sábado, 30 de julho de 2022

“Revista Notícias do Pedal 23 anos ao serviço da bicicleta”


Um obrigado a todos

 

Por: José Morais

Foto: Revista Notícias do Pedal

Fazemos hoje 23 anos de existência, iniciamos em 1995 com uma revista em papel muito reduzida, apenas distribuída por alguns amigos, repetimos novamente em 1996/1997/1998, mas por motivos de a mesma ter custos insuportáveis, e sem apoios, resolvemos e 1999 lançar a primeira edição on-line no dia 30 de julho, onde fizemos a nossa estreia na pista da Malveira, nas 24 quatro horas a pedalar.

Fomos a primeira revista on-line em Portugal sobre bicicletas, inicialmente apenas de cicloturismo, modalidades em grande expensão na altura, com publicações semanais, passamos a quinzenais, e atualmente mensais, e depois estendida a todas as modalidades.

Em 2013, e motivado por novos desafios, e com o intuito de podermos chegar o mais cedo possível aos nossas leitores, criamos o nosso Blogue diário, onde diariamente são publicadas as mais diversas notícias de todas as modalidades onde se utiliza a bicicleta, seja competição ou lazer.

A revista que se iniciou apenas com cicloturismo, passou a ser dedicada a todas as modalidades, neste momento com grande destaque ao ciclismo profissional, seja nacional ou internacional, onde diariamente tentamos reunir sempre o máximo número de notícias, com ligações às redes sociais, notícias essas, as quais passam muitas vezes ao lado da nossa comunicação social.

Ao longo destes anos, como tudo, tivemos os nossos altos e baixos, e muitas vezes passou pela cabeça o desistir, mas fomos superando, e hoje ainda continuamos ativos, o que nos alegra e satisfaz neste dia que celebramos 23 anos de existência.

Tristes, porque infelizmente muitos ficaram já pelo caminho, órgão de comunicação social com que trabalhamos em parceria, e por falta de apoios, por falta muita vez de compreensão não aguentaram, nós vamos sobrevivendo, até um dia, qual? Não sabemos, mas enquanto tivermos força, cá nos manteremos.

Não quisemos ficar apenas pela revista, e criamos em 15/07/2012 o Notícias do Pedal TV no MEO – Kanal, pouco tempo depois em 08/08/2012 lançamos o  Notícias do Pedal TV no YouTube, tem sido um longo caminho e uma longa caminhada, mas com carinho pela bicicleta, e por todos os que nos apoiam.

Gostávamos de poder dar mais notícias por muitos mais anos, as audiências da nossa revista mensal, e do nosso blogue diário, este último, que subiu em flexa nos últimos tempos, danos força, temos alguns projetos novos para este ano, por isso apenas temos de dizer, vamos trabalhar.

Ficam os agradecimentos a todos que nos apoiam ao longo dos anos, e que são sem dúvida ainda muitos, que nos tem acompanhado ao longo destes 23 anos.

Para todos Muitos Parabéns…   

 

“O “Notícias do Pedal – TV” vai estar este domingo em direto no Facebook…”


Dois anos e meio depois da pandemia estamos de volta aos passeios

 

Este domingo 31 de julho, o Notícias do Pedal-TV vai marcar presença em Palmela no 33º Passeio de Cicloturismo “Vinha em Flor”

 

A partir das 8,30 horas da manhã iremos estar em direto de Palmela, para o Facebook, no Largo São João Batista Palmela.

 

Entrevistas, à partida, a chegada dos participantes, a transmissão de vários pontos de passagem do pelotão, entre outros momentos, poderão ser vistos em direto. Se não vai participar neste grande evento, assista a bons momentos deste grande passeio.

 

Não se esqueça, domingo a partir das 8,30 horas de Palmela, aqui em direto para todos, um passeio que muito promete.

Reportagem completa depois na Revista Notícias do Pedal mensal, no Blogue diário, com as fotos na galeria do Notícias do Pedal, e ainda o filme nos nossos canais de televisão do Youtube e no MEO Kanal.

Nota da Redação.

“Remco Evenepoel ataca a solo e volta a vencer Clássica de San Sebastián”


Evenepoel tem apenas 22 anos, mas hoje somou a 33.ª vitória profissional na estrada

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista belga Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl) voltou hoje a vencer a Clássica de San Sebastián, juntando novo triunfo ao de 2019 com um ataque a solo de mais de 40 quilómetros a que ninguém conseguiu responder.

Evenepoel tem apenas 22 anos, mas hoje somou a 33.ª vitória profissional na estrada, com um solo de mais de 40 quilómetros que lhe permitiu concluir os 224,8 quilómetros com partida e chegada em San Sebastián em 5:31.44 horas.

O belga deixou toda a concorrência bem longe, de tal forma que os últimos quilómetros podiam ter sido uma ‘procissão’, com o francês Pavel Sivakov (INEOS) a ser quem mais perto chegou, sendo segundo a 1.58 minutos.

O também belga Tiesj Benoot (Jumbo-Visma) completou o pódio, a 2.31, numa prova que juntou ciclistas a recuperar da Volta a França e outros, como Evenepoel, a caminho da melhor forma para a Volta a Espanha.

Mesmo abaixo do pódio, em quarto, o neerlandês Bauke Mollema (Trek-Segafredo) conseguiu o 10.º ‘top 10’ seguido na ‘Donostia Klasikoa’, que venceu em 2016.

Foram quase 45 quilómetros a solo para o belga, ante uma multidão basca que o ia ‘banhando’ de elogios e gritos de incentivo, num ataque a lembrar outro triunfo nesta época, na Liège-Bastogne-Liège, e a reconfirmar a sua apetência para se lançar de longe – e sem companhia.

O regresso a San Sebastián, onde tinha cimentado uma ‘lenda’ que começava a aparecer no pelotão internacional, foi frutífero e deixa boas indicações para a Vuelta, que arranca em 19 de agosto, e a que vai chegar já com 11 vitórias na temporada.

Ainda antes do arranque, nota para a homenagem ao espanhol Alejandro Valverde (Movistar), que aos 42 anos se vai retirar – venceu aqui duas vezes, em 2008 e 2014.

Na estrada, a história só teve uma nota dominante: Evenepoel foi deixando para trás, e desde muito cedo, todos quantos tentavam seguir-lhe a roda, ascensão após ascensão, até seguir sozinho para a vitória.

Rui Costa (UAE Emirates) foi o melhor português em prova, no 44.º posto, a 6.10 minutos, enquanto João Almeida (UAE Emirates) e Rúben Guerreiro (EF Education-Easy Post) não concluíram a clássica.

Fonte: Sapo on-line

“João Almeida caiu e abandonou na clássica Donostia-San Sebastián”


Remco Evenepoel arrasou concorrência e venceu prova

 

 Por: Record

Os portugueses João Almeida e Ruben Guerreiro desistiram este sábado no decurso da clássica Donostia-San Sebastián, uma prova que foi ganha com grande autoridade pelo belga Remco Evenepoel. Almeida, uma das figuras da UAE Team Emirates, abandonou devido a uma queda a cerca de 50 quilómetros da meta, desconhecendo-se ainda se teve consequências físicas. O outro português em prova, Rui Costa, fechou em 44.º, a 6.10 de Evenepoel.

Quanto às contas da vitória, o ciclista da Quick-Step Alpha Vinyl Team triunfou com 1.58 minutos de avanço para Pavel Sivakov e 2.31 para Tiesj Benoot, um registo que demonstra bem a forma autoritária como o belga dominou o pelotão nesta exigente clássica disputada no País Basco e que serve como preparação para a Vuelta.

Fonte: Record on-line

“Olav Kooij vence primeira etapa da Volta à Polónia”


Ciclista holandês da Jumbo-Visma foi o mais forte na luta ao sprint

 

Por: Lusa

O ciclista holandês Olav Kooij (Jumbo-Visma) venceu este sábado a primeira etapa da Volta à Polónia ao sprint, aproveitando o triunfo na chegada a Lublin para assumir a liderança da geral.

Kooij, de apenas 20 anos, somou já a oitava vitória na temporada, ao cumprir os 218,8 quilómetros entre Kielce e Lublin em 5:18.01 horas, batendo sobre a meta o alemão Phil Bauhaus (Bahrain-Victorious), segundo, e o belga Jordi Meeus (BORA-hansgrohe), terceiro.

O holandês lidera a geral com um segundo de vantagem sobre um homem da fuga, Patryk Stosz (seleção da Polónia), segundo, e quatro para Bauhaus.

O melhor português do dia foi Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA), que se estreou em corridas WorldTour com um 28.º posto, enquanto Rui Oliveira (UAE Emirates) foi 39.º.

No domingo, a segunda de sete etapas liga Chelm a Zamosc em 203,9 quilómetros, com nova chegada em pelotão compacto em perspetiva.

Fonte: Record on-line

“Annemiek van Vleuten arrasa concorrência e assume liderança da Volta a França feminina”


'Imparável' holandesa venceu a 7.ª etapa de forma demolidora

 

Por: Lusa

Foto: EPA

A ciclista holandesa Annemiek van Vleuten (Movistar) deu este sábado mostras da sua superioridade com um ataque de longe para vencer a sétima etapa da Volta a França feminina, ascendendo à liderança da geral com larga vantagem.

A campeoníssima de 39 anos cumpriu os 127,1 quilómetros entre Sélestat e Le Markstein em 3:47.02 horas, trucidando todo o pelotão, que abaixo do top 10 chegou todo mais de 10 minutos mais tarde, num ataque que ficará na história do ciclismo feminino.

Outra holandesa, Demi Vollering (SD Worx), foi quem chegou mais perto, em segundo a 3.26 minutos, com Cecilie Uttrup Ludwig (FDJ-Suez-Futuroscope) no terceiro lugar, a 5.16.

O ataque de Van Vleuten foi belo na sua simplicidade: mais de 60 quilómetros escapada, começando pela primeira de três subidas de primeira categoria, a lembrar os arranques de grandes campeões do passado, de Fausto Coppi a Chris Froome ou Alberto Contador, em etapas que lhes definiram a carreira.

Também esta pode ter o mesmo efeito para a veterana, que já venceu este ano a Volta a Itália e pode juntar-lhe o Tour, uma vez que tem, à entrada para a última etapa, 3.09 minutos de vantagem para Vollering e 4.20 para a polaca Katarzyna Niewiadoma (Canyon-SRAM), terceira.

"Foi uma montanha-russa. Estive mesmo doente e depois conseguir ganhar aqui assim... é lindo ganhar a solo aqui", descreveu a vencedora, notando um percurso semelhante a muita da sua carreira: conseguir os mais altos feitos, mas também, aqui e ali, sofrer os mais duros revezes.

Em julho de 2021, achou que tinha conquistado o ouro olímpico na prova de fundo de Tóquio2020, sem se aperceber que a austríaca Anna Kiesenhofer tinha resistido na frente e já vencido a corrida.

Recuperou, mais uma vez, e venceu o ouro no contrarrelógio, juntando as medalhas olímpicas a oito em Mundiais de estrada, três de ouro, mais uma em Mundiais de pista, e um ouro em campeonatos da Europa.

Pelo meio, como várias vezes na carreira, sofreu fraturas durante a Paris-Roubaix inaugural, em outubro de 2021, recuperando mais uma vez para voltar ao melhor nível  um 'iô-iô' demasiado frequente.

É quase fastidioso ler a lista de resultados importantes que alcançou, de três vitórias no Giro Rosa, em 2018, 2019 e 2022, com 13 etapas conquistadas, uma série de outras provas por etapas, duas Voltas à Flandres, duas Liège-Bastogne-Liège, uma delas este ano, duas Strade Bianche e uma infinidade de outros triunfos, com 93 listados na carreira profissional ao longo dos anos - e a história só terminará no fim de 2023, um ponto final já anunciado.

A Volta a França feminina termina no domingo com novo dia de alta montanha, e logo na nova subida da moda do ciclismo francês, com 123,3 quilómetros entre Lure e a meta na La Super Planche des Belles Filles, última de três subidas categorizadas, no último mês palco no Tour masculino e na Volta à Alsácia.

Fonte: Record on-line

“Revista Notícias do Pedal 23 anos ao serviço da bicicleta”


Por: José Morais

Foto: Revista Notícias do Pedal

Fazemos hoje 23 anos de existência, iniciamos em 1995 com uma revista em papel muito reduzida, apenas distribuída por alguns amigos, repetimos novamente em 1996/1997/1998, mas por motivos de a mesma ter custos insuportáveis, e sem apoios, resolvemos e 1999 lançar a primeira edição on-line no dia 30 de julho, onde fizemos a nossa estreia na pista da Malveira, nas 24 quatro horas a pedalar.

Fomos a primeira revista on-line em Portugal sobre bicicletas, inicialmente apenas de cicloturismo, modalidades em grande expensão na altura, com publicações semanais, passamos a quinzenais, e atualmente mensais, e depois estendida a todas as modalidades.

Em 2013, e motivado por novos desafios, e com o intuito de podermos chegar o mais cedo possível aos nossas leitores, criamos o nosso Blogue diário, onde diariamente são publicadas as mais diversas notícias de todas as modalidades onde se utiliza a bicicleta, seja competição ou lazer.

A revista que se iniciou apenas com cicloturismo, passou a ser dedicada a todas as modalidades, neste momento com grande destaque ao ciclismo profissional, seja nacional ou internacional, onde diariamente tentamos reunir sempre o máximo número de notícias, com ligações às redes sociais, notícias essas, as quais passam muitas vezes ao lado da nossa comunicação social.

Ao longo destes anos, como tudo, tivemos os nossos altos e baixos, e muitas vezes passou pela cabeça o desistir, mas fomos superando, e hoje ainda continuamos ativos, o que nos alegra e satisfaz neste dia que celebramos 23 anos de existência.

Tristes, porque infelizmente muitos ficaram já pelo caminho, órgão de comunicação social com que trabalhamos em parceria, e por falta de apoios, por falta muita vez de compreensão não aguentaram, nós vamos sobrevivendo, até um dia, qual? Não sabemos, mas enquanto tivermos força, cá nos manteremos.

Não quisemos ficar apenas pela revista, e criamos em 15/07/2012 o Notícias do Pedal TV no MEO – Kanal, pouco tempo depois em 08/08/2012 lançamos o  Notícias do Pedal TV no YouTube, tem sido um longo caminho e uma longa caminhada, mas com carinho pela bicicleta, e por todos os que nos apoiam.

Gostávamos de poder dar mais notícias por muitos mais anos, as audiências da nossa revista mensal, e do nosso blogue diário, este último, que subiu em flexa nos últimos tempos, danos força, temos alguns projetos novos para este ano, por isso apenas temos de dizer, vamos trabalhar.

Ficam os agradecimentos a todos que nos apoiam ao longo dos anos, e que são sem dúvida ainda muitos, que nos tem acompanhado ao longo destes 23 anos.

Para todos Muitos Parabéns…   

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com