domingo, 5 de novembro de 2023

“Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano de Lorvão”


Sauro Agostinho e Sophie Bagnall vencem Taça de Portugal de Enduro BTT

Por: Vasco Moreira

 

Sauro Agostinho (Casa do Povo de Abrunheira) e Sophie Bagnall (Bicisintra/GásMucifal) consumaram a conquista da Taça de Portugal de Enduro BTT presented by Shimano, apesar de não terem sido os vencedores da quinta e última prova pontuável.

Em Lorvão, entre os elites masculinos, foi Jimmy Silva o mais rápido, com um tempo total de 13”21’214, menos 13,796s que Sauro Agostinho, segundo classificado, e menos 50,863s que José Oliveira (AXPO Team Vila do Conde), terceiro. Nas contas do ranking, Sauro Agostinho terminou na primeira posição, com 800 pontos, Jimmy Silva em segundo, com 715, e José Oliveira em terceiro, com 640.

Já nas provas das elites femininas, foi Ana Leite (AXPO Team Vila do Conde) a destacar-se das demais, com um tempo de 18”41’111, tendo terminado com uma vantagem de 28,859s sobre Sara Ferreira (Maiatos), segunda classificada, e de 3”10’419 sobre Raquel Ribeiro, terceira. Apesar do triunfo e de ter terminado com os mesmos 800 pontos da líder, Ana Leite não foi além do segundo lugar, com Sophie Bagnall a festejar, mesmo não tendo participado nesta prova, uma vez que já tinha o título garantido.  A terceiro posição do ranking ficou para Sandra Lopes (Maiatos), com 415 pontos.


Entre os juniores, venceu João Rodrigues (AD Galomar/Ferragens Vieira), mas foi Matias Camacho (Caniço Riders/Freeride Madeira) quem festejou o título, apesar de não ter participado nesta prova final. Já nos cadetes, Joaquim Meneses (Bicisintra/GásMucifal) carimbou o título masculino com um triunfo na prova final, tal como Margarida Vasconcelos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) na prova feminina, na qual correu sem oposição.

Em masters, Paulo Baptista (AD Galomar/Ferragens Vieira ergueu o título de atletas com mais de 30 anos, apesar de ter sido segundo nesta prova, atrás de Pedro Ferreira (Casa do Povo de Abrunheira), e de ter terminado com os mesmos 790 pontos do colega Rafael Machado. Nos masters 40, Ivan Silva venceu a prova e terminou na liderança do ranking, tal como Leonel Bento em masters 50 e Nuno Lopes (ADAR/OFIMOTO) em masters 45. Nos masters 35, Ivo Ferreira venceu a prova, mas Valter Freitas (Ecosprint/Enduro), segundo, foi quem terminou na frente nas contas finais da Taça.

Por sua vez, em masters 60, festejou Fernando Couto (Marítimo Sport Club), apesar de não ter havido corrida da categoria em Lorvão, tal como aconteceu com as masters femininas, com Ana Carvalho (Bicisintra/GásMucifal) a liderar o ranking final.

Na categoria EMTB, Ana Lopes (BTT Enduro Terras de Bouro) festejou a vitória na prova e na Taça, sem oposição, em femininas com mais de 30 anos. Nos masculinos, Pedro Candido (Movefree/CM Torres Vedras/Cofidis) também festejou a dobrar entre os atletas de 19 a 39 anos, e Gonçalo Martins conquistou o título entre atletas com mais de 40 anos, à frente de Dimitri Silva (Mirachoro Hotels/Centro de Ciclismo de Portimão/Churrasqueira do Vau), que terminou em primeiro lugar nesta prova.

Destaque final para a AD Galomar/Ferragens Vieira, que venceu o ranking das equipas, com 175 pontos, à frente da Casa do Povo de Abrunheira, que registou 158 pontos, e do Bicisintra/GásMucifal, que fechou o pódio com 157 pontos.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/Ana Santos e Rafael Sousa cumprem objetivos no Europeu de Ciclocrosse”


Por: Vasco Moreira

A participação inédita, a este nível, da Seleção Nacional no Campeonato da Europa de Ciclocrosse, teve um balanço positivo, com Ana Santos e Rafael Sousa a cumprirem os objetivos nas respetivas provas feminina e masculina de sub-23.

As condições climatéricas que se fizeram sentir em França, especificamente na região de Pont-Châteu, onde decorre o Europeu, obrigaram a um adiamento quase integral do programa da competição para este domingo, com as duas provas que envolveram ciclistas lusos a decorrerem na manhã deste domingo.


Ana Santos foi a primeira a entrar em prova, às 10h, tendo conseguido um 22.º lugar, entre as 26 atletas em prova, a 6m55s dos 53m57s da neerlandesa Femke Gort, que conquistou a medalha de ouro, à frente da belga Lotte Baele, que chegou a 5m17s, e da francesa Alexandra Valade, que chegou a 5m22s e completou o pódio.

Seguiu-se a prova masculina, às 11h50, na qual Rafael Sousa, à imagem de Ana Santos, conseguiu manter-se na volta do vencedor, tendo terminado na 37.ª posição, entre os 44 ciclistas que terminaram a prova. O jovem luso ficou a 5m58s dos 52m16s registados pelo belga Jente Michels, que ergueu a medalha de ouro, com 25 segundos de vantagem sobre o compatriota Emiel Verstrynge e 44 sobre o francês Rémi Lelandais.


“A participação da seleção num Europeu deste nível é inédita. Viemos com intenção de ganhar experiência e de nos medirmos no nível de ciclocrosse praticado internacionalmente. Estávamos aqui pela primeira vez e para aprender. Os objetivos que tínhamos para a corrida foram concretizados”, começou por explicar Pedro Vigário.

“O Rafael Sousa e a Ana Santos, devido ao ranking, partem mais atrás, o que dificulta o posicionamento na corrida. No entanto, fizeram uma corrida bastante constante e chegaram na volta do vencedor sem grandes problemas, que era também um dos objetivos. Tudo isto em condições muito duras, com bastante chuva, lama e frio, o que trouxe ainda mais dificuldades”, concluiu o selecionador nacional.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Recordações do cicloturismo…Hoje vamos recordar”


Passeio de cicloturismo dos Lírios do Monte Cacém

 

Por: José Morais

Hoje, foi tempo de dar uma olhadela pelo meu arquivo de reportagens que tenho ao longo dos anos, são imensos artigos escritos, e quando o cicloturismo já não era o de outros tempos, porque não recordar esses belos momentos da altura.

Será um novo capítulo da Revista Notícias do Pedal, muitos dos artigos a serem divulgados, foram realizados por clubes, associações, ou grupos, infelizmente muitos já se perderam pelo caminho, mas na época eram passeios que davam que falar, e onde juntavam um imensos participantes um pouco de todo o país, algo que atualmente infelizmente já não vê.

O primeiro a ser divulgado, foi realizado há 21 anos, foi a 12 de maio de 2002, e teve a organização da Associação Cicloturismo Lírios do Monte, onde era comemorado o 1º aniversario do Cacém de ter sido elevado a vila, uma Associação que infelizmente ficou pelo caminho como muitos outros.

O cicloturismo e as reportagens do mesmo, não se limitava nem limita apenas a promover e incentivar o uso da bicicleta, tinha e tem sempre a outra parte, a divulgar locais de interesse do país, e onde eu muitas vezes fazia um “Postal Ilustrado”, desta vez, um muito especial que foi enviado para a Câmara Municipal de Sintra, e a foto fica para recordação como podem ver.


Sintra, que tinha levado uma menção honrosa por ser “Património Mundial”, não soube honrar a mesma, e na Portela de Sintra, quando a caravana ali chegou, todos ficaram espantados pelos WC ali instalados terem sido demolidos.   

E uma fotografia tem sempre uma história, e esta muito engraçada, quase uma dezena de cicloturistas desagradados com a falta de sanitários, resolveram voltar-se e simular que estavam originando, já que naquele local existiam wc que a Câmara municipal mandou deitar abaixo para a construção de um parque de estacionamento.

E é assim, que hoje recordamos um grande passeio que se realizava no Cacém com mais de 20 anos, uma reportagem feita para a “Revista Super Ciclismo”, iremos divulgar outros grandes passeios no novo capítulo “Recordações do Cicloturismo” e não só.

Ficam os votos de bons passeios, boas pedaladas. 

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com