terça-feira, 22 de agosto de 2023

“Jumbo Visma revela o seu trio de luxo para a Volta a Espanha”


Por: José Morais

Com a Volta a Espanha à porta, as equipas começaram a anunciar as sua equipas, entre elas está a Jumbo Visma que já confirmou a presença do seu trio de luxo, são eles Jonas Vingegaard, Primoz Roglic e Sepp Kuss.

Os dois primeiros a lutar pela geral o terceiro será o escudeiro da montanha, e para quem possa acreditar, será uma espécie de talismã, porque tem sido a peça-chave na maioria dos títulos das grandes provas do últimos anos.

Porem, com a sua presença na Volta a Espanha, o ciclista norte-americano vai dar o pontapé de saída nas três grandes provas deste ano, o que será um marco ao alcance de poucos, principalmente no ciclismo moderno, que tem dias limitados de competição para os ciclistas.

Temos de destacar que a Jumbo Visma irá reunir o seu trio top, os ciclistas Roglic, Vingegaard e Kuss novamente mais um ano, e a última vez que isso aconteceu foi no Tour de Grança de 2022, a completar a restante equipa estão, Wilco Kelderman, Robert Gesink e Attila Valter, gregário sólido nas montanhas, e Jan Tratnik mais o versátil Dylan Van Baarle.

“Seleção Nacional Volta a França do Futuro 3ª etapa"


Portugal cumpre objetivo no contrarrelógio por equipas”

 

Por: José Carlos Gomes

A terceira etapa da Volta a França do Futuro, um contrarrelógio por equipas de 26,5 quilómetros, hoje disputada entre Vatan e Issoudun, era a jornada previsivelmente mais difícil para Portugal, que cumpriu o objetivo de limitar as perdas para as outras seleções com ambição de lutar pelo top 10 da geral final.

O sexteto português, ainda limitado pelas quedas do primeiro dia, cumpriu o crontrarrelógio em 30m08s, o que valeu a 19.ª posição entre 27 equipas. Mais importante do que o lugar na etapa foi o registo de tempo.

Portugal limitou as perdas para a maior parte dos adversários diretos a pouco mais de um minuto, o que ficou dentro do objetivo estabelecido. “Sabíamos que iríamos perder tempo numa disciplina que é muito difícil para as caraterísticas dos nossos corredores. No entanto, limitar as perdas a menos de dois minutos é positivo, porque as etapas em falta, sobretudo as de alta montanha, permitem ganhar e perder muito mais do que isso. Saímos animados desta etapa”, resume o selecionador nacional, José Poeira.

Houve duas seleções que, com tempos muito melhores do que as restantes, ganharam bastante com o exercício coletivo desta terça-feira. Foram a Dinamarca, que venceu a etapa, com 28m13s, e a França, segunda classificada, com 28m26s. Desta forma, os nórdicos e os gauleses conseguiram deixar os respetivos chefes-de-fila, Simon Dalby e Antoine Huby, em vantagem na luta pela camisola amarela final.

Após esta terceira etapa, a classificação geral mudou completamente de figurino. O novo comandante é o dinamarquês Carl-Frederik Bevort, com o mesmo tempo do compatriota Simon Dalby, segundo classificado. O terceiro, a 7 segundos, é o francês Pierre Thierry. Gonçalo Tavares, 51.º, António Morgado, 52.º, e Alexandre Montez, 53.º, todos a 1m55s, são os melhores portugueses na geral. Seguem-se Lucas Lopes, 73.º, a 2m39s, Diogo Gonçalves, 116.º, a 7m34s, e José Bicho, 140.º, a 14m25s. 

A Volta a França do Futuro continua nesta quarta-feira. A quarta etapa começa em Aigurande, estende-se por 150,1 quilómetros e termina em Evaux-les-Bains. O percurso é maioritariamente plano, mas a fase final disputa-se num circuito ondulado, com a meta instalada num topo de grande inclinação.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Agenda de Ciclismo”


Sobe e desce das Beiras e Serra da Estrela marca Volta a Portugal de Juniores

 

Por: José Carlos Gomes

A 17.ª Volta a Portugal de Juniores, corrida mais importante do calendário nacional de sub-19, corre-se entre quinta-feira e domingo, na região das Beiras e Serra da Estrela.

O pelotão nacional, enriquecido por equipas vindas de fora, terá pela frente 424 quilómetros, distribuídos por quatro etapas, uma das quais com dois setores. Antes da prova, porque a formação das jovens gerações é central para o desenvolvimento da modalidade, realiza-se, nas instalações da Universidade da Beira Interior, na Covilhã, a palestra “Ética no Desporto”. Será já amanhã, 23 de agosto, às 18h00.

A corrida começa na quinta-feira, às 12h30, com a primeira etapa, que vai ligar a Covilhã ao Fundão, através de um itinerário de 111 quilómetros. A subida de Vales do Rio, a 12,3 quilómetros da chegada, poderá impedir uma disputa massiva, cerca das 15h25, horário esperado para o final da etapa.

O segundo dia será uma jornada dupla. Pela manhã corre-se o primeiro setor da segunda etapa, 73,5 quilómetros, entre Penamacor (10h00) e o Sabugal (12h00). Também nesta viagem há uma subida próxima da meta (Sortelha, a 13,7 km da chegada), que deverá fazer alguma seleção de valores. O segundo setor será um contrarrelógio individual de 15,4 quilómetros, no Soito, localidade do Sabugal, com início às 16h00.

A terceira etapa, no sábado, é a mais longa e uma das mais exigentes da competição. Começa em Almeida, às 12h30, e termina em Manteigas, depois de percorridos 120,1 quilómetros, cerca das 15h45. A subida de primeira categoria da Estrada Florestal de Manteigas, a 12 quilómetros do final, será, certamente, um ponto decisivo desta Volta a Portugal de Juniores.

A última etapa terá 104 quilómetros, unindo Mêda (10h30) a Celorico da Beira (13h20), sendo marcada por quatro prémio de montanha: Celorico da Beira – primeira passagem pela meta (3.ª cat. Km 44,1), Cruzinha (3.ª cat. Km 79,5), Aldeia da Serra (3.ª cat. Km 89,7) e Celorico da Beira (3.ª cat. coincidente com a meta).

Uma semana após a Volta a Portugal, o pelotão profissional regressa à estrada para disputar os circuitos de verão. O primeiro é o Circuito da Malveira, no domingo. A 81.ª edição desta popular corrida inicia-se às 14h00, com a prova de estrada. Depois, como é tradição, os corredores rumam à pista da Malveira para a corrida por pontos e a eliminação, a partir das 16h15.

Na segunda-feira corre-se a 61.ª edição do Circuito de Nafarros, em Sintra. Conhecido como o mais exigente circuito no que a subidas diz respeito, este evento está marcado para as 16h00, tendo 75,3 quilómetros.

 

Mais eventos oficiais

 

26 de agosto: 26.º Troféu da Feira do Mato, Turcifal, Torres Vedras

26 de agosto: Circuito de Maças Dona Maria, Alvaiázere

27 de agosto: Circuito de Alfafar, Penela

28 de agosto: Circuito da Silveira, Torres Vedras

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com