sexta-feira, 13 de novembro de 2020

“Equipa Portugal/Iuri Leitão conquista medalha de bronze em Omnium”


Por: José Carlos Gomes

O português Iuri Leitão conseguiu hoje a terceira medalha em três dias de competição no Campeonato da Europa de Pista, em Plovdiv, Bulgária. O minhoto foi o terceiro classificado no concurso olímpico de omnium, completando a coleção de medalhas, pois ontem ganhara a de ouro, em scratch, e anteontem a de prata, em eliminação.

Iuri Leitão começou com um sexto lugar em scratch, antes de conseguir a segunda posição na corrida tempo. A eliminação não correu bem ao minhoto, eliminado muito precocemente. Foi 15.º nesta prova e desceu da terceira à oitava posição da geral.

O representante da Equipa Portugal iniciou a decisiva corrida por pontos com a missão de recuperar a diferença que o afastava do pódio. Após uma primeira metade de corrida exigente, mas sem que nenhum corredor lograsse dobrar o pelotão, Iuri Leitão atacou na entrada da segunda parte das 100 voltas à pista, chegando à volta de avanço e aos consequentes 20 pontos de bonificação a 35 voltas do fim.

O vianense fez uma corrida por pontos exemplar. Além da volta de avanço, ainda pontuou em quatro sprints. Terminou o concurso olímpico com 115 pontos, apenas a um da medalha de prata, conquistada pelo bielorrusso Yauheni Karaliok. O britânico Matthew Walls impôs-se, com 128 pontos.

Maria Martins também competiu em omnum e teve uma primeira metade de prova de elevadíssimo nível, ficando empatada no primeiro lugar com a campeã olímpica, Laura Kenny, e com a italiana Elisa Balsamo, depois de disputadas as corridas de scratch e tempo. A ciclista nacional foi quarta em scratch e terceira na corrida tempo.


No arranque da segunda metade do concurso, Maria Martins foi a sexta classificada em eliminação, baixando para o terceiro lugar da geral, posição com que iniciou a corrida por pontos. Nesta prova, apesar de pontuar em cinco dos oito sprints, a portuguesa cedeu mais duas posições, acabando o omnium na quinta posição, com 110 pontos. O título europeu foi conquistado por Elisa Balsamo, com 135 pontos, que teve no pódio a companhia da britânica Laura Kenny, com 126, e da russa Maria Novolodskaya, com 114.

O Campeonato da Europa prossegue neste sábado, com o quarto e penúltimo dia de competição. Às 11h23 inicia-se o apuramento de perseguição individual, que contará com os portugueses Ivo Oliveira e Iuri Leitão. A final está marcada para as 16h10. Às 16h25 Maria Martins disputa a corrida por pontos, disciplina em que Rui Oliveira participa às 17h19.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Tiago Machado regressa ao Boavista”


Ciclista de 35 anos deixa a Efapel

 

Por: Ana Paula Marques

Tiago Machado, de 35 anos, vai regressar à equipa onde em 2005 deu o salto para o profissionalismo. O Famalicense vai em 2021 correr na Rádio Popular-Boavista, equipa que representou de 2005 a 2009, antes de dar o salto para o estrangeiro, onde esteve até 2018. Em 2019 regressou então a Portugal, para competir no Sporting-Tavira, transferindo-se em 2020 para a Efapel, equipa que agora deixa.

"Não escondo que tenho o Boavista no meu coração. Foi aqui que aprendi a sofrer, a ganhar e a trabalhar para uma equipa", disse o famalicense em declarações à página do Facebook da equipa.

"Nunca escondi o apreço pelo Tiago. É um ciclista de raça, sempre disponível para dar o máximo em prol de uma equipa. No Boavista, ao longo de muitos anos, foi um dos ciclistas que mais nos marcou, pela generosidade no esforço e por ser um lutador", destacou por sua vez o diretor-desportivo da equipa axadrezada, José Santos.

Fonte: Record on-line

“Iuri Leitão: «Estou muito feliz, é uma sensação que nunca imaginei sentir»”


O português sagrou-se, esta quinta-feira, campeão de scratch nos Europeus de ciclismo de pista

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O português Iuri Leitão, que esta quinta-feira se sagrou campeão de scratch nos Europeus de ciclismo de pista, disse à agência Lusa que está "muito feliz" e se sente "realizado" com um ouro inédito para o país.

"Estou-me a sentir realizado. Estou muito feliz, é uma sensação que nunca imaginei sentir. É o culminar de um trabalho de meses, meu e da seleção. Fico muito feliz de conseguir levar este ouro para Portugal. Espero deixar toda a gente orgulhosa. O desenrolar da prova, o pódio, o hino... foi maravilhoso", contou o ciclista português.

Leitão, de 22 anos, é o campeão nacional desta especialidade e conseguiu o título europeu, um feito inédito para Portugal nestes campeonatos, ao dar uma volta de avanço ao pelotão, o que contribuiu para o ouro.

O português bateu o ucraniano Roman Gladysh, segundo classificado, e o britânico Oliver Wood, terceiro, menos de uma hora antes de Maria Martins ganhar o bronze na eliminação, elevando para três as medalhas portuguesas na prova em Plovdiv, Bulgária.

Sobre a prova, uma corrida de 60 voltas que pode ser decidida ao 'sprint', mas no qual um ou mais ciclistas se podem destacar ao darem uma volta de avanço ao pelotão, o português admite que a estratégia de 'dobrar' o grupo principal, a 25 voltas, foi decisivo, mas nem por isso o acalmou.

"Na pista, [25 voltas] é muita coisa. Por mais que soubesse que tinha uma boa vantagem, tinha sempre receio que me acontecesse alguma, que um grupo conseguisse dar a volta e não conseguisse responder. Nunca queremos acreditar, até ao final, com medo de algum azar ou desilusão", revelou.

Neste "ano muito atípico, sem competição durante vários meses", admitiu que esta oportunidade, assim como os Europeus sub-23 em Itália, nos quais logrou três medalhas de prata, eram "todo o foco" do que restava do ano.

"Foquei todo o meu trabalho nisto, para estar aqui e mostrar o meu valor, tentar mostrar quem sou. Tinha esperança que alguém visse e desse valor. Era a última oportunidade de mostrar o que posso fazer, e aproveitei", atirou.

Na sexta-feira, no omnium, "não há nenhum objetivo" definido. "Vou tentar ser bastante regular e fazer o melhor que posso", disse o ciclista, que pode completar um trio de medalhas, depois de já ter conquistado a prata na eliminação na quarta-feira.

O ciclista de Viana do Castelo explicou ainda que é "bastante importante" ter conseguido um resultado de destaque para Portugal num ano em que, na pista, Maria Martins se tornou a primeira portuguesa a chegar a uns Jogos Olímpicos nesta modalidade, João Almeida foi quarto na Volta a Itália e Ruben Guerreiro venceu a classificação da montanha desse Giro, outros três resultados inéditos no ciclismo nacional.

"Este ano está a ser inédito, muito bom para todos nós. Ver os portugueses brilhar e com grandes resultados até nos dá mais motivação para trabalhar", comentou.

Citado pela Federação Portuguesa de Ciclismo, o selecionador português, Gabriel Mendes, falou em "um orgulho muito grande" na prova de Iuri Leitão, pela "excelente gestão do esforço e uma fantástica leitura de corrida". "Fez-se história", resumiu.

Já Maria Martins explicou à Lusa que o bronze na eliminação, "depois do ano complicado para todos", deixa-a "feliz", numa corrida "muito especial".

"Tive um ano muito complicado, com muito pouca corrida, e senti bastante a falta de ritmo, ao contrário de algumas adversárias que chegaram aqui com outro andamento, correram na estrada", lembrou.

Ainda assim, este bronze sabe ainda melhor, explicou, por "poder vivenciar" o dia em que Iuri Leitão foi campeão da Europa.

Depois de um 10.º lugar no scratch, na abertura do Europeu, numa especialidade em que já tinha conseguido bronze no campeonato da Europa de 2019 e, no início de 2020, nos Mundiais, a atleta apurada para Tóquio2020, adiado para 2021, explicou que chegou a esta prova "sem grande pressão".

"As coisas não correram como queria no scratch, mas a corrida é mesmo assim. (...) O omnium [que vai disputar na sexta-feira] será diferente, com quatro provas. É muito dura, vai ser corrida a corrida", explicou a atleta de 21 anos, que dedicou o bronze a quem a apoiou em 2020.

'Tata', como é conhecida no mundo do ciclismo, chegou à sétima medalha em Europeus, um registo que se estende aos escalões juniores, e será, em Tóquio2020, a primeira representante da história olímpica de Portugal no ciclismo de pista.

Os Europeus de pista de Plovdiv prosseguem até domingo, com Leitão, Martins, e os irmãos Ivo e Rui Oliveira em prova.

Fonte: Record on-line

“Conferência Web: “Smart Cities: Inovação na Mobilidade”


A EMEL promove a Conferência Web: “Smart Cities: Inovação na Mobilidade” (VER AQUI: https://hopin.com/events/apee-gcnp-srs2020-call2action-a-decada-da-sustentabilidade), integrada na Semana da Responsabilidade Social, na quarta-feira, 18 de novembro, entre as 9h30 e as 11h00.

 

Por: Maria Teresa Loureiro

No cumprimento da sua missão, a EMEL está fortemente empenhada na defesa e promoção dos princípios de responsabilidade social, a par do desenvolvimento económico sustentável, sendo o seu objetivo criar valor na vida da cidade e das pessoas, prestando um serviço público de excelência a Lisboa.

Salienta-se que no final de 2018 a EMEL recebeu o “Rótulo CEEP-CSR” (VER AQUI: http://csr.ceep.eu/pt/), como distinção pelos serviços públicos e de interesse geral que presta, e pelas suas práticas e compromissos de Responsabilidade Social Corporativa.

Em 2019, a Empresa assinou o Pacto para a Conciliação, um projeto integrado no Programa do Governo “3 em Linha”, reforçando, assim, o compromisso assumido de introduzir na sua política de recursos humanos medidas que promovam e aumentem os níveis de bem-estar, qualidade de vida e satisfação geral, dentro e fora da empresa.

Em junho deste ano, Luís Natal Marques, presidente da EMEL, foi eleito presidente da secção portuguesa do CEEP – Centro Europeu das Empresas com Participação Pública e de Serviços de Interesse Geral, cuja missão é contribuir para o desenvolvimento económico e social do país, mantendo a defesa dos interesses de todos os prestadores de serviços de interesse geral, que alberga setores tão diversos como os da água, dos transportes, infraestruturas, saúde, habitação social, entre outros.


 

 

Sobre a Semana da Responsabilidade Social:

A Semana da Responsabilidade Social 2020 (SRS 2020) é uma iniciativa da APEE – Associação Portuguesa de Ética Empresarial (VER AQUI: https://www.apee.pt/) que, todos os anos, congrega representantes governamentais, líderes empresariais, especialistas, academia e organizações da sociedade civil, para debater os grandes temas relativos à ética, à responsabilidade social e à sustentabilidade.

Este ano, a SRS é dedicada ao tema "2020-2030: A Década da Sustentabilidade".

 

 

Semana da Responsabilidade Social 2020

 

16 a 20 de novembro, 2020 | ONLINE

 

Comemorou-se, no passado mês de setembro, o 5.º Aniversário da Aprovação da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável por parte dos 193 Estados-Membros das Nações Unidas. Desde então foram assumidos importantes compromissos por parte de Governos, Empresas e Organizações em torno de "uma visão comum para a Humanidade", que abrange as várias dimensões do desenvolvimento sustentável e promove a paz, a justiça e as instituições eficazes. Todos são chamados a participar na construção do "mundo que queremos".

 

A Associação Portuguesa de Ética Empresarial [APEE], enquanto Organismo  de  Normalização  Setorial  e  entidade host do United Nations Global Compact - a maior iniciativa de sustentabilidade empresarial do mundo -, promove, em parceria com a Global Compact Network Portugal, a 15.ª Edição da Semana da Responsabilidade Social no ano em que iniciamos a "Década da Ação", tal como António Guterres, Secretário-Geral da ONU, a definiu perante a comunidade internacional.

 

Mas no ano em que Portugal [e o mundo] foi assolado pela pandemia da COVID-19, os desafios económicos, sociais e ambientais são ainda maiores, exigindo uma ação redobrada em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 2020-2030 será, por isso, uma década decisiva, que exige o contributo de todos e de todas.


 

2020-2030 A DÉCADA DA SUSTENTABILIDADE é o mote da Semana da Responsabilidade Social 2020, que, pela primeira vez, decorrerá online, através da Plataforma HOPIN, escolhida pelas Nações Unidas para acolher em 2020 dois dos seus grandes eventos anuais [UN Global Compact Leaders Summit e UN Global Compact Uniting Business LIVE] e contará com dois grandes Fóruns:

 

#Call4Impact | Inscrições aqui: https://hopin.com/events/apee-gcnp-srs2020-call4impact-a-decada-da-sustentabilidade

 

#Call2Action | Inscrições aqui: https://hopin.com/events/apee-gcnp-srs2020-call2action-a-decada-da-sustentabilidade

 

A Conferência Inaugural, que decorrerá no dia 16 de novembro, às 09h30, promoverá um debate aberto e plural, no âmbito da Década da Ação, abordando o modo como Portugal poderá assumir os próximos dez anos como uma oportunidade para construir um futuro mais sustentável, nas perspetivas económica, social e ambiental. António Costa Silva, Chairman of the Management Board | Partex, Oil and Gas, será o keynote speaker da conferência conduzida por Mário Parra da Silva, Presidente da Direção da APEE e Presidente da GCNP.

 

Seguir-se-ão 29 outras sessões, coorganizadas por empresas, organismos públicos, municípios, instituições de ensino, fundações, associações e ONGs que, em conjunto, contribuirão ativamente para uma semana de reflexão aprofundada sobre Sustentabilidade, no âmbito da Agenda 2030 da ONU. Serão abordados temas tão atuais como Finanças Sustentáveis, Smart Cities, Consumo e Produção Sustentável, Sustainable Procurement, Descarbonização da Indústria, Oceano Sustentável, Ética, Normalização e Cultura, entre outros, sendo que a APEE e a GCNP, pela génese da sua atuação em Portugal, promoverão 3 sessões dedicadas a programas de alto impacto do United Nations Global Compact, concebidos para, a nível mundial, trabalhar três temas fundamentais:

Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no core business das empresas;

Limitar o aumento da temperatura global a 1.5ºC, através da definição de metas de descarbonização no seio das empresas com base em science based targets, internacionalmente reconhecidos;

Definição de metas ambiciosas ao nível da representação equilibrada na gestão de topo das empresas.

As sessões contarão com a participação de especialistas internacionais, a par da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, no dia 17 de novembro.

 

Fonte: EMEL

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com