terça-feira, 28 de junho de 2022

“Primeiro passeio pasteleiras Poceirão”


Dia 3 de Julho de 2022

 

Organizado pela Feira Comercial e Agrícola do Poceirão realiza no próximo dia 3 de julho um passeio de bicicletas antigas, com trajes a rigor da época.

A concentração será feita pelas 9 horas no Parque Mário Bento, seguindo-se o passeio, o qual terminará com um almoço no mesmo local da concentração pelas 13 horas.

Informações e inscrições pelo telefone: 938 547 696 ou pelo mail: feiraagricolapoceirao@gmail.com .

Participe.

“Passeio de Cicloturismo de Gafetense”


Por: José Morais/Com Madail Claro

Fotos: Associação Desportiva Palmelense  

Realizou-se este domingo 26 de junho mais um passeio do Grupo de Cicloturismo Gafetense, Crato, depois de dois anos de interregno as pedaladas voltaram à estrada nas terras alentejanas.

Cerca de uma centena de participantes marcaram presença, de diversos pontos do país, para um passeio com cerca de sessenta quilómetros percorridos pelo concelho, numa pedalada de cicloturismo, como nos velhos tempos.


Os participantes que começaram a chegar bem cedo, tinha à sua espera uma mesa recheada de bolos, sumos e águas para tomarem o pequeno-almoço, depois de confirmarem as inscrições o passeio começou a rolar pelas nove horas, pelo meio existiu um abastecimento composto por sandes, fruta, sumos e água, depois de recomporem-se das primeira pedaladas, o pelotão voltou à estrada para fazer a segunda parte do evento.

Com o passeio sem anomalias e tudo a correr bem, os cicloturistas puderam deslumbrar-se com os locais por onde passaram, acompanhados pelos carros de apoio, a GNR a dar segurança na estrada, e os Bombeiros prontos a socorrer em caso de acidente.

Depois das boas pedalada domingueiras, foi tempo de tomar um excelente banho, seguido de um suculento almoço, havendo ainda no final sorteios, e a distribuição de lembranças a todos os participantes.


A finalizar, temos de referir que este é um bom passeio, porem a sua distância origina a que muitas vezes os participantes optem por escolher passeios mais perto das suas residências, este ano muitas equipa marcaram presença pela primeira vez, já que no mesmo dia costuma-se realizar o passeio da Musgueira Norte em Lisboa, que junta normalmente muitos participantes, este ano  anulado à última hora por falta de policiamento, Gáfete beneficiou, e recebeu novos participantes, isto é um problema que acontece com muitos eventos, por não haver coordenação entre organização, o que só prejudica os passeios, e a redução de participantes em cada um, algo que já se arrasta à muitos anos, e que nunca chega a acordo pela parte das organizações, ou de quem o poderia fazer e aconselhar, resta-nos esperar que as mentalidades mudem.

Ficam os votos de bons passeios, boas pedalas.   






 

“Tour: Thomas encabeça trio de líderes da INEOS na estreia de Ganna e Pidcock”


109.ª edição arranca na sexta-feira em Copenhaga, na Dinamarca

 

Por: Lusa

Foto: EPA

Geraint Thomas, o vencedor de 2018, será um dos três líderes da INEOS na Volta a França, confirmou esta terça-feira a equipa britânica, que terá ainda as 'estrelas' Tom Pidcock e Filippo Ganna no seu 'oito'.

O compasso de espera no anúncio da seleção para o Tour, motivado pela ausência do lesionado Michal Kwiatkowski, não trouxe surpresas, com a formação mais vitoriosa na última década na prova francesa a fazer alinhar o experiente galês, campeão em 2018 e 'vice' no ano seguinte, o também britânico Adam Yates, quarto classificado na edição de 2016, e o colombiano Daniel Martínez, quinto no Giro2021.

A 'escoltar' o trio de líderes estarão o italiano Filippo Ganna, o melhor contrarrelogista da atualidade, o espetacular britânico Thomas Pidcock, campeão do mundo de ciclocrosse e olímpico de cross country, o neerlandês Dylan van Baarle, vencedor da Paris-Roubaix, o espanhol Jonathan Castroviejo e o galês Luke Rowe.

"A competição este ano está mais difícil do que nunca, o que é maravilhoso para a modalidade, o Tour e os fãs. Mas todos sabemos que tudo pode acontecer no ciclismo, especialmente ao longo de três semanas de corrida dura, em diferentes terrenos e condições meteorológicas. Este grupo é o epítome daquilo que é a INEOS. Eles têm a coragem, o rigor e o humor que são essenciais para ter sucesso no Tour", avaliou o 'patrão' da equipa, Dave Brailsford.

A formação britânica dominou a Volta a França durante quase uma década antes do aparecimento do esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates), o bicampeão em título, vencendo sete das últimas 10 edições.

"No Adam, Dani e Geraint temos três pesos pesados fantásticos para a classificação geral, que podem causar um verdadeiro desafio. Demonstraram a sua forma ao longo da época e vão alinhar em Copenhaga em grande forma", resumiu o diretor Rod Ellingworth.

Thomas, de 36 anos, acabou de vencer a Volta à Suíça, enquanto Martínez, terceiro na Volta ao Algarve e no Paris-Nice, conquistou a Volta ao País Basco em abril.

"Também é um momento de orgulho na equipa assistir à estreia do Filippo e do Tom na Volta a França. São corredores fenomenais, que têm grandes carreiras à sua frente, e estão preparados para deixar a sua marca no Tour. E nenhuma equipa poderia pedir melhores 'super gregários' que o Dylan, o Jonathan e o Luke", salientou ainda Ellingworth.

No ano passado, o equatoriano Richard Carapaz foi terceiro no pódio final da Volta a França, cuja 109.ª edição arranca na sexta-feira em Copenhaga, na Dinamarca, e termina em 24 de julho, em Paris.

Fonte: Record on-line

“Tour: Nelson Oliveira estará pela sexta vez na 'Grande Boucle'”


Prova arranca na sexta-feira, em Copenhaga

 

O ciclista português Nelson Oliveira vai participar pela sexta vez na Volta a França, confirmou esta terça-feira a sua equipa, a Movistar, ao anunciar o seu 'oito' para a 109.ª edição da prova, que arranca na sexta-feira, em Copenhaga.

Peça-chave nos conjuntos da formação espanhola nas grandes Voltas, o corredor de 33 anos regressa ao Tour após um ano de ausência - abdicou da presença na 'Grande Boucle' devido aos Jogos Olímpicos Tóquio'2020 - para apoiar o espanhol Enric Mas, o sexto classificado do ano passado e quinto em 2020.

Esta será a 16.ª grande Volta de Nelson Oliveira, que tem no currículo três presenças no Giro e sete na Vuelta, onde ganhou uma etapa, em 2015.

Ao lado do português na prova francesa estarão os espanhóis Carlos Verona, Imanol Erviti, Albert Torres e Gorka Izagirre, o norte-americano Matteo Jorgenson e o austríaco Gregor Mühlberger.

Esta será a 40.ª participação consecutiva da formação espanhola na 'Grande Boucle', cuja 109.ª edição arranca na sexta-feira em Copenhaga, na Dinamarca, e termina em 24 de julho, em Paris.

Fonte: Record on-line

“Casas de ciclistas e staff da Bahrain Victorious alvo de buscas”


Equipa considerada que a nova ação policial visa "prejudicar deliberadamente" a sua reputação

 

Por: Lusa

Foto: Team Bahrain Victorious

As casas de alguns ciclistas e staff da Bahrain Victorious foram esta segunda-feira alvo de buscas antes da partida destes para a Volta a França, informou a equipa, considerando que a nova ação policial visa "prejudicar deliberadamente" a sua reputação.

"Alguns corredores e elementos do 'staff' da Bahrain Victorious tiveram hoje polícia a revistar as suas casas antes da sua partida para a Volta a França. [...] A investigação aos membros da equipa, que começou há quase um ano, sem qualquer resultado, prossegue mesmo antes do arranque da mais importante corrida velocipédica, a Volta a França, e causa danos na reputação dos indivíduos e da equipa", pode ler-se no comunicado divulgado no 'site' da formação do Bahrain.

A Bahrain Victorious considera que "o 'timing' desta investigação visa prejudicar deliberadamente a reputação da equipa". "As buscas domiciliárias experienciadas hoje por membros da Bahrain Victorious representam a continuação do processo de investigação que teve início durante as performances bem-sucedidas da equipa na Volta a França do ano passado", pontua a nota, na qual se recorda que a equipa foi a única a ser alvo de uma investigação na passada edição da 'Grande Boucle'.

A Bahrain Victorious esclarece que "em nenhum momento, até agora", foi informada "do progresso, dos resultados" ou recebeu qualquer 'feedback" da investigação desencadeada pela procuradoria de Marselha, apesar de "repetidamente ter solicitado o acesso ao processo", sem sucesso. "Além disso, pouco tempo depois de a investigação ter sido desencadeada, os investigadores disponibilizaram ilegalmente informação sobre os artigos apreendidos, que esteve na base de um artigo publicado numa revista médica. A publicação informou que a equipa não possuía substâncias ilícitas. Apesar disso, este comportamento dos investigadores lança dúvidas sobre a credibilidade da investigação, uma vez que os dados desta chegam aos medias", alega ainda.

A formação do Bahrain lamenta que "depois de quase um ano de esforços infrutíferos por parte da equipa para obter informação adicional, os investigadores tenham decidido fazer novas diligências dias antes do início da mais importante prova do ciclismo, o que indubitavelmente levanta dúvidas sobre o propósito da investigação".

Na edição do ano passado do Tour, o hotel e o autocarro da equipa Bahrain Victorious foram revistados pela polícia na noite de 14 de julho de 2021, depois da 17.ª etapa.

A investigação preliminar, iniciada em 03 de julho desse ano, incidia sobre suspeitas de "aquisição, transporte, posse, importação de uma substância ou método interdito para uso de um desportista sem justificação médica", informou a procuradoria de Marselha, indicando que a rusga foi efetuada pelos agentes da Agência central de luta contra os atentados ao ambiente e à saúde pública (Oclaesp, na sigla em francês). "A investigação preliminar decorre com o fim de determinar a existência ou não das infrações que justificaram a sua abertura", esclareceu ainda a entidade nessa altura.

Na passada edição da Volta a França, a formação do Bahrain esteve em evidência: o esloveno Matej Mohoric 'bisou' em etapas, impondo-se na sétima e 19.ª, o seu colega belga Dylan Teuns venceu a oitava, o coletivo venceu por equipas, o neerlandês Wout Poels foi segundo na classificação da montanha e o italiano Sonny Colbrelli, que em março deste ano sofreu uma paragem cardiorrespiratória e está afastado da competição, foi terceiro nos pontos.

Já na Volta a Itália de 2021, prova em que o italiano Damiano Caruso foi segundo classificado, a Bahrain Victorious tinha enfrentado suspeitas de doping.

A 109.ª edição da Volta a França arranca na sexta-feira em Copenhaga, na Dinamarca, e termina em 24 de julho, em Paris.

Do 'oito' da equipa do Bahrain para o Tour fazem parte Caruso, Mohoric, Teuns, Jack Haig, Jan Tratnik, Kamil Gradek, Fred Wright e Luis León Sánchez.

Fonte: Record on-line

“Campeonato da Europa de BTT – Anadia 2022 “


Centenas de atletas de 29 países disputam 11 títulos europeus de BTT

 

Por: José Carlos Gomes

Os primeiros títulos europeus em disputa no Campeonato da Europa que decorre em Anadia até 19 de julho são os de BTT. A pista de Tamengos irá receber centenas de participantes oriundos de 29 países, que irão bater-se por 11 títulos de quatro disciplinas de BTT. A entrada é gratuita para o público.

Esta quarta-feira será dia de treinos e, em caso de necessidade, de qualificações para a disciplina de XCC (Cross Country Curto). As corridas pelas medalhas nesta especialidade estão marcadas já para quinta-feira. Às 11h30 correm as sub-19, duas horas mais tarde é a vez dos sub-19. As provas de elite estão agendadas para as 15h30, corrida feminina, e 17h30, competição masculina.

Como a designação indica, o cross country curto disputa-se numa versão mais reduzida da pista de cross country olímpico (XCO). A pista de XCO de Tamengos tem 4 quilómetros, a de XCC ocupará parte desse perímetro, 1700 metros.

Na sexta-feira serão disputados os títulos europeus de estafeta mista (XCR), às 11h30. Trata-se de uma prova em que cada seleção participante alinhará com seis corredores. Cada um cumpre uma volta e passa o testemunho a um companheiro de equipa. Os participantes serão dois corredores de elite, dois sub-23 e dois sub-19, em todos os casos um elemento masculino e outro feminino.

Ainda na sexta-feira terá lugar a competição de eliminação BTT (XCE). A lista de inscritos desta disciplina inclui quatro corredores que se colocaram no top 10 do último Campeonato da Europa de elite, o campeão mundial Jeroen van Eck (Países Baixos), o vice-campeão, Lorenzo Serres (França), o sexto classificado, Jakob Klemencic, e o nono, Matic Zagar, ambos da Eslovénia. A lista de inscritos feminina é também poderosa, contando com a campeã em título, Gaia Tormena (Itália), com a terceira e com a sexta classificadas do Europeu anterior, Iryna Popova (Ucrânia) e Zuzana Safarova (Chéquia), respetivamente.

As corridas de XCO, as únicas exclusivamente para sub-23 e sub-19, estão guardadas para sábado e domingo. No primeiro destes dias correm os mais novos, os rapazes às 11h00 e as raparigas às 14h00.


A lista de inscritos em juniores masculinos conta com os dois primeiros do ranking mundial da categoria, o dinamarquês Gustav Pedersen e o alemão Paul Schehl, respetivamente, mas também com o número quatro da tabela, o germânico Lars Gräter, e o oitavo, o italiano Marco Betteo.

No setor feminino estão registadas cinco ciclistas do top dez mundial sub-19, a comandante do ranking, a suíça Monique Halter, a compatriota desta e número três do mundo, Lea Huber (medalha de bronze no Europeu 2021), a britânica Ella Maclean-Howell, quinta do ranking internacional, a helvética Anina Hutter, número sete internacional, e a ucraniana Mariia Sukhopalova, décima do ranking.

O programa do Europeu de BTT fecha no domingo. Às 11h00 começa a prova de XCO para Sub-23 Femininas e às 14h00 arranca da corrida de XCO para sub-23 masculinos. Entre as mulheres sobressai a neerlandesa Puck Pieterse, vice-campeã europeia em 2021 e vencedora da prova sub-23 da Taça do Mundo de XCO disputada há algumas semanas em Leoganga, Áustria. Se esta última corrida servir de barómetro para o estado de forma das corredoras, teremos ainda de referir a dinamarquesa Sofie Pedersen, quarta classificada, a alemã Luisa Daubermann, quinta, a neerlandesa Fem van Empel, sexta, a suíça Noëlle Buri, sétima, a italiana Giada Specia, oitava, e a alemã Finja Lipp, décima. A portuguesa Raqueç Queirós, olímpica em Tóquio e décima no Mundial de 2021, é outra das figuras da corrida.

No setor masculino de sub-23 há sete corredores que na prova da Taça do Mundo deste mês conseguiram colocar-se nos dez primeiros, o italiano Simone Avondetto, segundo classificado, o compatriota Filippo Fontana, terceiro, o suíço Luca Schätti, quarto, o compatriota Janis Baumann, quinto, o espanhol David Campos, sétimo, o helvético Simon Walter, oitavo, e o austríaco Mario Bair, nono.

A pista, remodelada para estes europeus tem todos os condimentos para proporcionar quatro dias de excelente espetáculo. A lista de inscritos, com boa parte dos melhores do mundo nas categorias sub-23 e sub-19 é outro fator a indicar qualidade. Espera-se a presença do público, que terá entrada gratuita, para criar o ambiente dos grandes acontecimentos mundiais de BTT.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Depois de recuperar do Covid Peter Sagan venceu o campeonato eslovaco, e vai marcar presença no Tour de França”


Por: José Morais

O ciclista da equipa da Total Energies, Peter Sagan conquistou o título nacional na Eslováquia, sendo o melhor do seu país ao fazer a prova num total de 197,2 quilómetros, com Matej Zahalka da Elkov-Kasper, a ser o melhor entre os tchecos, numa prova feita em conjunto com a  República Tcheca e a Eslováquia.

Peter Sagan, o tricampeão mundial, conseguiu assim conquistar o seu 8º título eslovaco, confirmando assim o domínio no seu país, já o tinha feito em 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2018 e 2021, conseguindo ainda um segundo lugar e 2016 e 2017, atrás do seu irmão mais velho.

O ciclista eslovaco já este ano antes de ter contraído o Covid pela terceira vez, teve uma vitória no Tour da Suíça, e motivado pela doença teve de se ausentar do World Tour, agora sem sintomas, e depois de ter participado nos mundiais, será que no próximo dia um de julho estará em forma em Copenhague para iniciar mais um Tour de França.      

A sua presença já foi confirmada pelo seu diretor à VeloNews, referendo que Peter Sagan e um excelente ciclista, apesar de ter dado positivo, já deu negativo, sem sintomas, com o ciclista eslovaco a fazer seis horas de prova, e a confirmar a sua vitória nos campeonatos nacionais do seu país. 

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com