quinta-feira, 4 de abril de 2024

“O pensamento do dia…”

 



“Jonas Vingegaard com clavícula e várias costelas fraturadas”


Bicampeão do Tour vai permanecer no hospital por precaução, o momento da queda assustadora que envolveu vários ciclistas na Volta ao País Basco

 

Por: Lusa

O ciclista dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma Lease a Bike) fraturou esta quinta-feira a clavícula e várias costelas na violenta queda sofrida na Volta ao País Basco, revelou a sua equipa, confirmando que o bicampeão do Tour permanece hospitalizado por precaução.

"Foi uma queda feia na quarta etapa da Volta ao País Basco, mas, felizmente, ele [Jonas Vingegaard] está estável e consciente. Os exames feitos no hospital revelaram que tem a clavícula partida e várias costelas fraturadas. Vai permanecer no hospital por precaução", lê-se no sítio oficial da equipa dos Países Baixos na Internet.

Vingegaard, vencedor da Volta a França em 2022 e 2023, caiu, juntamente com mais de uma dezena de corredores, a cerca de 30 quilómetros da meta, tendo sido colocado em posição de segurança lateral pelos serviços de emergência, antes de ser retirado numa maca com assistência respiratória e um colar cervical.

"Estes são os aspetos menos bons do nosso maravilhoso desporto. Jonas, de certeza que vais voltar mais forte. Vamos estar ao teu lado durante a tua recuperação. A tua equipa", escreveu a Visma Lease a Bike, na sua página na rede social Instagram.

A queda ocorreu numa descida e envolveu mais de uma dezena de corredores, com a organização a neutralizar a etapa, com muitas ambulâncias no local a assistirem os ciclistas.

Primoz Roglic (BORA-hansgrohe), que liderava a corrida, Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) e Jay Vine (UAE Emirates) também estiveram envolvidos na queda, acabando por abandonar.

Fonte: Record on-line

“Louis Meintjes vence etapa no País Basco em dia marcado por queda grave”


Ciclista sul africano chegou isolado à meta e conquistou a prova marcada pelo acidente de alguns dos principais favoritos, como Jonas Vingegaard, Primoz Roglic e Remco Evenepoel

 

Por: Lusa

Foto: LUSA_EPA

O sul-africano Louis Meintjes (Intermarché-Wanty) venceu esta quinta-feira a quarta etapa da Volta ao País Basco em bicicleta, num dia marcado por uma grave queda que afetou alguns dos principais favoritos, como Jonas Vingegaard, Primoz Roglic e Remco Evenepoel.

A queda ocorreu durante uma descida a cerca de 30 quilómetros da meta e envolveu mais de uma dezena de corredores, com a organização a neutralizar a corrida, para ser dada assistência aos ciclistas, com várias ambulâncias no local.

Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike), vencedor da Volta a França em 2022 e 2023, foi um dos afetados e abandonou o local numa ambulância em direção ao hospital, com a equipa a revelar que o dinamarquês estava consciente.

Também o esloveno Roglic (BORA-hansgrohe), que liderava a geral, e o belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), que seguia em segundo, estiveram envolvidos na queda e abandonaram a corrida, tal como Jay Vine (UAE Emirates), que também foi transportado de ambulância ao hospital.

A corrida acabou, depois, por ser retomada de forma atípica, apenas para que os seis ciclistas que estavam em fuga disputassem o triunfo, permanecendo neutralizada para o resto do pelotão, com os tempos a não serem contabilizados.

Neste grupo, Louis Meintjes chegou isolado à meta e conquistou o triunfo, com Reuben Thompson (Groupama-FDJ) a ser segundo e Karel Vacek (Burgos) em terceiro.

Na geral, o dinamarquês Mattias Skjelmose (Lidl Trek) herdou a liderança da classificação geral, com quatro segundos de vantagem sobre o espanhol Juan Ayuso (UAE Emirates). O português Nelson Oliveira (Movistar) subiu ao nono posto, a 18 segundos do líder.

Na sexta-feira, a quinta etapa vai ligar Vitoria-Gasteiz a Amorebieta-Etxano, ao longo de 175,9 quilómetros, num dia com três contagens de montanha, uma de primeira categoria e duas de terceira.

Fonte: Record on-line

“Mathias Bregnhoj é o melhor da Sabgal-Anicolor nas Ardenas”


Ciclista dinamarquês foi o primeiro corredor da equipa portuguesa a completar os 165,1 quilómetros da tirada inicial da prova francesa

 

Por: Lusa

Foto: Mathias Bregnhøj/Instagram

O dinamarquês Mathias Bregnhoj terminou esta quinta-feira no 26.º lugar a primeira etapa do Circuito das Ardenas, que o atual ciclista da Sabgal-Anicolor venceu em 2023, com o mesmo tempo do primeiro classificado, o norueguês André Drege (Coop-Repsol).

Mathias Bregnhoj foi o primeiro corredor da equipa portuguesa a completar os 165,1 quilómetros da tirada inicial da prova francesa, entre Juniville e Asfeld, nas mesmas 03:51.42 horas de Drege, que se impôs ao sprint ao gaulês Paul Magnier (Soudal Quick-Step) e ao britânico Matthew Brennan (Visma-Lease a Bike), segundo e terceiro classificados, respetivamente.

O também dinamarquês Julius Johansen foi o segundo representante da Sabgal-Anicolor a cruzar a meta, também com o mesmo tempo dos primeiros, à frente de André Carvalho, o primeiro português, 68.º, a 07.48 minutos.

Na classificação geral, Bregnhoj, que defende o título do ano passado, então ao serviço da Leopard, segue no 29.º posto, e Johansen no 34.º, ambos a 12 segundos de Drege, que detém uma vantagem de três segundos para Magnier e oito para Brennan.

André Carvalho ocupa o 68.º lugar, a oito minutos do líder.

Na sexta-feira, o pelotão da 50.ª edição do Circuito das Ardenas enfrenta os 167,6 quilómetros da segunda e antepenúltima etapa, entre Auvillers-les-Forges e Hardoncelle, numa viagem com seis contagens para o prémio de montanha, três das quais de segunda categoria, com a última coincidente com a meta.

Fonte: Record on-line

“Sandro Araújo é candidato à presidência da Federação Portuguesa de Ciclismo”


Sandro Araújo é o atual vice-presidente do organismo e diz pretender que seja uma "transição serena, construtiva e inspiradora em relação àquilo que foram os mandatos anteriores liderados por Delmino Pereira”, com quem teve “a honra” de poder trabalhar e aprender muito

 

Por: Lusa

Foto: © Edoardo Melchiori

Sandro Araújo vai candidatar-se à presidência da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), com o atual vice-presidente do organismo a propor um projeto assente em quatro princípios e com “abertura de espírito para encontrar as soluções certas” para a modalidade.

“Vamos avançar com uma candidatura à FPC para o ciclo 2024-2028. Este é um projeto que vai assentar numa equipa, mais do que em personalidades, e num trabalho coletivo. O que vamos apresentar é, com certeza, um projeto também ele coletivo”, começou por revelar à agência Lusa.

Sem adiantar ainda os nomes que o acompanham serão relevados “ao longo do mês de abril”, Sandro Araújo disse estar “a dar a cara por um projeto que se pretende que seja uma transição serena, construtiva e inspiradora em relação àquilo que foram os mandatos anteriores liderados por Delmino Pereira”, com quem teve “a honra” de poder trabalhar e aprender muito.

“É um projeto que tem uma perspetiva crítica em relação a muitas das coisas que precisam de ser reavaliadas, e também com abertura de espírito para encontrar as soluções certas não apenas para os velhos problemas, mas também para os novos desafios que seguramente o ciclismo vai ter”, pontuou.

Araújo decidiu avançar com uma candidatura à presidência do organismo no qual atualmente ocupa uma das vice-presidências por perspetivar “um próximo ciclo extremamente desafiante, do ponto de vista do financiamento, da atratividade da modalidade, da capacidade de competir com outras modalidades na atratividade dos mais jovens, mas também de recursos”.

“Os recursos são limitados e a FPC não tem fontes de financiamento que permitam trabalhar todas as áreas com igual prioridade, mas há áreas que precisam de ser mais reforçadas. Por exemplo, a nível do BMX, uma vertente olímpica na qual é conveniente reforçar a aposta, mas também do ponto de vista daquilo que é a renovação e capacitação dos nossos clubes, dos nossos agentes desportivos”, enumerou.

O também vice-presidente do Comité Paralímpico de Portugal considera que o ciclismo apresenta “um manancial de oportunidades” ao nível do trabalho a fazer com parceiros institucionais da FPC, potenciando a ligação “a áreas como economia, turismo, mobilidade, saúde, ambiente”.

Sandro Araújo mostrou-se confiante de ter um projeto, “assente na procura por um ciclismo dignificante, eclético e popular”, e uma equipa que podem dar à modalidade aquilo que merece, com a sua candidatura a ter quatro princípios essenciais: a ambição, a inclusão, a ética e a excelência.

“Só vamos ser mais competitivos com ambição de sermos os primeiros. No desporto, não se garantem resultados, mas podemos garantir o esforço e trabalho necessário para os atingir. O segundo princípio é a inclusão, não só do ponto de vista da prática, porque o ciclismo é muito diversificado e aí reside boa parte da sua riqueza, com um conjunto de vertentes que conseguiu atrair para si e devem ser apoiadas, mas mesmo outras vertentes, como, por exemplo, o ciclismo eletrónico, [que] já mostram que o futuro também pode trazer novas formas de ciclismo em relação às quais a FPC tem de ter capacidade de ser inclusiva. O BMX e o freestyle são duas delas”, apontou.

A FPC tem de “garantir que a modalidade é totalmente inclusiva” também ao nível de praticantes, abrindo o leque a mais jovens e mais velhos, pessoas com deficiência, “mas sobretudo às mulheres”, defendeu.

“Temos cerca de 7% de filiadas, e uma modalidade que se pretende solidamente posicionada para o futuro tem de encontrar soluções para atrair mais mulheres ao desporto, e não apenas ao nível da prática, também no dirigismo, treino, comissários, o ecossistema federado”, acrescentou

 

A ética é o terceiro princípio, e o quarto é a excelência, indicou ainda

 

“Toda a ação plasmada no programa enquadra-se sob esta bitola da excelência. Temos de trabalhar para ser uma modalidade que seja um exemplo […] que inspire e uma referência, não apenas para podermos potenciar o que o ciclismo pode ser, mas também para, juntamente com outros parceiros do desporto em Portugal, fazer parte de uma onda de renovação que permita colocar o desporto onde merece estar”, indicou.

Questionado pela agência Lusa sobre os problemas que o ciclismo de estrada português enfrenta, após ter sido ‘salpicado’ por escândalos de dopagem em anos recentes, Araújo reconheceu que a modalidade, por ser considerada de risco, tem de ser ainda mais intransigente “em relação ao que possa pôr em causa a sua credibilidade”.

“As práticas que têm ocorrido são obviamente negativas. […] O ciclismo é a modalidade atualmente que tem um nível de controlo maior. É uma modalidade que está na vanguarda. O que eu pretendo é garantir que se mantém na vanguarda [do combate antidopagem] e continua com tolerância zero nestas questões. Porque se não temos o risco de não atrair os mais jovens e toda esta pirâmide fica posta em causa”, concluiu.

Fonte: Sapo on-line

“Ciclista da BORA sofre "várias lesões" em atropelamento durante treino”


Lennard Kämna foi hospitalizado e encontra-se "estável, acordado, a responder a estímulos e capaz de comunicar"

 

Por: Record”

Foto: BORA - hansgrohe

A BORA - hansgrohe revelou, através de um comunicado no site oficial, que o ciclista alemão Lennard Kämna foi esta quinta-feira atropelado num acidente de trânsito durante um treino em Tenerife e que, apesar do susto e de ter sofrido "várias lesões", está livre de perigo.

"De acordo com as primeiras descobertas, o condutor de um outro veículo virou à esquerda para a faixa onde estava Kämna e chocou com ele. Na altura, ele [Kämna] estava com outro grupo, que estava acompanhado pelos treinadores. Nenhum outro ciclista esteve envolvido no acidente", pode ler-se na nota da BORA.

"Lennard Kämna esteve envolvido num acidente de trânsito que ocorreu durante um treino em Tenerife. Está em condição estável, acordado, a responder a estímulos e capaz de comunicar. Sofreu várias lesões. Estão a cuidar muito bem dele no hospital de Tenerife e será monitorizado na unidade de cuidados intensivos ao longo dos próximos dias. A sua família e a equipa estão com ele.

De acordo com as primeiras descobertas relacionadas com o acidente, o condutor de um outro veículo virou à esquerda para a faixa onde estava Kämna e chocou com ele. Na altura, ele estava com outro grupo, que estava acompanhado pelos treinadores. Nenhum outro ciclista esteve envolvido.

Ralph Denk, team manager da BORA - hansgrohe: "Estamos aliviados por saber que o Lennard está estável depois deste acidente sério e que, dentro das circunstâncias, se encontra bem. Toda a equipa sente muito por ele e desejamos-lhe uma rápida recuperação. Vamos continuar a fazer tudo o que seja necessário para termos a certeza que recupera totalmente. Essa é a única coisa que importa neste momento, o resto pode esperar".

Fonte: Record on-line

“Queda grave na Volta ao País Basco arruma com três candidatos: Vingegaard saiu de maca para o hospital com um colar cervical”


Evenepoel, com queixas na zona da clavícula, e Roglic foram levados para o hospital para exames

 

Uma queda muito feita envolvendo vários ciclistas marcou a quarta etapa da Volta ao País Basco em bicicleta. Primoz Roglic, Remco Evenepoel e Jonas Vingegaard, três dos favoritos a vencer a prova espanhola estiveram envolvidos na queda, tendo ficado com mazelas.

A queda ocorreu durante uma descida a pouco mais de 30 quilómetros da meta e envolveu mais de uma dezena de corredores.

Roglic ainda conseguiu levantar-se sozinho, apesar de combalido. Em pior estado ficou Jonas Vingegaard: o dinamarquês caiu quando ia a grande velocidade, ficou vários minutos no chão a ser imobilizado.

De acordo com as imagens televisivas, Vingegaard (Visma-Lease a Bike), duas vezes vencedor da Volta a França, foi colocado em posição de segurança lateral pelos serviços de emergência, antes de ser retirado numa maca com assistência respiratória e um colar cervical.

A sua equipa emitiu uma nota a dar conta que o dinamarquês está consciente e a falar. A sua situação será atualizada mais logo.

Evenepoel (Soudal Quick-Step), com queixas na zona da clavícula, e Roglic (BORA-hansgrohe), atual líder da geral, estavam de pé, muito maltratados.

A Visma-Lease a Bike e a Soudal Quick-Step confirmaram, nas redes sociais, os abandonos dos ciclistas Evenepoel e Jonas Vingegaard enquanto Roglic entrou no carro da equipa na zona onde ocorreu a queda.

Na queda estiveram envolvidos outros ciclistas como Markel Beloki, Sean Quinn ou Natnael Tesfatsion.

De acordo com as imagens televisivas, Vingegaard (Visma-Lease a Bike), duas vezes vencedor da Volta a França, foi colocado em posição de segurança lateral pelos serviços de emergência, antes de ser retirado numa maca com assistência respiratória e um colar cervical.

Fonte: Sapo on-line

“Sabgal / Anicolor Mathias Bregnhøj termina em 26.º lugar a 1.ª Etapa do Circuit des Ardennes”


Mathias Bregnhøj, corredor da Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor, terminou a 1.ª Etapa do Circuit des Ardennes em 26.º lugar, com o mesmo tempo de André Drege (Team Coop-Repsol), que ganhou a tirada de hoje. Vencedor da prova gaulesa em 2023, o dinamarquês conseguiu terminar no grupo da frente, o que faz com que se mantenha na luta para renovar o título. Após as bonificações, ocupa o 29.º lugar da Geral, com Julius Johansen logo a seguir, em 34.º lugar, sendo o balanço deste primeiro dia muito positivo para a estrutura que tem sede em Águeda. 

Algum frio e chuva marcaram a etapa inaugural da 49.ª edição do Circuit des Ardennes, que começou com uma ligação de 165,1 km entre Juniville e Asfeld. A equipa foi-se mantendo bem colocada para evitar quedas e formou-se uma fuga inicial, que não deu frutos. Só depois dos 70 km o pelotão partiu, em virtude do vento forte lateral, dividindo-se em duas partes principais. Mathias Bregnhøj e Julius Johansen, com o apoio da equipa, conseguiram entrar no grupo da frente, onde seguiram até à meta. 

Este grupo, com 37 unidades, conseguiu uma vantagem superior a 5 minutos para o pelotão. A chegada seria discutida ao sprint, onde Mathias Bregnhøj foi o 26.º classificado e Julius Johansen 34.º, ambos com o mesmo tempo do vencedor, garantindo a manutenção na disputa da corrida. Após as bonificações, na Geral estão classificados em 29.º e 34.º, respetivamente. 


“Estou muito feliz com a etapa desta quinta-feira. Hoje é o tipo de etapa em que não ganhamos a corrida, mas corremos o risco de perder tudo. Por isso, ter ficado no primeiro grupo, após a divisão que houve quando apanhámos o vento cruzado, é o resultado perfeito para hoje. Toda a equipa teve um papel importante nos primeiros 70 km da corrida, antes de acontecer a divisão e estou confiante que podemos fazer um resultado muito bom nesta prova, se corrermos de forma inteligente”, adiantou Mathias Bregnhøj. 

Já Paulo Figueiredo, que está no terreno a exercer as funções de diretor desportivo adjunto da Sabgal / Anicolor, disse que “foi um bom dia para a nossa equipa, porque conseguimos o objetivo de colocar Mathias Bregnhøj na frente, numa etapa complicada, onde as quedas e o vento foram um fator decisivo no desenrolar da corrida. A nossa equipa esteve sempre bem colocada na frente e na altura em que o vento fez a diferença, conseguimos colocar o nosso homem da Geral, Mathias Bregnhøj, e também Julius Johansen, num reduzido grupo de pouco mais de 30 unidades e que iria discutir o sprint final. Numa etapa perigosa como era a de hoje, penso que estivemos bem e continuamos na luta, agora com um leque mais reduzido de possíveis candidatos, onde temos dois homens”. 


Amanhã vai disputar-se a 2.ª Etapa, com partida em Auvillers-des-Forges rumo a Hardoncelle, num total de 167,7 km. Pelo caminho há dois sprints bonificados e um terreno mais ondulado, onde a chegada será na Côte de Hardoncelle, uma contagem de 2.ª categoria, com 1,7 km a 5,9% de inclinação. 

 

CLASSIFICAÇÕES: 

49.º CIRCUIT DES ARDENNES 

1.ª ETAPA: Juniville – Asfeld» 165,1 km 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 1.ª ETAPA

 

1.º André Drege (Team Coop-Repsol), 03h51m41s 

2.º Raul Magnier (Soudal - Quick-Step Devo Team), mt 

3.º Matthew Brennan (Team Visma-Lease a Bike Development), mt 

26.º Mathias Bregnhøj (Sabgal / Anicolor), mt 

34.º Julius Johansen (Sabgal / Anicolor), mt 

68.º André Carvalho (Sabgal / Anicolor), a 07m49s 

72.º Guillermo García (Sabgal / Anicolor), a 10m16s 

93.º Oliver Rees (Sabgal / Anicolor), mt 

127.º José Sousa (Sabgal / Anicolor), a 16m21s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 1.ª Etapa) 

 

1.º André Drege (Team Coop-Repsol), 03h51m41s 

2.º Raul Magnier (Soudal - Quick-Step Devo Team), mt 

3.º Matthew Brennan (Team Visma-Lease a Bike Development), mt 

29.º Mathias Bregnhøj (Sabgal / Anicolor), mt 

34.º Julius Johansen (Sabgal / Anicolor), mt 

68.º André Carvalho (Sabgal / Anicolor), a 07m49s 

72.º Guillermo García (Sabgal / Anicolor), a 10m16s 

93.º Oliver Rees (Sabgal / Anicolor), mt 

127.º José Sousa (Sabgal / Anicolor), a 16m21s 

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“15.ª edição das 24 Horas de Ciclismo de Škoda”


Pierre Rolland, titular da corrida

 

Nos dias 24 e 25 de agosto, terá lugar a 15.ª edição das 24 Horas de Ciclismo de Škoda, no prestigiado Circuito Bugatti, em Le Mans, França. Vindos de toda a França e do estrangeiro, mais de 3000 participantes, desde competidores experientes a entusiastas do ciclismo, enfrentarão a famigerada corcunda Dunlop para desafiar o relógio.

Pierre Rolland, ciclista profissional de 2007 a 2022, vai baixar a bandeira francesa para iniciar a prova. Ao longo da sua carreira, o francês competiu em 13 Tours de France, 4 Tours de Espanha e 2 Tours de Itália. O seu historial inclui várias vitórias em etapas, incluindo o Alpe de Huez em 2011, o que não acontecia há 25 anos para um ciclista francês. Nesse mesmo ano, vestiu a camisola branca de melhor jovem piloto do Tour. Desde janeiro de 2023, Pierre Rolland é consultor do canal de TV francês «L'Equipe».

Competindo em equipas de 2, 4, 6, 8, ou mesmo como pilotos individuais, os concorrentes receberão este ano uma medalha de «finisher». Para dar seguimento aos troféus atribuídos aos vencedores, esta recompensa Made in France será também feita em madeira, e atestará o desempenho de cada indivíduo.

Outra novidade é que, para acompanhar o suporte técnico prestado pela Mondovélo/Shimano e pela equipe de podólogos, os fisioterapeutas cuidarão bem dos competidores entre os revezamentos. A marca suíça Compex vai reforçar este sistema com produtos de eletroestimulação e automassagem, bem como botas de pressoterapia.

Faltam 5 meses para se preparar e chegar em boa forma no Circuito Bugatti!

Mais informações em: https://www.24heuresvelo.fr/en/

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com