sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“Crianças de Oeiras vão aprender a pedalar”


O programa "Ciclismo na Escola" vai chegar aos estabelecimentos de ensino do concelho de Oeiras, dando às crianças do concelho a oportunidade de aprender a pedalar.

A coordenação pedagógica do projeto é da Federação Portuguesa de Ciclismo, enquanto a dinamização das sessões será da responsabilidade da Associação de Ciclismo de Lisboa.

As escolas do primeiro ciclo de Oeiras terão acesso a bicicletas da Decathlon e os professores que dinamizarão as sessões, no âmbito das atividades extracurriculares, terão formação de 25 horas, ministrada pela Federação Portuguesa de Ciclismo.

O protocolo garante também sessões regulares de "ensinar a pedalar" no Centro Desportivo Nacional, do Jamor, e está previsto um "open" de ciclismo no final do primeiro semestre do ano.

Quando a primeira etapa da Volta a Espanha terminar em Oeiras, em agosto, haverá, certamente, um novo conjunto de jovens adeptos da modalidade também capazes de pedalar.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Raid BTT Lagoas de Mira conta com mais de 900 atletas”


Iniciativa tem início no sábado às 18h30

 

Por: Lusa

Foto: Raid BTT Lagoas de Mira/Facebook

O Raid BTT Lagoas de Mira tem 930 atletas inscritos, de diversos escalões, que vão estar em prova no fim de semana, em Mira, no distrito de Coimbra.

A iniciativa tem início no sábado, às 18h30, junto ao palco da Barrinha, com um prólogo noturno, que servirá para "definir o acesso às boxes de partida da prova principal", que se realiza no dia seguinte, informa, numa nota, a Câmara Municipal de Mira.

A prova vai passar por várias localidades do concelho e está dividida em duas distâncias - um raid com 55 quilómetros e uma prova mais curta, com 35 quilómetros.

De acordo com o município, a prova "rainha" deste Raid BTT tem início às 09h30 de domingo, sendo a zona de concentração dos atletas no Jardim do Visconde, local da partida e chegada.

A autarquia informou ainda que haverá alguns condicionalismos no trânsito das vias do concelho, durante a prova, estando por isso o centro da vila cortado à circulação no início do raid.

Como noutros anos, o Raid BTT Lagoas de Mira tem associado uma causa solidária.

Este ano a entidade beneficiária é a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mira.

O evento é organizado pela Associação Cicloturistica do Cabeço de Mira (ACCM) e pela sua equipa de BTT ACCM BTTEAM e conta com o apoio da Câmara Municipal de Mira e das quatro juntas de freguesia do concelho.

Fonte: Record on-line

“Seleção Nacional/Portugal consolida ambição olímpica com quarto lugar em Madison”


Por: José Carlos Gomes

Portugal consolidou esta quinta-feira a ambição de estrear-se no setor masculino da pista em Jogos Olímpicos, graças ao quarto lugar de Iúri Leitão e Rui Oliveira na prova de madison do Campeonato da Europa, disputada em Apeldoorn, Países Baixos. Portugal foi a melhor das cinco nações que chegaram ao Europeu em lugares de apuramento direto para os Jogos de Paris.

A corrida de 50 quilómetros – 200 voltas – começou muito veloz, motivo pelo qual não aconteceram tentativas de dobragem até faltarem 74 voltas para o final. A ousadia foi dos portugueses, que, com grande capacidade física, dobraram o pelotão em menos de dez voltas. A partir desse momento, Portugal entrou nas contas do pódio.

Novo ataque nacional a 39 voltas do final não resultou. Mas a dupla portuguesa, apesar de já estar a ganhar a todos os adversários diretos na luta por Paris 2024, não esmoreceu na ambição. Iúri Leitão e Rui Oliveira queriam chegar ao pódio na corrida de hoje. E a 18 voltas do fim atacaram novamente.

A partir daí Portugal comandou a corrida até final, vencendo os últimos dois sprints, mas não logrando nova dobragem. Feitas as contas, Iúri e Rui totalizaram 47 pontos. Não chegou para a medalha de bronze, porque os dinamarqueses defenderam a terceira posição, pontuando no sprint final. Michael Morkov e Theodor Storm fecharam com 50 pontos. O título europeu foi conquistado pelos alemães Roger Kluge e Theo Reinhardt, com 64 pontos, mais quatro do que os franceses Thomas Boudat e Donavan Grondin.

Nas contas do apuramento olímpico, o sucesso foi total para os portugueses. Das cinco nações que chegaram a Apeldoorn em posição de apuramento direto pelo ranking de madison, Portugal foi a melhor, consolidando fortemente a candidatura aos Jogos.

Logo após a prova de madison foi a vez de Maria Martins entrar em pista para defender o título de scratch, que lhe pertencia desde o ano passado. Numa prova de 40 voltas 10 quilómetros – feita em ritmo vivo, mas sem esticões, dado que não houve qualquer ataque em busca da volta de avanço, a portuguesa manteve-se atenta às possibilidades.

Apesar de estar em véspera do omnium de qualificação para Paris e a ativação ser o trabalho mais relevante para hoje, Maria Martins bateu-se pela melhor posição possível e esteve perto de entrar no pódio, foi a quinta classificada, num sprint em pelotão compacto. Venceu a francesa Clara Copponi, que bateu a belga Lani Wittevrongel e a italiana Martina Fidanza, segunda e terceira, respetivamente.

Rodrigo Caixas foi o primeiro corredor da Seleção Nacional a competir nesta quinta-feira, conseguindo o 15.º lugar na prova de 1 km contrarrelógio. O português concluiu o esforço em 1’03’’896, destacando-se o facto de ter sido o sétimo mais rápido na última volta.

O italiano Matteo Bianchi não deu hipóteses. Depois de ser o mais rápido na qualificação, também se impôs na final, conquistando a medalha de ouro, diante do neerlandês Daan Kool e do francês Melvin Landerneau.

Nesta sexta-feira haverá nova jornada de luta pela qualificação olímpica. Desta vez no feminino, uma vez que Maria Martins vai lutar pela melhor classificação possível no concurso de omnium, visando somar pontos que consolidem Portugal dentro do ranking de apuramento para Paris.

O concurso de omnium inicia-se com o scratch, às 12h40, seguindo-se a corrida tempo (15h10), eliminação (17h20) e corrida por pontos (18h45).

Rodrigo Caixas vai representar Portugal nos 4 km da perseguição individual, cuja qualificação está marcada para as 13h35. Os quatro corredores mais rápidos disputam as finais às 18h20.

Iúri Leitão também compete na sexta-feira, disputando a final direta de scratch, às 18h00.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com