quinta-feira, 13 de maio de 2021

“Start list muito competitiva na Taça do Mundo de Triatlo de Lisboa 2021”


Os melhores e mais medalhados triatletas mundiais irão estar presentes na Taça do Mundo de Triatlo em Lisboa

 

 Nos dias 22 e 23 de maio realiza-se em Lisboa um dos eventos internacionais mais importantes do calendário mundial de Triatlo.  Além dos atletas portugueses Vasco Vilaça, vice-campeão mundial em 2020 e Ricardo Batista, Campeão Mundial de Juniores em 2019, a competição irá contar com a participação dos franceses Vicent Luis, bicampeão mundial em 2019 e 2020, Léo Bergere, bronze no último Campeonato do Mundo em Hamburgo e Mario Mola, de nacionalidade espanhola, tricampeão mundial em 2016,2017 e 2018. Alistair Brownlee, o inglês duas vezes campeão olímpico e o sul africano Henri Schoeman, que alcançou o bronze nos Jogos Olímpicos de 2016, integram esta start list de estrelas da modalidade.

Na prova feminina, marcarão presença Katie Zaferes, campeã mundial em 2019, Laura Lindemann, que alcançou o terceiro lugar no Campeonato do Mundo em Hamburgo em 2020 ou Flora Duffy, bicampeã mundial e uma das mais galardoadas triatletas do planeta. A atleta portuguesa Melanie Santos também irá disputar a prova mundial.

Com a falta de provas por causa da pandemia, os triatletas estão ansiosos por competir para testar a sua condição física, além de ganharem ritmo competitivo, tão importante num ano olímpico.

 

Evento de Qualificação para as Estafetas Mistas para Tóquio 2020


 

A Taça do Mundo de Lisboa, que conta sobretudo para os rankings mundial e de qualificação, é antecedida da prova de qualificação olímpica de estafetas mistas, no dia 21 de maio, onde cada um dos quatro atletas cumprirá 300 metros a nadar, sete quilómetros a pedalar e 1,8 quilómetros a correr.

Neste evento de Qualificação da Estafetas Mistas, entre as 16 nacionalidades de equipas inscritas na prova, quem subir ao pódio da competição garante a presença na estreia da competição de estafetas nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, mas também nas provas individuais desde que integrem um dos 138 primeiros lugares do ranking de qualificação olímpica, que encerra em 14 de junho.


A equipa nacional será composta por quatro dos seis elementos que estão integrados no Programa de Preparação Olímpica. No lado masculino serão opção João Silva, João Pereira e Vaco Vilaça e no lado feminino Melanie Santos, Gabriela Ribeiro e Helena Carvalho.

A Taça do Mundo de Triatlo de Lisboa integra o programa de Lisboa, Capital Europeia do Desporto.

Veja o site do evento aqui: http://worldtriathlonlisbon.com/

Fonte Federação Triatlo Portugal

“O Triatlo Mundial está de regresso com a primeira etapa em Yokohama”


No dia 15 de maio a etapa do Campeonato Mundial de Triatlo realiza-se no Japão em Yokohama.

Os triatletas nacionais Helena Carvalho, João Silva e Vasco Vilaça (vice-campeão do Mundo em 2020) irão representar Portugal na prova que marca o reinício da qualificação para o ranking olímpico e a luta para se sagrarem campeões do mundo. Filipe Marques irá competir na prova mundial de Paratriatlo.

O período de qualificação para o ranking mundial e olímpico reiniciou dia 1 de maio, com a primeira etapa do Campeonato do Mundo de Yokohama a dar o pontapé de saída já no próximo sábado, dia 15 de maio.

Será o primeiro grande teste de condição física para os atletas que têm tido escassas oportunidades de participação em provas mundiais.


Esta etapa do Campeonato do Mundo em Yokohama, disputada na distância olímpica (1500 metros a nadar, 40km de ciclismo e 10km de corrida), contará um nível competitivo muito elevado, com a presença dos triatletas mais medalhados do mundo; entre eles estarão o francês Vincent Luís, o atual campeão mundial, que venceu todas as competições em 2020 ou Fernando Alarza, o espanhol que ocupa a segunda posição no ranking tendo já conquistado a medalha de prata e de bronze em Yokohama.

Vasco Vilaça, que se sagrou no ano passado vice-campeão do Mundo com apenas 20 anos, será um atleta na mira do triatlo mundial que, a usar o dorsal 37, tentará ‘escalar’ até um eventual pódio.

João Silva encontra-se também entre os atletas já medalhados em Yokohama, tal como Vincent Luis, Jonnathan Brownlee, Kristian Blummenfelt, Henri Schoeman, Fernando Alarza, Crisanto Grajales, Bence Bicsak e Dmitry Poliyanskiy.

Yokohama não é uma prova desconhecida para a maioria dos atletas: Dimitry Poliyanskyi já participou oito vezes, Fernando Alarza, João Silva e Henri Schoeman contam com sete provas.

Vasco Vilaça e Tim Hellwig, ambos com 21 anos, serão os atletas mais jovens participar. Por outro lado, teremos tritletas mais experientes com 34 anos, são eles Irving Perez, Crisanto Grajales, Rotislav Pevtsov, Dimitry Polyanskyi Lukas Hollaus.


Na prova feminina, Helena Carvalho irá alinhar com as melhores atletas do ranking mundial, entre elas as três norte-americanas que conquistaram o pódio em 2019: Katie Zaferes, Taylor Spivey e Summer Rappaport. Helena Carvalho, uma das atletas que tem apresentado bons indicadores e poderá integrar a estafeta mista de Tóquio 2020, terá aqui a sua primeira grande prova.

Com a final do Campeonato do Mundo de Triatlo a valer 25% de pontuação, serão considerados os cinco melhores resultados entre seis possíveis para decidir quem é o Campeão Mundial em 2021.

Os pontos atribuídos no Campeonato do Mundo na etapa de Bermuda e de Abu Dhabi, provas adiadas para o segundo semestre do ano, contarão para o ranking de 2022.


 

Horário em Portugal da etapa do Campeonato do Mundo Yokohama

 

Madrugada de sábado, 15 de maio, 2h16 – Prova feminina com Helena Carvalho

 

Madrugada de sábado, 15 de maio, 5h06 – Prova masculina com João Silva e Vasco Vilaça

 

Noite de sexta, 14 de maio, 22h50 – Prova de Paratriatlo com Filipe Marques

 

Para além de Yokohama, as provas distribuem-se por mais quatro icónicos locais nas distâncias Standard e Sprint, incluindo a próxima etapa já em Lisboa: cada prova de qualificação, juntamente com os Jogos Olímpicos, atribuirá até 1000 pontos de qualificação.


 

Outras Competições de qualificação em 2021

 

Taça do Mundo de Lisboa, 22 e 23 de maio, Portugal (com o único Evento de Qualificação de Estafetas Mistas dia 21 de maio): um dos principais eventos internacionais de triatlo de 2021 e aquele com maior nível desportivo já alguma vez organizado em Portugal: oito medalhados olímpicos presentes, cinco dos seis medalhados olímpicos no Rio de janeiro, nove atletas masculinos e oito atletas femininas do top10 do ranking de qualificação olímpica.

 

Veja a notícia da Start List de Taça do Mundo de Lisboa aqui: Start list muito competitiva na Taça do Mundo de Triatlo de Lisboa 2021 - Federação de Triatlo de Portugal (federacao-triatlo.pt)

 

Visite o site oficial da Taça do Mundo e Evento de Qualificação da Estafeta mista aqui: http://worldtriathlonlisbon.com/ 

 

Taça do Mundo de Arzachena, 29 e 30 de maio, Itália

Campeonato do Mundo de Leeds, 5 e 6 de junho, Inglaterra

Taça do Mundo de Huatulco, 12 e 13 de junho, México

 

Mais informações em www.federacao-triatlo.pt ou www.triathlon.org

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Nuno Ribeiro diz que José Barros desviou milhares de euros da União Ciclista de Sobrado”


O atual diretor desportivo da W52-FC Porto era, à data dos factos, presidente da UCS, e foi ouvido como testemunha na primeira sessão do julgamento de José Barros

 

Foto: DR

O ex-presidente da União Ciclista de Sobrado (UCS) Nuno Ribeiro disse hoje em tribunal que o antigo diretor desportivo da OFM-Quinta da Lixa José Barros desviou milhares de euros da equipa e falsificou cheques em seu nome.

O ex-ciclista e atual diretor desportivo da W52-FC Porto era, à data dos factos, presidente da UCS, e foi ouvido como testemunha na primeira sessão do julgamento de José Barros (ausente devido a doença), acusado pelo Ministério Público (MP) do crime de abuso de confiança e de desviar, para benefício próprio, entre 2013 e 2014, cerca de 130 mil euros da coletividade, valor do Pedido de Indemnização Cível apresentado pela UCS, que se constituiu assistente no processo.

Nuno Ribeiro contou ao Tribunal de Valongo, distrito do Porto, que, em novembro de 2012, outorgou uma procuração a José Barros, então treinador na formação da equipa de ciclismo, para que assumisse a gestão da UCS, pois assinara contrato com a equipa Efapel.

O ex-ciclista explicou que era “incompatível” representar uma equipa que, em 2013, iria competir com aquela da qual era presidente, sublinhando que a procuração permitia a José Barros “fazer tudo”, inclusive contratar ciclistas.

Segundo a acusação do MP, José Barros apropriou-se de cerca de 130 mil euros da UCS, através de transferências para a sua conta bancária, do uso do cartão multibanco da coletividade ou pela emissão de cheques em nome de pessoas próximas de si.

Nuno Ribeiro contou que deixou três cheques por si assinados para que José Barros, pessoa “em quem confiava”, os usasse na gestão da UCS, sendo que um deles foi passado à ordem “de um primo” do arguido.

A testemunha relatou que José Barros também ficou com cerca de 80 mil euros do principal patrocinador da equipa.

O antigo vencedor da Volta a Portugal em bicicleta afirmou que o arguido também “falsificou” a sua assinatura noutros cheques, supostamente para “pagar despesas”, lembrando as “dívidas” que José Barros deixou acumular, nomeadamente a fornecedores de equipamentos, 60 mil euros às finanças devido a portagens e ordenados em atraso aos ciclistas.

Nuno Ribeiro, que regressou à UCS em 2014, para competir como ciclista, mantendo o cargo de presidente, do qual nunca abdicou por ser “a imagem” da equipa para a angariação de patrocínios, contou que José Barros deixou de pagar os ordenados aos ciclistas entre agosto de 2013 e julho de 2014, levando ao seu despedimento dois dias antes (02 de agosto de 2014) do início da Volta a Portugal desse ano.

José Barros foi afastado da OFM-Quinta da Lixa na véspera da apresentação da equipa que iria participar na Volta a Portugal, entre 30 de julho e 10 de agosto de 2014, depois de os ciclistas terem feito um ultimato à direção da União Ciclista de Sobrado, garantindo que teria de escolher entre eles e o então diretor desportivo.

“O meu afastamento da Volta a Portugal foi consequência de diversas situações/acontecimentos que tratarei internamente com a equipa, como tal, não deverei opinar, para já, publicamente sobre elas”, referia José Barros, em comunicado enviado nesse dia à agência Lusa.

Na ocasião, José Barros assumiu que o seu comportamento, enquanto diretor da União Ciclista de Sobrado, “sempre foi pautado pelo maior profissionalismo”, remetendo mais esclarecimentos para o fim da Volta a Portugal em bicicleta desse ano, o que nunca aconteceu.

Nuno Ribeiro explicou que conseguiram arranjar entre 10 a 11 mil euros através de um patrocinador, o que permitiu à OFM-Quinta da Lixa participar na Volta a Portugal desse ano.

O antigo ciclista contou ainda um episódio em que José Barros “deu uma bicicleta e duas rodas”, avaliadas em mais de “cinco mil euros” a Alejandre Marque, como forma de completar o ordenado em atraso ao ciclista espanhol.

Após mais de duas horas e meia de inquirição, já perto do final da sessão, a juíza, com sinais de impaciência, questionou Nuno Ribeiro sobre o facto de ser presidente de uma instituição e de “tudo lhe passar ao lado”.

“O senhor era presidente, mas passava-lhe tudo ao lado, desinteressava-se disso, não sabia a quantas é que aquilo [gestão da UCS] andava, quando era o seu nome [que estava em causa]”, afirmou a juíza.

Nuno Ribeiro reiterou que “nunca fiscalizou nada” nem “nunca pediu qualquer satisfação” a José Barros.

O julgamento prossegue a partir das 13:30 de segunda-feira com as inquirições de mais testemunhas, entre as quais os ciclistas Gustavo Veloso e Rui Vinhas.

Fonte: Sapo on-line

“Tom Dumoulin regressa à competição na Volta à Suíça”


Ciclista holandês tinha suspendido a carreira em janeiro último, mas volta agora com o objetivo de estar em Tóquio'2020

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista holandês Tom Dumoulin (Jumbo-Visma), que tinha colocado a carreira em suspenso em janeiro, vai voltar a competir na Volta à Suíça, em junho, anunciou esta quinta-feira a sua equipa.

"Dumoulin voltará ao pelotão profissional na Volta à Suíça. O ciclista da Jumbo-Visma tomou esta decisão em conjunto com a equipa, porque reencontrou a alegria no ciclismo", pode ler-se num curto comunicado.

O objetivo do vencedor da Volta a Itália de 2017, de 30 anos, é a prova suíça, que decorre de 6 a 13 do próximo mês, seguindo-se os Nacionais dos Países Baixos, a caminho de tentar cumprir a "ambição" de estar nos Jogos Olímpicos Tóquio'2020, adiados para este verão.

Dumoulin foi segundo no Giro e na Volta a França de 2018, venceu um título mundial de contrarrelógio e a prata do Rio2016, também no crono, mas em janeiro deste ano anunciou querer "pausar".

"Quem sabe onde isto me levará? Falarei com muita gente, pensarei, vou passear com o meu cão e descobrir o que quero como pessoa, da bicicleta, e da vida", explicou então o corredor, que descreveu a sensação de parar como libertar-se de "uma mochila com 100 quilos".

O holandês, que estava inicialmente escalado para voltar ao Tour, não participa numa corrida competitiva desde o final de outubro de 2020, quando abandonou a Volta a Espanha.

Antes de voltar em agosto de 2020, já tinha passado mais de 400 dias sem correr, entre uma lesão grave num joelho e a paragem provocada pela pandemia de covid-19.

Fonte: Record on-line

“Escola da EFAPEL já tem a Delegação do Algarve a funcionar”


Fotos: João Fonseca Photographer

A EFAPEL – Escola de Ciclismo de Águeda já abriu a sua Delegação no Algarve, vindo contribuir para a descentralização do projeto que tem sede em Águeda. Domingo 9 de maio foi a data que marcou oficialmente a abertura, sendo mais um dia na história do Clube Desportivo Fullracing, que faz a gestão da Equipa Profissional e da formação. Helder Gonçalves, diretor desportivo e treinador algarvio da delegação, mostra-se muito otimista e feliz com o novo projeto, que “fazia falta, porque vai permitir a todas as crianças ter a oportunidade de evoluir na modalidade”.

Neste momento a delegação da Escola da EFAPEL no Algarve já tem inscritos em todos os escalões – uma menina Benjamins, outra Iniciados, uma menina Infantis e três atletas em Juvenis (dois meninos e uma menina) –, seis no total. Helder Gonçalves, que já treinava algumas destas crianças em outros clubes, conta com o apoio de dois treinadores-adjuntos para desenvolver todo o trabalho necessário.


Além destes atletas, uma nota para o jovem Tiago Carmo, que embora seja algarvio está inserido no escalão de Cadetes, que faz parte da Escola Mãe de Águeda. Contudo, como além do ciclismo de estrada participa em competições de BTT, onde começou, está presente em várias que se disputam no Algarve. Aliás, esta delegação além da vertente do ciclismo de estrada abraça também o BTT.

“É um desafio. Comecei como atleta, depois passei a acompanhar a minha filha e aos poucos a paixão de treinar os miúdos e assistir à sua evolução fez-me continuar”, explica Hélder Gonçalves. E continua: “Vejo que todos se centram mais na competição e esquecem a formação. A abertura desta delegação contraria isso mesmo e traz para o Algarve o nome EFAPEL, sendo uma boa forma de representar cá esta equipa de renome e ao mesmo tempo dá continuidade a um sonho, de ver as crianças evoluir nesta modalidade que amamos”.

Um sonho que para a sua concretização tem o apoio dos patrocinadores 360º Bike Trail e da Mundimat, que desde a primeira hora se associaram à iniciativa.

Filipe Ben, responsável da 360º Bike Trail, explicou que após cinco anos no mercado “quisemos ajudar a equipa profissional da EFAPEL e agora fomos desafiados pela estrutura para apoiar um projeto de formação. A nossa base tem sido esta, estamos muito virados para a juventude e é uma porta que se abre na zona sul. Pretendemos ajudar no que for possível, tirar dúvidas sobre bicicletas e materiais”. A loja situa-se na margem sul, concelho do Seixal (distrito de Setúbal) e em virtude dos clientes e do agente Olympia em Faro “decidimos associar-nos a este projeto, começando a abrir mais o nosso leque pelo sul do país”.


Quanto à Mundimat, trata-se de uma empresa há 20 anos no mercado da construção, sede em Palmela, mas com sucursal no norte e a mais recente em Portimão. Já são parceiros da 360º Bike Trail, que por sua vez os desafiou para juntos apoiarem a Delegação do Algarve da EFAPEL. “Apoiar crianças é sempre um excelente investimento no futuro. Ajudando este projeto vamos também colaborar para formar melhores homens e mulheres e é com esse sentido de missão que nos associámos, com a 360º Bike Trail, a este desafio”, afirmou Arnaldo Monteiro, administrador executivo da Mundimat.

A par do Algarve, o Clube Desportivo Fullracing tem também a funcionar uma delegação em Ovar, sendo objetivo a curto prazo criar mais, “no sentido de descentralizar este projeto com mais de 25 anos na formação das crianças, que nos chegam de todo o país”, atestou Carlos Pereira, team manager do clube.

A parceria institucional com Águeda e os municípios que recebem delegações EFAPEL na área da formação “vai permitir ceder bicicletas a crianças que tenham dificuldades económicas”. Para Carlos Pereira a inclusão social é “uma das apostas da EFAPEL, estando a estrutura a trabalhar num modelo que não deixe nenhuma criança de fora”, garantiu.

A sede da Delegação do Algarve está situada em Algoz (freguesia de Silves), local privilegiado, próximo de uma escola pública e de uma pista de BTT, além dos fáceis acessos, por estar perto da Via do Infante. O projeto quer crescer por isso tem inscrições abertas para novos atletas para Escolas: crianças entre os 5 anos (Pupilos) e os 14 anos (Juvenis). Basta enviar email para academiaapera@fullracing.pt  ou contactar Helder Gonçalves (96 146 10 82).

Fonte: Efapel

“Giro: Diretor desportivo que atropelou Pieter Serry expulso da prova”

Fotos: Eurosport
O colega de equipa de João Almeida acabou por terminar a etapa e, segundo a equipa, está bem, após uma tirada ganha pelo suíço Gino Mäder

Um dos diretores desportivos da BikeExchange, Gene Bates, foi hoje expulso da Volta a Itália em bicicleta após atropelar o ciclista belga Pieter Serry (Deceuninck-QuickStep) durante a sexta etapa, decidiram os comissários da corrida.

Além da exclusão de Bates, que já pediu desculpa, segundo a BikeExchange, a formação foi ainda multada em 1.828 euros e ‘despromovida’ para o último lugar dos carros na sétima etapa, na sexta-feira.


O incidente deu-se a 12 quilómetros da meta em San Giacomo, Ascoli Piceno, quando Pieter Serry abrandava e foi abalroado pelo carro dos australianos, caindo antes de reiniciar a escalada, visivelmente transtornado.

O colega de equipa de João Almeida acabou por terminar a etapa e, segundo a equipa, está bem, após uma tirada ganha pelo suíço Gino Mäder (Bahrain Victorious) e na qual o húngaro Attila Valter (Groupama-FDJ) arrebatou a liderança da geral.

Fonte: Sapo on-line

“Giro: Gino Mäder fez render o sofrimento, ‘miúdo’ Attila Valter veste a rosa, com João Almeida a destacar-se”


Por: SIF // AMG

O suíço Gino Mäder (Bahrain Victorious) fez hoje render o sofrimento que passou para vencer a sexta etapa da Volta a Itália em bicicleta, um dia depois do abandono do líder da equipa, o espanhol Mikel Landa.

Mäder, de 24 anos, cumpriu os 160 quilómetros entre Grotte di Frasassi e o final da subida a San Giacomo, em Ascoli Piceno, em 4:17.52 horas, gastando 12 segundos menos do que o colombiano Egan Bernal (INEOS), segundo, e o irlandês Dan Martin (Israel Start-Up Nation), terceiro.

Na geral, o líder da juventude, o húngaro Attila Valter (Groupama-FDJ), ascendeu à liderança da prova ao ser 12.º, a 29 segundos, assumindo a camisola rosa do italiano Alessandro de Marchi (Israel Start-Up Nation).

O belga Remco Evenepoel (Deceuninck-QuickStep), quarto na etapa, é segundo, a 11 segundos, e Bernal é terceiro, a 16, após um dia em que ambos deram prova de força perante os outros candidatos, quando o primeiro vinha de largos meses sem competir e o segundo de uma lesão nas costas.

Mäder, que já tinha ‘sofrido’ a dor de ser apanhado no fim em La Colmiane, no Paris-Nice, ‘vingou’ hoje essa desfeita e a saída do líder Landa, após uma queda grave na quarta-feira, conseguindo a maior vitória da carreira naquela foi a primeira verdadeira chegada em alto da 104.ª edição do Giro.

A Bahrain, de resto, sempre se mostrou ativa na tentativa de formar a definitiva fuga do dia, desejosa de se mostrar, enquanto Geoffrey Bouchard (AG2R) tentou atacar a liderança da classificação da montanha da ‘corsa rosa’, que o suíço também arrebatou ao vencer o final.

Até ao fim, e à frente da luta entre os favoritos à vitória final, Mäder foi resistindo ante outros candidatos, como o italiano Dario Cataldo (Movistar), acabando por atacar a 3.200 metros da meta.

Como João Almeida em 2020, Valter também tem 22 anos e chegou à prova relativamente despercebido perante outros candidatos, mas o vencedor da Volta à Hungria de 2020 acabou por se impor e vai sair de ‘maglia rosa’ no corpo para a sétima etapa.

“É uma coisa brincar com isso de manhã, mas conseguir é outra história. Estou muito feliz, estava preparado e sabia que tinha boas pernas de trepador. Tive de me aguentar junto dos melhores e estava motivado”, explicou o novo líder da geral.

Na luta pela classificação geral, mas a final, Bernal e Evenepoel deram uma mostra de força, começando pelo bloco: se o italiano Filippo Ganna foi o ‘general’ do pelotão e fez grande parte da seleção, o compatriota Fausto Masnada, primeiro, e o luso João Almeida, depois, assumiram o fardo pela Deceuninck-QuickStep.

No final, foi Bernal o primeiro a movimentar-se, mas o vento, num dia chuvoso e com o medo de possíveis ‘abanicos’ a pairar, impediu-o de fazer diferenças para os rivais, que seguem próximos na tabela.

Entre os portugueses, Ruben Guerreiro (Education First-Nippo) é agora o melhor na geral, no 23.º posto a 3.06 minutos, depois de ser 25.º na tirada, enquanto Nelson Oliveira (Movistar) caiu do terceiro para o 37.º posto ao ser 56.º, num dia de trabalho para o espanhol Marc Soler, agora 13.º na geral.

Quanto a João Almeida, o trabalho junto do belga, agora chefe de fila da equipa, rendeu-lhe o 16.º posto na tirada e uma subida de 10 lugares para o 28.º posto, agora a 4.49 do ‘maglia rosa’.

Ainda na Deceuninck-QuickStep, o dia fica marcado por um acontecimento 'bizarro', com o belga Pieter Serry a acabar abalroado pelo carro da BikeExchange, que o deixou prostrado, mas ainda assim a postos para prosseguir a prova, mesmo que irritado e dorido.

Na sexta-feira, a sétima etapa liga Notaresco a Termoli em 181 quilómetros, com uma pequena rampa até à chegada e apenas uma contagem de montanha ao longo do dia, de quarta categoria, em Chieti.

Fonte: Lusa

“Agenda de Ciclismo”


Grande Prémio O Jogo disputa-se neste fim de semana

Por: Ana Nunes

Além do Grande Prémio O Jogo, que terá lugar nos dias 15 e 16 de maio, estarão ainda em destaque a 26ª Volta ao Concelho de Loulé Júnior e a 2ª Taça de Portugal de Downhill presented by Shimano.

A 9ª edição do Grande Prémio O Jogo, destinada a atletas das categorias Elite e sub-23, vai disputar-se de 15 a 16 maio, na zona norte de Portugal.

O pelotão português vai ter de completar três etapas durante o fim de semana. Na manhã de sábado, o percurso será de 77,9 quilómetros, com partida e chegada em Castro Daire, pelas 9h50. Na parte final desta etapa, é de assinalar o Prémio de Montanha de 1ª Categoria, após uma subida de 3,6 quilómetros. Na parte da tarde, pelas 16h20, altura em que terá lugar a segunda etapa, a distância a percorrer será de 64,1 quilómetros, em São Pedro do Sul.

No domingo, às 11h55 de dia 16 de maio, Vieira do Minho receberá a etapa mais longa, com 138,2 quilómetros, com subidas de segunda categoria em Covide e Tabuaças.

Ainda na estrada, Loulé também vai estar em destaque neste fim de semana, com a 26ª edição da Volta ao Concelho de Loulé Júnior. A primeira etapa, com 90,2 quilómetros de distância, vai levar o pelotão júnior do Ameixial até Loulé, com passagem em Quarteira e na Quinta do Lago. A partida será dada na Fonte da Seiceira, às 15h50.

No domingo, dia 16 de maio, pelas 11h50, arranca a segunda etapa da prova. Nesse dia, a tanto a partida como a chegada serão em Loulé, na Avenida Laginha Serafim. Nesta etapa, os corredores terão de percorrer 116,1 quilómetros, com algumas subidas exigentes nomeadamente na Picota e no Barranco do Velho. Neste dia, também em Loulé, estará na estrada a segunda prova da Taça de Portugal de Paraciclismo, num circuito urbano, de 3,7 quilómetros, entre as 09h30 e as 10h30.

Já no BTT teremos a 2ª Taça de Portugal de Downhill presented by Shimano, a disputar-se também nos dias 15 e 16 de maio, em Boticas, no distrito de Vila Real. Os treinos livres vão realizar-se no sábado de manhã, entre as 08h30 e as 12h30, e à tarde, entre as 17h00 e as 18h00. Os treinos oficiais vão acontecer na parte da tarde desse mesmo dia, entre as 14h00 e as 17h00. No domingo, a pista estará aberta para treinos entre as 08h00 e as 10h30, e as corridas iniciam-se pelas 11h00.

Também no domingo, durante a manhã de dia 16 de maio, Matosinhos irá receber o Encontro Inter-Regional de Escolas de BTT Zona A. A prova, com início pelas 10h00, terá lugar no Parque dos Picoutos, onde receberá as categorias de Pupilos/Benjamins, Iniciados, Infantis e, no setor feminino, juvenis e Cadetes.

 

Outras provas:

 

Estrada

 

15/05-16/05 – Grande Prémio Alto Minho (Minho)

16/05 – Clássica José Alberto Godinho (Vila Nova – Praia da Vitória)

 

BTT

 

16/05 – 2ª Prova da Taça XCO do Canal (Santa Luzia – Pico)

16/05 – 8º BTT XCO Centro de Ciclismo do Minho - Guimarães

16/05 – 1ª Taça da Madeira de XCO – Chão das Aboboreiras (Santa Cruz – Santo da Serra)

16/05 – TMBI #2 (Aldeia de Santo António – Sabugal)

 

Escolas

 

16/05 – 1º Encontro de Escolas de BTT – Chão das Aboboreiras – Prova Aberta de Iniciação (Santa Cruz – Santo da Serra)

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“GP “O Jogo” é o próximo desafio da Tavfer/Measindot/Mortágua”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Measindot-Mortágua regressa já este fim de semana à competição, com o GP O Jogo, prova que se disputa nos dias 15 e 16 de maio, 2 dias de prova com 3 etapas irão fazer a história desta corrida.

Sábado é dia de jornada dupla. A tirada da manhã tem lugar em Castro Daire numa extensão de 78 quilómetros. Duas montanhas, uma delas de 1ª categoria irão marcar as principais dificuldades desta etapa, toda ela corrida em terreno duro característico daquela região. À tarde a etapa terá lugar em São Pedro do Sul, serão 64 quilómetros com passagem pela Serra de São Macário que promete fazer diferenças.

No domingo, último dia de competição, o pelotão terá pela frente uma etapa de 140 quilómetros com partida e chegada a Vieira do Minho. Jornada relativamente fácil na sua parte inicial, mas que tem guardada para a parte final toda a emoção.

Já dentro dos 25 quilómetros finais estão localizadas as subidas ao Alto de Covide e Tabuaças, estando a última delas situada a apenas 6 quilómetros da linha de meta. Traçado muito exigente que promete ação e muito espetáculo.


Após a Volta ao Algarve, é importante refrescar a equipa e colocar em competição alguns ciclistas que não estiveram tão ativos até agora. O nosso alinhamento será composto por 7 ciclistas e são de salientar os regressos de Rui Carvalho, Ash Coning, Francisco Morais e Ángel Sanchez à competição, que serão acompanhados por Joaquim Silva, Pedro Paulinho e Gaspar Gonçalves.

Xavier Silva, diretor adjunto da equipa, admite que “Após um início de temporada muito bem conseguido, encaramos esta prova com objetivos bem definidos de disputar a Classificação Geral final. É importante nesta fase e após um longo período competitivo fazer uma boa gestão da equipa e tendo um plantel de 11 ciclistas torna-se mais fácil essa gestão. A equipa está motivada e vamos procurar de novo estar na discussão desta prova.”

Fonte: Tavfer/Measindot/Mortágua

“Giro: Mikel Landa tem alta hospitalar e regressa a casa para ser operado”


Por: SIF // AMG

O ciclista espanhol Mikel Landa (Bahrain Victorious) recebeu hoje alta do Hospital de Riccione, onde ficou em observação após uma queda que o levou a abandonar a Volta a Itália, para regressar a Espanha para ser operado.

O médico Daniele Zaccaria explicou que Landa, que liderava a Bahrain antes de ter sofrido uma queda violenta na quinta etapa, na quarta-feira, fez novos exames que voltaram negativos, pelo que embarcou num voo de regresso a casa.

Na quarta-feira à noite, a equipa deu conta de uma fratura na clavícula esquerda e de várias costelas, e é à primeira das fraturas que será operado, após um voo privado de Rimini para Vitoria, na região do País Basco.

O basco, um dos ciclistas de ‘culto’ do pelotão atual, que foi terceiro no Giro em 2015 e quarto em 2019, será operado em Madrid e, “depois da cirurgia, começará todo o tratamento necessário para uma rápida e segura recuperação”, garantiu Zaccaria.

Na quarta-feira, além de Mikel Landa, um dos grandes favoritos à vitória final, também o russo Pavel Sivakov (INEOS), outro dos nomes fortes desta Volta a Itália, desistiu na sequência de uma das quedas na aproximação a Cattolica.

Esta manhã, foi a vez de o líder da montanha, o norte-americano Joe Dombrowski (UAE Emirates), que caiu com Landa, abandonar, após ser-lhe detetada uma concussão cerebral.

Hoje, a sexta etapa ligou Grotte di Frasassi a Ascoli Piceno em 160 quilómetros, com chegada em alto e traçado acidentado, antevendo-se mais mexidas nos primeiros postos da classificação geral, liderada pelo italiano Alessandro de Marchi (Israel Start-Up Nation) e na qual Nelson Oliveira é terceiro, a 48 segundos.

Por: Lusa

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com