quinta-feira, 11 de maio de 2023

“João Almeida antecipa 7.ª etapa: «Será um verdadeiro teste para os homens da geral»”


Ciclista da UAE Emirates assume que o dia pode ser muito complicado

 

Por: Fábio Lima

Foto: Getty Images

E aí está a primeira grande etapa de alta montanha. Quarto na classificação geral no final da 6.ª etapa, João Almeida antecipa uma sétima tirada bem complicada, não tanto pela dureza da mesma, mas antes pelo facto de ter uma subida bastante longa, que terminará com temperaturas próximas do 0.

"Amanhã será um verdadeiro teste para os homens da classificação geral. É uma subida muito longa até ao final. Não é a mais dura da prova, mas será um longo dia, com um final frio em altitude. Vamos ver como as pernas estarão depois da queda do outro dia. Mas esperemos que tudo corra bem", declarou o português, ao site oficial da UAE Emirates.

A sétima etapa do Giro'2023, com 218 quilómetros, liga Capua a Gran Sasso d'Itália (Campo Imperatore), com três contagens de montanha, a última das quais aos 2123 metros, que coincide com o final.

Fonte: Record on-line

“Giro: Mads Pedersen vence sexta etapa, Andreas Leknessund segue líder, João Almeida mantém 4.º lugar da geral”


Por: SIF // AMG

Foto: Reuters

O ciclista dinamarquês Mads Pedersen (Trek-Segafredo) venceu hoje ao sprint a sexta etapa da Volta a Itália, em Nápoles, com o norueguês Andreas Leknessund (DSM) a conservar a liderança da classificação geral individual.

Pedersen, de 27 anos, cumpriu os 162 quilómetros com início e fim em Nápoles em 3:44.45 horas, batendo o líder da classificação dos pontos, o italiano Jonathan Milan (Bahrain-Victorious), segundo, e o alemão Pascal Ackermann (UAE Emirates), terceiro.

Os primeiros lugares da geral não sofreram alterações, mantendo-se Leknessund na frente por mais um dia, com 28 segundos de vantagem sobre o belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), segundo, e 30 sobre o francês Aurélien Paret-Peintre, com o português João Almeida (UAE Emirates) em quarto, a um minuto.

Na sexta-feira, a sétima etapa liga Cápua a Gran Sasso d’Italia em 218 quilómetros, em novo dia de alta montanha que culmina com uma subida até à meta, de primeira categoria.

Fonte: Lusa

“Esposende acolhe o Campeonato do Minho de BTT XCO POPP Agency”


A terceira etapa do Campeonato do Minho de BTT XCO POPP Agency disputa-se no Monte da Senhora da Guia, bem junto ao litoral de Esposende, num programa repleto de atividade com as "escolinhas" a serem os primeiros a iniciar as provas.

O Monte da Senhora da Guia, em Belinho, recebe domingo (14 de maio) o 3.º XCO BTT de Esposende, prova pontuável para o Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, com o apoio da Câmara Municipal de Esposende, o 3.º XCO BTT de Esposende destina-se às categorias de escolas e competição, bem como

A abertura do circuito, para treinos e secretariado, está marcada para as 9h00, enquanto o programa competitivo inicia-se às 11h00 com as escolas. A competição entra em ação às 13 horas, com o arranque das provas de cadetes, femininas e paraciclismo. As categorias de elites, juniores e masters arrancam às 14h45. A cerimónia do pódio está marcada para as 16h30.

No Monte da Senhora da Guia, em Belinho, já tudo está preparado para receber a terceira edição do BTT XCO de Esposende, naquela que se espera “seja a melhor de todas as edições até aqui”.

Pedro Barbosa, elemento da organização local, lembra que “as duas primeiras edições estiveram um pouco limitadas. A primeira devido à pandemia, o que limitou e muito o acesso das pessoas, pais e familiares à prova, e no segundo ano só tivemos a parte competitiva devido a uma coincidência de datas que impediu as escolinhas de participarem”.

“Este ano contamos com o regresso das escolinhas, que, acreditamos, vai dar uma enorme alegria, vida e cor a este XCO de Esposende. Acreditamos que vai ser o melhor de todos”.

O que tem esta edição de diferente em relação aos anteriores? “Este ano fizemos pequenas alterações à pista, não são muito substanciais, mas acreditamos que está melhor”, disse Pedro Barbosa, que acrescentou: “para além disso queremos fazer a junção da competição com o convívio. Nós assumimos o bar e vamos ter porco no espeto, entre outras coisas. Queremos que para além de ser uma prova de BTT, este XCO de Esposende seja uma festa, a ‘festa do BTT, dos amantes da bicicleta, do ciclismo”.

O 3º BTT XCO de Esposende tem o apoio do Município de Esposende, União de Freguesias de Belinho e Mar, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, POPP Agency, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, SEG 3 - Mediação de Seguros, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia, KTM, BikeSeven, Grupo SBL, Hélio Dias, M. Carreira, Armabuild Construções, Carpav - Carpintaria e Pavimentos, Urbanact, Good, Gruzende Comércio e Aluguer de Gruas, Quallit Trabalho Temporário, Irmãos Faria e Filipe Passos Ind Mobiliário.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Seleção Nacional/Seis jovens representam Portugal no arranque da UCI World Series de BTT”


Por: José Carlos Gomes

O circuito UCI World Series de BTT começa, nesta semana, em Nové Město na Moravě, Chéquia, e Portugal estará representado por seis corredores nas categorias de sub-23 e juniores.

O selecionador nacional, Pedro Vigário, convocou os sub-23 Diogo Neves (Guilhabreu MTB) e João Cruz (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), e os juniores Beatriz Guerra, Guilherme Barros e Rafael Sousa (Guilhabreu MTB) e Raquel Dias (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade).

Irão todos competir no sábado nas respetivas provas de cross country olímpico (XCO). Os juniores masculinos às 7h45, as juniores às 9h30 e os sub-23 às 14h00.

“A nossa intenção é dar continuidade ao trabalho com os corredores jovens, oferecendo-lhes a possibilidade de evoluírem nas melhores provas do mundo. Temos também em vista a preparação para o Campeonato da Europa, que organizaremos em Anadia, no início de julho, e que é o nosso principal objetivo desportivo desta temporada”, explica o selecionador nacional.

Além da Seleção, o ciclismo português estará representado em Nové Město na Moravě por corredores que irão representar as respetivas equipas. No caso do XCO irá acontecer com Ana Santos, Raquel Queirós e Roberto Ferreira. Na maratona BTT (XCM) isso sucederá com José Dias, Filipe Francisco e Tiago Ferreira.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com