terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“Brandon McNulty vence 2.ª etapa da Volta aos Emirados Árabes Unidos”


Norte-americano conquistou contrarrelógio e assumiu liderança da prova

 

Por: Lusa

O norte-americano Brandon McNulty (UAE Emirates) venceu esta terça-feira a segunda etapa da volta aos Emirados Árabes Unidos, assumindo após este contrarrelógio a liderança da prova, na qual o seu colega de equipa Ivo Oliveira foi 24.º.

Al Hudayriyat foi o início e fim de uma prova a solo de 12,1 quilómetros que McNulty concluiu em 13,27 minutos, dois segundos mais rápido do que o australiano Jay Vine e quatro do que o dinamarquês Mikkel Bjerg, ambos da sua formação.

Ivo Oliveira, que na tirada inicial esteve na queda que afetou muitos ciclistas na parte final, foi 24.º, a 36 segundos.

Na geral, McNylty, que subiu 88 posições, tem agora os mesmos dois e quatro segundos de avanço para os seus companheiros do pódio, enquanto Ivo Oliveira galgou 85 lugares e é 22.º, a 36 segundos.

Quarta-feira disputa-se a terceira etapa, com 176 quilómetros entre Al Marjan Island e Jebel Jais.

Fonte: Record on-line

“Rui Costa operado com sucesso após queda na Volta ao Algarve”


Poveiro de 37 anos focado agora na recuperação

 

Por: Lusa

Foto: Rui Costa/Instagram

O ciclista português Rui Costa (EF Education-Easy Post) foi esta segunda-feira operado com sucesso, após uma queda na Volta ao Algarve lhe ter provocado fraturas na escápula e clavícula direitas, além de uma concussão, informou o próprio.

"Cirurgia concluída com sucesso”. Agora, foco total na recuperação. Voltarei em breve e ainda mais.

Na sexta-feira, o campeão do mundo de fundo de 2013 caiu ao longo da terceira etapa da 50.ª edição da 'Algarvia', acabando por abandonar uma corrida em que tinha acabado em 10.º em 2023, bem como terceiro em 2014, quarto em 2020 e quinto em 2013 e 2012.

A equipa EF Education-Easy Post confirmou, depois, que o português foi sujeito a exames que confirmaram "fraturas na escápula e clavícula direitas, tendo sido diagnosticado com uma concussão".

É o primeiro ano do veterano ciclista português na formação norte-americana do pelotão World Tour.

Fonte: Record on-line

“Agenda de Ciclismo”


Fim de semana com competições nacionais de estrada e BTT

 

Por: José Carlos Gomes

A época de ciclismo está, definitivamente, lançada, aproximando-se um fim de semana repleto de competições de estrada e de BTT. Na estrada, disputam-se as duas primeiras provas da Taça de Portugal de Esperanças e a primeira corrida de uma das novidades do calendário português de 2024, a Taça de Portugal de Masters. No BTT teremos a Prova de Abertura de XCO e o Downhill Internacional Serra do Caramulo.

Depois do pelotão profissional, é a vez de as equipas de clube e de juniores partilharem o mesmo pelotão, na Taça de Portugal de Esperanças. A competição começa na região da Beira Interior, com duas provas em dias consecutivos.

No sábado o ponto de encontro é em Vila Velha de Ródão, local de partida e chegada de uma prova com 87,6 quilómetros, em terreno de sobe e desce e com troços de empedrado. A partida está marcada para as 12h00, prevendo-se a chegada para cerca das 14h20.

A caravana move-se, no domingo, para a Sertã. É lá a partida e chegada da segunda prova da Taça de Portugal de Esperanças. O arranque será às 11h00 e a chegada está apontada para as 13h30. O traçado tem 102,3 quilómetros e, à semelhança do dia anterior, é também marcado pelo perfil ondulado.

Ainda na estrada, destaque para o arranque da Taça de Portugal de Masters, no domingo, em Taveiro, Coimbra. A partida está marcada para as 10h30. Os masters 30 e elite amadores vão completar oito voltas a um circuito de 18,29 quilómetros, totalizando 146,3. Os masters 40 vão completar seis voltas, os masters 50 terão por diante quatro voltas, mais uma do que os masters 60 e mais duas do que os masters 70.

No BTT sobressai o DHI Internacional Serra do Caramulo, em Santiago de Besteiros, Tondela, no domingo. É uma prova de classe 2 UCI, que irá juntar mais de uma centena de participantes. A descida de qualificação está marcada para as 9h45, enquanto final irá arrancar às 12h30. A pista, no Monte de S. Marcos, tem uma extensão de 1630 metros, com desnível acumulado de descida de 279 metros.

A pista de BTT do complexo desportivo do Jamor recebe, também no domingo, a Prova de Abertura de XCO. As primeiras pedaladas nacionais da disciplina olímpica de BTT serão dadas a partir das 10h00, momento para o tiro de partida do pelotão de todas as categorias femininas, cadetes masculinos, masters 50/60 e paraciclistas. A corrida de elite, sub-23, juniores e masters 30/40 começa às 12h00. Durante a tarde acontece um Encontro Regional de Escolas.

 

Mais eventos oficiais

 

24 de fevereiro: Taça Regional de Estrada de Cadetes, Mira

24 de fevereiro: Troféu de Resistência Beirão, Vila Chã, Fornos de Algodres

25 de fevereiro: 13.ª Raid BTT Silva, Barcelos

25 de fevereiro: Taça do Porto de XCO, Matosinhos

25 de fevereiro: Taça Regional de XCO, Penacova

25 de fevereiro: Passeio BTT dos Bombeiros de Messines, S. Bartolomeu de Messines

25 de fevereiro: Taça de XCO do Faial/Pico, Açores

25 de fevereiro: Taça da Madeira de Enduro, Poiso, Santa Cruz

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com