terça-feira, 10 de outubro de 2023

“SABGAL chega ao pelotão nacional”


Novo naming da equipa que em 2023 correu como Glassdrive-Q8-Anicolor

 

Por: Record

Depois de muito mistério, foi revelado esta terça-feira o novo naming da equipa profissional do Clube Desportivo Fullracing, que em 2023 se chamou Glassdrive-Q8-Anicolor. A partir de 2024 e por um período inicial de três anos, renováveis por mais três, a equipa de Carlos e Ruben Pereira passará a designar-se SABGAL. Trata-se de uma empresa que opera na área alimentar, e cuja principal unidade industrial está fixada em Santa Comba Dão.

"Hoje estamos aqui reunidos para um virar de página. É um projecto a longo prazo, de seis anos. Foi um casamento rápido, fácil de concretizar o que nos agrada muito. A Sabgal acredita no ciclismo, e não iremos desiludir, estou certo. Vai ser um investimento fenomenal na estrutura e atletas", frisou Carlos Pereira, Team Manager do Clube Desportivo Fullracing.

Fonte: Record on-line

“Treinadores: Ação de formação triatlo contínua em Salir do Porto”


Salir do Porto, 27 Outubro, 20h30-22h30, 0,4 UC para renovação da cédula de treinador de Triatlo.

 

Inserida nas atividades do encontro nacional Jovem de Triatlo, que decorrerá em Salir do Porto a 27/10, esta ação de formação contínua para treinadores pretende abordar o importante tema do treino intervalado para Jovens. Pretende-se que, com esta ação de formação, os treinadores evitem hipotecar o desenvolvimento desportivo dos jovens com prescrições de carga sub ou sobre dimensionadas. Convidamos a prof. Dr. Joana Reis, para uma revisão académica deste tema e para desenvolver as últimas inovações na área.

Inscreva-se aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdUklc0xJy1VAbUYiI5ZI5PrD_RxFkpok6nuiI97D8z1Tb5AA/viewform?pli=1

“Van Hooydonck: «Sabia que a minha carreira tinha acabado antes de os médicos me avisarem»”


Ciclista belga sofreu uma anomalia nos músculos do coração após um acidente de viação em setembro

 

Por: Lusa

Foto: AFP or licensors

Nathan van Hooydonck, antigo gregário da Jumbo-Visma, admitiu esta terça-feira que soube que a sua carreira de ciclista profissional tinha terminado mesmo antes de os médicos revelarem que tinha uma anomalia nos músculos do coração.

"Não me lembro verdadeiramente do acidente. Lembro-me, sobretudo, da tristeza que senti, porque, mesmo antes de os médicos me informarem, sabia que a minha carreira de corredor profissional tinha acabado", relatou o agora antigo corredor de 27 anos, em entrevista ao diário belga Het Laatste Nieuws.

Em 12 de setembro, Van Hooydonck perdeu o controlo do seu carro após sentir-se mal ao volante, tendo embatido noutros veículos ao avançar inadvertidamente num cruzamento, quando seguia com a mulher, então grávida, ao lado.

"Passei uma semana terrível no hospital, apesar de ter sido muito apoiado pela equipa médica e, sobretudo, pela minha família, que esteve todos os dias ao meu lado", enalteceu.

Oito dias depois do acidente, a Jumbo-Visma anunciou que uma anomalia nos músculos do coração colocava um ponto final na carreira do ciclista belga.

Hooydonck recebeu um desfibrilhador interno "para corrigir possíveis arritmias cardíacas no futuro". "Após exames exaustivos, Van Hooydonck foi diagnosticado com uma anomalia muscular no coração, que causou o problema que quase lhe pôs fim à vida. Estas descobertas significam o fim da carreira profissional", lia-se no comunicado da equipa holandesa.

O belga falou ainda, na entrevista ao Het Laatste Nieuws, do nascimento do filho, pouco mais de uma semana depois do acidente que o deixou numa cama de hospital.

"Tenho perfeita consciência de que poderia nunca ter tido a oportunidade de ter o meu filho nos braços", concedeu o antigo ciclista, que já perdeu um bebé poucos dias depois de nascer, no início de 2022.

O belga era um dos gregários da Jumbo-Visma, melhor equipa do pelotão mundial, tendo ajudado o dinamarquês Jonas Vingegaard a vencer as últimas duas edições da Volta a França.

Sem vitórias profissionais no currículo, era um dos colegas mais próximos de Vingegaard, campeão do Tour e parte do trio de ciclistas da Jumbo-Visma que ocupou o pódio da Vuelta, ganha pelo norte-americano Sepp Kuss - Primoz Roglic foi segundo.

Van Hooydonck começou a carreira na Bissel, uma formação de desenvolvimento, em 2014, mudou-se para a BMC, do WorldTour, em 2017, e passou também pela CCC antes de se juntar à Jumbo-Visma em 2021, ajudando não só aos dois triunfos no Tour do dinamarquês, como a um outro do esloveno Primoz Roglic, na Volta a Espanha (2021).

Fonte: Record on-line

“Nélson Oliveira renova com a Movistar até 2025: «Acaba por ser já a minha segunda família»”


Ciclista português está na formação espanhola desde 2015

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

Nelson Oliveira vai ficar na Movistar até 2025, anunciou esta terça-feira a equipa espanhola, com o ciclista português a revelar à Lusa estar contente por continuar naquela que já é a sua "segunda família".

"Acaba por ser já a minha segunda família. A equipa tem confiança em mim, eu estou contente com a equipa e [com a forma] como eles me apoiam. Estávamos bastante de acordo, são mais dois anos de contrato e, depois, logo se vê", disse à agência Lusa.

A única formação espanhola do World Tour limitou-se a anunciar hoje em bloco as renovações de contrato, com Oliveira a ser um dos 12 ciclistas que prolongaram o vínculo com a 'telefónica', no caso por mais duas épocas.

"A Movistar já me ofereceu contrato há bastante tempo, relativamente antes de meados do ano, e não cheguei a ver outras opções noutras equipas. Estou bastante contente e a equipa também estava encaminhada para isso", detalhou.

O corredor de Vilarinho do Bairro (Anadia) já cumpriu oito temporadas na formação espanhola, depois de ter iniciado o seu percurso profissional na Xacobeo Galícia (2010) e de ter passado pela RadioShack (2011-2013) e pela Lampre-Merida (2014-2015).

Questionado pela Lusa sobre se gostaria de terminar a carreira na Movistar, Oliveira garantiu que ainda não pensou no assunto.

"Tenho 34 anos... não sei se faço mais dois anos e depois ainda continuo. Não sei. Não quero pensar nisso agora. Primeiro, está a cumprir o contrato. E, depois, logo se vê, o que vem a priori, se tenho cabeça ou se o corpo quer continuar ou não. Acho que aí já depende um bocadinho de mim e da minha condição física", concluiu.

'Nelsinho' é o ciclista português no ativo com mais participações em grandes Voltas, somando já 19.º.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com