quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

“Wout Van Aert conquista primeira vitória da temporada contra Van der Poel”


Venceu com 33 segundos no Troféu X20 badkamers em Herentals

 

Por: EFE

Foto: AFP

O belga Wout Van Aert (Jumbo Visma) conquistou a primeira vitória da temporada contra o holandês Mathieu Van der Poel (Alpecin Fenix) no evento de ciclismo do troféu X20 badkamers de Herentals, precisamente a cidade natal do vencedor.

Van Aert, 26 anos, vice-campeão mundial de testes e no caminho, bem como vencedor de clássicos como o Strade Bianche e o Milan Sanremo, levou o seu espinho na frente de sua ciclicleta negra e rival direto, Van der Poel, a quem ele bateu por 33 segundos.Em terceiro lugar ficou outro belga, Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen - Bingoal), a 1,31 minutos de distância.

Na categoria feminina estava a campeã mundial holandesa Ceylin del Carmen Alvarado (Alpecin Fenix), que fez carreira a solo. Foi a sua primeira vitória desde o julgamento de Leuven em 14 de novembro.

Fonte: Marca

“Clássico MTB de Valdemorillo faz 30 anos”


O evento de mountain bike mais popular da Espanha será realizado em 7 de fevereiro de 2021

 

Quando a história do mountain bike em Espanha é falar sobre o Clássico Valdemorillo. Todas as gerações e grandes ciclistas do MTB espanhol passaram por este município em Madrid.

Um teste muito competitivo abre o calendário nacional todos os anos, apresentando assim todas as equipas da nova temporada. Três décadas do melhor MTB este ano completam 30 anos num evento emocionante e muito especial a 7 de fevereiro de 2021.

Além disso, este 30º aniversário é apresentado com muitas novidades e uma programação completa de atividades e ações interessantes, participativas e para todos os públicos. A partir da convocação de um concurso de pintura infantil para dar vida ao póster da prova, um passeio mtb familiar para a tarde do sábado antes da competição, uma exposição com os 30 pósteres de todas as suas edições.

O Clássico também apresenta novos passeios e formato desportivo. Um percurso intermediário de 49 km e outro mais exigente e técnico de 65 projetado para os ciclistas mais preparados e experientes. A prova terá caráter federado e um formato competitivo cronometrado que reunirá todas as categorias contempladas sobe a orientação da Federação de Ciclismo de Madrid.

Muitos ciclistas ilustres já confirmaram a sua presença, incluindo os melhores pilotos de MTB no cenário nacional e internacional do momento. A organização do evento é realizada pela empresa de eventos Lastlap e será regulamentada e controlada sob um rigoroso protocolo de segurança sanitária desenvolvido pelo Conselho Superior de Desportos e cumprindo os regulamentos atualizados covid-19 do Vice-Conselho de Desportos da Comunidade de Madrid.

Fonte: Marca

“Bardiani de Visconti, primeira equipa confirmada para a Volta a Andaluzia”


Por: EFE

A equipa italiana Bardiani Faizané, com o veterano Giovanni Visconti como cabeça de classificação, é a primeira equipa desportiva a confirmar a sua participação na 67ª edição da Volta a Andaluzia, que será disputada de 17 a 21 de fevereiro.

Bardiani Faizané, conforme anunciado em comunicado pela organização, foi fundada em 1982 e alcançou um total de 228 vitórias individuais. Com seu nome atual, iniciou sua jornada em 2013, então neste cumprirá sua nona temporada.

A equipa transalpina sempre foi focada preferencialmente no Giro, no qual participou 38 vezes, com uma incursão no Tour e cinco na Volta a Espanha. Giovanni Visconti já tem experiência na etapa andaluz Giovanni Visconti, corredor de 37 anos, será o líder na corrida andaluz, na qual já participou em 2008 com a equipa Quick Step, com uma vitória na etapa em Jaén, um terceiro lugar em Córdoba e um quarto em Alora (Málaga), bem como na edição de 2015 com a Equipa Movistar.

Já participou num Tour, onze Giros de Itália e dois Voltas a Espanha, e também credita a vitória final na Volta á Turquia, duas etapas do Giro de Itália de 2013, em que venceu o Grande Prêmio da Montanha em 2015, a Sabatini Cup duas vezes, bem como o Prêmio Amorebieta.

Todo a equipa em 2019 venceu numa etapa do Tour de Eslovênia, na Volta á Áustria e no Giro da Toscana, enquanto em 2018 venceu em três etapas da corrida austríaca.

Giovanni Visconti venceu o Campeonato Italiano de Estrada três vezes, em 2007, 2010 e 2011, foi o segundo em 2018 e os totais nas suas 34 vitórias. Seus companheiros de equipa na Volta á Andaluzia 2021 serão Enrico Battaglin, que retornou e tem três vitórias no Giro (2013, 2014 e 2018), Giovanni Carboni, Filippo Fiorelli, Davide Gabburo, Andrea Garosio e Umberto Marengo.

Fonte: Marca

“Covid-19: Cancelados Mundiais de paraciclismo programados para março no Brasil”


Organizadores "vão procurar uma solução" para que a prova se dispute em 2021

 

Por: Lusa

Foto: UCI

Os campeonatos mundiais de paraciclismo de pista, agendados para março de 2021, no Rio de Janeiro, foram cancelados esta quarta-feira a pedido dos organizadores, anunciou a União Ciclista Internacional (UCI).

O organismo que gere o ciclismo mundial explica que o cancelamento se deve "às restrições impostas pelas autoridades competentes" devido à atual situação de pandemia de covid-19.

A UCI refere ainda que, apesar do cancelamento, os organizadores "vão procurar uma solução" para que a prova se dispute em 2021.

Os campeonatos mundiais deveriam decorrer entre 25 e 28 de março no Rio de Janeiro, e permitiriam o apuramento para os Jogos Paralímpicos Tóquio2020, adiados para o verão de 2021, devido à pandemia.

Fonte: Record on-line

“Ciclista Maria Martins vence prémio CNID na categoria atleta”


Por: Lusa

A ciclista Maria Martins venceu o prémio Associação dos Jornalistas de Desporto (CNID), na categoria atleta, enquanto Norberto Mourão conquistou na categoria de Paralímpico, anunciou esta quarta-feira a organização.

Maria Martins, de 21 anos, foi medalha de prata no Europeu em eliminação e bronze em scratch, enquanto no Mundial alcançou o bronze em eliminação.

"Uma excecional atleta de pista e de estrada e que logo nos juniores deu nota da sua classe em provas internacionais. Os resultados atuais fazem dela já uma das melhores atletas de sempre do desporto português", lê-se no comunicado do CNID.

O CNID galardoou ainda a Federação Portuguesa de Ciclismo com o prémio Federação, com o prémio Prestígio.

A entrega dos galardões ocorrerá "em data, circunstâncias e local a definir", devido às restrições impostas pela pandemia da covid-19.


Já os vencedores dos troféus de Atleta do Ano (masculino e feminino) serão conhecidos em dia 30 de dezembro.

Maria Martins é uma das nomeadas para o prémio Atleta do ano, juntamente com a judoca Telma Monteiro e a canoísta Joana Vasconcelos.

No lado masculino, estão nomeados os pilotos Miguel Oliveira (MotoGP), António Félix da Costa (Fórmula E), Filipe Albuquerque (Resistência) e Duarte Benavente (Motonáutica), e o ciclista João Almeida.

Fonte: Record on-line

“Autocarro da INEOS vítima de ecoterrorismo”


Empresa de produtos químicos, principal patrocinadora da equipa, está longe de ser bem vista

 

Por: Record

Foto: REUTERS

A Ineos tornou-se uma das empresas mais conhecidas mundialmente, graças em parte à equipa de ciclismo que patrocina desde 2019, uma estrutura que herdou da Sky. Depois, a multinacional britânica estendeu a sua ação a outras áreas do Desporto, como a vela, futebol (é dona do Lille, da liga francesa) e mais recentemente coproprietária da escuderia campeã da Fórmula 1, a Mercedes.

Mas a empresa de produtos químicos está longe de ser bem vista, principalmente pelo ambientalistas, que voltaram esta semana a mostrar o seu desagrado pelas opções escolhidas para negócios. Em causa está a construção de uma petrolífera em Antuérpia.

E as ‘vítimas’ deste desagrado dos belgas foram os veículos da equipa de ciclismo, vandalizados com frases de protesto, como a que se vê na foto: “Ineos vai cair.”

A chegada da Ineos ao ciclismo ficou logo envolta em polémica. Em 2019, na Volta a Yorkshire, já tinha havido protestos.

O rosto da empresa é Jim Ratcliffe, de 68 anos, um dos homens mais ricos da Grã-Bretanha e já condecorado pela Rainha.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com