaram uma fuga. O grupo numeroso, que contava com alguns dos principais inscritos, consolidou-se em cabeça de corrida e foi do seu núcleo que saíram os primeiros classificados.

O percurso da Volta a Albergaria, conhecido por ser exigente, foi fazendo a seleção com a passagem dos quilómetros. Na chegada a Albergaria desenhou-se uma luta a dois. Frederico Figueiredo disparou e Ricardo Vilela (W52-FC Porto) não teve capacidade de resposta, tendo de contentar-se com a segunda posição. O terceiro foi Luís Mendonça (Glassdrive-Q8-Anicolor).


Frederico Figueiredo completou esta clássica em 3h42m10s. O poderio que revelou no sprint foi suficiente para deixar Ricardo Vilela a 2 segundos. Luís Mendonça gastou mais 21 segundos do que o colega de equipa. O primeiro grupo perseguidor organizado chegou 2m57s depois de Frederico Figueiredo. Este resultado recolocou a Glassdrive-Q8-Anicolor no comando da Taça Nacional de Equipas.

Pedro Pinto (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), quinto classificado, foi o melhor jovem. Bruno Silva, também da equipa de Mortágua, ganhou a classificação da montanha, enquanto Joaquim Silva (Efapel Cycling), outro dos fugitivos do dia, ficou com as metas volantes. Por equipas ganhou a Glassdrive-Q8-Anicolor.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Giro: João Almeida sobe ao segundo lugar no primeiro grande teste na montanha”


Jai Hindley vence a 9ª etapa do Giro e João Almeida é 2.º da geral, ciclista português terminou este domingo em 5.º

 

O ciclista português João Almeida (UAE Emirates) subiu hoje ao segundo lugar da geral da Volta a Itália, ao terminar a nona etapa, o primeiro grande teste na montanha, com o mesmo tempo de Jai Hindley (BORA-hansgrohe), o vencedor.

No alto do Blockhaus, depois dos 191 quilómetros da etapa, que partiu de Isernia, o australiano de 26 anos foi o mais rápido no ‘sprint’, terminado com o tempo de 05:34.44 horas e batendo quatro ciclistas, entre os quais João Almeida, que hoje ‘saltou’ do oitavo para o segundo lugar da geral.

O espanhol Juan Pedro Lopez (Trek-Segafredo) segurou a camisola rosa, ao terminar no 15.º posto, 01.46 minutos depois do primeiro grupo, mas viu reduzida a vantagem, para 12 segundos sobre Almeida, 14 sobre Romain Bardet (DSM), e 15 sobre o equatoriano Richard Carapaz (INEOS).

O primeiro grande teste de montanha da edição de 2022 do Giro, com cinco contagens de montanha, duas delas de primeira categoria, a última das quais coincidindo com a meta, serviu para testar os favoritos, e começou com uma fuga controlada, na qual o austríaco Feliz Gall (AG2R Citroen) era o mais bem classificado da geral, mas a mais de seis minutos do camisola rosa.

O grupo de fugitivo passou sozinho em Valico del Macerone e Rionero Sannitico, contagens de montanha de terceira e segunda categorias, respetivamente, com uma vantagem de cinco quilómetros sobre o pelotão, mas sempre com a Trek-Segafredo a controlar a ‘rosa’ de Juan Pedro López.

Com a aproximação ao Blockhaus, numa subida de 13,6 quilómetros e com uma inclinação de 8,4%, a INEOS, com Richie Porte à cabeça, liderou o primeiro grupo, até ao ataque de Carapaz, Bardet e Mikel Landa (Bahrain-Victorious), que parecia derrubar João Almeida, que, até à chegada, recuperou o contacto com este grupo, que disputou a vitória na etapa ao ‘sprint’.


Carapaz tentou fugir a 4.600 metros do cume, mas acabou por ser apanhado por Bardet e Landa, e pouco depois viu juntar-se-lhe um trio liderado por João Almeida, que seguia com Hindley, que acabou por vencer a tirada, e com o veterano Domenico Pozzovivo (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux).

Hindley, que não vencia uma etapa de montanha no Giro desde 2020, ano em que foi segundo na geral final atrás do britânico Tao Geoghegan Hart, ficou feliz com o triunfo no Blockhaus, mas deixou um aviso sobre eventuais expectativas: “Ainda estamos apenas no final da primeira semana”.

Um sentimento partilhado com o português João Almeida. “Não me estava a sentir bem, durante todo o dia, não sabia se conseguiria acompanhar os da frente. Não sabia se teria pernas. Lutei para não perder muito tempo e acabei feliz”, afirmou o corredor de 23 anos, natural de A-dos-Francos.

Na segunda-feira, o pelotão da 105.ª edição do Giro vai beneficiar de um dia de descanso da corrida, antes de enfrentar os 196 quilómetros da 10.ª etapa, entre Pescara e Jesi, num percurso praticamente plano, apenas com duas contagens de montanha de quarta categoria.

Os dois portugueses em prova, ambos da UAE Emirates, tiveram desempenhos distintos na etapa, com Rui Costa a subir do 49.º para o 44.º lugar da geral, enquanto Rui Oliveira desceu do lugar 145 para o 147.

Fonte: Sapo on-line

“Eddie Dunbar vence Volta à Hungria com Iúri Leitão a terminar em 70.º da geral”


O ciclista português (Caja Rural-Seguros RGA) fechou a derradeira prova no 88.º posto, a 12:50 minutos do vencedor

 

Por: Lusa

O ciclista irlandês Eddie Dunbar (INEOS) venceu este domingo a Volta à Hungria, ao terminar a quinta e última etapa na segunda posição, enquanto o português Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA) fechou a prova no 70.º posto da geral.

Dunbar cumpriu os 184 quilómetros entre Miskolc e Gyongyos-Kekesteto em 04:39.31 horas e terminou na segunda posição, com mais dois segundos do que o vencedor da 'tirada', o italiano Antonio Tiberi (Trek-Segafredo), enquanto o espanhol Óscar Rodriguez (Movistar) foi terceiro, a 23 segundos do transalpino.

O irlandês acabou a Volta à Hungria na liderança da classificação geral, com menos 23 segundos do que Rodríguez e 28 face ao italiano Samuele Battistella (Astana), que completaram o pódio.

Na derradeira etapa, o português Iuri Leitão ficou no 88.º posto, a 12:50 minutos do vencedor, tempo esse que o fez cair 31 lugares na geral, na qual fechou no 70.º lugar, a 12:54 de Eddie Dunbar.

Fonte: Record on-line

“Seleção Nacional/Telmo Pinão terceiro classificado na prova de fundo”


Por: José Carlos Gomes

O português Telmo Pinão foi hoje o terceiro classificado na prova de fundo de classe C2, na etapa da Taça do Mundo de Paraciclismo, disputada em Elzach, Alemanha. Após o bronze de Luís Costa, na classe H5, no contrarrelógio, é o segundo pódio da delegação portuguesa em terras germânicas.

Hoje, último dia de competição, Portugal contou com as prestações de Telmo Pinão, em C2, e de Bernardo Vieira, em C1, ambos com corridas de 44,4 quilómetros.

Telmo Pinão foi quem esteve melhor, conseguindo entrar no pódio da classe C2. A corrida foi dominada pelo francês Florian Chapeau, que se isolou para vencer ao fim de 1h07m33s. Atrás juntou-se um grupo com dez corredores, que chegaria a 1m05s do vencedor.

Telmo Pinão esteve entre esse grupo de elite, sprintando pelos melhores lugares. O mais rápido foi o checo Ivo Koblasa, o que lhe valeu a medalha de prata, enquanto Telmo Pinão chegou logo de imediato, arrebatando a medalha de bronze.

Bernardo Vieira teve uma tarde menos feliz, não conseguindo melhor do que o oitavo lugar entre os 12 participantes na classe C1. O paraciclista português ficou a 8m08s do vencedor, o alemão Pierre Senska, mais rápido do grupo de quatro que discutiu o triunfo. O segundo foi o espanhol Ricardo Tem Argiles, deixando o terceiro lugar para o estadunidense Aaron Keith.

“O Telmo geriu muito bem a corrida, mantendo-se escondido no grupo, mas respondendo sempre que havia movimentações importantes. O Bernardo não se sentiu muito bem, não conseguiu entrar no grupo da frente”, resumo o selecionador nacional, José Marques.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa Tondela”


Iulia Legkova vence em Tondela e Maaris Meier conquista a Taça

 

Por: José Carlos Gomes

A Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa terminou hoje, em Tondela, deixando duas corredoras com razões para celebrar: Iulia Legkova (Korpo Activo/Penacova), vencedora da quinta e última prova pontuável, e Maaris Meier (Maiatos), que conquistou a classificação geral na categoria de elite.

Os 86,2 quilómetros percorridos pelas corredoras de elite permitiram uma fuga de sucesso. Iulia Legkova cortou a meta com três segundos de vantagem sobre Inês Trancoso (Cantanhede Cycling/Vesam). Mais atrás decidia-se a Taça de Portugal Jogos Santa Casa. E o desfecho aconteceu ao sprint.

Vera Vilaça (Velo Performance/JS Campinense) partiu com a camisola de liderança, mas empatada em pontos com a estoniana Maaris Meier. Num sprint a duas – já a 4m08s da vencedora – a ciclista da equipa maiatos foi mais rápida e sagrou-se vencedora da Taça. Maaris Meier fechou o troféu com 170 pontos, mais dez do que Vera Vilaça. A terceira, com 153 pontos, foi Iulia Legkova.

Beatriz Pereira (Bizkaia-Durango) repetiu o que já ontem conseguira e impôs-se entre as sub-23. Nada que pudesse alterar. A vencedora da Taça nesta categoria foi Sofia Gomes (Massi Tactic), ausente em Tondela por estar a disputar a Volta ao País Basco Feminina. Sofia Gomes fechou as contas com 135 pontos, mais 35 do que Beatriz Pereira e mais 50 do que Beatriz Roxo (Rio Miera/Cantabria Deporte), que ocuparam as posições imediatas.


Chegada de terras checas, onde ontem competiu no circuito mundial de juniores de BTT-XCO, Mariana Líbano (Velo Performance/JS Campinense) ganhou hoje a corrida júnior. A Taça de Portugal, nesta categoria, foi conquistada por Laura Simão (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ). Raquel Dias (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais) foi a melhor cadete em Tondela, mas no conjunto da Taça a melhor revelou-se Beateiz Guerra (Velo Performance/JS Campinense).

Ângela Gonçalves (CE Gonçalves/Azeitonense) ganhou a última corrida em masters 30, mas a geral ficou para Patrícia Rosa (CE Gonçalves/Azeitonense). Ana Neves (Bike & Nutrition Shop) venceu em Tondela e foi a melhor na geral de masters 40. A mesma dobradinha aconteceu em masters 50, através Filomena Gomes (Vertentability/CRG).

A Taça de Portugal Jogos Santa Casa por equipas teve um desfecho renhido. A vitória em Tondela rendeu ao Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais a conquista do troféu, apenas com um ponto de vantagem sobre a Velo Performance/JS Campinense.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Paraciclismo Albergaria”


Miguel Pacheco venceu corrida mais equilibrada em Albergaria

 

Por: José Carlos Gomes

Miguel Pacheco venceu a corrida de classe C5 da etapa da Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Paraciclismo, disputada na manhã deste domingo, em Albergaria-a-Velha.

A competição de classe C5 foi a mais equilibrada do programa, com os três primeiros separados por apenas 8 segundos. Miguel Pacheco bateu ao sprint Manuel Ferreira (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel). Hélder Maximino (360 BikeTrail/Mundimat/CCA Paio Pires) foi o terceiro, a 8 segundos. O equilíbrio é tanto nesta classe que os três primeiros da corrida de hoje estão empatados, com 45 pontos, na geral da Taça.

Com cinco paraciclistas portugueses ausentes de Albergaria, por estarem a competir na Taça do Mundo, na Alemanha, foram 17 os participantes na prova que abriu o apetite para a Volta a Albergaria das equipas continentais.


A classe C4 teve quatro concorrentes, mas faltou-lhe o sal e pimenta da classe C5, porque o vencedor marcou uma diferença muito grande para os demais. Ângelo Correia (Clube Ciclismo Amaro Antunes) ganhou duas voltas aos restantes paraciclistas de classe C4.

Outras classes com mais do que um participante foram a H3, na qual se impôs João Pinto (Mirachoro Hotels/Centro Ciclismo de Portimão), e H4, vencida por Luís Ramos.

Participantes solitários foram o C2 Daniel Silva (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), o C3 Paulo Teixeira (Rodabike/ACRG/Gondomar), o campeão surdolímpico na classe D André Soares (Mato Cheirinhos/Vila Galé/Etopi) e a dupla de classe B Ana Silva/Isabel Caetano (Descobre Destreza Associação Desportiva).

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com