segunda-feira, 4 de outubro de 2021

“Antarte-Feirense enfrenta “Dilúvio” em clássicas Gaulesas”


Fotos: CD Feirense /Freddy Guérin / Directvelo/João Fonseca

Após a estreia auspiciosa, no passado dia 26 setembro da equipa Antarte-Feirense, no périplo de Clássicas Francesas, neste fim de semana a formação Feirense teve uma prestação menos positiva.

Na sexta-feira, 1 de outubro na clássica ‘La Route Adélie de Vitré’, de 197,8 km em dia de chuva ao longo de toda a prova pontuada por diversas quedas no pelotão, alguns percalços e avarias dos corredores da equipa portuguesa, aliados ao ritmo fortíssimo ao longo de toda a prova provocaram um fracionamento do pelotão a cada volta que viria a revelar-se fatal para as aspirações da equipa, Vicente De Mateos e Gonçalo Amado foram os últimos a ceder do restrito pelotão à entrada dos quilómetros finais.


No sábado, 2 de outubro, na 'Classic Loire Atlantique’ de 182,8 km, à chuva e frio juntaram-se um fortíssimo vento, constantes ataques, ritmo muito forte e formação dos temíveis ‘abanicos’. Todos estes fatores, característicos das clássicas do Norte da Europa, fizeram com que o pelotão começasse a fragmentar desde o quilómetro inicial.

A Antarte-Feirense conseguiu manter Vicente De Mateos, António Ferreira e Gonçalo Amado no grupo principal até metade da prova. Posteriormente, ficaria apenas De Mateos num grupo restrito, acabando por ceder a cerca de 50 quilómetros para o final. Do pelotão inicial de 134 corredores, apenas 35 finalizaram a clássica francesa.


 

Classificação 25ª La Route Adélie de Vitré (1.1):

 

1º Arvid De Kleijn (Rally Cycling) 4:44:23

2º Emmanuel Morin (Cofidis) +2

3º Jason Tesson (St Michel-Auber 93) +2

Classificação 22ª Classic Loire Atlantique (1.1):

1º Alan Riou (Arkéa-Samsic) 4:29:30

2º Valentin Madouas (Groupama-FDJ) mt

3º Dorian Godon (AG2R Citroën Team) mt

Na opinião do diretor desportivo Joaquim Andrade: "Na Route Adélie de Vitré as coisas começaram a correr mal desde o início, as sucessivas quedas no pelotão e os sucessivos percalços e avarias dos nossos corredores dificultaram ainda mais. Já na Classic Loire Atlantique e apesar de os resultados não terem sido o que queríamos, a prestação foi positiva. Mantivemos três corredores num restrito pelotão até ao último terço da prova e o De Mateos apenas cedeu na parte final. O facto destas duas clássicas serem disputadas em circuito fizeram com que os abandonos fossem inevitáveis, é usual neste tipo de provas, mesmo que o ciclista tenha condições para continuar em grupos atrasados os comissários obrigam à paragem, é frustrante principalmente para os corredores, mas inevitável. Foi um fim de semana de aprendizagem para a maioria dos nossos ciclistas, que nunca tinham feito uma prova com estas características, mas importantíssimo para o seu futuro, principalmente dos mais jovens".

 

Próxima competição Antarte-Feirense:

 

09/10 – 49ème Tour de Vendée (1.1) https://www.tourdevendee.fr/

Fonte: Antarte-Feirense

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com