segunda-feira, 14 de setembro de 2020

“Simon Yates ‘aguenta’ contrarrelógio final e vence Tirreno-Adriático”


O português Rui Costa (UAE Emirates) terminou no 28.º lugar final, após ser 33.º no ‘crono'.

O ciclista britânico Simon Yates (Mitchelton-Scott) venceu hoje o Tirreno-Adriático, após registar o 18.º melhor tempo no contrarrelógio da oitava e última etapa, ganha pelo italiano Filippo Ganna (INEOS).

Ganna, de 24 anos, foi o único homem a baixar dos 11 minutos no traçado de 10,1 quilómetros em San Benedetto del Tronto, com um tempo de 10.42 minutos, 18 segundos a menos do que o belga Victor Campenaerts (NTT), bicampeão europeu de ‘crono' em 2017 e 2018, que foi segundo.

O bicampeão mundial em título, o australiano Rohan Dennis (INEOS), não foi além do terceiro lugar, a 26 segundos, com outro ciclista da INEOS, Geraint Thomas, no quarto lugar, com um tempo que acabou por não ser suficiente para ‘roubar' a liderança a Yates.

Thomas acabou no segundo lugar da geral final, a 17 segundos do vencedor, que consegue um dos triunfos mais importantes de uma carreira cujo ponto alto foi a vitória na Volta a Espanha de 2018.

A fechar o pódio esteve o polaco Rafal Majka (BORA-hansgrohe), a 29 segundos de Yates, com o português Rui Costa (UAE Emirates) a terminar no 28.º lugar final, após ser 33.º no ‘crono', e Rúben Guerreiro no 39.º posto, ao fazer o 70.º melhor tempo de hoje.

O Tirreno-Adriático, prova do escalão WorldTour, serve todos os anos para antecipar a Volta a Itália em bicicleta, que em 2020 arranca em 03 de outubro.

Fonte: Sapo on-line

“Mads Pedersen renuncia à defesa do título nos Mundiais de ciclismo”


Ciclista dinamarquês diz que o formato da prova não se adequa às suas caraterísticas

Por: Lusa

Foto: Direitos reservados

O ciclista dinamarquês Mads Pedersen renunciou a defender o título nos Mundiais que se vão disputar no dia 27 de setembro, no circuito italiano de Imola, anunciou esta segunda-feira a federação do país.

Mads Pedersen, que se sagrou campeão do mundo em 2019, nos campeonatos disputados na cidade inglesa de Harrogate, está a disputar a Volta a França e justificou a ausência com o facto de o formato da prova deste ano não se adequar às suas características.

A seleção dinamarquesa que participará nos Mundiais de ciclismo será liderada pelo veterano Jakob Fuglsang, de 35 anos, vencedor da Liège-Bastogne-Liège no ano passado e da Volta à Lombardia, há cerca de um mês.

Fonte: Record on-line

“Suspense até à última pedalada”


Por: AfterTwo //works

Fotos: AfterTwo //works e André Crispim

O ciclista Tiago Leal foi o 4º mais rápido entre os sub-23 que cumpriram este domingo os 3 quilómetros da crono-escalada do Campeonato Nacional de Rampa, disputado na freguesia de Vila Nova do concelho de Miranda do Corvo.

O atleta da Sicasal - Miticar - Torres Vedras concluiu o desafio em 9 minutos e 20 segundos e manteve o pódio em suspense até à pedalada final do último atleta em prova. Pedro Lopes da Kelly Oliveirense gastou menos 4 segundos a percorrer a distância e destronou Tiago Leal da 3ª posição.

Numa competição que viu o percurso reduzido em cerca de 4 km devido ao risco elevado de incêndio na região, Tiago Leal considerou que "foi uma prova muito explosiva e rápida e o encurtamento não beneficiou as nossas expectativas, mas mesmo assim as sensações foram boas e deu para fazer um resultado positivo. Obrigado a todos que estiveram a apoiar-nos em vários pontos do percurso”.


Na freguesia onde o médico e escritor Miguel Torga viveu e exerceu clínica geral durante 4 anos, competiram também os dois "Franciscos" da formação de Torres Vedras. O Guerreiro foi 6º com o tempo de 9 min. e 24 seg., enquanto que o Morais fechou o top-10 com um registo 27 segundos superior ao colega de equipa. Com a magnífica marca de 8m 43s, André Domingues da Kelly Oliveirense aniquilou toda a concorrência e sagrou-se Campeão Nacional da especialidade.

A equipa torriense tinha agendada a participação na "Vuelta a Palencia" nos 14 e 15 do corrente mês, mas a prova foi adiada por falta de visto da autoridade sanitária espanhola, pelo que já se encontra a ultimar os preparativos para um final de semana bastante importante onde vai finalmente participar no "43º Grande Prémio Internacional de Torres Vedras", competição que havia sido adiada por força da atual pandemia. A prova que atribui o “Troféu Joaquim Agostinho” vai para a estrada nos próximos dias 19 e 20 com um total de 290 km distribuÍdos por 2 etapas.

 

Fonte: Academia Joaquim Agostinho/UDO




Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com