terça-feira, 25 de janeiro de 2022

“Mais 30 mil euros de apoio aos clubes de triatlo”


A Federação de Triatlo de Portugal (FTP) apresentou um pacote de 30 mil euros de apoio aos clubes para a época de 2022. As candidaturas serão abertas em breve e a fórmula de cálculo baseia-se em fatores como o número de atletas e treinadores, dimensão das escolas de triatlo, participação feminina, aposta no paratriatlo, assim como o contributo de cada clube para as seleções nacionais e projeto olímpico.

“A nossa ideia foi a de criar um modelo que reforçasse o apoio aos clubes, mas de uma forma ponderada e justa. Esta solução que encontrámos, em que são tidos em conta vários critérios, foi desenhada para valorizar o mérito e o trabalho eclético de cada clube”, explica Sérgio Dias, presidente da FTP.

As regras dos novos apoios estão definidas no “Programa de Apoio aos Clubes” agora publicado, consulte aqui: https://www.federacao-triatlo.pt/ftp2015/wp-content/uploads/2022/01/programa-apoio-aos-clubes-epoca-2022-rev-01.pdf

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Mundo do ciclismo une-se no apoio a Egan Bernal”


Após a queda grave sofrida pelo colombiano durante um treino

 

Por: Lusa

Foto: EPA

A comunidade velocipédica uniu-se esta terça-feira para apoiar Egan Bernal (INEOS), após a queda grave sofrida pelo colombiano durante um treino na segunda-feira, desejando ver o vencedor do Tour2019 e do Giro2021 de regresso à estrada rapidamente.

"O Tour deseja uma pronta recuperação a Egan Bernal na sequência do acidente que sofreu ontem [segunda-feira]. Esperamos ver-te rapidamente em cima da bicicleta, Egan!", pode ler-se nas redes sociais oficiais da Volta a França, numa publicação ilustrada com o colombiano de 25 anos vestido de amarelo.

Também a organização da Volta a Itália endereçou uma mensagem de ânimo ao seu campeão em título: "Vamos Egan, esperamos ver-te em breve na estrada, campeão!".

"Egan, desejo-te toda a força e motivação para uma recuperação rápida, voltarás mais forte, campeão", escreveu o prodígio belga Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl), que esteve nove meses fora de competição devido a uma queda grave sofrida, em agosto de 2020, na Volta à Lombardia.

Numa publicação ilustrada com várias fotos dos tempos em que foram colegas de equipa na INEOS, o vencedor de quatro Voltas a França, Chris Froome (Israel Start-Premier Tech), também ele 'vítima' de uma queda violenta que 'arruinou' a sua brilhante carreira, disse que o seu pensamento está com Bernal e a sua família.

"Ânimo, campeão!", escreveu o bicampeão do Tour Tadej Pogacar (UAE Emirates), enquanto o veterano espanhol Alejandro Valverde (Movistar) enviou um "abraço forte" desde Espanha ao corredor colombiano, que definiu como "valente e um campeão", dizendo esperar vê-lo "em breve" nas corridas.

Perante o silêncio da INEOS, que demorou quase 24 horas a atualizar o estado do seu ciclista, Michal Kwiatkowski foi o 'porta-voz' dos companheiros do colombiano: "Estamos à [tua] espera. Recupera bem, amigo".

"Estou a enviar ao Egan Bernal os meus sinceros desejos de uma recuperação rápida. Egan, estou ansioso por ver-te regressar ainda mais forte e partilhar a estrada contigo, onde quer que corramos", 'twittou' Peter Sagan (TotalEnergies), que em 2019 partilhou o pódio da Volta a França com o colombiano enquanto vencedor da classificação por pontos da prova.

À solidariedade manifestada por várias equipas e corridas uniram-se os compatriotas velocipédicos de renome daquele que é um dos melhores ciclistas da atualidade: se Rigoberto Úran (EF Education-EasyPost) acredita que Bernal está numa prova da qual vai sair vitorioso, Nairo Quintana (Arkéa Samsic) disse saber o que representam "este tipo de situações" e que é possível recuperar e voltar ainda com mais força.

"Força, Egan! Ainda temos muitas batalhas pela frente e hoje calhou-te uma importante. [...] Sei que em breve recuperarás e estarás novamente em prova", escreveu o equatoriano Richard Carapaz, o campeão olímpico de Tóquio2020 que era um dos companheiros de equipa que estava a estagiar na Colômbia.

O vencedor do Tour2019 e do Giro2021 colidiu na segunda-feira com um autocarro enquanto treinava com outros colegas de equipa e sofreu uma fratura vertebral", fraturas no fémur e rótula direitos e "um trauma torácico e uma perfuração de pulmão", além de ter partido "várias costelas" na queda, revelou hoje a INEOS.

O ciclista de 25 anos foi submetido a duas operações durante a madrugada na Clínica Universidade de la Sabana, para onde foi transportado após o grave acidente, e encontra-se nos cuidados intensivos, "onde outras potenciais lesões secundárias estão a ser tratadas, assim como a resposta do seu corpo ao trauma".

Fonte: Record on-line

“Equipa da EF Education-EasyPost apresenta seu equipamento para 2022”


Por: José Morais

Sobre o comando de RIgoberto Urán, a equipa americana da EF Education-EasyPost, apresentou o seu novo equipamento para a época de 2022, a formação vai manter o rosa, a sua cor predominante, porem, este ano junta-se também o azul, e outras cores coloridas para realçar o seu novo uniforme.

“INEOS detalha lesões de Egan Bernal e revela que ciclista foi submetido a duas operações”


Vencedor do Tour'2019 e do Giro'2021 colidiu com um autocarro

 

Por: Lusa/AMG (RPM) // NFO

A INEOS detalhou hoje as lesões de Egan Bernal, indicando que, além dos vários traumatismos e fraturas, o ciclista sofreu uma perfuração de pulmão, estando a ser monitorizado nos cuidados intensivos onde "potenciais lesões secundárias" estão a ser tratadas.

"Depois do acidente no treino de ontem [segunda-feira], Egan permanece estável nos cuidados intensivos após duas cirurgias bem-sucedidas", indicou a formação britânica numa publicação nas redes sociais.

O ciclista colombiano sofreu "uma fratura vertebral", fraturas no fémur e rótula direitos e "um trauma torácico e uma perfuração de pulmão", além de ter partido "várias costelas" na queda.

"Os médicos conseguiram fixar a sua perna direita e estabilizar a fratura vertebral em duas cirurgias distintas durante a noite passada. Ele está agora nos cuidados intensivos, onde outras potenciais lesões secundárias estão a ser tratadas, assim como a resposta do seu corpo ao trauma", precisa a nota.

A equipa, que demorou 21 horas a atualizar o estado de saúde do seu corredor, conclui o comunicado com um agradecimento à equipa médica da Clínica Universidade de la Sabana, onde o ciclista está internado, e "a todos aqueles que enviaram mensagens de apoio ao Egan".

O vencedor do Tour'2019 e do Giro'2021 colidiu na segunda-feira com um autocarro enquanto treinava com outros colegas de equipa, que se encontravam a estagiar nos arredores de Bogotá.

A polícia local, citada pela agência EFE, detalhou que o ciclista chocou contra o veículo quando este se deteve "bruscamente" para deixar sair um passageiro.

Segundo as autoridades, Bernal, "que circulava no mesmo sentido e na mesma via [do autocarro], não viu a manobra feita pelo veículo, chocando com a traseira do mesmo".

Esta manhã, a Clínica Universidade de la Sabana já tinha revelado que o colombiano se encontrava a recuperar nos cuidados intensivos, depois de ter sido operado a vários traumatismos.

De acordo com o comunicado da unidade de saúde, a "intervenção neurocirúrgica" foi um "sucesso", e é expectável "uma evolução gradual nas próximas 72 horas nos cuidados intensivos".

A clínica refere ainda que foi efetuada uma cirurgia à coluna, "mantendo a integridade neurológica e preservando a funcionalidade dos segmentos afetados".

"Iremos prosseguir com reabilitação, de modo que se obtenha os melhores resultados possíveis com o paciente", acrescenta a nota.

Bernal, que este ano pretendia ser um dos líderes da INEOS na Volta a França, tinha previsto iniciar a temporada na Volta à Provença, agendada entre 10 e 13 de fevereiro, mas deverá enfrentar agora vários meses de paragem.

Fonte: Record on-line

“119ª edição do Paris-Roubaix 2022”


Por: José Morais

A 119ª edição da clássica monumento Paris-Roubaix masculina já tem data marcada para 2022, será realizada no dia 17 de abril, com um dia de antecedência será realizada na véspera 16 de abril a 2ª edição Feminina, entretanto a organização da 119ª edição masculina e da 2ª feminina, já anunciaram as equipas convidadas para participarem.

Conforme os regulamentos da União Ciclismo Internacional – UCI, as dezoito equipas do World Tour masculino, como as catorze equipas do World Tour feminino, foram automaticamente inscritas, assim como o top 3 do ranking das equipas da UCI Pro Teams, estão também automaticamente convidadas, que nesta época são as equipas francesas TotalEnergies, a nova equipa de Peter Sagan, e a Arkéa-Samsic, e a belga Alpecin-Fenix.

 

As equipas masculinas do Paris-Roubaix 2022

 

AG2R Citroën Team (Fra)

Astana – Qazaqstan Team (Kaz)

Bahrain Victorious (Brn)

Bora – Hansgrohe (Ale)

Cofidis (Fra)

Quick-Step Alpha Vinyl Team (Bel)

EF Education – EasyPost (EUA)

Groupama – FDJ (Fra)

Ineos Grenadiers (Gbr)

Intermarché – Wanty – Gobert Matériaux (Bel)

Israel – Premier Tech (Isr)

Jumbo – Visma (Hol)

Lotto Soudal (Bel)

Movistar Team (Esp)

Team BikeExchange – Jayco (Aus)

Team DSM (Hol)

Trek – Segafredo (EUA)

UAE Team Emirates (UAE)

 

Top 3 do ranking UCI Pro Teams

 

Alpecin – Fenix (Bel)

Team Arkéa – Samsic (Fra)

TotalEnergies (Fra)

 

Convidadas

 

B&B Hotels – KTM (Fra)

Bingoal Pauwels Sauces WB (Bel)

Sport Vlaanderen – Baloise (Bel)

Uno-X Pro Cycling Team (Nor)

 

As equipas femininas do Paris-Roubaix 2022

 

Canyon / / SRAM Racing (Ale)

EF Education – Tibco – SVB (EUA)

FDJ Nouvelle – Aquitaine Futuroscope (Fra)

Human Powered Health (EUA)

Liv Racing Xstra (Hol)

Movistar Team Women (Esp)

Roland Cogeas Edelweiss Squad (Sui)

Team BikeExchange – Jayco (Aus)

Team DSM (Hol)

Team Jumbo – Visma (Hol)

Team SD Worx (Hol)

Trek – Segafredo (USA)

UAE Team ADQ (UAE)

Uno-X Pro Cycling Team (Nor)

 

Top 3 do ranking UCI Pro Teams

 

Ceratizit – WNT Pro Cycling Team (Ale)

Parkhotel Valkenburg (Hol)

Valcar – Travel & Service (Ita)

 

Convidadas

 

Arkéa Pro Cycling Team (Fra)

Cofidis Women Team (Fra)

Le Col Wahoo (Gbr)

NXTG by Experza (Hol)

Plantur – Pura (Bel)

Stade Rochelais Charente-Maritime (Fra)

St Michel – Auber 93 (Fra)

“Egan Bernal evolui nos cuidados intensivos após cirurgia com "sucesso"”


Ciclista colidiu com um autocarro enquanto treinava

 

Por: Lusa

O ciclista colombiano Egan Bernal, vencedor da Volta a França em 2019, encontra-se a recuperar nos cuidados intensivos, depois de ser operado a vários traumatismos, na sequência de um acidente num treino.

Bernal, de 25 anos, foi operado nas últimas horas, na sequência do acidente em que colidiu com um autocarro enquanto treinava e que lhe provocou várias fraturas e um trauma torácico.

De acordo com um comunicado do Hospital universitário de la Sabana, nos arredores de Bogotá, a "intervenção neurocirúrgica" foi um "sucesso", e é expectável "uma evolução gradual nas próximas 72 horas nos cuidados intensivos".

O hospital refere ainda que foi efetuada uma cirurgia à coluna, "mantendo a integridade neurológica e preservando a funcionalidade dos segmentos afetados".

"Iremos prosseguir com reabilitação, de modo que se obtenha os melhores resultados possíveis com o paciente", acrescenta a nota.

De acordo com a polícia local, citada pela agência EFE, o ciclista chocou na segunda-feira contra o autocarro quando este se deteve "bruscamente" para deixar sair um passageiro.

Ainda segundo as autoridades, Bernal, "que circulava no mesmo sentido e na mesma via, não viu a manobra feita pelo veículo, chocando com a traseira do mesmo".

Após terem sido publicadas fotografias de Bernal deitado no chão, a ser assistido, a INEOS indicou que o corredor estava "estável", tendo os médicos, posteriormente, apontado um trauma torácico, e também fraturas num fémur e numa rótula.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com