segunda-feira, 4 de outubro de 2021

“Rui Oliveira e o Paris-Roubaix: «Estava num campo de guerra a tentar sobreviver»”


Português não terminou a mítica corrida dos pavês

 

Por: Ana Paula Marques

O Paris-Roubaix deste domingo foi, em 118 anos de edições, uma das mais míticas devido às adversas condições climatéricas, cuja chuva, vento, lama, barro e poças de água, tornaram os troços de pavês ainda mais complicados. Foram muitos os que não conseguiram terminar, dois deles os portugueses Rui Oliveira (Emirates) e André Carvalho (Cofidis), mas fica para ambos o sonho de já poderem dizer que participaram numa das mais espetaculares corridas do Mundo.

"Acho que nunca mais vou esquecer este dia na minha vida!!", escreveu nas redes sociais Rui Oliveira, dando conta depois das dificuldades que sentiu.


"Foi épica a corrida de ontem e senti que estava num campo de guerra a tentar sobreviver a todas as condições adversas fizeram desta corrida a mais espetacular das corridas".

"Espero voltar nos próximos anos para fazer mais e melhor neste monumento"

As fotos que publicou juntamente com esta mensagem atestam bem o que foi o Paris-Roubaix, também conhecido pelo 'Inferno do Norte', de 2021.

Fonte: Record on-line




“Campeonato da Europa de triatlo em Youth na Turquia”


JOÃO NUNO BATISTA Vice-Campeão da Europa de Triatlo

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

João Nuno Batista, sagrou-se Vice-campeão da Europa conquistando a medalha de prata, pela Seleção Nacional de Triatlo, no Campeonato da Europa de Triatlo em Youth (Cadetes), na final que se realizou este sábado, dia 2 de outubro, em Alanya na Turquia.

O atleta do Clube de Natação de Torres Novas, de apenas 15 anos, na sua 3ª internacionalização conquistou este grande título internacional, no seu 1ºano de Cadetes, depois de ter vencido a sua meia-final que se realizou na passada quinta-feira, dia 30 de setembro.

João Nuno Batista, terminou a final deste Campeonato da Europa no 2ºlugar ao sprint com o italiano Fiorenzo Angelini, saiu também em 2ºlugar no segmento de natação com 300m, integrou o 1ºgrupo no segmento de ciclismo com 8kms, e na 1ºvolta do segmento de corrida com 3,4kms no total, esteve na frente, realizando um tempo total de 27m31s, mais 2 segundos que o vencedor.


Gustavo do Canto, outro atleta do Clube Natação torrejano que esteve presente nesta final do Campeonato da Europa na Turquia, fez também um resultado muito bom, terminando no 19ºlugar, depois de estar condicionado nas últimas 3 semanas no treino do segmento de corrida.

Para Paulo Antunes, João Nuno Batista teve um desempenho excecional ao terminar em 2ºlugar, enquanto o seu companheiro de equipa Gustavo do Canto também fez um resultado de muitíssimo nível. “Estou extremamente orgulhoso destes rapazes”.

Paulo Antunes comenta na sua página do Facebook que: “Anos de trabalho e dedicação com estes e todos os outros atletas que enquadro, dão-me força para continuar a fazer o que mais gosto. Adoro o meu trabalho e dou-me por muito satisfeito por poder treinar um grupo tão alargado de atletas que admiro muito!!

Obrigado a todos os pais que sempre acreditaram no meu trabalho e que sempre me apoiaram. Obrigado ao triatlo do Clube de Natação de Torres Novas.

Obrigado à minha família pelo apoio incondicional que me permite fazer o que mais gosto.

Hoje foi outro grande dia”.


Para Paulo Antunes, João Nuno Batista teve um desempenho excecional ao terminar em 2ºlugar, enquanto o seu companheiro de equipa Gustavo do Canto também fez um resultado de muitíssimo nível. Estou extremamente orgulhoso destes rapazes.

Paulo Antunes comenta na sua página do Facebook que: “Anos de trabalho e dedicação com estes e todos os outros atletas que enquadro, dão-me força para continuar a fazer o que mais gosto. Adoro o meu trabalho e dou-me por muito satisfeito por poder treinar um grupo tão alargado de atletas que admiro muito!!

Obrigado a todos os pais que sempre acreditaram no meu trabalho e que sempre me apoiaram. Obrigado ao triatlo do Clube de Natação de Torres Novas.

Obrigado à minha família pelo apoio incondicional que me permite fazer o que mais gosto.

Hoje foi outro grande dia”.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Antarte-Feirense enfrenta “Dilúvio” em clássicas Gaulesas”


Fotos: CD Feirense /Freddy Guérin / Directvelo/João Fonseca

Após a estreia auspiciosa, no passado dia 26 setembro da equipa Antarte-Feirense, no périplo de Clássicas Francesas, neste fim de semana a formação Feirense teve uma prestação menos positiva.

Na sexta-feira, 1 de outubro na clássica ‘La Route Adélie de Vitré’, de 197,8 km em dia de chuva ao longo de toda a prova pontuada por diversas quedas no pelotão, alguns percalços e avarias dos corredores da equipa portuguesa, aliados ao ritmo fortíssimo ao longo de toda a prova provocaram um fracionamento do pelotão a cada volta que viria a revelar-se fatal para as aspirações da equipa, Vicente De Mateos e Gonçalo Amado foram os últimos a ceder do restrito pelotão à entrada dos quilómetros finais.


No sábado, 2 de outubro, na 'Classic Loire Atlantique’ de 182,8 km, à chuva e frio juntaram-se um fortíssimo vento, constantes ataques, ritmo muito forte e formação dos temíveis ‘abanicos’. Todos estes fatores, característicos das clássicas do Norte da Europa, fizeram com que o pelotão começasse a fragmentar desde o quilómetro inicial.

A Antarte-Feirense conseguiu manter Vicente De Mateos, António Ferreira e Gonçalo Amado no grupo principal até metade da prova. Posteriormente, ficaria apenas De Mateos num grupo restrito, acabando por ceder a cerca de 50 quilómetros para o final. Do pelotão inicial de 134 corredores, apenas 35 finalizaram a clássica francesa.


 

Classificação 25ª La Route Adélie de Vitré (1.1):

 

1º Arvid De Kleijn (Rally Cycling) 4:44:23

2º Emmanuel Morin (Cofidis) +2

3º Jason Tesson (St Michel-Auber 93) +2

Classificação 22ª Classic Loire Atlantique (1.1):

1º Alan Riou (Arkéa-Samsic) 4:29:30

2º Valentin Madouas (Groupama-FDJ) mt

3º Dorian Godon (AG2R Citroën Team) mt

Na opinião do diretor desportivo Joaquim Andrade: "Na Route Adélie de Vitré as coisas começaram a correr mal desde o início, as sucessivas quedas no pelotão e os sucessivos percalços e avarias dos nossos corredores dificultaram ainda mais. Já na Classic Loire Atlantique e apesar de os resultados não terem sido o que queríamos, a prestação foi positiva. Mantivemos três corredores num restrito pelotão até ao último terço da prova e o De Mateos apenas cedeu na parte final. O facto destas duas clássicas serem disputadas em circuito fizeram com que os abandonos fossem inevitáveis, é usual neste tipo de provas, mesmo que o ciclista tenha condições para continuar em grupos atrasados os comissários obrigam à paragem, é frustrante principalmente para os corredores, mas inevitável. Foi um fim de semana de aprendizagem para a maioria dos nossos ciclistas, que nunca tinham feito uma prova com estas características, mas importantíssimo para o seu futuro, principalmente dos mais jovens".

 

Próxima competição Antarte-Feirense:

 

09/10 – 49ème Tour de Vendée (1.1) https://www.tourdevendee.fr/

Fonte: Antarte-Feirense

“Europeus de ciclismo de pista em Grenchen com oito portugueses em prova”


De 5 a 9 de outubro o Eurosport emite em direto esta importante competição na qual os atletas portugueses procuram garantir bons resultados

 

Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

O Eurosport orgulha-se de ser a Casa do Ciclismo e de 5 a 9 de outubro emite em direto os Campeonatos da Europa de Ciclismo de Pista, competição que decorre no velódromo de Grenchen, na Suíça.

Rodrigo Caixas, Iúri Leitão, João Matias, Diogo Narciso, Rui Oliveira, Daniela Campos, Maria Martins e Beatriz Roxo são os oito ciclistas portugueses que se apresentam em prova e a expetativa de trazer medalhas para casa é grande. Nos últimos Europeus, em Plovdiv, na Bulgária, em 2020, Portugal garantiu um total de 6 medalhas (2-2-2), uma participação fantástica.

Iúri Leitão sagrou-se campeão europeu de scratch, vice-campeão de eliminação e ficou em terceiro lugar na modalidade de omnium. Ivo Oliveira conquistou a medalha de ouro em perseguição individual e junto com o irmão Rui Oliveira garantiram a prata na prova de madison. Já Maria Martins alcançou o bronze na prova de eliminação.

Inicialmente marcados para o final de junho em Minsk, na Bielorrússia, os Europeus acabaram por ser cancelados em resultado da situação de tensão vivida naquele país. Recorde-se que Roman Protasevich, um jornalista e ativista, foi detido pelas autoridades do seu país após o voo em que seguia, de Atenas, na Grécia, para Vilnius, na Lituânia, ter recebido ordens de aterragem em Minsk. Uma mudança de plano de voo que permitiu a detenção de Protasevich pelas autoridades da Bielorrússia. Em consequência disso, vários países criticaram a atitude de abuso do presidente bielorrusso Alexander Lukashenko e recusaram-se a participar nos Europeus como forma de protesto.

Acompanhe a prestação dos atletas portugueses e de outras estrelas da modalidade nos Europeus de Ciclismo de Pista, em direto, no Eurosport entre os dias 5 e 9 de outubro. A prova conta com os comentários de Paulo Martins e Gonçalo Moreira.

 

HORÁRIOS DOS EUROPEUS DE CICLISMO DE PISTA:

 

5 de outubro: 17:00h – 19:00h 

6 de outubro: 17:00h – 20:30h 

7 de outubro: 17:00h – 20:15h 

8 de outubro: 17:00h – 20:20h 

9 de outubro: 17:30h – 20:05h 

Consulte a programação do canal em www.eurosport.pt

Fonte: Discovery Networks

“Agenda de Ciclismo”


Semana repleta de ação na estrada, no BTT e no BMX

 

Por: Ana Nunes

Nesta semana disputam-se as provas finais das Taças de Portugal de cross-country olímpico (XCO) e BMX, e ainda o campeonato nacional de enduro. Na estrada, teremos a XIII Volta a Almodôvar e ainda o Encontro Inter-Regional Zona A.

É já amanhã, dia 5 de outubro, que se vai decidir a Taça de Portugal de cross-country olímpico (XCO). A quarta e última prova disputar-se-á em Abrantes, no distrito de Santarém e terá em prova corredores das categorias de cadetes, juniores, sub-23, elite e masters, masculinos e femininos, e ainda categoria de paraciclismo.

Raquel Queirós (Guilhabreu BTT) e Mário Costa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) lideram o ranking na categoria de elite, nos respetivos setores feminino e masculino. Raquel Queirós leva 13 pontos de vantagem para Joana Monteiro (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) e Mário Costa lidera com 24 pontos sobre David Rosa (Individual).

O circuito irá abrir para treinos às 07h45 e a primeira corrida, destinada aos cadetes masculinos e femininos está marcada para as 10h00. De seguida, irão correr os juniores masculinos e todas as categorias femininas (juniores, elite, sub-23 e masters 30,40 e 50), às 11h15. Às 13h30, será altura de entrarem em prova os masters masculinos (30, 40, 50 e 60) e os paraciclistas. Na parte da tarde, pelas 15h30, vão competir as categorias de elite e sub-23 masculinos.

No próximo fim de semana irá terminar a Taça de Portugal de BMX, em Quarteira, no Algarve. A 7.ª ronda irá disputar-se no sábado, dia 9 de outubro, e no domingo, a 8.ª ronda irá coroar os vencedores desta edição.

No setor masculino, a vantagem está do lado de Renato Silva (Team BMX Quarteira), que lidera o ranking com 15 pontos de vantagem sobre Kayo Camilo (Linda a Pastora Sporting Clube). No feminino, será Rita Xufre (Núcleo Bicross de Setúbal/knowledge inside) a entrar com vantagem no próximo fim de semana. A corredora leva 22 pontos de vantagem sobre Matilde Melo (Linda a Pastora Sporting Clube).

No dia domingo, dia 10 de outubro, vão ainda ser entregues os títulos de campeão nacional de enduro, nas categorias de cadetes, elite, masters e bicicletas com assistência eléctrica, nos setores masculino e feminino, e ainda em juniores masculinos.

As provas do Campeonato Nacional de Enduro presented by Shimano, que irá decorrer em Terras de Bouro, no distrito de Braga, arrancam pelas 09h00.

Nos dias 9 e 10 de outubro estará ainda a decorrer a XIII Volta a Almodôvar, destinada às categorias de amadores. A primeira etapa vai ligar Almodôvar a Santa Clara a Nova (Santinha), num percurso de 107,3 quilómetros, com três prémios de montanha de terceira categoria. A partida será às 14h30, na Praça da República, sendo que a chegada está prevista para as 17h00.

No domingo correm-se as restantes duas etapas que compõem a prova. De manhã, a partir das 10h00, os corredores terão uma etapa de 68,3 km, entre Aldeia dos Fernandes e Almodôvar. À tarde, discute-se a terceira e última etapa da competição, no circuito de Santo Amaro, ao qual vão ter de completar 10 voltas, num total de 45 quilómetros. A partida será pelas 16h30.

Nesta terça-feira, dia 5 de outubro, irá ainda decorrer o Encontro Inter-Regional Zona A, na região da Beira Litoral.

 

Mais eventos oficiais:

 

3 de outubro: E#3 SMG – Circuito Pico d’Água Park, S. Miguel

3 de outubro: Taça Famosangra - #6 – Fontinhas – Serra do Cume, Angra do Heroísmo

3 de outubro: 3.ª Taça da Madeira de XCO – Terreiros 2021, Santa Cruz

5 de outubro: E#4 SMG – Capelas/Santo António, S. Miguel

5 de outubro: Circuito Ciclismo Jovem Cantanhede

9 de outubro: Campeonato Regional de Estrada (contrarrelógio), Pico

9 de outubro: 4.ª Taça da Madeira de XCO – Porto Santo 2021

10 de outubro: Campeonato Regional de CE – Porto Santo

10 de outubro: 5.ª Taça da Madeira de CE/Campeonato da Madeira de CE – Porto Santo 2021

10 de outubro: Campeonato Regional de Estrada, Pico

10 de outubro: XCO Mangualde (3.ª Prova do Campeonato da Beira Alta de XCO), Mangualde

10 de outubro: II Taça do Algarve de XCO – BTT Conceição de Faro, Estoi, Alface

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com