domingo, 8 de outubro de 2023

“Matej Mohoric ganha no mundial de gravel em Vêneto, Itália”


Mohoric completou os 169km com 1.990m de altimetria em 4h53min56s

 

Por: José Morais

Foto: Simon Wilkinson/SWpix.com

O esloveno Matej Mohoric da equipa da Bahrain-Victorious, conquistou este domingo o título de campeão mundial de gravel em Vêneto, Itália, uma prova que contou com 149 ciclistas, em segundo ficou com o belga Florian Vermeersch, com o norte-americano Connor Swift a completar o pódio, de salientar que Alejandro Valverde ficou em quarto.

Para Matej Mohoric, dizia de que “a sensação foi muito boa, o percurso era bonito, e teve um dos meus melhores dias na bicicleta, o que o divertiu muito, quando era criança sempre quis começar no mountain bike, mas começou a praticar ciclismo de estrada, por conta dos seus amigos e hoje é verdadeiramente se divertiu, as suas pernas estavam a arder, mas a sua mente estava super feliz”, resumia assim o ciclista de 28 anos.

Mas, nem tudo foi fácil, Matej Mohoric teve uma queda a 3,5 quilómetros da linha de chegada ao tentar cortar uma curva, porem voltou para a corrida, e garantindo assim a vitória sozinho num trajeto de 169 quilómetros, com 1.990 metros de altimetria com o tempo de 4h53min56s.

Florian Vermeersch e Connor Swift, também eles estiveram fortes, com o ciclista esloveno a usar a sua ventagem, já por ser mais leve tinha a seu favor as subidas, o eu o deixou muito orgulhoso pela conquista, afirmou o novo campeão mundial de gravel Matej Mohoric.

O ciclista esloveno vem cedo começou a construir a sua corrida, com conseguiu sair numa fuga com Florian Vermeersch e Connor Swift, começando a ganhar terreno em relação ao pelotão, sempre no 4 minutos de vantagem, porem a 18 quilómetros da linha de chegada, deixou ficar para Florian Vermeersch, na subida de La Serre, com o belga a ter problemas na sua corrente a 15 quilómetros da chegada, perdendo assim tempo, mas nos últimos 5 quilómetros Matej Mohoric, conseguia controlar a distanciam liderava sozinho, o que lhe garantiu a vitória final com 43 segundo de vantagem. 

Wout Van Aert que era um dos favoritos ao pódio, teve diversos problemas, avarias mecânicas, uma queda nos primeiros 60 quilómetros, a única solução foi tentar seguir o pelotão, muitas vezes com mais de 10 minutos de atraso, terminando em oitavo a 8 minutos e 24 segundos.

 

O top 10:

 

01-MOHORIC Matej - 04:53:56

02-VERMEERSCH Florian - + 43

03-SWIFT Connor   + 03:40

04-VALVERDE Alejandro - + 06:48

05-SWENSON Keegan - + 06:48

06-HERMANS Quinten - + 07:24

07-VELASCO Simone - + 07:52

08-VAN AERT Wout - + 08:24

09-DE MARCHI Alessandro - + 09:08

10-SCHÖNBERGER Sebastian - + 09:43

“Valverde ainda vence sprints 'corrida' final meritória para 'ganhar' a medalha de chocolate no Mundial”


Campeonato do mundo de cascalho 2023 o ciclista de Múrcia continua competitivo

 

Por: José Morais

O ciclista espanhol Alejandro Valverde, com 43 anos de idade, conseguiu um quarto lugar no campeonato mundial de cascalho, que se realizou este domingo em Itália.

O ciclista de Múrcia conseguiu vencer com autoridade o sprint com Swenson, para conquistar a 'medalha de chocolate', com Alejandro Valverde a demostrar que ainda é competitivo, um ano depois de pendurar a bicicleta de estrada.

“EQUIPA DE CICLISMO CRP RIBAFRIA | GRUPO PARAPEDRA / DINAZOO / RIOMAGIC TERMINA ÉPOCA COM VITÓRIA EM COIMBRA”


CRP RIBAFRIA VENCE INDIVIDUAL E COLETIVAMENTE EM COIMBRA

 

A equipa ciclismo do CRP Ribafria - Grupo Parapedra / Dinazoo / Riomagic, deslocou-se no dia 07 de Outubro, a Taveiro – Coimbra, para competir no 7.º Prémio Ciclismo União das Freguesias Taveiro, Ameal e Arzila, prova que foi adiada no dia 10 de Setembro devido ao mau tempo que se fez sentir nesse dia.

Uma prova que pelo imprevisto do adiamento atrasou o fim de época, com alguns atletas ausentes de férias, mas ainda assim, a equipado CRP Ribafria alinhou nesta competição com  7 unidades da sua equipa ( Jorge Marques, João Letras, Paulo Simões, Jorge Letras, Humberto Pereira, Hélder Pereira e Aníbal Santo).


O circuito foi composto por 6 voltas de 13 km, no qual participaram diversas equipas nacionais e se a prova havia sido adiada em setembro devido as condições climatéricas adversas, desta vez em pleno outubro as temperaturas rondaram os 35 graus.

A corrida desde o início teve um andamento sempre rápido, com várias tentativas de fuga, tendo à passagem da 3.ª volta, após a passagem na meta volante, o João Letras com dois adversários conseguido ganhar uma pequena vantagem sobre o pelotão.


Os elementos da fuga imprimiram um ritmo forte, com um dos elementos da fuga a perder o contacto, ficando apenas o atleta do CRP Ribafria e outro adversário sozinhos em fuga.

O pelotão tentou reagir, mas o entendimento entre os dois atletas na fuga foi perfeito, conseguindo sempre ganhar vantagem ao pelotão.

A entrada dos últimos quilómetros finais, os dois fugitivos tinham uma vantagem sobre o pelotão de 4 minutos.


A vitória viria a ser discutida entre os dois atletas ao sprint, com João Letras, do CRP Ribafria a cortar a meta em 1º lugar e a vencer o 7º Prémio de Ciclismo União das Freguesias Taveiro, Ameal e Arzila.

No pelotão, o atleta do CRP Ribafta, Jorge Maques conseguiu ganhar uma pequena vantagem sobre o pelotão, cortando a meta em 1º no pelotão e obtendo o 3º lugar da geral individual.

A equipa do CRP Ribafria conquistou através de João Letras, a camisola amarela ( líder da geral individual e vencedor da prova), a camisola Azul ( Lider da montanha ), a camisola verde ( líder das metas volantes ), o prémio do maior numero de voltas a passar na frente pela meta.


Nas classificações por escalões, em elites Joao letras foi o vencedor, e Jorge Marques o 2º classificado. No escalão M30 Jorge letras foi o 3º classificado.

Coletivamente a equipa foi a grande vencedora.

Esta foi a última prova da equipa na época 2023, uma época um pouco atribulada e com a equipa a não conseguir reunir todos os seus atletas em muitas provas, a maioria das vezes por motivos profissionais, familiares ou de saúde, mas não podemos deixar em claro, sem um agradecimento, toda a dedicação e atitude com que lutaram com a camisola da equipa em busca da vitória.


A equipa do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic já tem a época 2024 delineada e preparada.

Agradecemos a todos os sponsors por continuarem a acreditar em nós.

Aos novos Sponsors, que agora se juntam a equipa esperamos estar ao nível dos objetivos pretendidos.

Ao nosso enorme clube, o CRP RIBAFRIA, não podemos estar mais satisfeitos por todo o apoio que prestam a equipa. É um enorme orgulho para nós representarmos o CRP RIBAFRIA pelo nosso País.

Fonte: CRP RIBAFRIA





Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com