segunda-feira, 13 de julho de 2020

“Segundo Triatlo de Montemor-o-Velho 2020”


O Triatlo de Montemor-o-Velho realizou-se no dia 12 de julho 2020 na distância sprint
Realizou-se hoje, 12 de julho, nas instalações do Centro de Alto Rendimento, a segunda competição pós confinamento, que contou com a participação de mais de três dezenas de triatletas federados.
As partidas foram realizadas em três vagas, a primeira com atletas femininas e a segunda e terceira com atletas masculinos, divididos por grupos de idade, de modo a cumprir as regras de distanciamento social entre os participantes.
O triatlo de estrada, na distância sprint, incluiu uma volta de 750 metros de natação feito na pista de remo com partida em plataforma, três voltas de ciclismo em asfalto que totalizaram 20000 metros e três voltas de corrida com 5000 metros.
Já na primeira prova dia 28 de junho tinham sido implementadas, pela primeira vez, as regras de segurança de distanciamento social, que foram otimizadas neste segundo teste, que contou desta vez com a presença dos treinadores.
Depois de finalizadas estas duas provas à porta fechada, a Federação de Triatlo de Portugal encontra-se preparada para as primeiras competições a contar para o calendário oficial que se realizarão em Abrantes, já no próximo dia 18 de julho (ver notícia aqui ).

A primeira vaga contou com sete atletas femininas, com Raquel Rocha, do CNATRIL Triatlo, a vencer esta prova, com 01:07:50, Maria Gonçalves, do Clube de Triatlo do Fundão, a alcançar a segunda posição com 01:13:37 e Natália Guilherme, também do CNATRIL Triatlo, a chegar em terceiro lugar à meta com 01:18:23.
A segunda partida incluiu os atletas masculinos dos grupos de idade entre 20-24 e 35-39, com Bruno Santos, do Clube de Natação Colégio Vasco da Gama a obter a primeira posição com o tempo de 01:04:40. Eduardo Gonçalves, triatleta individual, alcançou o segundo lugar com 01:06:21 e Gonçalo Mendes, do CNATRIL Triatlo, foi o terceiro atleta a passar a linha de chegada com 01:07:20.
Na terceira vaga, Ivan Silva, do EDV-TRIATLO, passou a meta em primeiro lugar com 01:07:58, Rui Borges, do A. R. Casaense, alcançou a segunda posição 01:08:39 e António Moreira, do Clube dos Galitos, ficou em terceiro lugar com 01:09:54.
O regresso às competições irá realizar-se gradualmente, tendo estas duas competições em Montemor-o-Velho servido para pôr em prática as orientações de distanciamento social e recomendações da DGS para competir em segurança.
O Triatlo de Montemor-o-Velho é uma organização da Federação de Triatlo de Portugal, com o apoio técnico da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho.
Fonte: FTP

“COVID-19: Storer expulso da concentração da Sunweb por infringir regras de prevenção”


O australiano foi expulso como medida de prevenção
O ciclista australiano Michael Storer foi hoje expulso da concentração da equipa Sunweb, na Áustria, por ter infringido as regras de prevenção do contágio de COVID-19.
Segundo o jornal especializado WielerFlits, o ciclista, de 23 anos, escolhido para a Volta a Espanha, saiu do hotel para ir às compras e não respeitou as regras internas da equipa, que considerou que o australiano colocou em risco a saúde dos restantes elementos.
De acordo com fontes da equipa, esta medida não é um castigo, mas antes uma medida preventiva, já prevista, que visa proteger o resto do grupo, que trabalha para o regresso à competição na Strade Bianche, em Itália, em 01 de agosto.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 569 mil mortos e infetou mais de 12,92 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Fonte: Sapo on-line

“Delegado de saúde local confia que o Troféu Joaquim Agostinho vai decorrer em segurança”


Nuno Rodrigues deixou garantia em conferência de imprensa
Por: Lusa
A 43.ª edição do Grande Prémio Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho em bicicleta vai realizar-se no próximo fim de semana em "condições de segurança" relativamente à pandemia de covid-19, disse, esta segunda-feira, o delegado de saúde local.
"Existem todas as condições de segurança para [o troféu] ser realizado", afirmou Nuno Rodrigues, em conferência de imprensa promovida pela Câmara Municipal de Torres Vedras, para fazer o ponto de situação da pandemia e das medidas de prevenção e de combate implementadas.
Ao contrário das edições anteriores, a organização da prova vai realizar sem a presença de público.
O delegado de saúde de Torres Vedras, concelho onde o ciclismo tem tradição e adeptos, admitiu que pode haver "ajuntamentos espontâneos", alertando por isso os eventuais espetadores para a necessidade de cumprirem o distanciamento social e de usarem máscaras.
Torres Vedras regista 159 casos de infeção confirmados, dos quais 82 estão ativos, 72 recuperaram e cinco pessoas morreram, existindo 16 casos suspeitos e 223 pessoas em vigilância, segundo dados hoje divulgados na conferência de imprensa.
A 43.ª edição do Grande Prémio Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho em bicicleta, foi encurtada de três para duas etapas, devido à situação epidemiológica da covid-19, anunciou a organização.
A corrida velocipédica passa a disputar-se apenas no sábado e domingo próximos, no primeiro dia em Torres Vedras e no segundo ligando Turcifal ao parque eólico de Carvoeira.
As medidas de segurança aprovadas pela Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), em articulação com a Direção-Geral da Saúde (DGS), que também deu 'luz verde' à realização da Volta a Portugal, para já, adiada sem nova data, começam logo à chegada ao recinto.
De ciclistas a equipas técnicas, organização e jornalistas, entre outros profissionais acreditados, todos passam por um controlo médico, com medição de temperatura e resposta a um inquérito sobre sintomas de covid-19.
Mesmo ao ar livre, o uso de máscara é obrigatório, sendo limitados os contactos com jornalistas, que não devem 'acumular-se' em entrevistas, e suprimidas as zonas de partida e chegada para o público, que deve espalhar-se pelo percurso e já não poderão contactar com equipas e ciclistas.
Algumas das medidas já constavam de um manual de desconfinamento do adepto, que pede que se evitem aglomerações e cuidados adicionais de distanciamento e de higienização, além do uso de máscara.
A Prova de Reabertura, que decorreu em Anadia, em 5 de julho, foi a primeira corrida velocipédica após a suspensão de cerca de quatro meses ditada pela pandemia de covid-19, tendo decorrido já com aquelas medidas de segurança.
Fonte: Record on-line

“Astana sem internet para disputar o Tour virtual”


Conexão falhou na terceira etapa da prova
A Astana é uma das equipas que participam, ou antes, participavam, no Tour virtual, que decorre nos fins de semana de julho, mês em que deveria realizar-se a corrida na estrada. A formação do Cazaquistão informou ontem que se viu obrigada a abandonar a ‘prova’ por causa da internet.
"Durante a terceira etapa enfrentámos muitos problemas com a ligação à internet no nosso hotel na Serra Nevada, onde estamos em estágio a preparar o regresso à competição. Tentámos resolver o problema, mas sem sucesso", explicou o manager da Astana, Dmitriy Fofonov.
Após quatro etapas, a Volta a França virtual é comandada pela equipa da Israel Start-Up Nation, para onde vai Chris Froome em 2021, terminando a ‘prova’ no próximo fim de semana com a etapa do Mont Ventoux e a chegada aos Campos Elísios.
Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com