quinta-feira, 19 de outubro de 2023

“Arranca uma nova edição da liga dos campeões de ciclismo de pista da UCI este sábado em Maiorca”


Liga dos campeões de ciclismo de pista da UCI

 

Por: Vasco Simões

Fotos: Getty Images

A cidade espanhola acolhe a prova inaugural desta fantástica competição que reúne alguns dos melhores ciclistas do mundo.

Toda a ação do velódromo Ilhas Baleares de Palma para seguir em direto no Eurosport, dia 21 de outubro, a partir das 16:30 horas.

É já este sábado que o Velòdrom Illes Balears de Palma de Maiorca acolhe o evento inaugural da UCI TRACK CHAMPIONS LEAGUE (UCI TCL) 2023, a Liga dos Campeões de Ciclismo de Pista, um grande espetáculo visual e desportivo que marca o início da temporada em Espanha pelo terceiro ano consecutivo.

O Eurosport garante aos fãs a transmissão das 150 corridas que se realizam este sábado entre as 16:30h e as 20:00h e com uma cobertura sem igual. As 20 câmaras, incluindo ‘spidercams’, cinco câmaras de bordo, duas câmaras de ‘boxes’ e de pista, permitem aos espetadores viver uma experiência totalmente imersiva.


Para além disso, esta segunda-feira, dia 25 de outubro, pelas 18:00h e todas as segundas-feiras após cada jornada, o Eurosport 1 emite um programa de 45 minutos com os melhores momentos, onde se incluem dados adicionais e imagens de bastidores.

Já a cobertura digital da UCI TCL 2023 inclui a possibilidade de viver uma experiência personalizável através da aplicação da prova, permitindo aos fãs a criação da sua própria experiência e utilizar em tempo real uma seleção de câmaras integradas. Em colaboração com a AWS, os fãs vão também receber dados biométricos históricos através de gráficos no ecrã e dentro da aplicação da UCI Track Champions League que demonstram o intenso desempenho físico dos ciclistas, incluindo velocidade, watts, cadência e ritmo cardíaco.

As intensas batalhas individuais prometem marcar a competição, já que os aspirantes aos Jogos Olímpicos lutam pela vitória ao longo das cinco jornadas que compõem esta competição e nas quais estão em jogo os troféus de velocidade e resistência masculino e feminino. Em 2022, Claudio Imhof (Suíça), Jennifer Valente (Estados Unidos), Matthew Richardson (Austrália) e Mathilde Gros (França) foram coroados campeões da UCI TCL.

 

72 ciclistas com 36 títulos mundiais e 42 medalhas olímpicas

 

Na 3ª temporada da Liga dos Campeões de Ciclismo de Pista participam um total de 72 ciclistas -36 homens e 36 mulheres-, que competem nas categorias de velocidade e de resistência. Juntos, somam um total de 36 títulos mundiais de atletismo da UCI e 14 medalhas olímpicas, o histórico mais completo da competição até o momento.

Ciclistas de 28 nacionalidades competem a partir deste sábado na UCI TCL 2023, sendo a Grã-Bretanha a nação mais representada, com 14 participantes. Portugal não conta com qualquer ciclista.


Na categoria sprint, a atual campeã olímpica Kelsey Mitchell (Canadá) e as também medalhadas olímpicas Lauriane Genest (Canadá) e Katy Marchant (Grã-Bretanha) e a atual campeã europeia Alessa-Catriona Pröpster (Alemanha) vão estar presentes na competição que começa este sábado. Junto a elas vão estar as recém-coroadas campeãs mundiais da UCI Emma Finucane (Grã-Bretanha) e Ellesse Andrews (Nova Zelândia).

Entre os 18 ciclistas de sprint masculino estão o campeão europeu de 2023 Tijmen van Loon (Holanda) e os antigos medalhados de ouro nos europeus Mateus Rudyk (Polônia) e Melvin Landerneau (França), o bicampeão olímpico e 13 vezes campeão mundial Harrie Lavreysen (Países Baixos) e Kevin Quintero (Colômbia), que já vestiu a camisa arco-íris.

Na categoria de resistência, destaca-se a presença do atual campeão olímpico e tetracampeão mundial Matthijs Büchli (Países Baixos), do recém-coroado campeão mundial William Tidball (Grã-Bretanha), do antigo camisa arco-íris Theo Reinhardt (Alemanha), Quentin Lafarge (França) e Sebastián Mora (Espanha). Os campeões da UCI TCL de 2021 e 2022, Gavin Hoover (EUA) e Claudio Imhof (Suíça), estão de regresso em busca do título.

O lote feminino inclui grandes ciclistas de resistência, como a campeã olímpica e mundial da UCI Katie Archibald (Grã-Bretanha) e a camisa arco-íris Neah Evans (Grã-Bretanha). A esta dupla juntam-se outros grandes nomes, como a bicampeã europeia Sophie Lewis (Grã-Bretanha) e da medalhada de ouro da European Points Race Anita Stenberg (Noruega).

Um total de 35 ciclistas (15 homens e 20 mulheres) fazem sua estreia na UCI Track Champions League deste ano. Destes, 16 na prova de resistência (6 homens e 10 mulheres) e 19 na prova de sprint ou velocidade (9 homens e 10 mulheres). Entre as estreantes na competição destacam-se a bicampeã europeia sub-23 Lara Gillespie (Irlanda), a bicampeã europeia júnior Hélène Hesters (Bélgica), a tripla medalhada de ouro nos Jogos Asiáticos Eyia Hashimoto (Japão), e as velocistas Lijuan Wang (China) e Hsieh Nien Hsing (Taiwan).

 

Calendário de corridas UCI TCL 2023:

 

1.ª Jornada: Sábado, 21 de outubro, Velódromo de Mallorca / Illes Balears, Espanha

2 ª Jornada: sábado, 28 de outubro, Berlim / Velódromo de Berlim, Alemanha

3 ª Jornada: sábado, 4 de novembro, Velódromo Nacional de St-Quentin-en-Yvelines / St-Quentin-en-Yvelines, França

4 ª Jornada: sexta-feira, 10 de novembro, Londres / Lee Valley VeloPark, Reino Unido

5 ª Jornada (Grande Final): Sábado, 11 de novembro, Londres / Lee Valley VeloPark, Reino Unido

 

UCI no Eurosport: Há três edições a apoiar o ciclismo de pista

 

Desde o seu lançamento em 2021, a UCI Track Champions League tornou-se numa das mais importantes competições internacionais dentro da modalidade, juntamente com o Mundial, a Liga das Nações e os Jogos Olímpicos. Todos os momentos das 150 corridas produzidas pela Warner Bros. Discovery (WBD) terão uma cobertura nos seus canais e plataformas em todo o mundo, em 19 idiomas em toda a Europa, e um total de 14 horas em direto.

Scott Young, Vice-Presidente Sénior de Conteúdos e Produção da Warner Bros. Discovery Sports Europa: "Quando empreendemos este projeto para revolucionar o ciclismo de pista há três anos, a nossa ambição era criar o formato mais envolvente, energético e emocionante para trazer este desporto a novos públicos entre os ciclos olímpicos, colocando em destaque os atletas que competem. O crescimento contínuo da UCI Track Champions League demonstra o sucesso do formato, o espetáculo que a nossa equipa de Eventos tem produzido em colaboração com a UCI e a experiência imersiva vivida nos ecrãs e no estádio criando um momento imperdível no calendário do ciclismo de pista”.

"A competição deste ano será a última temporada antes dos Jogos Olímpicos de 2024, proporcionando a plataforma perfeita para os melhores corredores do mundo iniciarem a sua jornada para Paris 2024. O calibre dos atletas é incomparável e, junto com a nossa inovadora transmissão da corrida e narrativa, estou confiante de que os fãs do ciclismo de pista terão uma temporada maior e melhor que nunca".

O projeto, que nasceu graças à colaboração entre a promotora de eventos da Warner Bros. Discovery Sports na Europa e a União Ciclística Internacional (UCI), está a tornar o ciclismo de pista mais acessível e emocionante do que nunca, dando visibilidade à disciplina e expandindo o seu público. No que diz respeito à prova de Maiorca, o evento conta com o apoio do Governo das Ilhas Baleares através da AETIB e do Plano de Recuperação financiado com fundos #NextGenerationEU, bem como do Consell de Mallorca, através da Fundação Turismo de Maiorca.

Além de cativar milhares de espectadores dentro dos velódromos, públicos de todo o mundo poderão acompanhar as atuações dos ‘pistards’ através das plataformas Warner Bros. Discovery, incluindo o Eurosport. Na temporada passada, mais de 18.000 fãs assistiram ‘in loco’ a toda a ação das corridas, enquanto 11,4 milhões de espectadores em 81 países e milhões de fãs seguiram através da aplicação oficial da UCI Track Champions League e do seu perfil oficial nas várias redes sociais.

A Warner Bros. Discovery é reconhecida como ‘A Casa do Ciclismo’ e conta com a mais ampla oferta de ciclismo seja em estrada, pista, ciclocrosse, BTT ou BMX, com mais de 300 dias de corridas em direto ao longo de todo o ano. A aposta em conteúdos de ciclismo permite contar as histórias dos atletas durante 365 dias juntamente com os acontecimentos mais importantes da modalidade.

Mais informações em www.ucitrackchampionsleague.com

Fonte: Eurosport

“II Edição da Maratona de Cycling: "Pedalar para dar vida"


Apresentação:

 

Esta Maratona é promovida pela Associação Humanitária dos Bombeiros de Vialonga, com o objetivo de angariar fundos para apoiar a aquisição de um Autotanque, de forma a dar uma melhor resposta à população

 

Data e Local:

 

A Maratona irá ter o seu início pelas 16h00 e terminará às 19h00 de sábado, dia 25 de novembro de 2023, nas instalações desta Associação Humanitária na Rua do Olival de Fora N°4, 2625-679 Vialonga.

 

Participação/Inscrição:

 

Só poderão participar indivíduos com idade igual o superior a 18 anos, feitos até ao dia da prova inclusive. Todos os participantes são responsáveis por si próprios e encontrar-se fisicamente e clinicamente aptos para participarem no evento.

As inscrições, iniciaram-se no dia 2 de outubro de 2023 e terminam no dia 6 de novembro 2023, ou até se ocupar o número de bicicletas disponíveis (50).

Depois de formalizada a Inscrição (pagamento), em caso de desistência, não haverá reembolso do valor pago, mas mantém o direito a receber as ofertas previstas (Saco Mocila T-shirt)

A maratona terá um limite de 50 participantes, os quais, para participar, deverão formalizar a sua inscrição através do email:

eventoscycling@gmail.com

Para tal deverão adotar o seguinte procedimento.

Enviar email no qual deve constar:

- Nome completo

- Data de Nascimento

- NIF

- Nº de Telemóvel

- Tamanho da T-shirt

Depois de enviado deve aguardar, 1 a 2 dias, pela confirmação.

Organização para efetuar o respetivo pagamento através do NIB 0045 5361 4025 8702 9443 1 Associação Humanitária dos Bombeiros de Vialonga.

O período para o efetuar e enviar, obrigatoriamente, por email o respetivo comprovativo da transferência, depois do OK da Organização, não poderá exceder os 3 dias sob o risco de ver a sua inscrição anulada e consequentemente ter de renovar a mesma e proceder a novo pagamento.

No envio do comprovativo, único meio de validação da inscrição, é obrigatório constar o nome completo do Participante, ou Participantes no caso de ser Equipa, da inscrição que esse documento suporta.

Solicita-se que no dia da Maratona, se façam acompanhar pelo documento original da referida transferência, para o caso de ser necessário proceder à validação do mesmo.

Depois de efetuado o pagamento, a inscrição é considerada definitiva pelo que não haverá lugar a reclamação ou devolução do valor pago.

A inscrição é pessoal e só poderá ser transferida para outra pessoa desde que comunicada à organização até 48h00 antes do início do evento.

 

Custo da Inscrição:

 

Inscrição Individual - Valor e Data-Limite

Maratona 20,00€ - 6 de novembro

 

A inscrição inclui:

 

- Direito a bicicleta para participar na Maratona (03h00)

- Abastecimento líquido e sólido durante o evento

- T-shirt (alusiva ao Evento)

- Saco Mochila (alusiva ao Evento)

- Água

- Bolos Secos

- Barras energéticas

- Fruta

Inscrição Equipa - Valor e Data-Limite:

Maratona 15,00€ (por elemento) - 6 de novembro

Limite máximo de elementos por Equipa: 03 participantes

 

Início da Maratona:

 

O início da mesma será, impreterivelmente, pelas 16h00, sendo o Check-in a partir das 14h00, o qual encerra às 15h30, para a efetivação do mesmo devem fazer-se acompanhar por um documento de identificação (CC ou BI) Seguro da Maratona:

Os participantes na Maratona estão segurados por um Seguro, contratado pela organização para o efeito. As condições do mesmo poderão ser consultadas no dia do evento no Secretariado do mesmo.

 

Direitos de imagem:

 

A aceitação deste regulamento significa que o participante, autoriza a Organização da Maratona “Pedalar para dar vida”, a gravar total ou parcialmente, a sua participação na mesma; autoriza a utilização da sua imagem na promoção e divulgação da imagem da Maratona “Pedalar para dar vida”, sob todas as suas formas (TV, rádio, imprensa, fotos, DVD, internet, cartazes, flyers, etc.) e cede todos os direitos relativos à exploração comercial e publicitária da mesma sem reclamar qualquer contrapartida económica. A organização garante aos participantes o total respeito pela lei de proteção de dados.

 

Disposições legais:

 

A todos os participantes é exigido o respeito pelo respetivo regulamento. A Organização não poderá ser responsabilizada por qualquer acidente, a não ser os que se enquadrem no Seguro contratado, que o participante possa causar ou ser vítima, nem de eventuais dívidas contraídas por estes antes, depois ou no decurso do evento, nem o extravio ou deterioração de quaisquer bens ou pertences dos mesmos.

Ao inscrever-se, neste evento, supõe a aceitação total deste regulamento, ao mesmo tempo, que se renuncia a toda e qualquer ação legal contra a Organização, que pudesse derivar de a participação na Maratona “Pedalar para dar vida”.

A Organização reserva-se o direito de efetuar as modificações que considerar oportunas, no evento ou outras, sempre e quando estas se justificarem.

 

Disposições finais:

 

Recomenda-se vivamente a todos os participantes a realização de um exame médico completo antes de participar nesta maratona. Do mesmo modo, se chama a atenção, para a necessidade de uma alimentação/hidratação adequada, não obstante a organização disponibilizar reforço de líquidos e sólidos, durante o evento. Cada bicicleta incluirá um saco para resíduos alimentares e outros.

Para que a movimentação dos participantes e dos elementos da Organização, no espaço onde decorre a Maratona, se faça da melhor forma possível, não é permitido levar para junto das bicicletas mais do que um pequeno saco ou uma mochila.

A organização a partir do dia 6 de novembro 2023 não assumirá qualquer responsabilidade, nomeadamente indemnizar os participantes, caso o evento, seja adiado ou cancelado por motivos de força maior.

Cabe à organização analisar e decidir sobre eventuais casos omissos e/ou excecionais.

 

Secretariado:

 

Começa a funcionar a partir de: 25 de novembro de 2023 às 14h00 e encerrará às 15h30. Contacto para esclarecimentos, através de email: eventoscycling@gmail.com ou por MSG.

Inscrições e informações em: www.facebook.com/events/848169560305863

Fonte: Associação Humanitária dos Bombeiros de Vialonga

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com