segunda-feira, 1 de novembro de 2021

“O rosto de um outro Dubai, será marcado pela presença de Sagam, Bernal e Ganna no Giro de Itália Criterium a realizar na Expo 2020 a 6 de novembro”


Por: José Morais

A temporada de ciclismo de 2021 terminou, mas ainda mexe a modalidade, e desta vez será uma participação de luxo no primeiro Giro de Itália Criterium, anunciou a RCS Sport, que criou a primeira edição, que será sediada no Dubai, o qual irá ter diversas estrelas do ciclismo mundial, como Peter Sagam, Pippo Ganna, ou Egan Bernal

O primeiro Giro de Itália Criterium está marcado para seis de novembro, e será realizado na Expo 2020 no Dubai, terá um circuito de 2.1 quilómetros com trinta voltas, será a primeira vez que é organizada no Oriente Médio, África e Sul da Ásia, será uma área em que a campanha Made in Itália estará mostrando uma grande excelência.

Será sem dúvida uma participação luxuosa, com a liderança do líder da INEOS Grenadiers, Egan Bernal, o vencedor do último Giro de Itália e do Tour de França de 2019, o tricampeão mundial Peter Sagan, com nove vitórias no Grande Tour e detentor do 'Ciclamino' no Giro, e Elia Viviani, Geoffrey Bouchard ou bicampeão mundial de ciclismo Filippo Ganna.

A prova vai ser realizada em colaboração com o Dubai Sports Council e a Expo 2020 Dubai, será realizada através de um critério que tem a forma do ícone 'Amore Infinito' do Giro de Itália, com o evento a ser realizado próximo do pavilhão italiano, com o trofeu da prova transalpina a presidir o evento, onde os fãs poderão cumprimentar e conhecer os vencedores.

Para o secretário-geral do concelho desportivo do Dubai Saaed Hareb, é um grande prazer este evento, estando orgulhosos em anunciarem uma prova de alto nível no Dubai, já que organizam cinco eventos anuais, e o Giro de Itália Criterium será uma nova edição, com o interesse especial de ser realizada na Expo Dubai 2020, já que será um local onde se pode ver o maior xhow da história.

Porém, para o comissário italiano da Expo 2020 Paolo Glisenti, unir tudo, já que o Giro de Itália é uma verdadeira expressão do que querem ensinar com a Expo, unir pessoas, países e mentalidade, é sempre importante.

O CEO da RCS Sport Paolo Bellino, disse também, que foi uma forma de influenciar a posição que a Itália alcança na exposição, sendo uma forma de exportar Made in Itália para o mundo, onde os vencedores de todas as camisolas do Giro de Itália 2021, serão além de outros grandes, será outra forma de projetar a excelência italiana, como é o caso do Giro de Itália, afirmou o mesmo.

“Taça de Portugal de Maratona BTT”


Bruno Sancho junta a Taça ao Campeonato Nacional

 

Por: José Carlos Gomes

O campeão nacional de maratona BTT (XCM), Bruno Sancho (Korpo Activo/Penacova), deu continuidade aos bons resultados, conquistando a Taça de Portugal de XCM, graças ao triunfo na última prova pontuável, em Condeixa-a-Nova. Ana Antunes (Ser e Parecer Publicidade/Cycling Project), mesmo sem pontuar neste domingo, celebrou a vitória na Taça entre a elite feminina.

O troféu de regularidade da época de 2021 decidiu-se nos 80 quilómetros da maratona deste domingo, disputados num terreno endurecido pela chuva, em plena serra de Sicó. Andrew Henriques (BTT Loulé/Elevis) partia no comando da Taça, mas bastava a Bruno Sancho ser o mais forte em Condeixa para destronar o algarvio.

Duas semanas após ter conquistado o título de campeão nacional de elite, o ex-profissional de estrada confirmou o bom momento e foi o melhor de todos em Condeixa. Bruno Sancho completou a corrida em 4h01m37s, menos 4m46s do que Andrew Henriques e Filipe Francisco (Louletano-Loulé Concelho), que o acompanharam no pódio de hoje. Com este resultado, Bruno Sancho conquistou a Taça, somando 940 pontos, mais 30 do que Andrew Henriques e mais 340 do que Roberto Ferreira (DMT Racing Team).

A elite feminina cumpriu 60 quilómetros, suficientes para Marilyne Marques (CCDR Colmeal Torre/Visit Belmonte/Starmodular) fazer a diferença e triunfar ao fim de 4h09m50s. Marisa Costa (BTT Loulé/Elevis) gastou mais 2m05s e foi a segunda classificada, enquanto Marlene Gonçalves (Douro BTT CPAD) fechou as contas do pódio, a 12m14s. Ana Antunes ganhou a Taça, com 800 pontos, seguindo-se Celina Carpinteiro (BTT Loulé/Elevis), com 630, e Marlene Gonçalves, com 610.

Entre os veteranos, a Taça de Portugal foi ganha pelos master 30 Filipe Ramos (Guilhabreu BTT) e Ana Barata (BTT Gardunha/Fundão/Create), pelo master 35 José Lourenço (SPAC BTT), pelos masters 40 Martinho Saragoça (Róódinhas/Santos Silva) e Raquel Santos (BTT Seia), pelo master 45 José Magalhães (Guilhabreu BTT), pelos masters 50 António Marques (BTT Seia) e Carla Vieira (Padeirinhas Sobre Rodas/Simoldes), pelo master 55 Fernando Gonçalves (CTM/Vila Pouca/CEPSA/Casa Lima Chaves) e pelo master 60 Abílio Moreira (Trepanelas/Prifer).

A Taça nas classes de paraciclismo foram para Tiago Craveiro, em D, e Hugo Frade (Saertex Portugal/Edaetech), em C. Carlos Brás (Golden Clube Cabanas) venceu o troféu em bicicleta de assistência elétrica.

O Vasconha BTT Vouzela foi a melhor equipa, ao passo que o BTT Gardunha/Fundão/Create foi o melhor bloco em masters na geral.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com