quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

“Egan Bernal após o grave e duro acidente, surge o milagre e volta a andar”


Por: José Morais

Rodava a mais de sessenta quilómetros hora, quando Egan Bernal chocou violentamente na traseira de um autocarro quando treinava com a sua equipa, dezoito dias depois do acidente, o ciclista colombiano da Ineos começou a andar sem apoio, sem qual quer ajuda, apenas sozinho, mostrou o mesmo num vídeo publicado no Twitter do @Noticiclismo1.

Ao longo de duas semanas com imensas incertezas, e depois de ter sido sujeito a diversas cirurgias, 72 horas após ter alta do hospital para iniciar a sua reabilitação no ambulatório, Egan Bernal dá os primeiros passos sozinho.

No relatório médico divulgado, o mesmo mencionava que Egan Bernal não tinha complicações, com todos os seus ferimentos a estarem estáveis, com uma cirilização excelente, com o ciclista o campeão do Tour de França de 2019, a relembrar nas suas redes sociais que teve cerca de vinte ossos fraturados, e que quase perdia a vida no grave acidente, mas tudo se irá recompor.

“Gaviria vence etapa inaugural e é o primeiro líder da Volta a Omã”


Rui Costa é quinto, após bonificar

 

Por: Lusa

Foto: UAE Team Emirates

O colombiano Fernando Gaviria (UAE Emirates) venceu esta quinta-feira ao 'sprint' a primeira etapa da Volta a Omã, liderando a geral, na qual Rui Costa (UAE Emirates) é quinto, após bonificar.

Gaviria, de 27 anos, triunfou nos 138 quilómetros entre Al Rustaq e a capital Muscat, ao cabo de 3:17.04 horas, à frente do britânico Mark Cavendish (QuickStep-Alpha Vinyl), segundo, e do australiano Kaden Groves (BikeExchange-Jayco), terceiro.

Rui Costa cortou a meta no 31.º posto, com o mesmo tempo do colega de equipa e vencedor, mas é quinto da geral, a nove segundos do líder, após bonificar um segundo num 'sprint' intermédio.

O português já foi segundo na geral final desta prova, em 2017, e vem de um terceiro lugar na Volta à Arábia Saudita, já esta época.

Gaviria lidera com dois segundos de vantagem para Cavendish, com o espanhol Peio Goikoetxea (Euskaltel-Euskadi) no terceiro posto, a quatro, após ter entrado na fuga do dia.

Na sexta-feira, a segunda de seis etapas da 11.ª edição liga o Parque Naseem a Sohar Corniche, junto à praia, em 176,5 quilómetros planos.

Fonte: Record on-line

“Ciclista italiano Filippo Ganna vence prólogo da Volta à Provença”


Por: SIF // PFO

O italiano Filippo Ganna (INEOS) venceu hoje o prólogo da sétima edição da Volta à Provença em bicicleta, ao concluir em 8.04 minutos os 7,1 quilómetros do traçado, em Berre-l’Étang, França.

O bicampeão mundial de contrarrelógio, de 25 anos, impôs-se a toda a concorrência nos primeiros metros da corrida, que dura até domingo, e foi o único a fazer o pequeno ‘crono’ a uma velocidade média superior a 52 quilómetros por hora.

O italiano acabou com 12 segundos de vantagem para o segundo classificado, um colega de equipa, no caso o britânico Ethan Hayter, com o sueco Tobias Ludvigsson (Groupama-FDJ) em terceiro, a 13.

Na sexta-feira, 151,8 quilómetros de traçado plano ligam Istres a Les Saintes-Maries-de-la-Mer, na primeira etapa.

Fonte: Lusa

“Alejandro Valverde falha 'despedida' da Volta a Múrcia”


Devido aos receios da Movistar quanto à Covid-19

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O espanhol Alejandro Valverde da Movistar vai falhar a Volta a Múrcia, no sábado, devido aos receios da equipa quanto à, covid-19, apartando o veterano da corrida na sua terra natal em ano de despedida.

A decisão esta quarta-feira anunciada pela telefónica prende-se com os vários casos positivos, inclusive na própria equipa, no pelotão da Volta à Comunidade Valenciana, na última semana, na qual 'Bala' foi quinto classificado na geral final, medida tomada por precaução.

O veterano de 41 anos seria certamente aclamado na terra natal quando corre o último ano antes da retirada, falhando a despedida da 'sua' corrida, que venceu cinco vezes (2004, 2007, 2008, 2014 e 2017), um recorde da prova.

"Tenho muita pena de não poder despedir-me como é devido da corrida Natal, mas toda a precaução é pouca nestes tempos. Muita sorte aos meus companheiros da Movistar", escreveu na rede social Twitter.

Nesta época de despedida, de resto, Valverde já venceu, no caso o Troféu Pollença - Port d'Andratx, prova do Challenge de Mallorca, cujas corridas fechou sempre dentro do top 10.

Entre os planos para 2022 está a Volta a Espanha, corrida que venceu em 2009, no fim esperado de uma carreira profissional que começou há 20 anos e que conta com mais de 130 vitórias.

Fonte: Record on-line

“Tudo à volta da EMTB 2022, a contagem regressiva está a dar”


Inscrições abertas a 15 de fevereiro

 

Fonte: Elisa Boffelli

Aproxima-se rapidamente a primeira edição do All Around eMTB. O evento verá os e-bikers de todo o mundo reunirem-se em Valle d'Aosta entre 5 e 9 de julho de 2022. O desafio de quatro dias através de 200 quilómetros de vales alpinos e passes terá como pedra angular uma fantástica combinação de natureza espetacular, competição e convívio. 


Boas notícias para todos os que mal podem esperar para começar: as inscrições abrem a 15 de fevereiro!

É um encontro! As inscrições para a edição inaugural do All Around eMTB abrem a 15 de fevereiro de 2022, oferecendo aos fãs a oportunidade de se inscreverem para o que promete ser um evento de convívio alimentado por adrenalina e convívio especificamente para as bicicletas e-mountain. 

Agendado para ter lugar entre 5 e 9 de julho de 2022, o All Around eMTB está espalhado por quatro etapas que se estendem por quatro deslumbrantes localidades no Val d'Aosta.

A rota circular de 200 quilómetros começa e termina em Cogne com paragens noturnas em Gressoney, Antey-Saint-André e Valpelline. Os concorrentes têm a opção de enfrentar as duas últimas etapas apenas na versão curta de 100 km. O que torna este evento tão especial, no entanto, é o facto de os e-bikers estarem constantemente rodeados pelos picos mais icónicos dos Alpes.


O percurso foi especificamente concebido para garantir que haja uma colina de mais de 2.700 metros em cada um dos dias com vistas espetaculares dos épicos picos Valle d'Aosta de 4.000 metros, desde Gran Paradiso a Monte Rosa, o Matterhorn e o Monte Branco. O percurso da prova inclui troços técnicos com distâncias diárias de cerca de 50 quilómetros e um ganho médio de elevação de 2.000 metros D+.

Mas o centro nervoso de todo o evento será a vila All Around Camp com uma enorme tenda de lona para os refrescos do Après Course com comida e cerveja típicas Val d'Aosta, além de assistência mecânica no final de cada etapa.   e ouvir o briefing diário. 

 

Formato da Corrida

 

Um evento de e-mountain-bike apenas no calendário da Federação Nacional de Ciclismo Italiana, o All Around eMTB slots perfeitamente na categoria maratona do setor enduro. Cada etapa vê todos os concorrentes alinharem-se no início para o off. Depois, no ponto intermédio do percurso, o relógio para e há uma paragem obrigatória num refúgio de montanha para dar aos concorrentes a oportunidade de obter alguns refrescos, descansar e carregar as suas bicicletas.


Cada e-motociclista deve iniciar a segunda metade da etapa o mais tardar uma hora e o mais tardar duas horas após o início da sua paragem.  Todos os participantes devem assegurar que dispõem do equipamento e kit necessários para pedalar em segurança no ambiente alpino de alta altitude e lidar com condições climáticas variáveis.  

Devem ser completamente autossuficientes também em termos de gestão das suas reservas de bateria, vestuário e hidratação. Devem também poder efetuar pequenas reparações na sua bicicleta, que também devem tratar com os cuidados necessários para garantir que podem completar com segurança as quatro fases.

Por último, todos os concorrentes do All Around eMTB devem poder utilizar o rastreio de GPS, uma vez que a rota só será marcada fisicamente em pontos específicos. 

Para mais informações: www.allaround-emtb.com

Fonte: Organização

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com