terça-feira, 17 de outubro de 2023

“7ª Maratona de Paredes de Coura”


Paredes de Coura vai atribuir no próximo domingo os títulos de Campeão do Minho em BTT XCM. A 7ª Maratona de Paredes de Coura vai percorrer trilhos desenhados não só em volta da vila de Paredes de Coura, bem como levará os ciclistas a percorrer paisagens únicas de área protegida, como por exemplo na zona do Corno do Bico. A partida e chegada na Rua Conselheiro Miguel Dantas levará todos os que vão alinhar ao centro da vila courense, local onde posteriormente serão conhecidos os campeões/campeãs do Minho de BTT XCM - Raiz Carisma.

As emoções da Maratona BTT regressam domingo, dia 22 de outubro, a Paredes de Coura com a realização da sétima edição da Maratona BTT Paredes de Coura, prova que atribui os títulos de Campeão do Campeonato do Minho BTT XCM – Raiz Carisma 2023.

Promovida pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Município de Paredes de Coura, a 7.ª Maratona BTT de Paredes de Coura tem partida e chegada marcada para da Rua Conselheiro Miguel Dantas, em frente à Câmara Municipal de Paredes de Coura.

Como habitualmente, a Maratona de Paredes de Coura percorrerá caminhos rurais, florestais e trilhos de freguesias do concelho de Paredes de Coura, e conta com um percurso de 85 quilómetros, um desnível total acumulado de 2000 metros na maratona elite, destinada aos atletas elites/sub-23, master 30 e 40.

A maratona curta tem uma distância de 75 quilómetros com um total de acumulado de 1800 metros e destina-se a atletas masculinos master 50, 60 e paraciclistas, bem como para todas as categorias femininas.

Para os atletas masculinos e femininos não federados realiza-se a meia-maratona, com uma distância de 45 quilómetros com um desnível acumulado positivo de 980 m.

A abertura de secretariado no dia de prova acontece às 7h30, seguindo-se a reunião com os diretores desportivos às 9h00 e o arranque das provas às 9h30. A cerimónia protocolar está marcada para as 15h30.

 

Tiago Cunha, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura

 

Tiago Cunha, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, mostra-se feliz por, mais uma vez, Paredes de Coura receber a prova das decisões dos títulos.

“Encaramos sempre todas as atividades como importantes, mas, de facto, a maratona deste ano tem esse motivo adicional de interesse que é decidir a atribuição do título regional e que, por esse motivo, nos faz acreditar que terá maior afluência e será mais competitiva”.

Sobre a preparação da prova, o autarca referiu que “os trabalhos de preparação estão a correr a bom ritmo, sobretudo a limpeza de alguns troços que, tendo em conta o rápido crescimento da vegetação, precisam de intervenções. De resto, o desenho do traçado foi pensado para que os atletas possam disfrutar de uma prova fluída, mas com um considerável nível de dificuldade”.

Esta é já a sétima edição da Maratona de Paredes de Coura, qual o grande objetivo? “O objetivo deste ano está em aliar o nível de dificuldade exigido para uma prova federada (a maratona propriamente dita) com a necessidade de proporcionar aos praticantes da vertente lazer uma meia-maratona divertida e cativante. Por isso, pensamos para a meia-maratona um percurso por pontos apaixonantes e com menor altimetria do que em anos anteriores. No fundo, o objetivo é democratizar a participação, permitindo que todos independentemente da sua preparação física possam participar”, disse Tiago Cunha, que adiantou que “por último, temos um objetivo solidário na prova: o valor de 10 euros da inscrição reverte na totalidade para os Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura que estão a reunir fundos para adquiri uma nova ambulância de socorro e, sendo um imprescindível parceiro, merecem todo o reconhecimento e ajuda”.

A 7ª Maratona BTT de Paredes de Coura organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Município de Paredes de Coura, conta com o apoio do Município de Paredes de Coura, Coura Sem Paredes, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, POPP Agency, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura, SEG 3 - Mediação de Seguros, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

Fonte: ACM

“Intermarché confirma saída de Rui Costa”


Ciclista não chegou a acordo com a equipa para renovar contrato

 

Por: AMG // NFO

Foto: EPA

A equipa belga Intermarché-Circus-Wanty confirmou esta terça-feira a saída no final desta temporada do ciclista português Rui Costa, campeão mundial de fundo em 2013.

"Rui Costa ganhou a Taça do Japão na sua última corrida com a Intermarché-Circus-Wanty. Obrigado, campeão", lê-se numa publicação na rede social X (antigo Twitter).

O poveiro não chegou a acordo com a Intermarché-Circus-Wanty para renovar contrato, apesar de ter sido com as cores da equipa belga que regressou às vitórias, após um interregno de dois anos e meio.

Esta temporada, Costa somou cinco triunfos, o mais importante dos quais na Volta a Espanha, onde venceu a 15.ª etapa. O português ganhou a sua primeira corrida do ano, o Trofeo Calvià, e a última, a Taça do Japão, além da geral da Volta à Comunidade Valenciana, na qual conquistou ainda uma etapa.

Único português campeão mundial de fundo (2013), o ciclista de 37 anos conta no currículo com 32 vitórias, entre as quais se destacam três etapas na Volta a França, três triunfos consecutivos na geral da Volta à Suíça (2012-2014), o Grande Prémio de Montreal (2011), dois títulos nacionais de fundo (2015 e 2020) e dois de contrarrelógio (2010 e 2013).

Costa, que iniciou a carreira profissional no Benfica (2007-2008), cumpriu a 16.ª temporada no WorldTour, escalão máximo do ciclismo mundial ao qual chegou em 2009, quando assinou pela Caisse d'Epargne.

O experiente ciclista, conhecido no pelotão pelo seu calculismo e leitura de corrida, permaneceu na estrutura espanhola, posteriormente batizada Movistar, cinco épocas, antes de se mudar para a Lampre-Merida (2014-2016). Assinou pela UAE Emirates em 2017, tendo-se convertido num gregário nos últimos anos que passou na equipa dos Emirados Árabes Unidos.

Fonte: Lusa

“Agenda de Ciclismo”


Títulos nacionais de Enduro BTT decidem-se em Cadafaz

 

Por: Vasco Moreira

No próximo domingo (22 de outubro), em Cadafaz, Celorico da Beira, vão decidir-se os títulos nacionais de Enduro, no Campeonato Nacional Enduro BTT presented by Shimano.

Após um dia de treinos livres, no sábado, a competição terá início no domingo, às 8h30, estando a cerimónia protocolar de entrega de prémios prevista para decorrer entre as 16h30 e as 17h30. Em competição vão estar atletas masculinos, nas categorias de elites, sub-23, juniores, cadetes e masters (30, 35, 40, 45, 50 e 60), e femininas, nas categorias de elites, cadetes e masters. Nota ainda para a categoria de escolas (juvenis e infantis) e E-MTB (masculinos 19/39 e mais de 40; femininas 19/29 e mais de 30).

O percurso para todas as categorias, com exceção de cadetes masculinos e femininas, inclui um conjunto de cinco provas especiais cronometradas (PECs) e seis ligações, num total de 29 quilómetros, estando definido o tempo máximo de 5h30m. No caso dos cadetes, há apenas três PECs e quatro ligações, num total de 17,2 quilómetros, com um tempo máximo de 3h25m. Nota também para a power stage de 800 metros, nos quais os ciclistas enfrentarão um ganho de elevação de 80 metros (D+).

Antes, na sexta e no sábado (20 e 21 de outubro), vai decorrer o troféu Mountain Limestone, em Ansião. A prova de BTT por etapas (XCS) terá um total de 160 quilómetros, que vão ser percorridos ao longo dos dois dias. Na sexta-feira, às 21h30, vai decorrer o prólogo, mas as duas etapas estão guardadas para sábado, a primeira a partir das 9h e a segunda durante a tarde. A chegada dos primeiros atletas está prevista para as 17h30.

 

Mais eventos oficiais

 

21 de outubro: Campeonato Regional BMX Race       , Quarteira

22 de outubro: Maratona PDLGREENHOUSE 2023, São Miguel, Açores

22 de outubro: 7º Maratona BTT Paredes de Coura

22 de outubro: VII Taça do Algarve XCM, Lagos

22 de outubro: Campeonato Regional XCM – ABF, Águeda

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com