terça-feira, 3 de novembro de 2020

“Perfil da etapa 14 da Volta a Espanha: Lugo – Ourense”


Dia muito longo e de quebra de pernas onde será muito difícil controlar uma fuga

 

A Volta a Espanha continua espetacularmente após o teste de tempo no Mirador de Azaro onde Primoz Roglic recuperou a camisola vermelha numa etapa de 205 quilómetros realmente complicada com dificuldades constantes na estrada e onde será praticamente impossível para uma única equipa controlar a fuga se aqueles que a compõem forem ciclistas de nível.

Análise, perfil da etapa 14 de da Volta a Espanha enquanto a corrida passa pela Galícia até ao Sudeste, o pelotão encontrará três metas de terceira categorias no Alto del Escairón (8,7 quilómetros a 3,3% médios), Alto de Guitara (7,8 quilómetros a 3,8% médios) e Alto de Abelaira (7,6 quilómetros a 3,8% de média).

Embora o percurso tenha pouquíssimos quilómetros planos ligando as metas do dia, a chegada em Ourense será precedida por 25 quilómetros finais favoráveis em que o pelotão tentará neutralizar os aventureiros do dia ou viver uma nova chegada espetacular entre as chegadas mais poderosas.

Fonte: Marca

“Vuelta: Roglic fecha 'póquer' de vitórias no 'crono': «Foi lindo, não?»”


Lidera com mais folga para os adversários diretos

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) conseguiu esta terça-feira a sua quarta vitória nesta edição da Volta a Espanha em bicicleta, que agora lidera com mais folga para os adversários diretos, enquanto Nelson Oliveira (Movistar) esteve perto de levar a etapa.

Roglic, já vencedor na primeira, oitava e 10.ª tiradas, cumpriu hoje os 33,7 quilómetros da 13.ª etapa, entre Muros e o Mirador de Ézaro, em 46.39 minutos, batendo o norte-americano Will Barta (CCC), segundo, por um segundo, e Nelson Oliveira por 10.

Na geral, o esloveno, campeão da Vuelta em 2019, recuperou a camisola vermelha, de líder, com o equatoriano Richard Carapaz (INEOS) a cair para segundo, a 39 segundos, e o britânico Hugh Carthy (Education First) em terceiro, a 47 segundos.

Depois de ter perdido a Volta a França para o compatriota Tadej Pogacar (UAE Emirates) precisamente no contrarrelógio, com uma 'escalada' no traçado, à semelhança de hoje, Roglic pôde viver um momento de catarse ao completar um póquer de vitórias na Vuelta.

Ainda assim, não colocou o tempo que se esperava de distância para Carapaz ou Carthy, este último a 'brilhar' com um quarto lugar e um grande 'crono', e poderá ser atacado no que falta da prova até domingo, dia de 'procissão' em Madrid.

Ainda assim, o vencedor de 2019 foi cáustico sobre essa matéria. "É melhor estar 39 segundos à frente do que estar 39 atrás", atirou.

"Foi lindo, não? É bom, há muito tempo que não ganhava um contrarrelógio, é superagradável. Sinto-me surpreendentemente forte. Pensei que fosse sofrer muito mais, mas estive muito bem", acrescentou.

Outro ciclista em bom plano foi Nelson Oliveira, que saiu para a estrada muito antes de 'Rogla' e desde logo mostrou ao que vinha: registou o melhor tempo nos primeiros dois parciais e chegou ao início da subida ainda antes dos 40 minutos, já depois de trocar de bicicleta.

Na linha de meta, acabou por 'pulverizar' por 48 segundos o tempo que até aí vigorava, do francês Rémi Cavagna (Deceuninck-QuickStep).

Mais tarde, foi Will Barta a 'desfazer' o sonho do português, que tem sido um dos grandes 'operários' dos chefes de fila na Movistar, com o norte-americano a procurar uma vitória que o colocaria no 'radar' das equipas, uma vez que ainda não tem contrato para 2021 e a CCC vai fechar.

Ainda assim, foi o camisola vermelha, e também líder dos pontos, a triunfar, pela quarta vez, um número que não se via na Vuelta por um só ciclista desde o italiano Mattia Trentin em 2017.

Com 11 vitórias, entre uma etapa no Tour, que acabou em segundo, na Liége-Bastogne-Liège e noutras provas, Roglic fica atrás apenas do francês Arnaud Démare (Groupama-FDJ) como principal ganhador em 2020.

O campeão português de contrarrelógio, Ivo Oliveira (UAE Emirates), conseguiu hoje um bom 'crono', com o 22.º melhor tempo, enquanto Rui Costa (UAE Emirates) foi 42.º, Rui Oliveira (UAE Emirates) foi 70.º e Ricardo Vilela (Burgos-BH) 121.º.

Na quarta-feira, a 14.ª etapa liga Lugo a Ourense em 204,7 quilómetros, com três contagens de montanha de terceira categoria no percurso.

Fonte: Record on-line

“Carapaz: "A Vuelta ainda está aberta e viemos para vencer"


O equatoriano fez um excelente teste de tempo com a subida final ao Mirador de Azaro

 

Por: EFE

O equatoriano Richard Carapaz (Ineos) perdeu a camisola vermelha de líder para o esloveno Primoz Roglic no julgamento de Ezaro, mas não moralidade, pois acabou "feliz com o resultado" e disposto a perseguir seu objetivo de vencer a Volta a Espanha.

Embora tenha perdido 49 segundos para a linha de chegada com o vencedor da etapa e líder Primoz Roglic, o equatoriano, segundo lugar no geral, para 39 segundos, estava otimista. "Foi um teste muito difícil, mas estou muito feliz com o resultado, viemos para vencer a Vuelta e ainda é o nosso objetivo", disse ele.

O ciclista não desiste e acha que até domingo há etapas que podem ser decisivas. "Acho que a Vuelta ainda está aberta, há muitas possibilidades, haverá muitos dias muito difíceis, onde tudo pode mudar. Esta manhã preparamos para lutar no contrarrelógio e pela Vuelta, agora vou continuar lutando até domingo", disse.

Fonte: Marca

“Pablo Lastras: "A troca de bicicleta de Enric foi legal, o regulamento diz que pode ser feito"


Por: EFE

Pablo Lastras, diretor desportivo da Movistar, garantiu que a mudança de bicicleta que Enric Mas fez esta terça-feira na Volta a Espanha 2020 é "legal" e que "o regulamento diz que pode ser feito". Lastras explicou que eles queriam cuidar de todos os detalhes porque há muita igualdade, tudo é em pouco tempo, até que os "bônus estão sendo importantes", e que o que eles "tentaram é tirar proveito da inércia".

"E o regulamento diz que pode ser feito. Então, tudo legal", explicou. Lastras, assumiu que para a Movistar, com a nova perda de tempo de Enric Mas, não foi um bom dia. "Mas nem para nós nem para outras equipas, então espero que haja uma boa aliança para que haja um espetáculo", disse ele.

Nesse sentido, e ainda querendo ser "prudente e respeitando todos", ele considera que "há dias lindos" pela frente e, e o clima "o tempo", também pode ser favorável, para reverter uma situação que deixou o líder da Movistar longe não só da camisola vermelha, mas também do pódio.

Fonte: Marca

“Enric Mas: "Para mim tem sido um desastre"”


A Movistar teve um dia ruim e permanece em quinto a 3:23 de Primoz Roglic

 

Por: EFE

O espanhol Enric Mas (Movistar) reconheceu no objetivo que o julgamento do tempo com o fim do Mirador de Azaro foi "um desastre": "Para mim, hoje foi um desastre. Eu não conseguia encontrar um ritmo, não conseguia encontrar uma boa posição em cima da bicicleta...", confessou, à televisão espanhola.

Para Mais, coisas como a de hoje acontecem no ciclismo. "É o que este desporto tem, são dias bons e dias maus. Não tem sido a melhor fase para mim, mas foi um dia para aprender, uma lição para o futuro que com certeza nos fará bem nos próximos anos", ponderou.

Mas, "agora mesmo" penso "sobre ir descansar". "E a partir de amanhã vamos conversar uns com os outros como propor o desenvolvimento das próximas etapas, como focar nesta última se mana da Vuelta e tentar continuar lutando por esse pódio", avançou.

Sobre a troca de bicicleta feita, numa área diferente das demais, ele disse que foi "uma decisão interna entre a equipa" e que, "ao tirar a bicicleta do carro é perfeitamente legal".

Fonte: Marca

“Curso Inicial de Árbitros de Triatlo, São João da Madeira”


Curso Inicial de Árbitros de Triatlo 14 de novembro, São João da Madeira

 

Para dar continuidade ao reforço das equipas de arbitragem, a Federação de Triatlo de Portugal, em parceria com a Associação de Árbitros de Triatlo de Portugal (AATP), irá ministrar mais um curso inicial de 10 horas de Árbitros de Triatlo. Após frequentar o curso teórico com aproveitamento, os formandos poderão iniciar a prática como árbitro/a estagiário/a em contexto de prova.

 

Horário do curso:

8h30 – início;

13h às 14h – Almoço (oferecido pela FTP)

14h – reinício;

19h30 – encerramento

 

Mais informações e inscrições aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfDshzEd4Lj6ON27m1QEHvTQROqEUES6cWB4gp2NSwRewEOVw/viewform

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Curso Inicial de Árbitros de Triatlo na Amora”


Curso de Árbitros realiza-se no dia 14 de novembro 2020, na Amora

 

Para reforçar as equipas de arbitragem, a Federação de Triatlo de Portugal, em parceria com a Associação de Árbitros de Triatlo de Portugal (AATP), irá ministrar um curso inicial de 10 horas de Árbitros de Triatlo. Após a frequência do curso com aproveitamento, os formandos poderão iniciar a prática de árbitro/a estagiário/a em contexto de prova.

 

Horário dia 14 de novembro, sábado:

8h30 – início;

13h às 14h – Almoço (oferecido pela FTP)

14h – reinício;

19h30 – encerramento

Mais informações e inscrições aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd53ly41taJSFiGzZNGXzNhmIRacMa2DLoRo3UiVmW63gx7Kg/viewform

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Vuelta/Nelson Oliveira terceiro em contra-relógio ganho pelo novo líder, Roglic”


Esloveno somou o quarto triunfo em etapas nesta Volta a Espanha 2020 e reassumiu o 1.º lugar

 

Primoz Roglic volta a vestir a camisola vermelha de líder da Vuelta DR

O esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) venceu hoje pela quarta vez na Volta a Espanha em bicicleta de 2020, no contrarrelógio da 13.ª etapa, e assumiu a liderança da geral, com Nelson Oliveira (Movistar) no terceiro lugar.

Roglic, já vencedor na primeira, oitava e 10.ª tiradas, cumpriu os 33,7 quilómetros entre Muros e o Mirador de Ézaro em 46.39 minutos, batendo o norte-americano Will Barta (CCC), segundo, por um segundo, e Nelson Oliveira por 10.

Na geral, o esloveno, campeão da Vuelta em 2019, recuperou a camisola vermelha, de líder, com o equatoriano Richard Carapaz (INEOS) a cair para segundo, a 39 segundos, e o britânico Hugh Carthy (Education First) em terceiro, a 47 segundos.

Na quarta-feira, a 14.ª etapa liga Lugo a Ourense em 204,7 quilómetros, com três contagens de montanha de terceira categoria no percurso.

Fonte: Sapo on-line

“João Almeida e Ruben Guerreiro promovem uso da bicicleta em Lisboa”


Autarca lisboeta, Fernando Medina, homenageou os heróis portugueses da última Volta a Itália

 

Por: Lusa

Os ciclistas João Almeida e Ruben Guerreiro associaram-se esta terça-feira à Câmara Municipal de Lisboa para promoverem o uso da bicicleta no meio urbano, com Fernando Medina a prestar homenagem aos heróis portugueses da última Volta a Itália.

A autarquia já tinha feito uma primeira homenagem a João Almeida, quarto classificado na geral final do Giro e líder da 'corsa rosa' durante 15 dias, e Ruben Guerreiro, o 'rei da montanha' da prova italiana ao colorir as Gira de rosa e azul, com as respetivas inscrições "Parabéns, João" e "Parabéns, Ruben", e, hoje, convidou os dois ciclistas a experimentarem o serviço de bicicletas públicas partilhadas de Lisboa.

"Hoje, é um dia muito feliz para nós por podermos agradecer as alegrias imensas que nos deram, a todo o país. Eu acho que nós não esperávamos. Ninguém no país estava à espera daquilo que aconteceu. [...] O país todo se foi reencontrando com o ciclismo, e queria agradecer-vos muito por isso, como português e presidente da Câmara de Lisboa", destacou Fernando Medina.


À entrada dos Paços do Concelho, o presidente da autarquia sublinhou "o enorme orgulho" por poder contar com a presença de dois ciclistas "tão novos", que têm "muitos anos para pedalar" e para dar alegrias, e agradeceu o apoio de ambos à "política de promoção da bicicleta em meio urbano, essencial para uma vida mais saudável" e para ter "uma cidade com menos poluição e menos congestionamento".

"O que temos de fazer é mais bicicleta na vida da cidade", defendeu, estimando que "quanto mais pessoas utilizarem a bicicleta, melhor será a cidade", antes de entregar uma lembrança aos dois portugueses que se destacaram no Giro e transmitir-lhes que "esta casa [Paços do Concelho] estará sempre aberta" para as iniciativas e projetos de ambos.

Antes de experimentarem as Gira em todas as suas vertentes -- clássica, elétrica e até com atrelado, perfeita, na opinião de Ruben Guerreiro, "para ir às compras -, os homenageados manifestaram-se orgulhos pelo convite de Fernando Medina e incentivaram à prática de desporto.



"É um enorme orgulho acompanhar este projeto e esta iniciativa que é de louvar, para Lisboa e para o país. É, sem dúvida, o que nós gostaríamos: estar a apadrinhar um projeto para incentivar as pessoas a pedalar, porque esta é uma atividade muito bonita e o prazer de andar de bicicleta é único", disse o vencedor da classificação da montanha da Volta a Itália.

Já o quarto classificado da geral do Giro enumerou "as muitas vantagens" do projeto Gira, por incentivar as pessoas a fazer desporto ou pelo impacto que tem em termos de ambiente, poluição e menos trânsito na cidade.

"Melhora a vida de toda a gente. Incentiva as crianças a praticar desporto e, no final, torna as famílias mais unidas", completou o jovem de 22 anos.

João Almeida (Deceuninck-QuickStep) e Ruben Guerreiro (Education First) fizeram história na Volta ao Itália, ao tornarem-se, respetivamente, o melhor português de sempre na geral - e aquele que liderou uma grande Volta durante mais dias -- e o primeiro português a vestir uma camisola no pódio final de uma grande Volta.

Fonte: Record on-line

“Nova ronda de testes negativos ao novo coronavírus no último descanso da Vuelta”


Após 12 das 18 etapas, a edição de 2020 da Vuelta é liderada equatoriano Richard Carapaz (INEOS)

 

Por: Lusa

Foto: EPA

Os 681 testes ao novo coronavírus feitos aos ciclistas e restante caravana da Volta a Espanha tiveram resultados negativos, na ronda feita no segundo e último dia de descanso, anunciou esta terça-feira a organização e a União Ciclista Internacional (UCI).

Em comunicado, as duas entidades voltaram a apresentar "o mais sincero agradecimento" a todos os ciclistas, membros das equipas e da organização da 75.ª edição da prova.

Esta foi a quarta ronda de testes realizados na corrida espanhola, depois dos dois feitos antes do arranque da prova, em Irun, e os do primeiro dia de descanso, quando também não foi detetada nenhuma infeção pelo novo coronavírus, que provoca a covid-19.

Após 12 das 18 etapas, a edição de 2020 da Vuelta é liderada equatoriano Richard Carapaz (INEOS), com 10 segundos de vantagem sobre o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) e 31 sobre o britânico Hugh Carthy (Education First), segundo e terceiro classificados, respetivamente.

Entre os portugueses, Nelson Oliveira (Movistar) é o mais bem classificado, ao ocupar o 46.º posto, seguido de Rui Costa (UAE Emirates), no 52.º, Ricardo Vilela (Burgos-BH), no 92.º, Ivo Oliveira (UAE Emirates), no 125.º, e Rui Oliveira (UAE Emirates), no 135.º.

Hoje disputa-se o contrarrelógio individual da 13.ª etapa, ao longo dos 33,7 quilómetros entre Muros e Mirador de Ézaro.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com