terça-feira, 9 de junho de 2020

“União Ciclista Internacional apela ao fim da discriminação racial”


Organismo lamenta morte do afro-americano George Floyd
Por: Lusa
Foto: EPA
A União Ciclista Internacional (UCI) reiterou esta terça-feira, em comunicado, o compromisso da modalidade com a diversidade e apelou ao fim da discriminação racial, lamentando a morte do afro-americano George Floyd, durante uma operação policial.
"O ciclismo é uma atividade universal e devemos continuar o nosso compromisso de que este seja acessível a todos e em todas as latitudes", refere a UCI, em comunicado.
O organismo lembra que o respeito pela diversidade racial está consagrado nos seus estatutos e apela à responsabilidade de todos para evitar incidentes como o que provocou a morte de George Floyd, em 25 de maio, em Minneapolis, nos Estados Unidos, depois de um polícia branco lhe ter pressionado o pescoço com um joelho durante cerca de oito minutos numa operação de detenção.
"O nosso código de ética foi atualizado nos últimos anos e todos os que estão sujeitos a ele não podem atentar contra a dignidade humana dos outros devido à cor da pela, raça, religião, estatuto social ou orientação sexual", indica o comunicado.
Desde a divulgação das imagens da morte de George Floyd nas redes sociais, têm-se sucedido os protestos contra a violência policial e o racismo em dezenas de cidades norte-americanas, algumas das quais foram palco de atos de pilhagem.
Fonte: Record on-line

“GIRA continua a ser gira”


Por: Maria Teresa Loureiro
No final do mês de março, em plena pandemia de COVID-19, e no seguimento das medidas impostas pelo Governo, decorrentes do Estado de Emergência, que implicaram o encerramento de todos os restaurantes no atendimento público, a EMEL decidiu permitir, excecionalmente, a utilização da GIRA para serviços de entrega ao domicílio de refeições confecionadas, com a intenção de facilitar a permanência das pessoas nas suas casas e manter o acesso às cadeias logísticas de alimentação a quem tinha menos mobilidade e autonomia.
Uma vez que em maio entrámos em período de desconfinamento (no dia 18 de maio foi permitida a abertura de restaurantes, cafés, pastelarias e esplanadas), e que a cidade de Lisboa tem vindo a regressar gradualmente à normalidade do seu dia-a-dia, a EMEL considera ser  chegada a altura de lembrar que a medida referida teve um caráter excecional, aplicável apenas durante o período do Estado de Emergência, e que neste momento se encontram vigentes os “Termos e Condições de Utilização da GIRA”, que no seu ponto 4, alínea v) deixam bem claro que:
O Utilizador não pode utilizar o Serviço Gira, e o equipamento associado, para fins lucrativos, comerciais e de publicidade e para fins não permitidos, ilegais ou ofensivos da ordem pública
ou dos bons costumes, nomeadamente, que prejudiquem direta ou indiretamente a EMEL e/ou os seus colaboradores.
Tendo verificado o continuado uso abusivo das GIRA para fins considerados comerciais, que põe em risco a função para que o serviço de bicicletas partilhadas de Lisboa foi criado, e que tem originado queixas diárias por parte dos utilizadores e utilizadoras, a EMEL tem vindo a reforçar a sensibilização das empresas de entregas de refeições ao domicílio, alertando-as para a irregularidade desta situação, e vai desenvolver uma ação concertada com a Polícia Municipal, a partir da próxima segunda-feira (15 de junho), por forma a controlar utilizações indevidas.
Enquanto responsável pela gestão, operação e manutenção da Rede de Bicicletas Partilhadas, a EMEL acredita que a GIRA é cada vez mais uma peça essencial de acessibilidade e mobilidade em Lisboa, cumprindo cada vez mais a sua função como facilitadora das deslocações utilitárias (emprego/universidade – casa), devendo, por isso, a sua utilização ser respeitada e salvaguardada por todos e todas nós, para o bem de todos e todas nós.
Fonte: EMEL

“A Comunidade de Madrid financiará a compra de bicicletas elétricas”


A Comunidade de Madrid concederá aos moradores de Madrid 50% do preço da compra de scooters, bicicletas, ciclomotores e motocicletas elétricas que aliviam o uso de carros e transportes públicos e estão integrados à mobilidade complexa da cidade. O valor máximo desse bônus será de até 150 euros para scooters, até 500 euros para bicicletas, até 600 para ciclomotores e até 750 para motocicletas. O governo regional destinará 2,5 milhões de euros a essa linha de ajuda, que será expandida para outros três milhões em 2021.
Isso foi indicado nesta quinta-feira na sessão plenária da Assembleia pelo Ministro do Meio Ambiente, Planejamento Espacial e Sustentabilidade, Paloma Martín, que destacou "o compromisso determinado deste governo com a mobilidade de zero emissões". É também uma das medidas de reativação após a crise do coronavírus anunciada pelo governo regional que busca incentivar a compra de outros veículos elétricos. Tudo será detalhado em uma ordem que será publicada em cerca de dois meses.
Fonte: Tradesport

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com