quarta-feira, 6 de setembro de 2023

“Vuelta:' Pacto de não agressão' entre favoritos permite vitória de Jesus Herrada”


O pelotão 'meio adormecido' pouco fez para anular a fuga de 26 homens menos bem classificados, onde o espanhol Jesus Herrada (Cofidis) teve o talento para o ataque no momento certo

 

Por: Lusa

Foto: Twitter@Vuelta

A 11.ª etapa da Volta a Espanha em bicicleta ficou hoje marcada por um 'pacto de não agressão' entre os candidatos à vitória, que praticamente nada fizeram para ganhar terreno na subida para Laguna Negra, em Vinuesa.

O pelotão 'meio adormecido' pouco fez para anular a fuga de 26 homens menos bem classificados, onde o espanhol Jesus Herrada (Cofidis) teve o talento para o ataque no momento certo, para mais uma vitória para o seu palmarés.

A camisola vermelha continua com o norte-americano Sepp Kuss (Jumbo-Visma) e no top-10 não houve mexidas, com os outros favoritos a manterem as distâncias relativas, poupando esforços para as subidas do fim de semana.

No final dos 163,2 quilómetros, entre Lerma e La Laguna Negra, em Vinuesa, Herrada venceu em 03:29.17 horas, menos três segundos do que o francês Romain Grégoire (Groupama-FDJ) e oito do que o dinamarquês Andreas Kron (Lotto Dstny).

Eram os últimos lutadores de um grupo numeroso, em que o nome mais sonante era o britânico Geraint Thomas (INEOS), inesperadamente atrasado nesta Vuelta. O italiano Filippo Ganna, seu companheiro de equipa e vencedor do 'crono' da véspera, bem trabalhou para ele, mas sem sucesso.

Na frente do pelotão, com mais de cinco minutos de atraso, os ciclistas da Soudal-Quickstep e da Jumbo-Visma, sobretudo, entendiam-se para a formação de uma barreira, um 'muro' que em nada facilitava a vida a quem tentasse escapar, na escalada final.

A UAE Emirates, do português João Almeida, não estava desagradada com isso, já que lhe dava jeito um ritmo de 'proteção' ao espanhol Juan Ayuso, que tinha caído numa fase inicial da tirada.

Cada vez mais cientes de que não havia perseguição do pelotão, os homens em fuga foram tentando a sua sorte, com Herrada a resguarda-se para um golpe a 300 metros da meta, fazendo valer a experiência de quem já tinha vencido duas vezes na Vuelta.

O equatoriano Joanathan Caicedo (EF Education-EasyPost) chegou a dar a ideia de que ia para a vitória, mas acabou por se comprovar que afinal atacou demasiadamente cedo e caiu para o quarto lugar, na linha da meta.

Kuss passou pela etapa sem qualquer problema e mantém a mesma vantagem para quem o persegue e ainda sonha com a vitória final. Tem o espanhol Marc Soler (UAE Emirates) a 26 segundos e o belga Remco Evenapoel (Soudal-Quickstep) a 1.09, a fechar o pódio provisório.

João Almeida continua em sexto, a 2.16, com o top-10 a incluir ainda potenciais ganhadores como Ayuso e os homens da Jumbo-Visma que venceram o Giro e o Tour, ou seja o esloveno Primoz Roglic e o dinamarquês Jonas Vingegaard.

Os outros portugueses em competição perderam tempo para o pelotão na etapa e atrasaram-se um pouco, com exceção de André Carvalho (Cofidis), que subiu quatro lugares.

Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) é agora o 42.º e Nélson Oliveira (Movistar) o 50º. André Carvalho segue em 146.º e Rui Oliveira em 157.º.

Na quinta-feira corre-se a 12.ª etapa, entre Òlvega e Saragoça, na distância de 150,6 km. Sem dificuldades orográficas assinaláveis, o vento previsto poderá baralhar as previsões de um sprint compacto.

Fonte: Sapo on-line

“Insólito: Guardia Civil confunde massagista português da Cofidis com...adepto invasor”


Raúl Matias estava a puxar por Jesús Herrada no sprint final

 

Por: Record

Não há dia em que a Vuelta deste ano não tenha polémica. A desta quarta-feira, no final da etapa 11, envolveu o português Raúl Matias, um dos massagistas da equipa Cofidis. Tudo aconteceu no sprint final, quando o entusiasta elemento da equipa francesa saltou para a zona logo após a meta para puxar por Jesús Herrada, que naquele momento dava as derradeiras pedaladas rumo à vitória. Apesar de estar identificado - com a camisola da equipa e também credencial ao peito -, o português acabou por ser afastado daquele local com alguma violência por parte de um elemento da Guardia Civil.

Fonte: Record on-line

“Top-20 na Geral e na Etapa para a Tavfer-Ovos Matinados- Mortágua”


A Equipa Continental UCI Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua terminou hoje a 5ª etapa do 32º Grande Prémio de Ciclismo JN | Leilosoc com Alvaro Navas a terminar no Top-20 da etapa e Rui Carvalho a assegura o Top-20 na classificação geral.

Os atletas da equipa Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua alinharam para a 5ª etapa do 32.º Grande Prémio JN/Leilosoc, com partida e chegada em Gondomar, a tirada de 144,7quilómetros começou desde logo agitada, com uma tentativa de fuga com 27 ciclistas, anulada rapidamente pelos esforços conjuntos do pelotão.

Ao quilómetro 25, um grupo de 13 corredores destacou-se do pelotão conseguindo uma vantagem de 55 segundos. Os fugitivos, chegaram a atingir uma vantagem máxima de 11 minutos, aos 91quilómetros percorridos. A frente do pelotão foi recortando tempo, mas longe de alcançar o grupo da frente, sendo que a fuga entrou nos últimos cinco quilómetros com uma vantagem de 4m30s.

Alvaro Navas não se deixou ficar pela chegada da fuga e sprintou até à meta alcançando o Top-20 da etapa, Rui Carvalho chegou no mesmo grupo que Alvaro Navas, assegurando assim a sua posição no Top-20 da classificação Geral.

 

Classificação Etapa

 

1.º Jorge Galvez (G.D Zamora Enamora Cycling), a 3h38m13s

20.º Álvaro Navas (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 6m56s

30.º Rui Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a mt

49.º Rafael Barbas (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 7m20s

55.º Andrés Taboada (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 7m22s

57.º Nicolas Saenz (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 7m28s

91.º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 9m57s

 

Classificação Geral

 

1.º Luís Fernandes (Radio Popular/ Paredes/ Boavista), a 14h59m30s

20.º Rui Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 8m10s

37.º Rafael Barbas (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 9m58s

42.º Álvaro Navas (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 10m14s

45.º Nicolas Saenz (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 11m17s

49.º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 12m46s

53.º Andrés Taboada (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 13m04s

 

Classificação por Equipas

 

1.º Glassdrive/Q8/Anicolor, 45h03m49s

12.º Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, a 21m25s

Amanhã, irá ser disputada a sexta etapa, de 137,1 quilómetros, onde os atletas irão alinhas no Parque Oriental, no Porto, e chegar à Avenida da Barrinha, em Esmoriz.

Fonte: Equipa Continental UCI Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua

“Glassdrive / Q8 / Anicolor segue na disputa do Grande Prémio JN com a liderança da Juventude, Pontos e Metas Volantes”


Fotos: Igor Martins / Global Imagens

Luís Mendonça e Rafael Reis, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, terminaram hoje, na 2.ª e 3.ª posição, respetivamente, a 5.ª Etapa do 32.º Grande Prémio de Ciclismo Jornal de Notícias, 3 segundos depois do vencedor, Jorge Galvez (GD Zamora Enamora Cycling Team). Chegaram na frente do pelotão, integrados na fuga do dia que vingou e trouxe uma nova reviravolta na Classificação Geral: Luís Fernandes (Rádio Popular-Paredes-Boavista), que também integrava a fuga, é o novo Camisola Amarela. A estrutura de Águeda permanece, firme, na liderança da Geral por Equipas. 


Esta quarta-feira disputou-se a 5.ª Etapa do Grande Prémio JN, que teve a partida e chegada no Pavilhão Multiusos de Gondomar, um percurso de verdadeiro rompe pernas com 144,7 km. Depois de algumas movimentações sem êxito, uma delas com a iniciativa de Mauricio Moreira, foi aos 25 km que um grupo de 13 corredores conseguiu destacar-se para rolar com 55 segundos sobre o grupo principal. Luís Mendonça e Rafael Reis eram dois dos elementos da fuga. 


Os 13 fugitivos atingiram uma vantagem que chegou aos 11 minutos, quando estavam percorridos 91 km, momento em que o pelotão, encabeçado pela Glassdrive / Q8 / Anicolor começou a reduzir a diferença, ficando, contudo, sempre aquém de alcançar a fuga, que entrou nos últimos 5 km com uma confortável margem de 04m30s. Jorge Galvez venceu a tirada, seguido de Luís Mendonça e Rafael Reis, que chegaram três segundos depois e completaram o pódio por esta ordem. 


Contas feitas para a Geral, Rafael Reis é agora o corredor da estrutura de Águeda melhor posicionado, em 2.º lugar, a 40 segundos da liderança. O palmelense é também líder da Geral das Metas Volantes, Luís Mendonça comanda a Geral dos Pontos e Pedro Silva continua no topo da Geral da Juventude.

Amanhã chega a 6.ª Etapa, que tem partida no Porto, no Parque Oriental, às 12H00, para uma viagem de 137,1 km que terminam em Esmoriz, Ovar, com a meta instalada na Avenida da Barrinha. A chegada está prevista para cerca das 15H20. 


 

DECLARAÇÕES: 

 

Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor: “Foi uma etapa bastante atacada, a corrida foi bastante lançada desde o início, mas ainda há muita corrida pela frente. Hoje toda a equipa fez um bom trabalho, tentámos estar sempre o mais à frente possível e ainda faltam quatro etapas que vão ser decisivas no desfecho da corrida e até Viana ainda há muito pela frente”. 

 

CLASSIFICAÇÕES: 

32.º GRANDE PRÉMIO DE CICLISMO JORNAL DE NOTÍCIAS 

5.ª ETAPA: Gondomar – Gondomar» 144,7 km 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 5.ª ETAPA 

 

1.º Jorge Galvez (GD Zamora Enamora Cycling Team), 03h38m13s 

2.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 03s 

3.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

17.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 06m56s 

84.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 08m52s 

87.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 09m02s 

96.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 10m58s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (5.ª Etapa)

 

1.º Luís Fernandes (Rádio Popular-Paredes-Boavista), 14h59m30s 

2.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 40s 

3.º Henrique Casimiro (Efapel Cycling), a 01m01s 

10.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 02m07s 

12.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 05m49s 

39.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 10m09s 

67.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 17m01s 

69.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 18m04s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS 

 

1.ª Glassdrive / Q8 / Anicolor, 45h03m49s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE 

 

1.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 76 Pontos 

2.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 54 Pontos 

8.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 48 Pontos 

16.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 32 Pontos 

21.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 26 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL

 

1.º César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista), 16 Pontos 

10.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 3 Pontos 

12.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 2 Pontos 

15.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), - 2 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL METAS VOLANTES – LARANJA 

 

1.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 6 Pontos 

3.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 3 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – BRANCA  

 

1.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 15h05m19s 

 

CLASSIFICAÇÃO COMBINADO  

 

1.º Hugo Nunes (Rádio Popular-Paredes-Boavista), 12 Pontos 

3.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 21 Pontos 

4.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 22 Pontos 

Fonte: Equipa Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

“Jesús Herrada vence etapa e Kuss mantém liderança na Vuelta”


Fuga vingou com quase seis minutos para os favoritos

 

Por: Record

Foto: EPA

Jesús Herrada, da Cofidis, venceu esta quarta-feira a 11.ª etapa da Volta a Espanha, cuja meta coincidiu com uma contagem de montanha de primeira categoria. O espanhol integrou uma fuga bastante numerosa, que cortou a meta em La Laguna Negra.Vinuesa com quase seis minutos para o grupo dos principais favoritos, que decidiu não mexer na corrida, ou seja, fez os últimos quilómetros em modo de não agressão, ainda que nos últimos 200 metros Remco Evenepoel tenha acelerado um pouco, mas sem efeitos práticos.

Posto isto, a classificação geral mantém-se, com Sepp Kuss (Jumbo) na liderança e João Almeida (Emirates), que foi 37.º na etapa, a manter também o 6.º lugar, a 2.16 minutos do norte-americano. Rui Costa (Intermarché) foi 72.º na etapa (a 7.23 minutos), enquanto Nelson Oliveira (Movistar), André Carvalho (Cofidis) cederam 13.07 minutos, e Rui Oliveira (Movistar) 17.42.

O grupo dos favoritos poupou-se esta quarta-feira certamente a pensar nas etapas de alta montanha de sexta-feira, com a chegada ao Tourmalet, e de sábado, sendo que a tirada de quinta-feira deverá proporcionar uma chegada em pelotão.

Fonte: Record On-line

“Grande Prémio JN 5ª etapa”


Jorge Galvez triunfa em Gondomar e Luís Fernandes veste amarela

 

Por: Vasco Moreira

Luís Fernandes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) é o novo camisola amarela do 32.º Grande Prémio JN/Leilosoc. A quinta etapa da prova, com partida e chegada no Pavilhão Multiusos de Gondomar, foi vencida por Jorge Galvez (GD Zamora Enamora Cycling Team), mas o ciclista da Rádio Popular-Paredes-Boavista chegou na fuga do dia e assumiu a liderança da geral.

A tirada de 144,7quilómetros teve bem cedo a primeira ameaça na frente de corrida, com uma tentativa de fuga com 27 ciclistas, que acabou rapidamente anulada, tal como uma tentativa de Mauricio Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor), pouco depois. No entanto, ao quilómetro 25, um grupo de 13 corredores já tinha conseguido destacar-se e rolava com 55 segundos de vantagem sobre o grupo principal.

O grupo era formado por Luís Mendonça e Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor), Joaquim Silva e Henrique Casimiro (Efapel), Hugo Nunes e Luís Fernandes (Rádio Popular-Paredes-Boavista), Jesus Del Pino (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), António Ferreira e José Sousa (Kelly-Simoldes-UDO), Ivo Pinheiro (ABTF Betão-Feirense) e Rodrigo Caixas (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), Pedro Pinto (Fonte Nova-Felgueiras) e Jorge Galvez (GD Zamora Enamora Cycling Team), que iam ganhando vantagem quilómetro após quilómetro, com alguns ciclistas a surgirem mais tarde numa posição intermédia.

Os 13 fugitivos atingiram uma vantagem máxima de 11 minutos, já com 91 quilómetros percorridos. A partir daqui o pelotão foi reduzindo distâncias, mas ficou sempre longe de alcançar a fuga, que entrou nos últimos cinco quilómetros com uma vantagem de 4m30s. Nos últimos metros, Jorge Galvez destacou-se dos demais e venceu a etapa, seguido de Luís Mendonça e Rafael Reis, que chegaram três segundos depois e completaram o pódio por esta ordem.

Tudo somado, Luís Fernandes, que chegou em nono, a oito segundos, passou a ser o líder da classificação geral do Grande Prémio JN, com 40 segundos de vantagem sobre Rafael Reis, segundo na geral e líder nas metas volantes, e 1m01s de vantagem sobre Henrique Casimiro, terceiro na geral.

Nas restantes classificações, Luís Mendonça lidera nos pontos, César Fonte na montanha, Pedro Silva (Glassdrive-Q8-Anicolor) na juventude e Hugo Nunes no combinado e nos sprints especiais. Na geral por equipas, a líder é a Glassdrive-Q8-Anicolor.

O 32.º Grande Prémio JN/Leilosoc continua esta quinta-feira, com uma etapa de 137,1 quilómetros, entre o Parque Oriental, no Porto, e a Avenida da Barrinha, em Esmoriz. A partida está agendada para as 12h e a chegada, no melhor tempo, prevista para as 15h20.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“7ª Maratona de BTT XCM de Paredes de Coura adiada”


A 7ª Maratona de BTT XCM de Paredes de Coura fica adiada para o dia 22 de outubro, após reunião entre a ACM – Associação de Ciclismo do Minho e o Município de Paredes Coura, entidades organizadoras do evento, em que vão ser atribuídos os títulos de Campeão do Minho de Maratonas de BTT XCM – Raiz Carisma.

 Ponderados diversos fatores organizativos que colocavam alguns entraves à realização no próximo dia 10, domingo, do evento, foi decidido pelas duas entidades o adiamento da competição para outubro.

A 7ª Maratona BTT de Paredes de Coura organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Município de Paredes de Coura, conta com o apoio do Município de Paredes de Coura, Coura Sem Paredes, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, POPP Agency, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura, SEG 3 - Mediação de Seguros, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

Fonte: ACM

“João Letras do CRP Ribafria distinguido pelo Município de Alcobaça”


O atleta da equipa de ciclismo do CRP Ribafria | Grupo Parapedra - Dinazoo - Riomagic, foi distinguido com o título de mérito desportivo, pôr em 2022 ter conquistado o título nacional de elites amadores.

João Letras foi o campeão nacional de elites amadores, depois de um excelente trabalho executado por toda a equipa do CRP Ribafria para que João Letras chegasse na melhor posição de discutir o título nacional, o que veio a acontecer.

É com muito orgulho e honra, que equipa de ciclismo do CRP Ribafria | Grupo Parapedra - Dinazoo – Riomagic, manifesta o seu publico apreço pelo Município e agradece o reconhecimento concedido.

Prometemos continuar dedicados e empenhados em sermos uma equipa de destaque nacional, levando pelo País o nome do CRP Ribafria, de todos os Sponsors, da Benedita e o Município de Alcobaça.

Por último, dizer que este título para o João Letras, não o distingue apenas a ele, mas também o enorme trabalho da sua equipa e direção do CRP Ribafria.

Fonte: CRP Ribafria | Grupo Parapedra - Dinazoo - Riomagic

“Equipa de Ciclismo Grupo Parapedra/Dinazoo/Riomagic vence Individualmente e coletivamente em Avelal”


Decorreu no dia 2 de setembro, na freguesia de Avelal, município de Satão a a II Taça da Beira Baixa

A equipa do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic, deslocou-se a esta prova, com apenas 5 unidades da sua formação, Paulo Pereira, Paulo Simões, Pedro Dias, Jorge Marques e Humberto Careca.

A prova em linha e composta por 88kms, com 1400 de desnível positivo e que foi percorrida numa grande parte debaixo de chuva.

A equipa esteve concentrada na primeira hora em manter um ritmo alto no pelotão, na tentativa de fracionar o mesmo e não permitir tentativas de fuga.

Na segunda hora de corrida, com o pelotão já reduzido a um grupo de cerca de 20 elementos, a equipa lançou vários ataques, na tentativa de colocar e isolar um atleta do CRP Ribafria em fuga.

A cerca de 13 km do final, Paulo Pereira atacou na máxima força e conseguiu ganhar vantagem de cerca de 20 segundo, não conseguindo o pelotão anular essa vantagem até ao final e anular a sua fuga.


Paulo Pereira do CRP Ribafria cortou a meta isolado, vencendo a prova.

Coletivamente a equipa também conquistou o primeiro lugar e venceu uma meta volante.

Temos tido um final de época atípico, com algumas lesões e indisponibilidade laboral e familiar de muitos atletas em poder estar presente nas competições, mas ainda assim, temos lutado e dignificado os nossos patrocinadores e o CRP Ribafria.

Fonte: Equipa de Ciclismo Grupo Parapedra/Dinazoo/Riomagic






Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com