terça-feira, 3 de junho de 2025

“Jonas Vigegaard afina a forma para o Tour no Dauphiné: "Este ano sinto-me completamente diferente"


Por: Carlos Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

O aguardado regresso de Jonas Vingegaard à competição está prestes a acontecer. O ciclista da Team Visma | Lease a Bike alinhará no Critérium du Dauphiné, prova que já venceu no passado, e onde marcará o seu reencontro com Tadej Pogacar, após uma paragem de três meses. O dinamarquês surge como o grande opositor do Campeão do Mundo para uma missão exigente: conquistar a Volta a França.

Este será o primeiro de dois duelos directos entre Vingegaard e Pogacar. O líder da Visma não mede forças com o esloveno desde o verão de 2024, aquando da última Volta frança. Após um início de temporada complicado, marcado por uma concussão sofrida na Paris-Nice que acabou com o seu calendário para a primavera, o dinamarquês focou-se na recuperação e no trabalho específico de treinos, longe da competição, com vista a regressar ao mais alto nível.

Em declarações à Eurosport, Vingegaard abordou os seus próximos objectivos, ciente de que ele e Pogacar serão novamente os principais protagonistas da luta pela Camisola Amarela:


"Sempre apreciei o processo de alcançar a melhor forma possível para a Volta a França. A Volta é sempre o grande objetivo e gosto muito de trabalhar arduamente nos campos de treino", afirmou o dinamarquês, referindo-se à sua preparação no Dauphiné. Vingegaard esteve recentemente em estágio na Serra Nevada, num cenário de alta altitude também escolhido por Pogacar, Remco Evenepoel e outros nomes de peso durante o mês de maio.

Consciente do desafio que tem pela frente, Vingegaard reconhece que terá de elevar o seu nível para poder bater Pogacar, como o fez em 2023.

"Todos estão a subir de nível, por isso tenho de ser melhor do que há dois anos. No ano passado, também senti que podia lutar pela vitória, mas obviamente esse não foi o caso", recordou.

Apesar dos contratempos sofridos esta temporada, o dinamarquês mostra-se confiante na sua atual condição física e acredita que pode regressar às grandes vitórias.

"Este ano sinto-me completamente diferente, tanto na forma como o meu corpo reage ao treino como nas sensações que tenho fisicamente", sublinhou, evidenciando otimismo para os compromissos que se avizinham.

A expectativa cresce em torno do primeiro confronto entre Vingegaard e Pogacar, que permitirá aferir o momento de forma de ambos a poucas semanas do grande objetivo do ano.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/jonas-vigegaard-afina-a-forma-para-o-tour-no-dauphine-este-ano-sinto-me-completamente-diferente

“Tudo o que precisa saber sobre horários e onde ver o Critérium du Dauphiné 2025”

Por: Carlos Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

De 8 a 15 de junho, todas as atenções estarão voltadas para o Critérium du Dauphiné. Esta corrida é normalmente a maior antecâmara para a Volta a França e este ano conta com a presença de nomes como Tadej Pogacar, Jonas Vingegaard e Remco Evenepoel.

A corrida será transmitida pelos canais tradicionais, nomeadamente o Discovery, MAX e Eurosport.

 

TV Guia - Critérium du Dauphiné 2025

 

Portugal - Eurosport

 

Horários previstos das partidas e chegadas das etapas do Critérium du Dauphiné 2025:

 

1ª etapa: 09:10-13:50

2ª etapa: 11:20-16:10

3ª etapa: 11:15-16:10

4ª etapa: 13:15-16:00

5ª etapa: 11:55-16:10

6ª etapa: 13:00-16:10

7ª etapa: 11:10-15:30

8ª etapa: 12:30-16:00

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/tudo-o-que-precisa-saber-sobre-horarios-e-onde-ver-o-criterium-du-dauphine-2025

“Analista acusa Pogacar e UAE no caso Ayuso: "Está a ser marginalizado de forma infantil"


Por: Carlos Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

A Volta a Itália 2025 entrou para a história com a vitória de Simon Yates, num cenário marcado pela ausência prematura dos principais candidatos à classificação geral. Primoz Roglic e Juan Ayuso abandonaram a corrida ainda antes das jornadas decisivas, cada um por motivos distintos.

No caso do jovem espanhol da UAE Team Emirates - XRG, o abandono acabou por estar envolto em polémica. A situação trouxe à memória o episódio vivido na última Volta a França, quando Ayuso também deixou a corrida após ser criticado por não aceitar o papel de gregário de Tadej Pogacar.

Na altura especulou-se sobre uma possível saída de Ayuso da equipa, mas o ciclista optou por permanecer, apostando numa redenção na Corsa Rosa. No entanto, a história repetiu-se: com Isaac Del Toro a revelar-se mais forte, a UAE decidiu retirar-lhe a liderança e reorientar a equipa em torno do ciclista mexicano. Ayuso, uma vez mais, recusou abdicar das suas ambições.

 

Clima de tensão na UAE Team Emirates

 

O ambiente tenso entre Juan Ayuso e a formação dos Emirados é notório. Ainda assim, o espanhol tem sido alvo de críticas que, para alguns, são excessivas. Entre os que saem em sua defesa está o antigo profissional Thomas Dekker. Em declarações ao In De Leiderstrui, Dekker criticou abertamente a atitude da UAE e até mesmo de Tadej Pogacar em relação ao jovem de Barcelona:


"Nota-se que Pogacar celebra os sucessos de Del Toro, enquanto Ayuso é marginalizado de forma quase infantil. São adultos, mas este comportamento é muito pouco profissional", afirmou Dekker.

Para Dekker, Pogacar desempenha um papel central na estrutura da UAE, influenciando directamente a hierarquia interna da equipa:

"É essencial estar bem colocado na hierarquia para ter futuro numa equipa. Isso é evidente na UAE Team Emirates. Vê-se claramente a influência de Pogacar, sobretudo nas escolhas feitas durante os estágios em altitude, onde Ayuso está a ser descartado", criticou.

O holandês foi mais longe, sugerindo uma mudança de ares para Ayuso:

"Acredito que ele tem a seriedade e o perfil ideal para se preparar de forma bem sucedida na Movistar Team."

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/analista-acusa-pogacar-e-uae-no-caso-ayuso-est-a-ser-marginalizado-de-forma-infantil

“Projeto 278 partiu hoje do Porto para pedalar por todos os municípios do continente”


Foto: Rui Meireles / Ágora - Cultura e Desporto do Porto

O Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Cândido Barbosa, marcou presença esta segunda-feira, 2 de junho, no arranque do Projeto 278, uma iniciativa inédita que visa percorrer, de bicicleta, cerca de 6.000 quilómetros ao longo de 28 dias, atravessando os 278 municípios de Portugal Continental. O objetivo é claro: promover o uso da bicicleta e sensibilizar para a necessidade de uma mudança na mobilidade urbana.

A iniciativa, liderada pelo ultramaratonista em ciclismo Tiago Cação, arrancou esta manhã na Praça General Humberto Delgado, junto à Câmara Municipal do Porto, onde foi entregue o primeiro manifesto à Vereadora do Desporto e Juventude, Catarina Araújo. Além de Cândido Barbosa, juntaram-se ao momento simbólico Vera Diogo, Presidente da MUBI - Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, e José Queirós de Almeida, CEO da Greenvolt Comunidades.

Durante o mês de junho, Tiago Cação vai pedalar cerca de 240 quilómetros por dia, levando uma carta a todas as autarquias para apelar a uma profunda redefinição das políticas urbanísticas e de mobilidade, com foco na promoção da sustentabilidade, da saúde, da segurança e da qualidade de vida nas cidades.

Num contexto em que os centros urbanos são responsáveis por 70% das emissões de gases com efeito de estufa, o Projeto 278 pretende colocar a bicicleta no topo da pirâmide da mobilidade e defender o desenvolvimento de cidades mais amigas do ambiente.

Além da vertente ambiental e social, a iniciativa visa ainda reforçar o potencial turístico de Portugal, destacando a diversidade paisagística, patrimonial e cultural do país, tanto em zonas urbanas como rurais. Toda a viagem será registada em formato documental pelo premiado realizador belga Ryan Le Garrec, conhecido pelas suas obras no universo do ciclismo e ultramaratonismo.

O Projeto 278 conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e o apoio institucional da Associação Nacional de Municípios Portugueses, da Federação Portuguesa de Ciclismo, da MUBI, do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e da ABIMOTA.

O percurso e os destaques do projeto podem ser acompanhados diariamente em projeto278.pt.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Agenda Ciclismo”


Pelotão pedala no Douro e regressam as Taças de Portugal

 

O ciclismo segue a toda a velocidade e a agenda nacional não para. Esta semana será de Grande Prémio Internacional do Douro para o pelotão nacional, mas não só. Será igualmente de Taça de Portugal, tanto de BMX como de Paraciclismo e Feminina, sendo que esta última terá mesmo a prova derradeira no domingo.

Começando pela estrada e pelo pelotão nacional, o Grande Prémio Douro Internacional estará de regresso já no próximo domingo para três etapas em linha que prometem juntar a emoção do ciclismo nacional a paisagens fantásticas. Tudo começará em Carrazeda de Ansiães, numa viagem de 138,7 quilómetros até Armamar, seguindo-se uma etapa com início e final em Resende, de 133,2 quilómetros. As decisões, porém, estão reservadas para a longa jornada de 157,5 quilómetros, entre Tabuaço e Lamego.

Ainda na estrada, mas no feminino, o domingo será de decisões na Taça de Portugal. As ciclistas irão disputar a etapa decisiva em Albergaria-a-Velha, a partir das 12h30, num percurso de 87,6 quilómetros. À entrada para a última prova pontuável, Raquel Queirós (Atum General/Tavira/SC Farense) é líder entre a elite, com 150 pontos, mas Alina Abramenka (Matos Mobility Flexaco IHS), segunda com 112, ainda pode ter uma palavra a dizer.


Igualmente em Albergaria-a-Velha e também integrada no programa da XXIII Volta a Albergaria em Bicicleta, terá lugar a 3.ª Taça de Portugal de Paraciclismo. A penúltima prova pontuável tem início agendado para as 9h30 deste domingo.

A Taça de Portugal de BMX, por sua vez, irá regressar no fim de semana para mais uma etapa dupla, neste caso a 3.ª e 4.ª provas pontuáveis. O Parque Verde da Belavista, em Setúbal, será o palco da competição, que terá início às 16h, no sábado, e às 10h, no domingo.

 

Mais eventos oficiais

 

7 de junho: 4.ª Prova Inter Associações ACVR-ACBA, Valpaços

7 de junho: 4.º Encontro Inter Associações Escolas de BTT, Valpaços

7 de junho: Encontro Regional Escolas - ABF, Águeda

7 de junho: 3 Horas Resistência BTT - A.C.u.R.A., Avidos

8 de junho: III XCO do Maranho | 1ª Taça Regional XCO, Sertã

8 de junho: 3.ª Taça da Madeira de DHI - A Confeitaria 2025, Ginjas, São Vicente

8 de junho: 2.ª Taça do Algarve XCO - Amoreiras Gare

8 de junho: Encontro Regional de escolas BTT, Amoreiras Gare

8 de junho: Campeonato Interassociações de BTT - ARCVR / ACBA, Lamego

8 de junho: 2.º Prémio Juvenil Junta de Freguesia São Sebastião, Setúbal

8 de junho: 6.º OPEN BTT de Vila do Conde - Encontro Escolas de Ciclismo, Azurara

8 de junho: 3.ª Encontro Regional de Escolas Powered by EM3, Sertã

8 de junho: I Grande Prémio de Ciclismo - Wheel Friends - Freguesia de Murtede

8 de junho: 7.ª Rota Dos Cabrinhas, Pedreiras

8 de junho: 1.ª Prova BTT XCM LamegoBike, Lamego

10 de junho: Campeonato Regional de Masters, Anobra

10 de junho: 12.º Prémio de Ciclismo de Lousa - Taça Cadetes Lisboa

10 de junho: 11.º Encontro de Escolas de Lousa, Lousa

10 de junho: Downhill Urbano de Abrantes

10 de junho: 12.º BTT XCO Centro Ciclismo do Minho, Guimarães

10 de junho: EMTB - Montanhas Mágicas Grand Tour, Felgueira

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com