quinta-feira, 30 de julho de 2020

“COVID-19: UCI anuncia medidas severas para quebras de protocolo sanitário”

Se um organizador de um evento não implementar as medidas requeridas pelo protocolo, a UCI pode tomar uma série de ações.

A União Ciclista Internacional (UCI) anunciou hoje que vai "impor medidas mais severas" no caso de quebras de protocolos sanitários durante a retoma da temporada, em particular a organizadores, devido à pandemia de COVID-19.

"Se um organizador de um evento não implementar as medidas requeridas pelo protocolo, a UCI pode tomar uma série de ações, de avisos formais para que sejam aplicadas à retirada do calendário internacional desse ou qualquer outro evento desse organizador", explicou, em comunicado, a entidade que regula o ciclismo mundial.

Uma versão anterior do protocolo apenas incluía multas de 930 a 9.300 euros para quebras, reforçando agora as medidas após discussões com as várias partes envolvidas na retoma do ciclismo de estrada.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 660 mil mortos, incluindo 1.725 em Portugal.

Fonte: Sapo on-line


“Evenepoel vence terceira etapa e lidera Volta a Burgos”

João Almeida ficou em quinto lugar

Por: Lusa

Foto: Lusa/Epa

O ciclista belga Remco Evenepoel (Deceuninck -- Quick Step) venceu esta quinta-feira, isolado, a terceira das cinco etapas da Volga a Burgos, assumindo a liderança geral da prova espanhola, na tirada em que o colega João Almeida foi quinto.

Os 150 quilómetros entre Sargentes de la Lora e Picón Blanco, com uma chegada em alto de categoria especial, foram cumpridos em 3:59.09 horas, depois de Evenepoel atacar no grupo da frente a menos de dois quilómetros para a meta.

"O último quilómetro foi muito difícil, com vento forte, mas igual para todos, mas eu via a minha vantagem a aumentar. Com certeza, sem a equipa eu não teria alcançado esta vitória. Mantiveram-me afastado do vento o dia todo e trouxeram-me água. Era minha missão finalizar o seu trabalho, como agradecimento", regozijou-se o atleta de 20 anos.

O belga chegou 32 segundos antes do que o ciclista português, que veio na roda do espanhol Mikel Landa (Bahrain) e do colombiano Esteben Chaves (Mitchelton-Scott), terceiro e quarto, respetivamente.

O australiano George Bennett (Team Jumbo) foi segundo, a 18 segundos.

A etapa mudou tudo na frente, pois Evenepoel ascendeu 24 posições e comanda agora com precisamente 18 segundos de avanço para Bennett, enquanto Landa fecha o pódio a 32.

O jovem João Almeida, de apenas 21 anos, e que tinha sido segundo na primeira tirada, ascendeu 14 lugares para quinto, a 45 segundos, a 10 de Chaves.

Sexta-feira os ciclistas têm de cumprir 163 quilómetros para ligar Gumiel de Izán a Roa de Duero.

Fonte: Record on-line


“Presidente da UCI admite risco de contágio nas provas de ciclismo”

Lappartient confirmou a realização dos Mundiais de ciclismo entre 20 e 27 de setembro

Por: Lusa

Foto: Record

O presidente da União Ciclista Internacional (UCI), David Lappartient, admitiu esta quinta-feira que existe o risco de contágio de covid-19 nas provas de ciclismo, incluindo na Volta a França, a disputar no final de agosto.

"Os tempos são difíceis, mas o ciclismo é forte. Sabemos que existe risco em todas as provas, incluindo na Volta a França", afirmou Lappartient, em declarações ao jornal italiano Gazzeta dello Sport.

O presidente da UCI, que no sábado marcará presença na Strade Bianche, em Itália, que marca o regresso das provas do World Tour, elogiou a forma como o ciclismo lidou com a pandemia, que obrigou ao cancelamento de 1.370 provas de ciclismo.

Lappartient confirmou a realização dos Mundiais de ciclismo entre 20 e 27 de setembro, na Suíça, referindo que não há um plano alternativo, caso a situação de pandemia se agrave.

Para tentar minimizar os riscos de contágio, a UCI divulgou um pacote de medidas sanitárias, que prevê multas a ciclistas e organizadores que entrem em incumprimento.

"São regras, não recomendações. O ciclismo não é como a Fórmula 1, onde só há 20 desportistas, temos 2.000 ciclistas em todo o mundo, precisamos de regras firmes e estas são para cumprir", afirmou.

Fonte: Record on-line


“Volta a Itália 2020 já tem data marcada”

Estavam previstas três etapas na Hungria mas já não se vão realizar

Foto: Instagram Giro de Itália

O mundo do ciclismo começou a dar os primeiros passos no regresso à competição com a realização da Volta a Burgos. A Volta a Itália já tem data marcada, com início a 3 de outubro de 2020 e término a 25 do mesmo mês.

Este ano, a 103º edição, que até era para ver decorridas as três primeiras etapas na Hungria, vai ser realizada exclusivamente em Itália. A prova terá 21 etapas. Começa com um contrarrelógio de 16 e termina em Milão.

Richard Carapaz, ao serviço da Movistar, foi o vencedor da edição de 2019, tornando-se no primeiro equatoriano a vencer a competição.

Fonte: Record on-line


“Fazemos hoje “21 Anos ao serviço, e na defesa da bicicleta”

Em 1999 iniciava-se um novo projeto, o lançamento da Revista Notícias do Pedal, edição on-line. No dia 30 de julho de 1999, sexta-feira, saia a edição número um (1), na altura dedicada apenas ao Cicloturismo, algo que estava em força na altura, e praticamente ninguém apostava na modalidade, e iniciamos esta grande aventura com uma grande reportagem, as 24 horas a pedalar na Pista da Malveira, um evento que muitos tem saudades, e infelizmente ficou pelo caminho.

A Revista Notícias do Pedal iniciou-se antes com quatro edições em papel em 1996/1997/1998 e 1999, foram quatro edições anuais limitadas, mas o Cicloturismo modalidade amada por muitos amantes da bicicleta, na altura faltava-lhe divulgação pelo que se fazia e pedalava por esse país fora.

Mas, as sugestões na altura eram muitas, os pedidos começaram a aparecer, e expandimos a Revista que era apenas dedicada ao Cicloturismo, a todas as modalidades onde era utilizada a bicicleta, entram então nas nossas edições além do Cicloturismo, o Ciclismo, o Btt, o Bmx, o Triatlo, o Ciclocrosse, e tudo o que se relacione com a maravilhosa maquina de duas rodas chamada de Bicicleta.

Temos o orgulho de dizer que fomos os primeiros, a primeira revista em Portugal on-line sobre bicicletas, sobre Cicloturismo, fomos os únicos a criar um prémio para o melhor passeio do ano, o “Prémio Notícias do Pedal”, algo que ninguém conseguiu fazer para valorizar e melhorar as organizações. Mas não quisemos ficar por aqui e expandimos, em julho de 2012 lançamos o nosso canal de televisão no MEO KANAL, no mês seguinte em agosto, estendemos o nosso canal de televisão ao YouTube, e em janeiro de 2013, lançamos os nosso Blogue diário em: https://revistanoticiasdopedal.blogspot.com/ com atualizações diárias, algo que os nossos leitores necessitavam, já que sendo a nossa edição mensal, muitas das notícias chegavam atrasadas, e já sem interesse.

As novas tecnologias, os novos desafios, obrigou-nos a sermos mais presentes, e a tentar dar a notícia o mais breve e cedo possível, muitas das vezes quase em cima da hora, foi um grande desafio, mas que temos conseguido cumprir diariamente os nossos desafios.

Porem, mantemos a Revista mensal em www.noticiasdopedal.com  onde publicamos um resumo das notícias mais importantes do mês, onde os nossos leitores podem rever ou ler, as notícias que mais gostam relativo as diversas vertente utilizada pela bicicleta.

Temos tentando evoluir, acompanhando e divulgando com o maior profissionalismo, o caso dos eventos de cicloturismo, onde o nosso canal de televisão faz diretos dos mesmos, com muita aceitação de todos aqueles que nos acompanham ao longo dos anos.

Ao longo destes 21 anos, como tudo já tivemos altos e baixos, a ideia de terminarmos já passou muitas vezes pela nossa cabeça, mas o bichinho da bicicleta, a aposta na mesma, o respeito por todos aqueles que amam a mesma, tem-nos dado força e vamos continuar a lutar para que diariamente e mensalmente estejam on-line as mais diversas notícias, enquanto pudermos não desistimos.

Hoje é dia de aniversário, mais de duas décadas, ao serviço da Bicicleta, apesar da atual pandemia que nos tem abalado a todos, continuamos, e em final destas palavras, fica apenas uma palavra especial, a todos que nos seguem, nos tem apoiado, e nos tem dado força, para os nossos amigos, e leitores, fica aqui o nosso grande “Obrigado” desta equipa e colaboradores.

Continuamos em força, continuamos a lutar por este projeto, sempre dando o nosso melhor.

Obrigado.


Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com