domingo, 11 de setembro de 2016

“Greg Van Avermaet vence clássica de Montréal”

Rui Costa estava na frente da corrida no último quilómetro

Foto: EPA

O ciclista belga Greg Van Avermaet (BMC) venceu este domingo a clássica de Montréal, numa corrida em que o português Rui Costa atacou nos últimos quilómetros, entanto foi apanhado pelo pelotão já muito perto da meta. O campeão olímpico chegou à vitória ao sprint.
Greg Van Avermaet concluiu os 205,7 quilómetros em 5:27,04 horas, seguido de Peter Sagan (Tinkoff), que terminou no 2.º lugar, e Diego Ulissi (Lampre), na terceira posição.

Fonte: Record on-line

“Volta à Grã-Bretanha: Domingos Gonçalves termina em 18.º”

Vencedor foi o britânico Stephen Cummings

Por: Lusa

Foto: Filipe Farinha

O ciclista português Domingos Gonçalves (Caja Rural) concluiu este domingo no 18.º lugar a Volta à Grã-Bretanha, que teve como vencedor o britânico Stephen Cummings (Dimension Data).
A última etapa, uma tirada de 100 quilómetros com partida e chegada em Londres, foi ganha pelo australiano Caleb Ewan (Orica-BikeExhange), que bateu ao sprint o holandês Dylan Groenewegen (LottoNL-Jumbo) e o belga Jens Debusschere (Lotto Soudal), terminando todos com o tempo de 2:09.24 horas.
Domingos Gonçalves, 29.º na etapa deste domingo, com o mesmo registo, terminou a prova com 8.11 minutos de atraso para Cummings, que foi acompanhado no pódio pelo australiano Rohan Dennis (BMC) e o holandês Tom Dumoulin (Giant-Alpecin), respetivamente segundo e terceiro, a 26 e 38 segundos do vencedor.

Fonte: Record on-line

“Vuelta/Primeira vitória para Nairo Quintana”

Chris Froome ficou a 1.23 minutos

Foto: EPA

O colombiano Nairo Quintana (Movistar) venceu este domingo pela primeira vez a Volta a Espanha, depois de cumprida a 21.ª e última etapa, entre Las Rozas e Madrid, com triunfo do dinamarquês Magnus Cort Nielsen (Orica-Bike-Exchange).
Vencedor da Volta a Itália em 2014, Quintana ganhou aos 26 anos a sua segunda 'grande', ficando a faltar-lhe a Volta a França, depois de ter sido segundo em 2013 e 2015 e terceiro em 2016. No historial da Vuelta é o segundo colombiano a inscrever o nome, depois de Luis Herrera em 1987.
Depois de concluir os 104,1 quilómetros da etapa de consagração com o mesmo tempo de Nielsen (2:48.52), Quintana fechou a Vuelta com 1.23 minutos de avanço sobre o britânico Chris Froome, triplo vencedor do Tour (2012, 2105 e 2016), que termina a corrida espanhola em segundo pela terceira vez. O também colombiano Esteban Chaves (Orica-BikeExchange) completou o pódio, à frente do espanhol Alberto Contador (Tinkoff).

Fonte: Record on-line

“Ciclovias e seguranças para ciclistas nas rotundas”

Texto e fotos: José Morais

Na minha recente passagem por Águeda, não podia deixar de registar esta excelente ideia, a criação de ciclovias nas rotundas.

Águeda, terra de tradição ciclística, onde a bicicleta é rainha e bastante utilizada, com muitas ciclovias para serem utilizadas e darem segurança a quem pedala, além das tradicionais ciclovias, estendeu também as mesmas às rotundas, já que o atual código da estrada, os ciclistas já não perdem prioridade, a marcação de espaço reservado aos ciclistas é sem dúvida uma mais-valia para os mesmos, e uma chamada de atenção aos automobilistas que a via ali, também é repartida com ciclistas sempre a acompanhar a rotunda na parte exterior da mesma.

Este um grande exemplo, o qual deveria ser observado e seguido por outras autarquias, no seguimento das ciclovias que elaboraram, marcar rotunda como estas, poderiam muitas vezes salvaguardar mais os ciclistas, dando-lhes ainda mais segurança, ao mesmo tempo uma forma de também para quem conduz uma viatura, tomar mais atenção, respeitando o ciclista.

Bons exemplos é para seguir.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com